Futebol
Sporting continua de olho em Yuri Alberto, mas tem concorrência da pesada
05 Dez 2025 | 09:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Out 2025 | 18:28 |
Cristiano Piccini terminou a carreira no passado mês de setembro. O antigo jogador do Sporting revelou ter passado por um período de profunda depressão, que teve início ainda no Betis e afetou a sua chegada a Alvalade, na temporada 2017/18.
"Achei que era a mesma coisa que o Spezia, Carrarese, Livorno... E não. Eu era uma criança. Uma bebida aqui, um cigarro ali... E tudo acabou por ir parar ao Twitter. Fui massacrado [pelos adeptos] porque não era visto como profissional - e eles tinham razão. Fisicamente eu era um prodígio, não precisava de comer nem treinar bem. Nem dormia e treinava duas vezes mais do que os outros. Mas depois chegou a hora de pagar o preço, tive problemas com os adeptos", disse à La Gazetta dello Sport.
Piccini recordou também a relação tempestuosa com os béticos: "Rompi o ligamento cruzado depois de 18 jogos a titular, quando era um dos melhores laterais da La Liga. Voltei 6 meses depois e a cada pequeno erro linchavam-me, Escreviam coisas horríveis sobre mim no Instagram e no Twitter. Eu lia e sentia-me mal. Voltei de lesão, fiz três golos e três assistências e eles continuavam a atacar-me. Contra o Leganés marquei o 2-1 e gritei: 'Calem a boca, seus filhos da p***'. Leram os meus lábios e acabou aí".
"Entrava no Twitter, escrevia 'Piccini' e tinha o dia estragado. Cinco deles podiam dizer coisas boas e três coisas más, mas eu concentrava-me nesses três. Durante muito tempo não consegui lidar com isso. Depois assinei pelo Sporting e, antes mesmo de chegar a Lisboa, já era um jogador de mer**. Os adeptos do Betis escreviam isso e os do Sporting liam", assumiu, ainda que tenha conseguido fazer o 'clique' de leão ao peito, às ordens de Jorge Jesus: "Aí disse chega. Ia jogar a Liga dos Campeões e não podia estar com esse veneno na cabeça, gerado por pessoas que não me conheciam. Desliguei tudo e fiz uma grande temporada. O Valencia comprou-me depois".
Em Valencia, Piccini voltou a lesionar-se e tudo descambou novamente: "Depressão, erros, dor, desespero. Foi muito difícil. Passei muitos meses sem ser eu mesmo. Super agressivo, irritado com o mundo, ninguém me suportava por causa do nervosismo e da negatividade que eu demonstrava. Andava triste e deprimido, não tenho vergonha de o dizer. Quando estava no Sporting, comecei a fazer ioga e encontrei um professor com quem conversar. Senti-me bem e isso fez-me sentir melhor. Comecei a partir daí. Quando entras neste ciclo de m****, não queres fazer nada, não queres falar com ninguém, não queres parecer fraco. Pensamos que somos super-heróis, mas não somos. Não queremos demonstrar fraqueza, mas é fundamental. Tens de ser honesto contigo próprio, tens de te libertar da m**** que tens dentro de ti", admitiu.
Para terminar, Piccini referiu que os futebolistas deviam ter mais apoio psicológic: "Esqueçam a questão de se ganhar muito dinheiro e o resto, casas bonitas, carros bonitos, relógios bonitos... Quando se deixa alguém sozinho com dor, ele fica mal. O clube, assim como faz com o fisioterapeuta quando há uma lesão, deveria ter alguém que possa ajudar a assimilar este processo e depois a superá-lo. 'Porque é que isto aconteceu comigo? O que é que eu fiz para merecer isto? Agora que estou ótimo, que tenho tudo, até mesmo recém-casado, tenho de estar assim, sozinho, e não sei como lidar com esta situação.' Não sei o que é certo e o que é errado. Os clubes deveriam ajudar os jogadores a não se sentirem tão sozinhos. Não somos um contrato que pesa quando nos lesionamos, somos um trunfo para o clube".
Veja alguns lances de Piccini:
Equipa verde e branca não conseguiu além da igualdade na partida com alguma polémica disputada esta sexta-feira, dia 5 de dezembro
05 Dez 2025 | 12:57 |
A equipa sub-23 do Sporting empatou com o Farense, por 2-2, no Estádio do Algarve, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, em partida a contar para a 15.ª jornada da série B da Liga Revelação. Ivanildo Mendes e Victor Guzmán deram a cambalhota no marcador para os leões, mas o árbitro 'ajudou' à igualdade dos algarvios.
Os verdes e brancos iniciaram a partida praticamente a perder. Logo aos 2 minutos, Rúben Ribeiro marcou para a equipa da casa e deixou a pressão do lado do Sporting. Com a comitiva leonina muito desinspirada na criação ofensiva durante praticamente toda a primeira parte, Ivanildo Mendes ainda conseguiu empatar para os leões antes do intervalo (45'+1).
