Futebol
Rui Borges confirma duas baixas e um possível regresso de peso aos convocados do Sporting
04 Fev 2026 | 13:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Abr 2025 | 14:00 |
Viktor Gyokeres está a 'queimar os últimos cartuchos' como jogador do Sporting. A saída é praticamente certa, tendo vários interessados na sua contratação. Chelsea e Manchester United, históricos rivais ingleses, ponderam avançar pelo 'camisola 9' dos verdes e brancos.
Segundo informação apurada pelo jornal The Guardian, os blues - que recentemente deixaram 72 milhões de euros em Alvalade - estão a avaliar a situação do sueco, sendo que também Benjamin Sesko, (Leipzig) e Liam Delap (Ipswich) entram nas opções para a equipa comandada por Enzo Maresca, que ainda não terá tomado uma decisão concreta.
O mesmo se passa em Old Trafford. Ruben Amorim quer um novo ponta de lança, mas o nome do matador a ser atacado pelo Manchester United é, para já, uma incógnita. Os red devils, além de Gyokeres, têm Delap, Hugo Ekitike (Eintracht Frankfurt) e Victor Osimhen (Nápoles) bem referenciados.
A fonte em questão garante que a prioridade para o clube do ex-treinador do Sporting é mesmo um homem para a frente de ataque, mas, de momento, ainda é necessário avaliar todas as opções de investimento, visto que todos os alvos custarão uns bons milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
Treinador dos verdes e brancos abordou o duelo dos quartos de final da Taça de Portugal frente ao clube da Vila das Aves, mas não só
04 Fev 2026 | 13:41 |
Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - AVS, nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. Porém, o clássico frente ao Porto, dia 9, decisivo nas contas do título no campeonato também foi falado, mas Rui Borges não entra em euforias.
R. Borges: "Não há jogo que vá ditar nada"
"Tive a oportunidade de ver a espaços. Dita o que é a dificuldade, as equipas cada vez mais se vão entregar por causa dos pontos. Vai ser duro para quem está mais em baixo. Os jogos são difíceis. Vai ser cada vez mais assim. Não há jogo que vá ditar nada. Estivemos a 8 pontos e perdemos 9 e depois fomos campeões", disse o técnico leonino, questionado sobre a derrota dos dragões frente ao Casa Pia, e a importância que pode ter na Liga.
O treinador dos leões alerta que tudo pode mudar de forma repentina e até ao final da época não haverá jogos fáceis. "No futebol muda tudo muito rápido. As equipas estão mais fortes, sabem como anular o poderio das equipas grandes. Vamos ter mais dificuldades".
R. Borges:" A sorte dá trabalho"
Rui Borges falou ainda dos golos nos descontos: "A sorte dá trabalho. Os adeptos devem estar felizes, na época passada fizemos 24 golos nos últimos 15, ainda nos faltam 10 para bater. A confiança está em alta, a crença e o acreditar é tanto que acabamos por ser felizes em marcar, mas a felicidade é tanta no início como no último minuto", falou, sobre o facto do clube verde e branco tem vindo a marcar golos nos últimos minutos.
Recorde-se que antes do Clássico, o Sporting entra em campo amanhã, dia 5 de fevereiro, frente ao AVS. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Treinador do Clube de Alvalade foi questionado sobre se vê em futebolista indiscutível no onze como um possível futuro capitão da equipa
04 Fev 2026 | 13:26 |
Rui Borges fez a antevisão ao Sporting - AFS SAD, jogo dos quartos de final da Taça de Portugal que está agendado para quinta-feira, às 20h45. O treinador do Clube de Alvalade foi questionado sobre se vê em Francisco Trincão um possível futuro capitão da equipa, mas o técnico explicou que o mesmo não precisa da braçadeira para ser um líder. O técnico falou também de um eventual regresso aos convocados de um peso-pesado.
R. Borges sobre Francisco Trincão: "Não precisa de usar braçadeira para ser um líder"
"As dificuldades têm dado soluções, tornam a equipa mais forte e os jogadores crescem mais individualmente. Disse que era dos jogadores que mais me tinha surpreendido, olho para ele e acho que é extraordinário. Fiquei muito feliz se acontecer a renovação por ele, por nós e pelo Sporting. Não precisa de usar braçadeira para ser um líder. Tem dado sempre resposta, é dos poucos que não tido lesões longas. Tem dado a cara sempre pela equipa, mesmo nas dificuldades, não se esconde. Dita também o que é ser um líder".
R. Borges: "Poderá acontecer uma ou outra mudança"
Relativamente a alterações no onze, Rui Borges admite fazer mexidas: "Poderá acontecer uma ou outra mudança. É possível, faz parte. Sabem que todos são capazes de dar resposta. Todos estão ligados. Estou tranquilo. Poderá haver não a pensar no Porto, mas porque há jogadores mais sobrecarregados e temos de ter cuidado".
No jogo frente ao Alverca, da Allianz Cup, os leões apresentaram um onze alternativo e golearam por 5-1: "Momentos diferentes, foi passado dois dias de um jogo nosso. Poderá haver algumas alterações dado o excesso de calendário, mas nada nesse sentido. Nesse jogo tinha de fazer isso. Todos eles já deram resposta, aqui quem está acima é o Sporting, mais nada. Já ganhámos com todos e sem todos, entre aspas. Aqui ninguém está acima da equipa. E eles percebem isso. Estou super confiante em relação ao meu plantel".
O timoneiro dos leões abordou a profundidade do plantel: "O que fizemos até agora responde a tudo isso. Basta olhar para as nossas performances e perceber que a equipa deu a resposta. Quando não der é porque o adversário foi melhor. A entrega, a vontade e a resposta estarão lá sempre. Passámos diretos aos oitavos. Querem jogar, a equipa responde por mim. Estamos a fazer uma grande época".
Treinador dos leões fez o lançamento do duelo em casa com o último classificado da Liga, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal
04 Fev 2026 | 13:12 |
Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao duelo frente ao AVS, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Entre vários temas abordados, o técnico garantiu a titularidade de Morten Hjulmand, mas não quis dar muitos desenvolvimentos.
R.Borges: "Será titular amanhã"
"Não vou falar mais, está dito. Será titular amanhã. AVS? Será diferente do jogo do campeonato. Está uma equipa mais compacta, mais competitiva, chegaram jogadores novos, tem variado o seu sistema. Acredito que possa haver alguma mudança em relação ao onze da última jornada. A Taça de Portugal é muito isto. Às vezes os sonhos acontecem", garantiu o técnico leonino, após rumor de que o capitão poderia rumar ao Atlético de Madrid.
Este tema voltou a ser questionado pelos jornalistas e o líder do emblema verde e branco afirmou que tem um grande capitão no seu balneário. "Não há situação. É um grande capitão, líder, exemplo. É alguém em quem o grupo confia. O Rui tem um grande capitão."
R.Borges: "Estou aqui para dar a cara"
"O Rui Borges está aqui para dar a cara. Isso para mim é um não assunto. A confiança da estrutura é total. Estamos sempre em sintonia. Muita confiança, há diálogo desde o primeiro dia", falou, perguntado sobre se a estrutura deveria defendê-lo mais vezes.
O Sporting entra em campo amanhã, dia 5 de fevereiro, frente ao AVS. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade. A partida terá transmissão televisiva na RTP1.