Futebol
Rui Borges ressalta ponto negativo no Sporting e admite: "Vamos melhorar"
27 Out 2025 | 18:01
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Out 2025 | 18:28 |
Cristiano Piccini terminou a carreira no passado mês de setembro. O antigo jogador do Sporting revelou ter passado por um período de profunda depressão, que teve início ainda no Betis e afetou a sua chegada a Alvalade, na temporada 2017/18.
"Achei que era a mesma coisa que o Spezia, Carrarese, Livorno... E não. Eu era uma criança. Uma bebida aqui, um cigarro ali... E tudo acabou por ir parar ao Twitter. Fui massacrado [pelos adeptos] porque não era visto como profissional - e eles tinham razão. Fisicamente eu era um prodígio, não precisava de comer nem treinar bem. Nem dormia e treinava duas vezes mais do que os outros. Mas depois chegou a hora de pagar o preço, tive problemas com os adeptos", disse à La Gazetta dello Sport.
Piccini recordou também a relação tempestuosa com os béticos: "Rompi o ligamento cruzado depois de 18 jogos a titular, quando era um dos melhores laterais da La Liga. Voltei 6 meses depois e a cada pequeno erro linchavam-me, Escreviam coisas horríveis sobre mim no Instagram e no Twitter. Eu lia e sentia-me mal. Voltei de lesão, fiz três golos e três assistências e eles continuavam a atacar-me. Contra o Leganés marquei o 2-1 e gritei: 'Calem a boca, seus filhos da p***'. Leram os meus lábios e acabou aí".
"Entrava no Twitter, escrevia 'Piccini' e tinha o dia estragado. Cinco deles podiam dizer coisas boas e três coisas más, mas eu concentrava-me nesses três. Durante muito tempo não consegui lidar com isso. Depois assinei pelo Sporting e, antes mesmo de chegar a Lisboa, já era um jogador de mer**. Os adeptos do Betis escreviam isso e os do Sporting liam", assumiu, ainda que tenha conseguido fazer o 'clique' de leão ao peito, às ordens de Jorge Jesus: "Aí disse chega. Ia jogar a Liga dos Campeões e não podia estar com esse veneno na cabeça, gerado por pessoas que não me conheciam. Desliguei tudo e fiz uma grande temporada. O Valencia comprou-me depois".
Em Valencia, Piccini voltou a lesionar-se e tudo descambou novamente: "Depressão, erros, dor, desespero. Foi muito difícil. Passei muitos meses sem ser eu mesmo. Super agressivo, irritado com o mundo, ninguém me suportava por causa do nervosismo e da negatividade que eu demonstrava. Andava triste e deprimido, não tenho vergonha de o dizer. Quando estava no Sporting, comecei a fazer ioga e encontrei um professor com quem conversar. Senti-me bem e isso fez-me sentir melhor. Comecei a partir daí. Quando entras neste ciclo de m****, não queres fazer nada, não queres falar com ninguém, não queres parecer fraco. Pensamos que somos super-heróis, mas não somos. Não queremos demonstrar fraqueza, mas é fundamental. Tens de ser honesto contigo próprio, tens de te libertar da m**** que tens dentro de ti", admitiu.
Para terminar, Piccini referiu que os futebolistas deviam ter mais apoio psicológic: "Esqueçam a questão de se ganhar muito dinheiro e o resto, casas bonitas, carros bonitos, relógios bonitos... Quando se deixa alguém sozinho com dor, ele fica mal. O clube, assim como faz com o fisioterapeuta quando há uma lesão, deveria ter alguém que possa ajudar a assimilar este processo e depois a superá-lo. 'Porque é que isto aconteceu comigo? O que é que eu fiz para merecer isto? Agora que estou ótimo, que tenho tudo, até mesmo recém-casado, tenho de estar assim, sozinho, e não sei como lidar com esta situação.' Não sei o que é certo e o que é errado. Os clubes deveriam ajudar os jogadores a não se sentirem tão sozinhos. Não somos um contrato que pesa quando nos lesionamos, somos um trunfo para o clube".