Na segunda metade, Victor Guzmán apressou-se a dar a cambalhota ao marcador para o Sporting - com uma boa assistência de Chris Grombahi, o jogador que se estreou a titular teve de apenas de encostar (52'). Quando a vantagem parecia controlada, o árbitro do encontro assinala grande penalidade - bastante duvidosa - por alegada falta de Miguel Gouveia. Leonardo Oliveira converteu e reestabeleceu a igualdade (75').
Com este empate - o terceiro em 16 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto somam 21 pontos e estão no quarto lugar, a nove pontos do líder Torreense (30). O próximo encontro será exatamente contra a turma de Torres Vedras e está marcado para domingo, dia 14 de dezembro, às 15h00, no reduto adversário.
Equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia, Daniel Costa, Guilherme Silva, Lucas Taibo, Rayhan Momade, Zaïd Bafdili, Chris Grombahi, Rafael Camacho, Victor Guzmán, Ivanildo Mendes e Micael Sanhá.
Confira o lance que deu origem à suposta grande penalidade:
Treinador das águias não abriu o jogo sobre as suas escolhas para o dérbi eterno, mas estão previstas algumas mudanças para enfrentar os leões
05 Dez 2025 | 12:20 |
José Mourinho quer tentar surpreender Rui Borges no Benfica - Sporting, desta sexta-feira, no Estádio da Luz. O treinador dos encarnados terá desenvolvido algumas alterações táticas no jogo das águias, especificamente para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Ao que parece, a estratégica do Benfica passa pela utilização de Amar Dedic como lateral direito de raiz e pela subida de Fredrik Aursnes para o corredor, atuando como um extremo. Esta mudança no onze dos encarnados pode dar-se devido ao regresso de Richard Ríos às opções - depois de castigo cumprido frente ao Nacional.
Assim sendo, José Mourinho poderá abdicar de Aursnes na zona central do terreno, onde este tem operado para compensar ausências na equipa do Benfica. Agora, em dupla com Dedic, o norueguês irá tentar dar resposta às dinâmicas do flanco esquerdo do Sporting - onde pode vir a bater de frente com Pote.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 31 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 28, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 34 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
Analista abordou as opções de Rui Borges para o dérbi eterno, que se disputa esta sexta-feira, pelas 20h15, no Estádio da Luz
05 Dez 2025 | 11:26 |
Rui Borges terá de tomar algumas decisões para o onze inicial do Sporting frente ao Benfica. Rui Malheiro acaba por 'auxiliar' o técnico dos leões nesta tarefa e acredita que Pote deveria iniciar o encontro do banco de suplentes, uma vez que não está apto para fazer o jogo completo.
Rui Malheiro: "Pote? Quenda merecia mais"
"O Quenda merecia, mas, caso esteja apto para mais de 60 minutos, Pote será sempre titular", referiu o analista do jornal Record, prosseguindo: "Se o Pote só der para 60 minutos, creio que fazia mais sentido manter o Quenda como titular e apostar no Pote mais tarde, nem que seja no início da segunda parte se Rui Borges entender que há algo a melhorar".
Rui Malheiro: "Geny cai ser titular com Fresneda"
No entanto, Rui Malheiro ainda recorda que Pedro Gonçalves e Quenda podem jogar no mesmo onze, no entanto, lembra que Rui Borges tem apostado na dinâmica de Iván Fresneda com Geny Catamo: "Olhando aos clássicos anteriores, Geny vai ser titular com Fresneda. Outra hipótese é colocar Quenda nessa posição, mas aí seria Vagiannidis a jogar. Não creio que vá haver uma metamorfose tão profunda".
Rui Malheiro: "O Morita, no seu melhor, seria titular, mas..."
A outra escolha que o treinador do Sporting terá de fazer para o dérbi será entre João Simões e Hidemasa Morita. Neste caso, Rui Malheiro acredita que deveria ser o jogador da formação dos leões a ter o lugar: "O Morita, no seu melhor, seria titular, mas, nos jogos mais complicados, Rui Borges tem optado por João Simões, que tem correspondido. Falta-lhe só ter a perceção em termos de desmarcação, quando a equipa precisa de criar superioridades numéricas, que é o que Morita faz, ao abrir mais no corredor esquerdo. A tendência de João Simões é atuar mais pelo corredor central, saltando uma linha para surgir nas entrelinhas. Em alguns jogos também chegou a zonas de finalização. jogando na mesma posição, oferecem coisas diferentes".
"Ainda não dá para perceber muito bem onde pode chegar, mas tem capacidade para ser titular no Sporting como 8. Pode melhorar na tomada de decisão, ao nível do passe, mas tem uma capacidade de desdobramento ofensivo que lhe permite surgir em zonas de finalização. Também tem um papel deliberativo na pressão coletiva", vincou ainda, sobre João Simões.