
Futebol
Sporting à beira do título: A corrida de Reinaldo Teixeira e os detalhes da entrega do troféu
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Médio internacional japonês terminou dérbi diante do Benfica (1-1) com dores musculares e causou apreensão aos responsáveis leoninos
|
O Sporting voltou, esta quarta-feira, dia 14 de maio, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo. Hidemasa Morita terminou o dérbi diante do Benfica (1-1) com dores musculares, mas trabalhou sem limitações e está disponível para ir a jogo contra o Vitória de Guimarães.
O internacional japonês, de 30 anos, regressou à competição na vitória com o Boavista (5-0), como suplente utilizado, após ter parado um mês por lesão, contraída ao serviço da sua seleção. Na jornada seguinte, diante do Gil Vicente (2-1), o camisola 5 foi titular e acabou por ser rendido ao minuto 65 quando já apresentava claros sinais de fadiga. Diante do Benfica, uma vez mais, saltou do banco quando o técnico leonino quis refrescar o meio-campo.
Ainda assim, Rui Borges chamou à sessão de trabalhos os jovens da equipa B João Muniz e Eduardo Felicíssimo em vésperas do embate decisivo que vai definir o campeão nacional de 2024/25. Morten Hjulmand é baixa confirmada para a partida depois de ter visto o nono cartão amarelo.
Mais uma vez, Nuno Santos (recupera de uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito), João Simões (fratura do quinto metatarso do pé direito) e Daniel Bragança (rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) voltaram a ficar de fora das opções.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade.
Jornalista do Record comentou as recentes declarações polémicas do treinador dos verdes e brancos e deixou muitas críticas
|
A polémica entre Rui Borges e o Vitória de Guimarães continua. O treinador do Sporting sugeriu que alguns jogadores dos vimaranenses “forçaram” a amostragem de um quinto cartão amarelo para poderem jogar contra o Clube de Alvalade, no encontro da 34ª e última jornada do campeonato. Sérgio Krithinas, jornalista do Record, criticou as declarações do técnico leonino e recordou a sua saída de Guimarães para treinar os verdes e brancos.
“Rui Borges disse ‘vi jogadores do Vitória a levar quinto amarelo para não jogarem neste jogo e jogarem contra o Sporting’. Isto é uma acusação grave. Está a insinuar que há jogadores do Vitória de Guimarães que querem ganhar ao Sporting e não querem ganhar os outros jogos e que não querem ir às competições europeias. Já com o Gil Vicente a conversa foi muito parecida, quando disse que o Gil Vicente se esforçou muito contra o Sporting. Eu acho que é um ‘jogo perigoso’ da parte de Rui Borges”, começou por afirmar Sérgio Krithinas, em declarações no canal televisivo Now.
O jornalista comentou também a reação do clube vimaranense: “O Vitória de Guimarães levou isto para o plano institucional. Mas, perante uma frase destas, eu percebo que haja muita gente do clube que fique incomodada. Se eu fosse jogador do Vitória de Guimarães, ficaria muito ofendido […]. Acho que é uma acusação forte e que não merece, de forma alguma, defesa”.
Sérgio Krithinas recordou ainda a saída de Rui Borges dos vimaranenses, em dezembro passado: “Muita gente falou da forma como Rui Borges saiu do Vitória de Guimarães e dos ‘acessórios’ dessa saída. Rui Borges é apresentado no Sporting no dia 26 de dezembro e, no dia 23, quando já havia negociações com o Sporting, diz, em conferência de imprensa, ‘não abandono ninguém, tenho contrato com o Vitória e não faz sentido falar dessas coisas’. Parece-me que não é correto".
A terminar, o jornalista - que criticou uma decisão polémica do árbitro João Pinheiro no recente dérbi entre Benfica e Sporting - fez uma revelação: “Também por aquilo que sei, Rui Borges sai de Guimarães e despede-se de algumas pessoas, numa despedida fria. Muita gente ainda está à espera de um telefonema de Rui Borges a despedir-se”.
Ex-jogador do Clube de Alvalade comentou a temporada que relizou no clube alemão e fez uma revelação importante sobre o seu futuro
|
João Palhinha não viveu uma época fácil no Bayern Munique. Apesar da recente conquista da Bundesliga, o médio ex-Sporting foi pouco utilizado na equipa bávara, ao longo da temporada. O internacional português, apesar de reconhecer as dificuldades que enfrentou, afastou a saída do clube alemão, no próximo verão.
“Não foi um período fácil. Foi uma das épocas mais difíceis, se não a mais difícil, da minha carreira”, começou por referir João Palhinha, em declarações à revista alemã Kicker. O ex-jogador do Sporting destacou também negativamente a lesão que sofreu num treino da seleção de Portugal, em novembro, - uma rotura muscular – que o afastou dos relvados durante cerca de dois meses e meio.
Confrontado com a possibilidade de sair do Bayern Munique, no próximo mercado de verão, João Palhinha – avaliado em 40 milhões de euros - afastou esse cenário: “Porque haveria de fazê-lo? Estou num dos melhores clubes do mundo”. E aponta já à nova temporada: “Quero lutar. Se alguém quer mostrar do que é capaz, sou eu. Vou fazer tudo o que puder para provar o meu valor”.
Recorde-se que, em abril, o diretor desportivo do Bayern Munique, Christoph Freund, elogiou João Palhinha e assegurou a sua continuidade na Allianz Arena, em 2025/26: “Tem um ótimo caráter e é um rapaz fantástico. Não é nosso interesse vendê-lo no verão”. Vale sublinhar que um dos clubes interessados na contratação do internacional português era o Manchester United, treinado por Ruben Amorim.
Na presente temporada, João Palhinha soma um total de 24 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 941 minutos de competição. O médio ex-Sporting raramente foi opção inicial do treinador dos bávaros, Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas nove encontros. Realizou ainda dois jogos ao serviço da Seleção Nacional.
Sporting à beira do título: A corrida de Reinaldo Teixeira e os detalhes da entrega do troféu
Continua o assédio ao Sporting e Varandas enfrenta batalha para renovar com jogadores-chave!
Sporting arranca preparação para o Guimarães e Morita é a única dor de cabeça de Rui Borges