Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geovany Quenda e João Simões fizeram história para o futebol português, superando uma marca que, até então, pertencia apenas a Renato Sanches, jogador do Benfica que foi campeão europeu por Portugal em 2016, em França. Com a utilização no jogo da passada terça feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Borussia Dortmund, os pupilos do Sporting passaram a ser os mais jovens titulares num jogo a eliminar da Liga dos Campeões.
Quenda, com 17 anos e 287 dias, passa automaticamente a ser o jogador português mais jovem de sempre a jogar a fase mais avançada da liga milionária e também o primeiro menor de idade, visto que o segundo jogador mais jovem, o seu companheiro de equipa João Simões, já conta com 18 anos e 36 dias.
Os jovens do Sporting quebraram uma marca que permanecia intacta desde 2016 e que pertencia a Renato Sanches, que com 18 anos e 182 dias jogou pela equipa do Benfica na Champions. O médio internacional português, que está de regresso ao clube da Luz, vê agora quebrada a sua marca relacionada com a juventude.
Geovany Quenda, recorde-se, tem sido aliciado por vários colossos europeus devido às boas exibições que tem feito esta época. Para já, o ala soma 37 jogos de leão ao peito, com um total de cinco assistências e dois golos marcados. Está avaliado em 30 milhões de euros e tem contrato válido até junho de 2027.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 2,5 milhões de euros - soma 16 jogos pela equipa principal, nos quais disputou 749 minutos, tendo feito um golo, frente ao Nacional, e uma assistência, diante do Bolonha, na Liga dos Campeões. O médio realizou ainda três encontros nos juniores (sub-19) e nove nos B's.
Editor executivo do jornal 'A Bola' aproveitou o seu espaço de opinião para assinar um artigo sobre a derrota dos leões frente ao Borussia Dortmund
|
0O Sporting entrou em campo, na passada terça feira, dia 11 de fevereiro, para defrontar o Borussia Dortmund, em partida a contar para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. A equipa verde e branca foi derrotada por 3-0, em Alvalade. Luís Mateus, editor executivo do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço de opinião para assinar um artigo sobre o desaire dos leões.
"Um Dortmund, mesmo este ferido e ainda a organizar-se de acordo com as ideias do novo treinador, e que habita abaixo do meio da tabela da Bundesliga, seria sempre rival temível. E, se na primeira parte, Harder, Maxi e João Simões, pelo menos estes, ainda pareceram querer sublinhar o mau momento dos alemães com um punhado de oportunidades, umas mais claras do que outras, a segunda, pelo controlo absoluto dos visitantes, não deixou margem para dúvida", começou por escrever o jornalista português.
Prosseguiu: "O Sporting, pelo menos este sem Hjulmand, que tem Morita e Gyokeres para 30 e poucos minutos, e não conta há semanas a fio com um dos seus melhores jogadores, Pedro Gonçalves, não está ao mesmo nível. E não saberemos se um a cem por cento estaria, embora acredite que tal fosse possível. O 0-3 deixa os oitavos atrás de uma muralha amarela extremamente difícil de derrubar", explicou Luís Mateus.
Luís Mateus fez, depois, o filme do jogo, explicando o que o treinador dos alemães, Niko Kovac, mudou da primeira parte para a segunda, e que permitiu que o Dortmund subisse na partida e criasse mais perigo à baliza de Rui Silva. Terminou, depois, com uma reflexão sobre a comunicação do treinador e do Clube de Alvalade.
"Tanto o sueco como o japonês parecem muito longe do que já foram, com o técnico a manter um tabu inexplicável sobre a condição física do primeiro. É verdade que não é médico, mas há alguns no clube que podem esclarecê-lo em comunicado (...) Porque, sim, há jogadores que jogam lesionados, sobretudo quando são importantes, como é o caso. Ao não se revelar o motivo, ensombra-se a questão, tornam-na até mais grave do que poderá ser. Isto se realmente não o for", rematou.
