Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

JOÃO MATOS ABORDA FINAL DE CARREIRA; CAPITÃO DO SPORTING VAI JOGAR ATÉ...

Jogador do Clube de Alvalade falou à comunicação social sobre próximo Campeonato do Mundo

João Matos, capitão do Sporting, aborda final de carreira
João Matos, capitão do Sporting, aborda final de carreira

  |

Icon Comentário0

João Matos, capitão do Sporting e da seleção nacional de futsal, acredita que Portugal tem qualidade para voltar a ser campeão do mundo. O jogador do Clube de Alvalade defende que a equipa das quinas é favorita a vencer a prova e quere chegar "na melhor forma possível" à competição internacional. Questionado sobre o final de carreira, o jogador diz que vai jogar "até quando o corpo permitir".


"Pelo histórico, pelo que a seleção portuguesa tem feito nos últimos anos, sabemos que temos qualidade para ambicionar um Campeonato do Mundo", referiu o jogador à comunicação social. Portugal arrancou esta segunda-feira o estágio de preparação para o Mundial, que vai ser disputado no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro, no centro de estágios de Rio Maior..


"Não podemos fugir a esse favoritismo por aquilo que ganhámos, já que fomos bicampeões europeus e campeões mundiais. Apesar de Portugal já ter ganho tudo, não ambicionamos outra coisa que não ganhar tudo novamente. Agora iniciamos mais um ciclo em que teremos muitos dias pela frente e cujo foco está sempre no trabalho diário. A mística e o ADN que foram criados no espaço seleção tem-nos feito ganhar muitas vezes", afirmou.


"Quero jogar até quando o meu corpo permitir. São muitos anos, quase 200 internacionalizações, quase 750 jogos pelo Clube, são muitos anos de futsal. A rotina pesa mentalmente, como é óbvio, e tem de haver um equilíbrio pelo lado pessoal e familiar. Esta é a minha profissão, o meu ganha-pão. Nós não somos do mundo do futebol e enquanto eu necessitar de conseguir alimentar os meus filhos com o vencimento do futsal é isso que eu vou fazer. Não sei quantos mais anos vou jogar. Sei quanto tempo de contrato tenho e depois logo se vê qual será o rumo. Mas neste momento nem penso, sequer, nisso. Só quero estar bem física e mentalmente, porque só assim é que poderei jogar até quase aos 50 [risos]", confidenciou.

Os comandados de Jorge Braz defendem o título mundial, conquistado em 2021, e integram o Grupo E, juntamente com o Panamá, Tajiquistão e Marrocos. Os dois primeiros classificados, e os três melhores terceiros, seguem para a fase seguinte do torneio.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas tenta reforço de última hora, mas Sporting está com pouca sorte

Presidente do Clube de Alvalade está empenhado em anunciar mais uma cara nova para ajudar plantel principal na renovação do título

Frederico Varandas tenta fechar ala para o futsal do Sporting
Frederico Varandas tenta fechar ala para o futsal do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting está a tentar fechar um ala para a equipa de futsal, sabe o Leonino. No entanto, a situação não está famosa para a formação verde e branca e Frederico Varandas ainda não conseguiu contratar uma nova estrela para o plantel liderado por Nuno Dias.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a realização do Campeonato do Mundo está a afetar a vontade do Presidente dos leões, uma vez que os grandes nomes da posição estão ao serviço das seleções e estarão já comprometidos com os clubes atuais para o início da temporada.


A necessidade de uma ala surge, principalmente, depois da saída de Pany Varela. O melhor FL (formado localmente) na posição e atual detentor do prémio de melhor jogador do Mundo rumou ao Al Nassr, que pagou metade da sua cláusula de rescisão, e deixa o Sporting algo carenciado.


Pauleta lesionou-se ao serviço da seleção nacional e foi dispensado por Jorge Braz, falhando o Mundial. Para já, não é conhecido o tempo de paragem do 'camisola 10' dos leões, mas, caso interfira com o início da temporada, Nuno Dias terá mais uma dor de cabeça.

O objetivo do Sporting passa por revalidar o título da Liga Placard, atingindo um inédito pentacampeonato. Conquistar a Liga dos Campeões, que foge desde 2020/21, é também um dos desejos da estrutura leonina, sendo que o Clube de Alvalade vai enfrentar, na Main Round da prova milionária, Kairat e Semey (Cazaquistão) e Haladás (Hungria).



Modalidades

Selecionador Nacional risca dois jogadores do Sporting da lista final para o Mundial

Atletas do emblema verde e branco falham presença na prova internacional; Equipa das quinas arranca competição a 16 de setembro

Paçó e Pauleta, dupla do Sporting, fora do Mundial de futsal
Paçó e Pauleta, dupla do Sporting, fora do Mundial de futsal

  |

Icon Comentário0

Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, divulgou, esta quinta-feira, dia 5 de setembro, a convocatória final para o Mundial da modalidade, que se realiza no Uzbequistão. Face à lista de 16 atletas que participaram no estágio de preparação, em Rio Maior, o guarda-redes Bernardo Paçó e o ala Pauleta - dupla do Sporting - foram os jogadores riscados pelo técnico, sendo que este último será ausência por lesão.


