
Futebol
Tragédia no Jamor recordada por assessor de Jorge Sampaio: "Vitória do Sporting foi hipótese"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A agradável temperatura que se fez sentir na tarde desta quinta-feira, dia 24 de abril, na Costa da Caparica, atraiu vários jogadores do Sporting. Viktor Gyokeres, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Zeno Debast, Iván Fresneda e Conrad Harder pisaram o areal e conviveram com adeptos.
Após a vitória nas meias-finais da Taça de Portugal diante do Rio Ave na terça-feira e do treino de recuperação na quarta de manhã, Rui Borges decidiu conceder folga ao plantel nesta quinta-feira, dia 24 de abril, e alguns elementos do grupo deslocaram-se até uma praia na Margem Sul.
O regresso ao trabalho já tendo o encontro de domingo com o Boavista na mira está agendado para a manhã desta sexta-feira, dia 25 de abril, em que, apesar do feriado do Dia da Liberdade, o trabalho não parará na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
A grande novidade na última sessão de trabalhos dos leões foi a reintegração de Hidemasa Morita, médio que estava afastado das opções desde que regressou da seleção do Japão - e que recebeu uma mensagem especial de Eduardo Quaresma - devido a um traumatismo no pé esquerdo, pelo que poderá voltar a ser opção para Rui Borges.
Desta forma, são agora apenas três os jogadores entregues aos cuidados do departamento de performance: Nuno Santos (operado ao joelho direito, na sequência de uma rotura no tendão rotuliano, não volta a jogar esta época), Daniel Bragança (rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo que o levou a intervenção cirírgica) e João Simões (operado devido a fratura do quinto metatarso do pé direito).
Antigo internacional brasileiro vê pupilo de Rui Borges como escolha certa para reforçar plantel de clube britânico no próximo mercado de verão
|
Viktor Gyokeres volta a ganhar destaque nas conversas em torno do mercado de transferências. Júlio Baptista, antigo internacional brasileiro que passou por clubes como Arsenal, Real Madrid e Roma, foi o mais recente a tecer largos elogios ao camisola 9 do Sporting e diz que gostava de ver o jogador nos 'gunners'.
Em entrevista ao site FooItalia, o ex-jogador não poupou nas palavras ao analisar o impacto que Gyokeres poderia ter em solo britânico, um dos destinos mais prováveis, apontando até o Arsenal como o clube ideal para o internacional sueco, eles que já chegaram a tentar, até, levar a cabo este negócio.
"Comprar um avançado não é fácil. Sei que o Arsenal está à procura, mas muitos outros clubes também estão. Há muitos clubes que vão procurar um 9 este verão, mas o Arsenal tem uma vantagem sobre um clube como o Manchester United, por exemplo, simplesmente porque está mais estável neste momento", fez notar o antigo jogador canarinho, falando no novo diretor desportivo dos londrinos.
"Viktor Gyokeres tem números incríveis"
"Viktor Gyokeres tem números incríveis. O Arsenal é uma das equipas que supostamente está muito interessada nele, e percebo o motivo. Penso que o novo diretor desportivo, Andrea Berta, gosta muito dele. Estava, aliás, no seu radar quando era diretor desportivo do Atlético de Madrid", acrescentou. Júlio Baptista.
Importa recordar que Gyokeres - atualmente avaliado em 75 milhões de euros - já passou futebol inglês, com destaque no Coventry City, antes de rumar a Alvalade. No Sporting desde julho de 2023, o ponta de lança já apontou 91 golos e 27 assistências em 97 jogos com a Listada verde e branca. O jogador está também numa luta acesa com Mohamed Salah.
Intervenção do presidente do emblema verde e branco no final do jogo com o Rio Ave (2-1) foi interpretado como não tendo qualquer benefício
|
A intervenção de Frederico Varandas depois da vitória do Sporting frente ao Rio Ave, por 2-1, causou indignação a Sofia Oliveira. A comentadora da CNN Portugal diz não compreender as palavras do Presidente dos leões e diz que o discurso foi "completamente desnecessário".
"Frederico Varandas enumerou uma série de jogos que o Sporting só teve um médio disponível e outros em que não teve nenhum médio disponível… o Sporting em todos esses jogos, salvo a exceção contra o Benfica, tinha um onze muito superior ao do adversário, muito superior", afirmou. A comentadora reconheceu a união do grupo, mas sublinhou que isso não é suficiente para justificar a ideia de “milagre”.
