Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Fev 2021 | 11:32 |
O Sporting CP venceu, passada sexta-feira, 5 de fevereiro, o CS Marítimo, 0-2 (VEJA AQUI OS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA). Com este triunfo – o quinto consecutivo e o 14.º em 17 jogos na Liga NOS –, a turma de Alvalade terminou a primeira volta na liderança do Campeonato Nacional, com 45 pontos, mais seis do que o FC Porto (39). Assim sendo, e olhando para os registos passados, a história mostra-nos que o Sporting CP dificilmente não conquistará o título na presente época. É que, nas ocasiões em que os leões terminaram a primeira volta da prova com seis ou mais pontos de diferença, foram sempre campeões. https://twitter.com/playmaker_PT/status/1357814399973679104 Em 1950/51, os leões ´viraram’ o Campeonato Nacional com 34 pontos (11 vitórias, um empate e uma derrota), mais 12 do que o SL Benfica, com 22 pontos (seis vitórias, quatro empates e três derrotas). No final da época, o Sporting CP haveria mesmo de conquistar o título, terminando a prova com 66 pontos (21 vitórias, três empates e duas derrotas). No segundo lugar, ficaram os encarnados, com 49 pontos (15 vitórias, quatro empates e sete derrotas). Já em 1946/47, a turma de Alvalade acabou a primeira volta no topo, com 36 pontos (12 vitórias e uma derrota), seguido pelo SL Benfica, com 27 pontos (nove vitórias e quatro empates). No final da temporada, os leões levantaram o troféu, terminando o Campeonato Nacional com 70 pontos (23 vitórias, um empate e duas derrotas). O rival eterno dos leões ficou no segundo lugar, com 61 pontos (20 vitórias, um empate e cinco derrotas). Para lá destes registos, nota ainda para, em toda a história do campeonato português, só por uma vez uma equipa não ter sido campeã depois de ter terminado a primeira volta com seis ou mais pontos de diferença. https://twitter.com/playmaker_PT/status/1357832594675662848
Fotografia de Sporting CP
Internacional moçambicano foi titular no Clássico diante do porto, mas agora dá más notícias a Rui Borges no Clube de Alvalade
10 Fev 2026 | 12:36 |
Rui Borges poderá enfrentar mais um contratempo nos próximos dias. Geny Catamo saiu com queixas musculares do encontro frente ao Porto, na última segunda-feira, 9 de fevereiro, e poderá vir a ser alvo de uma gestão física cuidada no imediato.
Os primeiros sinais de preocupação surgiram ainda durante a reta final da partida no Estádio do Dragão. Aos 82 minutos, o extremo acusou desconforto muscular e Rui Borges não hesitou em proceder à substituição, chamando Daniel Bragança para os últimos instantes do jogo.
Já no banco de suplentes, foram visíveis as lágrimas do internacional moçambicano, que permaneceu com uma toalha sobre a cabeça enquanto era confortado por vários colegas de equipa. Nesta fase, ainda não é possível determinar a gravidade da situação. Geny Catamo será reavaliado ainda esta tarde, em Alcochete, mas é certo que o seu estado físico obrigará a cuidados acrescidos, sobretudo tendo em conta a elevada utilização e influência que tem tido nos últimos jogos do leão.
Caso se confirme a indisponibilidade do extremo, Luís Guilherme surge como principal candidato à titularidade. O reforço brasileiro, já utilizado em várias ocasiões pelo corredor esquerdo, poderá agora ser opção para o lado direito, posição onde tem apresentado argumentos consistentes.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 27 partidas. Nos 1.620 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Central internacional brasileiro foi titular no clássico entre dragões e leões, num encontro que terminou empatado a uma bola, no Estádio do Dragão
10 Fev 2026 | 12:23 |
Após o empate contra o Porto (1-1), na última segunda - feira, no Estádio do Dragão, a contar para a 21ª jornada da Liga Portugal Betclic, Thiago Silva - reforço de inverno dos dragões, teceu comentários sobre o clássico e atirou a responsabilidade para o Sporting.
T.Silva: " O Sporting era a equipa que tinha obrigação de ganhar"
"Temos de jogar conforme o jogo dita, o Sporting era a equipa com obrigação de ganhar. Pelo jogo que temos, em casa, com a dinâmica que temos também queríamos ganhar, mas fizemos quatro pontos contra o Sporting, temos tudo para acabar a época de forma feliz", disse, em entrevista à Sport TV.
O defesa internacional brasileiro não escondeu a desilusão com o golo sofrido por Luis Suárez aos 90+10, apesar da liderança. "Estamos em primeiro, com quatro de diferença para o rival. O golo no final deixa sentimento de tristeza, porque tínhamos os três pontos. Estamos onde queríamos estar, por aqui permanecemos, nada mudou. É continuar a fazer o trabalho, eu acredito muito nesta equipa", afirmou.
T.Silva: "Pareceu o Manchester City e Arsenal quando jogam"
O atleta de 41 anos comparou o clássico com os duelos que acontecessem entre Manchester City e Arsenal. "Eu confesso que sim, era um jogo muito estratégico, parecia xadrez. Pareceu o Manchester City e Arsenal quando jogam. Tivemos o controlo do jogo nas mãos, criámos situações, não queríamos o empate, mas estamos em primeiro", falou.
Com o empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada – os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.
Partida entre leões e dragões, da última segunda-feira, 9 de fevereiro, válida para a 21.ª jornada, terá chamado à atenção de cerca de 22 clubes
10 Fev 2026 | 12:05 |
O Clássico disputado no Estádio do Dragão (1-1) atraiu a atenção de 22 clubes, que se fizeram representar por olheiros para acompanhar a partida de perto. Os ativos do Sporting têm vindo a chamar à atenção por toda a Europa, sendo que parte deste interesse deveria estar concentrada na turma de Rui Borges.
De acordo com o jornal Record, entre os emblemas presentes estiveram vários nomes de peso do futebol internacional, com destaque para PSG, Manchester City, Manchester United, Chelsea, Tottenham, Atlético Madrid, Newcastle e Juventus.
Além destes clubes de maior projeção, marcaram igualmente presença representantes do Everton, Bournemouth, Crystal Palace, Saint-Étienne e do Fortuna Sittard, entre outros. A observação não ficou limitada a emblemas estrangeiros. Do lado nacional, estiveram na Invicta emissários do Moreirense, Rio Ave, AVS SAD e do Alverca.
Morten Hjulmand, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e Francisco Trincão são alguns dos jogadores do Sporting que têm sido associados a alguns dos emblemas em questão. A segunda metade da temporada por ser fulcral para definir a continuidade de alguns jogadores.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.