Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Abr 2025 | 12:33 |
O Sporting quer um novo lateral-direito para a próxima temporada. Com as conversações adiantadas por Georgios Vagiannis - que já sabe detalhes do contrato em Alvalade - a saída de Iván Fresneda foi colocada em cima da mesa, mas o espanhol vai continuar com a Listada verde e branca.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os planos de Rui Borges não passam por despachar o 'camisola 22' dos leões. Apesar da chegada de um novo concorrente para a posição, o técnico quer manter o jovem no plantel de 2025/26.
A decisão do treinador do Sporting passa pela resposta que Fresneda deu desde que Rui Borges assumiu o comando técnico do Clube de Alvalade. Depois de ter somado poucos minutos com Ruben Amorim, o espanhol assumiu-se como titular em alguns encontros decisivos e agradou ao mirandelense.
A possibilidade de Rui Borges adotar um sistema com quatro defesas para a próxima temporada - tendo uma pré-época para preparar o plantel - reforça a permanência de Fresneda. Desta forma, Geovany Quenda e Geny Catamo, que costumam fazer a posição em 3-4-3, passarão definitivamente para o trio ofensivo.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 30 jogos, com 1.764 minutos de utilização.
Dragões terão apresentado uma participação junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol visando o capitão dos leões
11 Fev 2026 | 13:19 |
O Clássico terminou empatado a uma bola, mas a disputa prossegue fora das quatro linhas. O Porto apresentou uma participação junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Morten Hjulmand, alegando uma agressão do capitão do Sporting ao jogador do AVS, Tiago Galletto, aos 115 minutos do encontro dos quartos de final da Taça de Portugal, que os leões venceram por 3-2, após prolongamento, na passada quinta-feira.
Com base nas imagens transmitidas pela RTP, os dragões defendem que ficou por mostrar um cartão vermelho ao médio dinamarquês, o que o afastaria do Clássico da 21.ª jornada. Como não houve qualquer intervenção por parte do árbitro André Narciso nem do VAR Bruno Esteves, o Porto optou por formalizar a denúncia junto do CD.
Os azuis e brancos sustentam que Morten Hjulmand deve ser sancionado e pretendem o acesso às imagens da bodycam do árbitro, alegando que, na sequência final do lance, é percetível que Tiago Galletto é atingido na cabeça.
De acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga Portugal, lances de agressão ou entradas violentas que escapem à perceção da equipa de arbitragem podem ser analisados posteriormente com recurso a imagens televisivas. O mecanismo está previsto no Artigo 258.º e permite a abertura de um processo sumário com base em flagrante delito comprovado por vídeo, bastando que um clube apresente uma participação formal.
A moldura sancionatória dependerá da qualificação do lance pelo Conselho de Disciplina. Se for enquadrado como jogo violento - isto é, uma disputa de bola com uso de força excessiva que coloque em risco a integridade física do adversário - poderá aplicar-se o Artigo 154.º, que prevê suspensão entre um e quatro jogos e multa entre 3 e 25 unidades de conta (306 a 510 euros).
No entanto, se o CD considerar tratar-se de agressão, ao abrigo do Artigo 145.º - situação em que não existe disputa de bola e há intenção deliberada de atingir o adversário - o cenário altera-se substancialmente. Nesse caso, as sanções são determinadas em função do tempo: suspensão de dois meses a dois anos em caso de agressão sem lesão grave, podendo ir de seis meses a quatro anos se houver lesão de especial gravidade.
Internacional moçambicano saiu com problemas físicos do Clássico e deverá ser ausência por entre duas a três semanas das opções de Rui Borges
11 Fev 2026 | 12:52 |
Geny Catamo está lesionado e será ausência de destaque no Sporting por entre duas a três semanas. Rui Borges terá de pensar em alternativas para o ataque dos leões e quem pode sair a 'ganhar' com esta questão é mesmo... Luis Guilherme.
O extremo brasileiro que chegou ao Clube de Alvalade no último mercado de transferências espreita mais minutos pela mão de Rui Borges não só pela lesão do moçambicano, mas também pela indisponibilidade de Luis Suárez na partida diante do Famalicão, por castigo.
Se, por um lado, Souleymane Faye está 'na calha' para o lugar do internacional colombiano, o mesmo acontece com Luis Guilherme no que à vaga de Catamo diz respeito. A verdade é que o canarinho, ex West Ham, já mostrou trabalho em Alvalade, sobretudo na vitória do Sporting diante do AFS, na Taça de Portugal - onde chegou mesmo a marcar um golo.
Com contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, Luís Guilherme surge apontado internamente como o sucessor de Geovany Quenda. O jovem português já foi adquirido pelo Chelsea por 50 milhões de euros, mas permanece emprestado ao Sporting até ao final da temporada, encontrando-se atualmente lesionado, com regresso previsto apenas para março.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Em rescaldo ao grande duelo português, que contou para a 21.º jornada da Liga Portugal Betclic, ex representante do Clube teceu duras críticas
11 Fev 2026 | 12:17 |
Em rescaldo à partida que contou para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Tito Arantes Fontes deixou fortes acusações ao Porto em relação às alegadas provocações no Clássico frente ao Sporting (1-1), a que apelidou de "atitudes provocatórias e antidesportivas". Para além disso, o antigo presidente do Grupo Stromp apontou o dedo a André Villas-Boas - que acusou o Clube em comunicado - e fez uma antevisão sobre a luta pelo título de campeão nacional.
Tito Arantes Fontes: "São coisas inenarráveis"
"São coisas inenarráveis. Colocar o ar condicionado no máximo é uma coisa inacreditável, de uma insensibilidade total; os apanha-bolas tirarem os cones e as bolas é uma coisa que, de facto, só podem fazer com instruções de alguém", começou por referir, em declarações à Antena 1.
Contudo, o jurista foi mais longe e garante que as atitudes dos azuis e brancos foram "antidesportivas", alegando que o Porto não quer elevar o espetáculo de futebol. "São atitudes provocatórias, antidesportivas, atentatórias daquilo que se entenderia ser um espetáculo de primeira como o futebol merecia, mas o Porto não quer", prosseguiu.
Tito Arantes Fontes: "Não só não há lufada como refinaram no sentido negativo"
O ex presidente do Grupo Stromp também quis apontar o dedo a André Villas-Boas e lamentou que a troca de líderes na direção do Porto não tenha resultado numa "lufada" para o clube. "Não só não há lufada como refinaram no sentido negativo. O dirigente máximo do clube trouxe um discurso diferente, mas uma atuação que ainda é pior", apontou sobre o atual líder máximo dos dragões.
Por fim, Tito Arantes Fontes previu a luta pelo título de campeão nacional e não tem dúvidas de que a decisão irá acontecer entre os 'três grandes'. "Os três principais clubes são os três primeiros classificados e estão perto uns dos outros. Isto pode cair para qualquer lado. Qualquer um deles pode escorregar e depois há ainda os dois jogos entre grandes que faltam. A luta é renhida e os três clubes estão nessa luta", concluiu.
Alisson Santos estreia-se no Nápoles, mas emprestado pelo Sporting tem dia difícil
11 Fev 2026 | 11:33