KANE E MBAPPÉ BEM PODEM TENTAR: PAULINHO FOI FUNDAMENTAL NO TÍTULO DO SPORTING E NÚMERO UM DA EUROPA
Ponta de lança dos leões está na melhor época da carreira e estatísticas deixam-no à frente de grandes nomes do futebol mundial
Redação Leonino
Texto
8 de Maio 2024, 14:27
Harry Kane, Kylian Mbappé, Paulinho, Sporting

Mesmo numa temporada em que perdeu muito do protagonismo para Viktor Gyökeres, Paulinho foi uma das figuras da época do Sporting com uma grande ligação à conquista do título de campeão. Além de nunca ter feito tantos golos numa só época (19), um estudo do CIES (Observatório do Futebol) demonstra que é um dos jogadores que menos desperdiça oportunidades de golo nas oito principais ligas do futebol europeu. O avançado dos verdes e brancos conta, até ao momento, com uma expectativa de golo de +0,38.

Em jogos da Liga Portugal Betclic, o ponto de lança do Sporting conta com 13 golos e, ainda, cinco assistências, em 29 jogos e 1.214 minutos no relvado, o que se traduz num golo a cada 94 minutos. Desta forma, Paulinho é considerado o segundo melhor marcador da equipa, apenas atrás de Gyökeres.

Ainda que tenha sido titular em apenas 11 encontros, segundo o referido estudo, o jogador de 31 anos, supera nomes como Harry Kane, que é o quarto classificado na lista com 0,32 golos esperados, ou de Gyökeres e Mbappé, que partilham o oitavo lugar com 0,28. É importante realçar que para este estudo foram apenas considerados avançados que disputaram no mínimo 900 minutos nos respetivos campeonatos nacionais.

Ricky Van Wolfswinkel, antigo jogador dos verdes e brancos nas temporadas 2011/12 e 2012/13, que agora representa o Twente – emblema da Eredivisie, dos Países Baixos – também garantiu lugar na lista com um registo de 0,27 golos esperados.

Associado contratualmente com o Sporting até junho de 2026 e, ainda, com uma cláusula de rescisão a rondar os 60 milhões de euros, Paulinho continua com o futuro em aberto. O ‘camisola 20’ dos leões tem sido associado a clubes da Arábia Saudita, mas é pouco provável que saia, como noticiou, em Exclusivo, o Leonino (saiba mais AQUI).

  Comentários