Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Francisco Moura, lateral-esquerdo do Porto, foi eleito o melhor defesa do campeonato nos meses de setembro e outubro. Ousmane Diomande, 'camisola 26' do Sporting, ficou em segundo lugar, apesar de os números favorecerem o craque dos leões.
O defesa dos dragões arrecadou o prémio, amealhando 24,6% dos votos, feitos pelos treinadores da competição. O costa-marfinense foi escolhido por 21,43% dos eleitores e Ricardo Mangas, que trocou o Vitória de Guimarães pelo Spartak de Moscovo, fechou as contas com 20,63%.
Vale recordar que, nos meses em questão, o Sporting não sofreu qualquer golo, com os dragões a encaixarem dois tentos. A escolha de melhor guarda-redes também não ficou com Franco Israel, apesar de ser o único guardião que deixou a baliza a zeros.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 12 partidas: nove na Liga Portugal Betclic, duas na Liga dos Campeões e uma na Supertaça. O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 859 minutos disputados.
O central costa-marfinense chegou ao Clube em 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.
Futebolista dos leões garante que plantel vai dar a volta por cima quanto à saída do técnico e mostrar que é capaz de vencer o bicampeonato
|
0Morten Hjulmand acredita que o Sporting é capaz de vencer o bicampeonato sem Rúben Amorim. Na antevisão ao duelo da Liga dos Campeões, diante do Manchester City (20h00 de terça-feira, dia 5 de novembro), o dinamarquês - que terá confrontado o técnico - comentou a situação.
"Também para mim foi difícil. Fiquei triste quando ouvi dizer que me ia deixar a mim e ao Sporting, mas no futebol oportunidades como estas acontecem. É uma parte normal do futebol, espero que sinta orgulho por sentir uma oferta deste tipo", começou por dizer o dinamarquês.
"É um desafio positivo ganhar o campeonato sem o Rúben, será o objetivo. Queremos mostrar que já não precisamos do Rúben", garantiu Morten Hjulmand, mostrando-se bastante motivado, tal como o resto do plantel, para alcançar o grande objetivo da temporada.
Esta temporada, Morten Hjulmand soma 14 partidas, tendo feito um golo e uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).
Jogador tem sido muito importante para o emblema de Alvalade e tem várias propostas para deixar os verdes e brancos num futuro próximo
|
0Viktor Gyokeres está motivado para a campanha europeia do Sporting. O internacional sueco revelou que sempre quis disputar a Champions League, maior prova de clubes do Mundo, e que tem confiança no que o plantel verde e branco pode atingir.
"Sempre sonhei jogar na Liga dos Campeões. Vi tantos jogos na televisão e pensei no quanto gostaria de participar neles. Fiquei arrepiado quando entrei em campo para o primeiro jogo, mas depois desse nervosismo inicial limitei-me a desfrutar e a dar o máximo", começou por dizer, aos meios de comunicação da UEFA.
"O Sporting é um Clube enorme e merecemos jogar na Liga dos Campeões. Temos estado muito bem até agora, o que mostra que podemos competir contra as maiores equipas europeias", assegurou o 'camisola 9' - cobiçado por vários tubarões europeus e também pelo Al Nassr - mostrando-se confiante para o que aí vem.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 16 encontros (1.346 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 20 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Treinador inglês não esconde que acompanha de perto o Clube de Alvalade e mantém-se muito atento a futebolista dos leões
|
0Viktor Gyokeres tem sido a estrela maior do sucesso recente do Sporting. O avançado vem sendo cobiçado por vários clubes com grande poder financeiro e Mark Robins, técnico que orientou o sueco no Coventry, recordou os momentos em que orientou o goleador-mor dos leões.
“Olhem, tudo depende dele (...) Somos guiados ao longo da nossa carreira, mas o facto de ele ter o caráter que tem, ser a pessoa que é e a motivação que tem, tudo é intrínseco; está no seu ADN” começou por explicar o treinador inglês. “Lembro-me de dizer, quando o contratámos, que ele tem pressa, era isso que parecia. Ele estava a tentar subir o mais alto possível e o mais rapidamente possível. E estivemos a um penálti de distância (na final do play-off) de ver o que ele poderia ser na Premier League connosco”.
“Então foi para o Sporting, é uma liga diferente e ele está a jogar com jogadores diferentes e com uma qualidade diferente. Foi para lá e explodiu. E agora há muitos olhos em cima nele, a cobiçar os seus serviços, e tenho a certeza de que o Sporting estará igualmente interessado em mantê-lo. Resta saber, mas penso que é um dos melhores jogadores e certamente um dos melhores avançados da Europa atualmente”, revelou, sobre a forma de Viktor Gyokeres.
Sobre a possibilidade de o viking rumar à Premier League, Robins admitiu "Sinceramente, não faço ideia. Eu adoro o Vik. Gosto muito dele como pessoa e como jogador e desejo-lhe tudo de bom. Ele já não é o meu jogador e eu já tenho muito que fazer. Ele sabe que todos nós continuamos a pensar nele com carinho e que é sempre bem-vindo quando quiser. E se ele quiser regressar do Sporting, não tenho qualquer problema com isso (risos)! Onde quer que ele vá parar, boa sorte para ele”.
“Acho que vamos sempre olhar para ele com carinho. Recordei recentemente alguns jogos e vejo o que ele fazia na altura, o facto de o seu nível estar sempre a subir. Quando o contratámos e ele chegou, parecia um jogador totalmente diferente. Sempre esperei que a sua ‘explosão’ se desse connosco e quase, quase conseguimos. Só que não chegámos lá [à Premier League] ele seguiu em frente", terminou.