"Frederico Varandas falou como se o Sporting tivesse passado as passas do Algarve"
“Independentemente de eu achar que a equipa se uniu, é um grupo bastante unido, e que isso foi importante para superar várias adversidades ao longo da temporada… o Sporting continuou a ter um onze muito superior ao do adversário”, acrescentou. Sofia criticou ainda o tom emocional usado pelo dirigente: “Frederico Varandas falou como se o Sporting tivesse passado as passas do Algarve, como se costuma dizer. Claro que foi uma época difícil nesse sentido, mas aquilo que o Sporting fez está muito longe de ser um milagre”.
"Este discurso de Frederico Varandas é completamente desnecessário"
A comentadora concluiu, então, com alguma ironia: “Nós estamos a falar de uma equipa, que segundo o seu treinador, tem o melhor ponta de lança da Europa, depois tem Debast, que pode vir a ser um dos melhores médios… significa que Debast como defesa-central é melhor do que muitos médios das equipas da Liga Portuguesa… Depois tens Quenda, depois tens um avançado para substituir Gyokeres. Há equipas da Liga Portuguesa que não têm este orçamento para o plantel todo. Depois tens Trincão, Hjulmand, Diomande. Este discurso de Frederico Varandas é completamente desnecessário".
O Clube de Alvalade enfrenta, no próximo domingo, um jogo importante com o Boavista, que luta para não descer de divisão. A 31.ª jornada da Liga Portugal será no Estádio do Bessa, às 20h30. Reveja, aqui, as palavras de Frederico Varandas no apelo à união dos adeptos.
Consultor de comunicação fala em temporada desportiva de 2024/25 marcada por inúmeros erros cometidos pela Direção verde e branca
|
Rui Calafate acredita na conquista do título por parte do Sporting. O consultor de comunicação escreve que, caso o emblema verde e branco consiga erguer o seu 25.º título de campeão, o Clube de Alvalade deveria erigir uma estátua em homenagem a Rui Borges e refere que a escolha de João Pereira para substituir Ruben Amorim foi uma "péssima escolha" por parte de Frederico Varandas.
“Se houver festa no Marquês, depois construam uma estátua a Rui Borges"
“Se houver festa no Marquês, depois construam uma estátua a Rui Borges. Outro enorme desafio”, escreveu Calafate no jornal 'Record', destacando a importância de Rui Borges e o impacto que a sua liderança tem na equipa, sublinhando ainda os contratempos que afetaram o clube ao longo da temporada.
"Época marcada pela debandada de Ruben Amorim, uma péssima escolha presidencial de João Pereira, fraca aposta no mercado de inverno, um mar de lesões e arbitragens manhosas”
“O que seria inolvidável, após uma época marcada pela debandada de Ruben Amorim, uma péssima escolha presidencial de João Pereira, fraca aposta no mercado de inverno, um mar de lesões e arbitragens manhosas”. Apesar desses desafios, a esperança no bicampeonato ainda persiste, e a massa adepta do Sporting tem sido fundamental.
“Julgo que não era necessário o apelo de Varandas. Se há massa adepta que nunca falha no apoio é a sportinguista, sobretudo quando ainda se vislumbra possível a conquista do bicampeonato”, destacou Calafate. O apelo feito por Frederico Varandas para motivar os adeptos não era necessário, aos olhos de Calafate, pois a torcida sportinguista é conhecida por seu apoio incondicional, especialmente quando o título nacional ainda está ao alcance.
Na sua crónica, o consultor de comunicação também fala sobre o confronto direto entre Sporting e Benfica pelo campeonato e pela Taça. “Será um despique tremendo agora com ambas as equipas quase em pleno. Rui Borges tem calendário mais facilitado, porém, Bruno Lage tem melhor plantel e mais soluções.”
Apesar das críticas à gestão desportiva do clube ao longo da temporada, Rui Calafate mantém a esperança num final feliz, deixando claro que, apesar das adversidades, o Sporting ainda pode alcançar o bicampeonato, e Rui Borges pode ser o grande protagonista de um feito histórico. A equipa verde e branca desloca-se ao Estádio do Bessa já no próximo domingo para defrontar o Boavista na 31ª jornada da Liga Portuguesa e há novidades sobre Hidemasa Morita.