Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Lateral com 40 jogos pelo Sporting admite depressão: "Antes de chegar a Lisboa era uma mer**"

Futebolista ajudou verdes e brancos a conquistar títulos, mas explicou que situação com adeptos antes de assinar pelos leões era complicada

Cristiano Piccini, antigo jogador do Sporting, revela depressão profunda que o afetou ainda antes de chegar a Alvalade
Cristiano Piccini, antigo jogador do Sporting, revela depressão profunda que o afetou ainda antes de chegar a Alvalade

27 Out 2025 | 18:28 |

Icon Comentário0

Cristiano Piccini terminou a carreira no passado mês de setembro. O antigo jogador do Sporting revelou ter passado por um período de profunda depressão, que teve início ainda no Betis e afetou a sua chegada a Alvalade, na temporada 2017/18.


"Achei que era a mesma coisa que o Spezia, Carrarese, Livorno... E não. Eu era uma criança. Uma bebida aqui, um cigarro ali... E tudo acabou por ir parar ao Twitter. Fui massacrado [pelos adeptos] porque não era visto como profissional - e eles tinham razão. Fisicamente eu era um prodígio, não precisava de comer nem treinar bem. Nem dormia e treinava duas vezes mais do que os outros. Mas depois chegou a hora de pagar o preço, tive problemas com os adeptos", disse à La Gazetta dello Sport.


Piccini recordou também a relação tempestuosa com os béticos: "Rompi o ligamento cruzado depois de 18 jogos a titular, quando era um dos melhores laterais da La Liga. Voltei 6 meses depois e a cada pequeno erro linchavam-me, Escreviam coisas horríveis sobre mim no Instagram e no Twitter. Eu lia e sentia-me mal. Voltei de lesão, fiz três golos e três assistências e eles continuavam a atacar-me. Contra o Leganés marquei o 2-1 e gritei: 'Calem a boca, seus filhos da p***'. Leram os meus lábios e acabou aí".


"Entrava no Twitter, escrevia 'Piccini' e tinha o dia estragado. Cinco deles podiam dizer coisas boas e três coisas más, mas eu concentrava-me nesses três. Durante muito tempo não consegui lidar com isso. Depois assinei pelo Sporting e, antes mesmo de chegar a Lisboa, já era um jogador de mer**. Os adeptos do Betis escreviam isso e os do Sporting liam", assumiu, ainda que tenha conseguido fazer o 'clique' de leão ao peito, às ordens de Jorge Jesus: "Aí disse chega. Ia jogar a Liga dos Campeões e não podia estar com esse veneno na cabeça, gerado por pessoas que não me conheciam. Desliguei tudo e fiz uma grande temporada. O Valencia comprou-me depois".

Em Valencia, Piccini voltou a lesionar-se e tudo descambou novamente: "Depressão, erros, dor, desespero. Foi muito difícil. Passei muitos meses sem ser eu mesmo. Super agressivo, irritado com o mundo, ninguém me suportava por causa do nervosismo e da negatividade que eu demonstrava. Andava triste e deprimido, não tenho vergonha de o dizer. Quando estava no Sporting, comecei a fazer ioga e encontrei um professor com quem conversar. Senti-me bem e isso fez-me sentir melhor. Comecei a partir daí. Quando entras neste ciclo de m****, não queres fazer nada, não queres falar com ninguém, não queres parecer fraco. Pensamos que somos super-heróis, mas não somos. Não queremos demonstrar fraqueza, mas é fundamental. Tens de ser honesto contigo próprio, tens de te libertar da m**** que tens dentro de ti", admitiu.


Para terminar, Piccini referiu que os futebolistas deviam ter mais apoio psicológic: "Esqueçam a questão de se ganhar muito dinheiro e o resto, casas bonitas, carros bonitos, relógios bonitos... Quando se deixa alguém sozinho com dor, ele fica mal. O clube, assim como faz com o fisioterapeuta quando há uma lesão, deveria ter alguém que possa ajudar a assimilar este processo e depois a superá-lo. 'Porque é que isto aconteceu comigo? O que é que eu fiz para merecer isto? Agora que estou ótimo, que tenho tudo, até mesmo recém-casado, tenho de estar assim, sozinho, e não sei como lidar com esta situação.' Não sei o que é certo e o que é errado. Os clubes deveriam ajudar os jogadores a não se sentirem tão sozinhos. Não somos um contrato que pesa quando nos lesionamos, somos um trunfo para o clube".

Veja alguns lances de Piccini:


Futebol

Exclusivo Leonino - Eventual venda de Iván Fresneda dita revolução no Sporting

Jovem lateral espanhol soma alguns interessados no mercado de transferências, mas lesão pode mexer em várias das possibilidades

Exclusivo Leonino - Caso Iván Fresneda seja vendido neste verão, o Sporting vai ao mercado por um titular, havendo apenas uma vaga entre Travassos e Vagiannidis
Exclusivo Leonino - Caso Iván Fresneda seja vendido neste verão, o Sporting vai ao mercado por um titular, havendo apenas uma vaga entre Travassos e Vagiannidis

23 Abr 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Caso Iván Fresneda seja vendido neste verão, o Sporting vai ao mercado por um titular, sabe o Leonino. A estrutura verde e branca terá definido que apenas um jogador terá lugar no plantel orientado por Rui Borges na próxima época: Georgios Vagiannidis ou Diogo Travassos.


