Futebol
Apoio de Varandas, carinho dos adeptos e ruído; Tudo o que disse Rui Borges após Casa Pia - Sporting
31 Out 2026 | 09:31
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Abr 2025 | 13:33 | Por Redação
O Sporting quer um novo lateral-direito para a próxima temporada. Com as conversações adiantadas por Georgios Vagiannis - que já sabe detalhes do contrato em Alvalade - a saída de Iván Fresneda foi colocada em cima da mesa, mas o espanhol vai continuar com a Listada verde e branca.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os planos de Rui Borges não passam por despachar o 'camisola 22' dos leões. Apesar da chegada de um novo concorrente para a posição, o técnico quer manter o jovem no plantel de 2025/26.
A decisão do treinador do Sporting passa pela resposta que Fresneda deu desde que Rui Borges assumiu o comando técnico do Clube de Alvalade. Depois de ter somado poucos minutos com Ruben Amorim, o espanhol assumiu-se como titular em alguns encontros decisivos e agradou ao mirandelense.
A possibilidade de Rui Borges adotar um sistema com quatro defesas para a próxima temporada - tendo uma pré-época para preparar o plantel - reforça a permanência de Fresneda. Desta forma, Geovany Quenda e Geny Catamo, que costumam fazer a posição em 3-4-3, passarão definitivamente para o trio ofensivo.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 30 jogos, com 1.764 minutos de utilização.
Equipa verde e branca conseguiu inverter resultado depois de chegarem ao intervalo em desvantagem diante da equipa inglesa
31 Out 2026 | 10:59 | Por Redação
A equipa de sub-23 do Sporting venceu o Leicester City por 2-1, em partida da segunda jornada da fase de grupos da Premier League International Cup 2026/27. Os leões conseguiram inverter o resultado depois de chegarem ao intervalo em desvantagem.
O conjunto inglês adiantou-se no marcador aos 45 minutos, por intermédio de Josh King, colocando os verdes e brancos perante a tarefa de recuperar na segunda parte. A formação orientada pelos leões respondeu após o descanso e conseguiu chegar à reviravolta por João Muniz (76') e Sandro Ferreira (80').
Com este triunfo, o Sporting somou a segunda vitória na competição, depois de também ter derrotado o Nottingham Forest, por 4-2, na estreia. A equipa leonina mantém, assim, um percurso positivo na prova destinada a jovens futebolistas.
Os comandados de Eduardo Maio reforçam a sua posição no Grupo C (seis pontos) e continuam na luta pelo apuramento para a fase a eliminar. Os dois primeiros classificados de cada grupo garantem um lugar nos quartos de final.
O onze inicial apresentado pelos leões foi composto por: Guilherme Pires (Guarda-redes), André Machado, Atanásio Cunha, Afonso Lee, Daniel Lopes, Paulo Simão, Rafael Besugo (C), Leonardo Varela, Rayhan Momade, Sandro Ferreira e Sebastián Osorio.
Conversações ganharam intensidade nos últimos dias e o processo poderá conhecer desenvolvimentos durante próximas semanas
31 Out 2026 | 10:32 | Por Redação
Paulo Fonseca, atual treinador do Lyon, está no topo das preferências do Sporting para assumir o comando técnico da equipa, numa altura em que Rui Borges continua fragilizado. Já decorrem contactos entre os responsáveis leoninos, o clube francês e o representante do técnico português, de 53 anos.
As conversações ganharam intensidade nos últimos dias e o processo poderá conhecer desenvolvimentos nas próximas semanas. A pausa para os compromissos das seleções, que se segue à jornada da Liga agendada entre 6 e 8 de novembro, poderá ser aproveitada pela estrutura para tomar uma decisão sobre o futuro do treinador.
Apesar de estar ligado ao Lyon até ao final da presente temporada, Paulo Fonseca estará recetivo a regressar ao futebol português, 10 anos depois de ter deixado o comando técnico do Braga. O perfil do treinador agrada à administração leonina, sobretudo pela aposta na formação e valorização de jovens jogadores, pelo conhecimento do futebol nacional e pela experiência acumulada em clubes habituados a disputar competições europeias.
Ao longo da carreira, o técnico orientou emblemas como Paços de Ferreira, Braga e Porto, em Portugal, tendo passado também por Roma, Shakhtar Donetsk, Milan, Lille e, mais recentemente, Lyon. O percurso é visto como um fator favorável à sua eventual chegada a Alvalade.
Há ainda uma questão financeira que poderá facilitar o entendimento entre os dois clubes. Quando vendeu Afonso Moreira ao Lyon, em 2025, por 2 milhões de euros, o Sporting assegurou 20% de uma futura mais-valia. A transferência do extremo para o Bayer Leverkusen, no último verão, por 32 milhões de euros, terá gerado para os leões um direito a receber mais de 5,5 milhões, verba que, continua por liquidar. O montante poderá ser considerado nas negociações.
Antes da deslocação ao reduto do emblema azul e branco, Clube de Alvalade recebe o Moreirense, em Alvalade, num encontro que poderá ser determinante
31 Out 2026 | 10:01 | Por Redação
Luis Suárez está em risco de falhar o clássico entre Sporting e Porto, agendado para 29 de novembro, no Estádio do Dragão. O avançado colombiano integra o lote de jogadores leoninos que se encontram à beira de cumprir um jogo de suspensão por acumulação de cartões amarelos.
A situação ganha particular relevância depois de Maxi Araújo também ter ficado em risco de castigo. O lateral uruguaio viu cartão amarelo já no período de compensação do encontro frente ao Casa Pia (2-0), na sequência de uma falta sobre João Rego, aos 90’+3.
Com esta admoestação, o camisola 20 da equipa leonina fica obrigado a ter cautela no próximo compromisso do campeonato. Caso volte a ser advertido diante do Moreirense, no dia 7 de novembro, falhará a deslocação ao terreno dos dragões.
Luis Suárez encontra-se na mesma situação disciplinar e também terá de evitar receber novo cartão amarelo antes do duelo com os dragões. O avançado é, assim, mais uma preocupação para Rui Borges na gestão do plantel durante os próximos encontros da Liga.
Antes da deslocação ao reduto do emblema azul e branco, o Sporting recebe o Moreirense, em Alvalade, num encontro que poderá ser determinante para perceber se os leões chegam ao embate com os azuis e brancos com todos os jogadores disponíveis.
Apoio de Varandas, carinho dos adeptos e ruído; Tudo o que disse Rui Borges após Casa Pia - Sporting
31 Out 2026 | 09:31
Exclusivo Leonino - Sporting prepara-se para avançar com renovação de futebolista belga
30 Out 2026 | 13:03
Sporting sofre a bem sofrer, mas vence Casa Pia com Pedro Lima a liderar (Veja aqui os golos)
30 Out 2026 | 22:17