"Este mês foi fantástico. Do ponto de vista do compromisso, companheirismo e do comportamento de equipa foi tudo excelente. Mais do que satisfeito, saio daqui com confiança, ambição e de coração cheio. Nos momentos difíceis, todos puxaram uns pelos outros", destacou o selecionador Jorge Braz, citado em comunicado da FPF.


"Vamos com estes 14 até ao fim do Mundo, com o Pauleta e o Bernardo Paçó sempre presentes", frisou também o técnico português de 52 anos, que convocou três atletas do emblema verde e branco nomeadamente João Matos, Tomás Paçó e Zicky Té.


A equipa das quinas arranca a defesa do título de campeão Mundial a 16 de setembro com o Panamá (13h30 em Portugal Continental), seguindo-se os encontros com Tajiquistão (19 de setembro, 16h) e Marrocos (22 de setembro, 13h30), todos na fase de grupos. 

Confira a lista de convocados: Guarda-redes: Edu (El Pozo Múrcia) e André Correia (Benfica); Fixos: João Matos (Sporting), André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting); Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica); Alas: Pany (Al Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Kutchy (Benfica), Lúcio Rocha (Benfica) e Tiago Brito (Braga); Universal: Erick (Barcelona); Ala/Pivô: Fábio Cecílio (Braga); Pivô: Zicky (Sporting)



Futebol

CAPITÃO DO SPORTING FALA SOBRE CRÍTICAS QUE OUVIU DURANTE A ÉPOCA: "ESTAMOS MAIS DO QUE CALEJADOS"

Peça chave na equipa verde e branca diz que jogadores ouvem comentários negativos com regularidade

João Matos fala das críticas
João Matos fala das críticas

  |

Icon Comentário0

João Matos concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, este sábado, dia 22 de junho. O capitão do Sporting foi questionado sobre os comentários que ouviu ao longo da temporada, nomeadamente sobre a ideia de que a equipa leonina estaria em fim de ciclo, e explicou que os jogadores ouvem críticas todas as semanas e que estão "mais do que calejados" para lidar com comentários negativos.


"Levamos com críticas todas as semanas e estamos mais do que calejados para isso. O que é importante aqui olhar é que começámos a época com a Supertaça, na qual estivemos a ganhar 3-0 ao Benfica e perdemos 5-4 e, na minha ótica, com muito demérito nosso. Sim, houve muito crer do Benfica, mas a ganhar 3-0 e com o jogo mais ou menos controlado, nós é que entregámos de mão beijada o jogo", começou por dizer.


"Ganhámos a Taça da Liga (4-2) ao Benfica, que esteve muito bem. Perdemos uma Taça de Portugal para o Braga (5-3) e fomos superiores. Nessa final, eles fizeram a mesma coisa que na final do play-off, apenas tiveram mais sorte no jogo, aproveitaram as oportunidades e marcaram um golo de 5x4 quando nós não tínhamos os nossos principais defensores em campo. Perdemos [4-5] na meia-final da Champions com um Barcelona que não é o melhor dos últimos anos em termos de consistência de jogo, de organização", continuou.


"Inconstantes também fomos nós ao longo desta época. Habituámos as pessoas a estar sempre nos limites, a jogar bem, a marcar muitos golos. No entanto, as outras equipas já conhecem o Sporting e temos de nos reinventar constantemente para poder enganar em termos de plano de jogo o adversário. Cada vez mais isso é difícil. Por culpa do Sporting, as equipas acreditam cada vez mais porque não estamos tão eficazes como em épocas anteriores e isso foi acumulando".

"Em cinco troféus, o Sporting conquistou dois. O tetracampeonato acaba por vir numa época de inconsistência em termos de qualidade de jogo, de resultados, também por mérito dos adversários. É a cereja no topo do bolo, porque é algo histórico, que queríamos muito. Houve um clique após a eliminação na Champions: se o tetra não fosse nosso, a época seria um fiasco", concluiu João Matos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


SEM ESTRELA DO SPORTING, PORTUGAL NÃO CONSEGUE BATER O PARAGUAI
Modalidades

SEM ESTRELA DO SPORTING, PORTUGAL NÃO CONSEGUE BATER O PARAGUAI

 

Icon Comentário0
TINHA DE SER... JOGADOR DO SPORTING LESIONA-SE NA SELEÇÃO E PERDE PARTE DA ÉPOCA
Modalidades

TINHA DE SER... JOGADOR DO SPORTING LESIONA-SE NA SELEÇÃO E PERDE PARTE DA ÉPOCA

 

Icon Comentário0
OFICIAL! DEPOIS DE DEBANDADA, SPORTING ANUNCIA REFORÇOS DE ÚLTIMA HORA
Modalidades

OFICIAL! DEPOIS DE DEBANDADA, SPORTING ANUNCIA REFORÇOS DE ÚLTIMA HORA

 

Icon Comentário0