Lateral da macedónia do norte chegou aos leões em 2017, onde conquistou títulos importantes, mas relação com o treinador Ruben Amorim não foi a melhor
|
0Stefan Ristovski, natural de Skopje, na Macedónia do Norte, nasceu a 12 de fevereiro de 1992 e celebra, esta quarta-feira, 33 anos de vida. O jogador deu os primeiros passos na sua carreira futebolística em Vardar, a sua cidade natal, tendo depois passado por clubes italianos como o Parma e o Crotone, mas foi no Rijeka que o lateral-direito se afirmou. Após uma excelente temporada no clube croata, onde se destacou como titular e conquistou o Campeonato e a Taça da Croácia, em 2017, Ristovski atraiu a atenção do Sporting, que procurava uma alternativa para a ala direito, após a saída de Cristiano Piccini.
Em agosto de 2017, o Sporting adquiriu a totalidade do passe de Ristovski por 2,5 milhões de euros, uma transferência que marcou o início de um percurso de três anos no clube. Durante esse tempo, o macedónio tornou-se uma peça importante do plantel e participou nas conquistas de duas Taças da Liga (2017-18 e 2018-19) e uma Taça de Portugal (2018-19). Apesar de algumas lesões e altos e baixos, Ristovski manteve-se uma opção sólida para os treinadores que passaram pelo Sporting durante o seu período no Clube, incluindo Jorge Jesus ou Marcel Keizer.
Em 2019, o Sporting acionou a cláusula para renovar o contrato de Ristovski por mais duas temporadas, mantendo-o no Clube até 2021. No entanto, com a chegada de Rúben Amorim em 2020, que atualmente está a treinar o Manchester United e tem tido muitas dificuldades, a situação do lateral direito mudou. As relações entre o jogador e o novo treinador começaram a deteriorar-se, e Ristovski passou a ter poucas oportunidades, ficando relegado para o banco.
Em 2020, após uma temporada de pouca utilização, Ristovski foi transferido para o Dinamo Zagreb, sendo que o clube croata que pagou 1 milhão de euros pelo seu passe. O Sporting ficou ainda com 10% de uma futura mais valia, caso o jogador fosse transferido novamente. A saída do lateral marcou o fim de uma passagem conturbada, mas vitoriosa, por Alvalade, onde o ala somou 82 jogos oficiais de leão ao peito e deixou a sua marca nas conquistas das Taças da Liga e da Taça de Portugal, tendo feito sete assistências.
Além do seu percurso no clube leonino, Ristovski também se destacou na Seleção da Macedónia do Norte, onde se tornou titular e participou na histórica qualificação para o Campeonato da Europa de 2020, a primeira vez que a sua seleção se apurou para uma grande competição internacional. A sua estreia pela Macedónia aconteceu em 2011, e ao longo dos anos, o jogador consolidou-se como um dos pilares da defesa da seleção. Pela equipa croata do Dínamo Zagreb, o jogador já soma 173 jogos, 7 golos e 15 assistências (dados atualizados a 12 de fevereiro de 2025).
"Noite de Champions League, um sonho de criança realizado", começou por escrever o jogador contratado pelos leões no início deste mês de fevereiro
|
0Biel Teixeira estreou-se ontem, dia 11 de fevereiro, pelo Sporting e, também, na Liga dos Campeões. O reforço contratado no início deste mês entrou em campo para os últimos 17 minutos do encontro com o Borussia Dortmund, em Alvalade, que terminou com vitória do conjunto alemão por 3-0, e nas redes sociais mostrou-se emocionado com o feito.
"Noite de Champions League, um sonho de criança realizado", começou por escrever o jogador brasileiro, de 23 anos, na legenda de fotografias suas no relvado. De seguida, o avançado realçou que o resultado não foi o desejado, embora toda a equipa esteja pronta para continuar a trabalhar.
"Infelizmente com o resultado adverso, mas grato a Deus pela oportunidade. E seguimos a trabalhar em busca de evolução", concluiu Biel nesta publicação que, pouco depois, foi 'inundada' de comentários de força deixado por fãs brasileiros e, também, por adeptos do Sporting.
Biel Teixeira foi contratado pelo Sporting ao Bahia, no início deste mês de fevereiro, e terá custado aos cofres leoninos algo como seis milhões de euros imediatos e mais dois milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos.
O avançado, avaliado em 5 milhões de euros, também já passou por Fluminense e Grêmio, sendo esta a sua primeira experiência fora do Brasil. Tem agora um contrato válido até junho de 2029 e junta-se a uma lista de grandes nomes canarinhos que já vestiram a listada verde e branca.