Veja alguns lances de Piccini:
Futebolista dos verdes e brancos atingiu marca impressionante com a Listada verde e branca, numa altura em que é cobiçado pelos culés
27 Out 2025 | 20:45 |
Gonçalo Inácio fez o jogo 150 com a camisola do Sporting no Campeonato, na visita dos leões a Tondela. A partida terminou 3-0 a favor dos verdes e brancos, com o jogador formado em Alcochete a ser titular e totalista de Rui Borges, treinador do Clube de Alvalade
O central internacional português é muito apreciado no estrangeiro, sendo o Barcelona o clube que mostrou maior interesse recentemente. Deco, diretor desportivo dos blaugrana, terá inclusive falado com os representantes do 'camisola 25'.
Ciente da forte cobiça de tubarões europeus em Gonçalo Inácio, Frederico Varandas já tomou uma decisão. O Presidente do Sporting apresentou ao canhoto uma proposta de renovação contratual, na tentativa de segurar o defesa em Alvalade.
Uma vez que é um dos imprescindíveis do plantel, Inácio deverá prolongar a sua ligação ao Sporting, continuando um legado que começou em 2020/21. Nestes 150 jogos na Liga Portugal Betclic, o defesa já marcou 10 golos, fez 11 assistências e foi Campeão Nacional em três ocasiões, ao longo de cinco épocas.
Neste arranque de temporada 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma 1.170 minutos em 13 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Futebolista que perdeu espaço em Alvalade reencontrou-se com o avançado sueco, que foi vendido ao Arsenal no mercado de verão
27 Out 2025 | 20:22 |
Jeremiah St. Juste e Viktor Gyokeres jantaram juntos esta segunda-feira. O central, afastado do Sporting devido a incompatibilidade com Rui Borges, e o avançado do Arsenal mostraram-se muito cúmplices, depois de duas temporadas em Alvalade.
Através do seu Instagram pessoal, Jeremiah St Juste publicou uma fotografia, na companhia do internacional sueco. Os adeptos leoninos não perderam tempo a partilhar a imagem dos dois campeões pelo Sporting, que está viral em várias redes sociais.
Relembrar que St. Juste entrou no último ano de contrato este verão, pelo que o Sporting fez todos os esforços para vender o central. Os interessados apareceram, com Osasuna e Union Berlin à cabeça, mas o jogador acabou por não aceitar os termos propostos, e preferiu permanecer em Alvalade.
A par desta situação, e com vontade de somar minutos - até devido à frágil condição física que tem apresentado - St. Juste parece, agora, disposto a dar o braço a torcer, e a deixar o Sporting já no inverno, o que lhe permitiria voltar aos relvados, e também deixaria o Clube de Alvalade livre dos seus encargos financeiros, sendo que o defesa aufere cerca de 3,2 milhões de euros por temporada.
Esta temporada, ao serviço do Arsenal, Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - já disputou o total de 13 partidas, somando 1.015 minutos em campo. Até agora, o sueco marcou cinco golos, mas ainda não fez qualquer assistência para os seus companheiros.
Confira:
Futebolista está emprestado pelos leões ao galo, num acordo com cláusula de compra obrigatória caso dispute 33,3% dos minutos de jogo totais
27 Out 2025 | 20:02 |
Biel está emprestado pelo Sporting ao Atlético Mineiro. No entanto, a passagem do extremo pelo galo tem sido algo infeliz e os adeptos estão bastante irritados com as exibições do avançado, contando os minutos de jogo na esperança de o clube não contratar o futebolista.
Os adeptos do Atlético Mineiro criaram um contador intitulado Bielzómetro, que contabiliza o tempo de utilzação do extremo. Um dos objetivos colocados no contrato de cedência foi o número de partidas de Biel e, caso tudo seja cumprido, o Sporting encaixa 7 milhões de euros.
O portal O Tempo garante que Biel terá de jogar 33,3% dos minutos disputados pelo Atlético Mineiro até ao final do empréstimo - 30 de junho de 2026 - para que a cláusula seja ativada. Para já, o jogador do Sporting foi utilizado em 26,71% de todo o tempo possível.
Sem convencer em Alvalade, Biel também não tem conseguido afirmar-se no Brasil. Além do mais, o galo passa uma grave crise económica e pagar 7 milhões de euros pelo avançado dos verdes e brancos está fora de questão para a massa associativa.
Na sua passagem pelo Sporting, Biel - avaliado em 5 milhões de euros - realizou sete encontros: três na Liga Portugal Betclic, duas na Liga dos Campeões e duas na Taça de Portugal. Nos 111 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo não conseguiu marcar nem assistir os colegas em nenhuma ocasião.
Veja alguns lances de Biel: