
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Palmeiras, de Abel Ferreira, saiu derrotado das meias-finais da Taça dos Libertadores, pelo Boca Juniors (1-1). A equipa do ex-jogador do Sporting ainda conseguiu levar a partida para as grandes penalidades (4-2), mas sem conseguir carimbar o passaporte para a final da competição. Do lado da equipa argentina, destaque para Marcos Rojo que foi expulso aos 66 minutos.
A jogar em casa, no Allianz Parque, em São Paulo, o verdão entrou em desvantagem a meio da primeira parte. O uruguaio Edinson Cavani assinou o tento pelos azuis e amarelos quando decorria o minuto 23’ do primeiro tempo, inaugurando o marcador que se manteve inalterado até ao intervalo da partida.
A segunda parte ficou marcada pela expulsão do antigo defesa do Sporting aos 66 minutos. A vantagem numérica foi aproveitada pelo Palmeiras, que empatou a partida aos 73’ minutos através de outro uruguaio, Joaquín Piquerez.
Nas grandes penalidades, o guarda-redes do Boca Juniros, Sergio Romero, revelou-se o herói da equipa adversário. O guardião defendeu dois penáltis, de Raphael Veiga e Gustavo Gómez, sendo vital na qualificação dos ‘xeneizes’ para a final da competição.
O treinador português procurava qualificar-se, pela terceira vez, para a final da competição sul-americana. O clube brasileiro esteve presente nas edições de 2020 e 2021, com Abel Ferreira no comando, e acabou por conquistar o troféu. Na época passada, foi eliminado também na semi-final, frente ao Athletico Paranaense (3-2, no agregado).
Confira aqui o primeiro amarelo de Marcos Rojo:
Partida terceira jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes ditou desfecho do grupo D e emblema brasileiro já tem adversário na próxima ronda
|
O LAFC - Flamengo, válido para a terceira jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, terminou com empate (1-1). Filipe Luís, treinador dos brasileiros, deixou o ex Sporting Gonzalo Plata no banco de suplentes e esteve perto de perder a a partida.
Fruto do favoritismo e de estar a disputar a liderança do grupo frente ao Chelsea, o Flamengo entrou dominador e decidido a fechar o jogo cedo. No entanto, a bola teimava em não entrar e, aquando do apito do árbitro para intervalo, ainda se registava o nulo no marcador.
No segundo tempo, Filipe Luís fez várias alterações, que viriam a ser vitais na partida. Todavia, foi mesmo o LAFC a adiantar-se no placard, por intermédio de Denis Bouanga, aos 84 minutos, levando os adeptos norte-americanos a sonhar com a primeira vitória no Mundial de Clubes.
No entanto, o Flamengo viria a empatar, por Wallace Yan (86'). Ao contrário de Plata, antigo jogador do Sporting, o brasileiro saltou do banco de suplentes e foi fundamental para evitar a derrota do emblema do Rio de Janeiro, que vai enfrentar o Bayern Munique na próxima fase.
Com o triunfo, os brasileiros (sete pontos) terminaram em primeiro lugar do grupo D do Mundial de Clubes. O Chelsea do ex Sporting Dário Essugo (seis) bateu o Espérance, mas precisava de uma derrota do Flamengo. Os tunisinos (três) e o LAFC estão eliminados da competição.
Apesar do triunfo na terceira jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, emblema londrino ficou no segundo lugar e já conhece adversário
|
O Espérance - Chelsea valeu um triunfo, por 3-0, à formação londrina. Dário Essugo começou a partida da terceira jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes no banco, mas foi lançado por Enzo Maresca no decorrer do encontro. Agora, os blues vão enfrentar o Benfica, rival do ex Sporting durante vários anos.
Naturalmente, face à enorme diferença competitiva entre as duas equipas, o Chelsea dominou o Espérance durante a totalidade do jogo. Apesar do controlo da partida, os golos tardavam em surgir. O tento inaugural surgiu já em tempo de compensação da primeira parte, por Torsin Adarabioyo (45+3'), com Liam Delap a aumentar de seguida (45+5').
No segundo tempo, Enzo Maresca fez várias alterações na equipa. Dário Essugo foi lançado aos 59 minutos de jogo, para o lugar de Romeo Lavia. Marc Guiu, Tyrique George e Andrey Santos entraram na vez de Liam Delap, Noni Madueke e Enzo Fernández.
O 3-0 final viria a surgir já com o formado no Sporting em campo, com as alterações do técnico italiano a surtirem efeito. Andrey Santos assistiu Tyrique George, que fechou as contas do encontro (90+7'), totalmente dominado pelo Chelsea e sem qualquer remate do Espérance.
Apesar do triunfo, os londrinos (seis pontos) não conseguiram ir além do segundo lugar do grupo D do Mundial de Clubes, uma vez que o Flamengo (sete) empatou com o LAFC. Nos oitavos-de-final, o ex Sporting Dário Essugo e companhia enfrentam o Benfica, enquanto os brasileiros medem forças com o Bayern Munique. O Espérance (três) e os norte-americanos (um) estão fora da prova.
Jogador muito cobiçado por Rui Borges está cotado em 13 milhões de euros e transferência no mercado de verão vai ganhando contornos
|
Tomás Handel é um dos nomes que os responsáveis do Sporting têm referenciados para o meio-campo. O Besiktas está interessado no médio e Nuno Santos acredita que o jovem tem qualidade para campeonatos superiores, apesar de reconhecer que o emblema turco é "um grande clube".
Nuno Santos: "Tomás Handel tem lugar na Premier League ou Serie A"
“Tem lugar num clube de topo da Europa, na Premier League ou Itália (Serie A). É um jogador que qualquer treinador gostaria de ter”, garantiu, ao jornal O Jogo, o atual técnico do Vianense, que orientou o internacional sub-21 português como adjunto de Moreno, na equipa B do Vitória de Guimarães.
Além do Sporting, há várias equipas que têm Tomás Handel bem referenciado. Em janeiro, o médio esteve perto de deixar o D. Afonso Henriques, mas acabou por renovar contrato. A saída é vista de forma natural por Nuno Santos: “Não foi por acaso que, em janeiro, esteve perto de reforçar Milan e Porto”.
Nuno Santos: "Tomás Handel sabe que uma saída será sempre para melhor"
"Tem um potencial enorme e, se sair, terá saudades de casa, como é óbvio, mas ele sabe que será sempre para melhor", admitiu Nuno Santos, acreditando que Handel terá potencial para um campeonato bem mais valorizado que a Superliga da Turquia.
No entanto, o técnico elogia o alvo do Sporting e reconhece grande competência ao Besiktas: “É um líder, sabe estar, é um jogador de equipa. Encaixaria facilmente naquele clube. É superinteligente, versátil, sabe ocupar bem o espaço e, jogando como 6, uma posição mais defensiva e de construção, tem muita chegada à área para finalizar”.