INSÓLITO! ESPECIALISTA COMPARA IVAN FRESNEDA A 'PATINHO FEIO' DO SPORTING
Lateral-espanhol dos leões tem qualidades semelhantes a outro jogador do plantel
Redação Leonino
Texto
8 de Junho 2024, 17:35
Ivan Fresneda, Sporting

A primeira temporada de Ivan Fresneda no Sporting não correu da melhor forma ao lateral espanhol. Nesse sentido, o especialista em analise Pedro Correia, que conhece o atleta do Valladolid, comparou-o com Ricardo Esgaio, em declarações ao jornal A Bola.

É um lateral mais defensivo no presente momento, é um lateral que tem uma excelente reação à perda de bola, é muito intenso no momento defensivo, gosta da força, do esforço, do sacrifício, como características também da posição, mas consegue ao mesmo tempo, dada a facilidade física do perfil físico que tem, ser um ala/lateral que acaba por poder estar em todos os momentos do jogo. Por isso, como ainda é um jovem, mas um jovem que passou por La Liga e agora pela Liga, apesar de ter sido pouco utilizado, acaba por ter uma experiência que lhe dá a capacidade de conseguir já gerir os momentos, mas o momento ofensivo é aquilo em que ele ainda terá de evoluir“, começou Pedro Correia.

O especialista garante ainda que Fresneda é mais parecido a Esgaio que a Nuno Santos: “Falta-lhe ainda uma capacidade boa no último passe, que o Nuno Santos, quando joga na posição de ala, acaba por dar. Um Esgaio não dá tanto, no outro lado, falando em alas, quer direito quer esquerdo, então ele acaba por ser aquele ala que, neste momento, não seria tão ofensivo, tendo de ter um ala do lado contrário muito mais ofensivo. E é onde ele tem de evoluir”.

Ele tem-na enquanto jogador, é uma das características extremamente interessante que ele tem, essa capacidade de resiliência, de sacrifício, de reagir bem ao insucesso, da equipa perder bola e ele ir. Então na parte mental ele tem essa característica. Agora, obviamente que se ele tiver este ano um insucesso, para ele continuado, pode às vezes mentalmente ser mais difícil reagir. Se ele considerar que foi uma fase em que integrou, adaptou, aprendeu, reformulou e colocar como grande desafio o início da próxima época, a afirmação dele, aí acredito que possa dar certo. Vai muito, neste momento, na evolução que ele está a ter a nível tático e principalmente ao nível ofensivo e nessa parte mental. É essa sua capacidade de se querer ainda afirmar neste Sporting”, termina sobre o aspeto mental do jovem.

Nesta época, ao serviço do Sporting, Iván Fresneda – avaliado em 11 milhões de euros – conta apenas com nove encontros (298 minutos): quatro na Liga Europa, quatro na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, onde não marcou qualquer golo ou assistiu.

Iván Fresneda reforçou o Clube de Alvalade, em 2023, por 9 milhões de euros, para ocupar o lugar deixado vago por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o Sporting até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros.

  Comentários