
Futebol
Dupla do ataque leonino dá últimas dores de cabeça a Rui Borges antes do Boavista - Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres tem sido uma das grandes figuras do futebol europeu esta temporada, acumulando 40 golos e 10 assistências em 41 jogos pelo Sporting. Com este registo impressionante, ocupa o quarto lugar na corrida pela Bota de Ouro, apenas atrás de nomes como Mateo Retegui, Robert Lewandowski e Mohamed Salah. No entanto, um estudo recente mostra que, apesar da sua eficácia, há outros jogadores que apresentam um rendimento ofensivo mais completo.
Segundo o Observatório do Futebol (CIES), que analisou diversos avançados com base em três critérios – drible, criação de oportunidades e finalização –, Gyokeres surge na 31.ª posição do ranking mundial. Ainda assim, continua a ser o jogador da Liga Portuguesa com melhor classificação, provando a sua influência no campeonato nacional.
O estudo, que avaliou apenas atletas com um mínimo de 1.080 minutos disputados nos respetivos campeonatos, destaca Rafael Leão como o português mais bem posicionado, aparecendo no 14.º lugar. O avançado do Milan continua a demonstrar a sua capacidade de desequilíbrio, sobretudo na vertente do drible e da criação de oportunidades.
No topo da lista surge Michael Olise, do Bayern de Munique. O francês, que trocou o Crystal Palace pelo gigante alemão a troco de 53 milhões de euros, recebeu a pontuação mais elevada (88,5), destacando-se na capacidade de criar jogo ofensivo. O jovem talento Lamine Yamal, do Barcelona, e Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen, completam o pódio.
Apesar deste ranking, Gyokeres mantém-se como um dos avançados mais letais da Europa. O 'camisola 9' tem demonstrado o seu poder de decisão nas partidas ao serviço dos leões, estando a fazer novamente uma época arrebatadora. É o melhor marcador da liga, de forma isolada, com 28 golos em 25 partidas. Em segundo está Samu, do Porto com 14 golos. O avançado sueco deverá deixar Alvalade no final da temporada, após as suas grandes exibições terem despertado o interesse dos gigantes europeus.
Equipa verde e branca tem todos os motivos para se lembrar de forma positiva dos embates frente ao conjunto axadrezado, que encontra este domingo
|
O Sporting entra em campo esta domingo, dia 27 de abril, para defrontar a equipa do Boavista, em encontro a contar para a 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões têm motivos para sorrir se puxarem pela memória: é que foi exatamente contra o conjunto axadrezado que os verdes e brancos quebraram um jejum de 19 anos.
Foi depois de um Sporting - Boavista, dessa feita em Alvalade, na casa dos leões, que a Nação Sportinguista pode, finalmente, festejar o título nacional que lhe fugia há 19 anos. Na altura, o jogo foi na 32ª. jornada do campeonato, mais uma em relação à ronda em que se disputa o duelo em 24/25.
Foi a 11 de maio de 2021 que os leões venceram o Boavista em casa e se sagraram, de novo, campeões nacionais. O golo da vitória foi marcado por Paulinho, avançado português ex Sporting que agora representa os mexicanos do Toluca. O jogo terminou com 1-0, suficiente para milhares de adeptos leoninos tomarem as ruas de Lisboa e de todo o país com festejos durante a noite.
Uma equipa que era comandada por Ruben Amorim, que fazia, na altura, a primeira época completa como treinador do Sporting. Foi nessa época que surgiram, na equipa principal, muitos dos jogadores que marcariam as duas conquistas verdes e brancas nos últimos anos.
Outra curiosidade, ligada ao falecimento do Papa Francisco, é que o Boavista também foi a primeira equipa com que os leões jogaram depois do falecimento do Santo Padre João Paulo II. Na altura, a 2 de abril de 2005, o Sporting venceu o Boavista por 4-0 em Alvalade. José Peseiro era o treinador, Liedson (2), Beto e Carlos Martins marcaram os golos. Os adeptos leoninos, de resto, já demonstraram que a Onda Verde está a todo o gás.
Pedro Gonçalves, jogador dos leões, esteve quase seis meses de fora da competição, mas parece estar a reagir bem ao regresso, cada vez com mais minutos
|
O Sporting entra em campo este domingo, dia 27 de abril, para defrontar a equipa do Boavista, em partida a contar para a 31ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O jornal A Bola avança, na sua edição do dia de jogo, que Pote deve regressar à titularidade, num 11 dos leões que deverá ser "de gala" no Estádio do Bessa.
O jornal português lança Rui Silva na baliza dos leões, com um trio à sua frente composto por Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, e Eduardo Quaresma, que volta a ganhar o lugar a Jeremiah St. Juste, em relação à última partida. Nas alas, também haverá mudanças, como já tinha sido avançado pelo Leonino: Maxi Araújo e Geovany Quenda deverão ocupar as laterais verdes e brancas.
No miolo do terreno, devem continuar Morten Hjulmand e Zeno Debast. O médio nipónico Hidemasa Morita já regressou às convocatórias, mas não deve ser lançado a titular, uma vez que precisa de recuperar ritmo competitivo antes de ser opção para Rui Borges.
Na frente de ataque, será Pedro Gonçalves a acompanhar a dupla Viktor Gyokeres e Francisco Trincão. O jornal português aponta, mesmo, Pote à titularidade contra o Boavista - nunca para jogar o encontro inteiro, mas também numa perspetiva de continuar a somar minutos no regresso à competição.
Onde o Sporting ganha... é no banco. O regresso de muitos jogadores nas últimas semanas significa que os leões, que esta época já tiveram, praticamente, apenas jogadores das camadas de formação como suplentes, vão melhorando a força que têm fora das quatro linhas: Fresneda, Catamo, Harder, Morita, Matheus Reis ou St. Juste são algumas das armas que podem ser lançadas por Rui Borges no decorrer da partida.
Nação Sportinguista recebeu a triste notícia a 26 de abril, no passado sábado. O antigo jogador tinha 83 anos à altura do falecimento
|
A família Sportinguista recebeu, no passado sábado, dia 26 de abril, uma triste notícia, com o falecimento de José Carlos, antiga glória do Clube de Alvalade, eternizado na história verde e branca como vencedor da Taça das Taças. Pelo Sporting, venceu três campeonatos nacionais e quatro Taças de Portugal.
O Sporting já reagiu ao falecimento do antigo jogador, com uma nota de pesar, através dos seus canais oficiais: "O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de José Carlos, que faleceu este sábado aos 83 anos. José Carlos, defesa de grande valia, fez parte da equipa principal de futebol do Sporting CP entre 1962 e 1974, tendo conquistado uma Taça das Taças, três Campeonatos Nacionais e quatro Taças de Portugal", começaram por apontar.
"Foi um histórico capitão Leonino e representou a Seleção Nacional em 36 ocasiões, tendo feito parte da memorável equipa conhecida como “Os Magriços”, que fez uma campanha sem igual no Campeonato do Mundo de 1966", destacaram, de seguida, os leões.
"Terminada a carreira de futebolista em 1975, foi treinador durante várias décadas, mas foi de Leão ao peito e dentro de campo que mais brilhou", acrescentaram ainda, destacando os feitos alcançados por José Carlos com a Listada verde e branca.
Para terminar, o Clube mostrou-se solidário com a família de José Carlos: "Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço, dedicação e devoção ao Clube".