Atualmente, o defesa encontra-se cedido ao Moreirense durante esta temporada desportiva. No entanto, tudo indica que integrará as escolhas de Rui Borges na época seguinte. Assim sendo, um dos atuais laterais direitos acabará dispensado devido à óbvia falta de espaço nas opções técnicas disponíveis.


Iván Fresneda possui, por esta altura, algum mercado internacional, fator que poderá ser facilitador numa eventual transferência definitiva do Sporting. O jovem tem sido acompanhado atentamente por alguns emblemas espanhóis, italianos e até ingleses. No entanto, a recente lesão que afastará o 'camisola 22' do resto da temporada desportiva pode colocar uma possível transferência em causa.


No que toca a Georgios Vagiannidis, o internacional grego aterrou em Alvalade durante o último defeso de verão. Contudo, ainda não assumiu estatuto indiscutível sob comando de Rui Borges. Sendo normalmente preterido pelo ex-Valladolid e até por Eduardo Quaresma, continua sem convencer totalmente, tornando a sua posição muito frágil na atual hierarquia do plantel.

Vale lembrar que o Sporting renovou o contrato de Diogo Travassos contrato até 2030, fixando uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, sinal claro da confiança da estrutura no potencial de um jogador que continua a crescer e a justificar a aposta.



Futebol

Sporting segura-se à vantagem, empata com o Porto e está na final da Taça de Portugal

Clássico entre leões e dragões não passou do nulo no marcador e golo marcado na primeira mão da eliminatória garante presença leonina no Jamor

O Sporting empatou com o Porto, numa partida sem golos e garantiu presença na final da Taça de Portugal; agora espera resultado entre Fafe e Torreense
O Sporting empatou com o Porto, numa partida sem golos e garantiu presença na final da Taça de Portugal; agora espera resultado entre Fafe e Torreense

22 Abr 2026 | 22:51 |

Icon Comentário0

Na final da Prova Rainha! O Sporting empatou com o Porto, numa partida sem golos, esta quarta-feira, dia 22 de abril, em jogo a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os leões aproveitaram-se da vantagem por um tento que levavam do primeiro jogo e têm presença garantida no Jamor.


A jogar no Estádio do Dragão, foi o Porto quem teve as melhores oportunidades, grande parte delas já para lá da meia hora do encontro, ainda que os verdes e brancos fossem tendo mais posse de bola. Ao cabo de 45 minutos bem quentinhos, era o Sporting quem seguia em vantagem na eliminatória.


No regresso dos balneários, os verdes e brancos continuaram a tentar defender o resultado. Os dragões continuavam a tentar atacar, mas nunca conseguiram furar as redes da baliza de Rui Silva. Aos 86', Alan Varela acabou expulso do lado do Porto por forte entrada em Luis Suárez. No último lance, o guardião leonino salva o resultado e o Sporting segue em frente na prova.


Com este empate – o oitavo em 50 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges carimbam o passaporte para a final da Taça de Portugal. Agora, o Sporting aguarda o desfecho da eliminatória entre Torreense e Fafe, que apenas jogam quinta-feira, 23 de abril.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de abril, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á na Vila das Aves, às 20h30.



Futebol

AFS prepara receção ao Sporting, mas com muitas dores de cabeça

Leões defrontam despromovidas aves este domingo, dia 26 de abril, em jogo da 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em reduto adversário

Em preparação para o embate frente ao Sporting, que se realizará no próximo domingo, o AFS vê as dores de cabeça a aumentarem
Em preparação para o embate frente ao Sporting, que se realizará no próximo domingo, o AFS vê as dores de cabeça a aumentarem

22 Abr 2026 | 18:45 |

Icon Comentário0

O AFS SAD prepara a receção ao Sporting com várias dificuldades no plantel, numa altura em que a temporada entra na reta final. Já despromovida à segunda divisão, a equipa orientada por João Henriques enfrenta agora problemas adicionais para o encontro diante dos leões.


Para o jogo frente ao conjunto verde e branco, o treinador não poderá contar com Tomané, avançado que vinha em bom momento, após marcar nas últimas duas jornadas. O atleta cumpre castigo, sendo uma ausência de peso no setor ofensivo da formação avense.


Além disso, o departamento médico também apresenta limitações. Andre Green ficou de fora da última partida e continua em dúvida, enquanto Kiki Afonso saiu com queixas físicas no embate com o Rio Ave, estando igualmente em risco para o duelo com o Sporting.


A dores de cabeça para o conjunto avense aumentam, pois a lista de indisponíveis não fica por aqui. Antoine Baroan permanece afastado há vários meses, reduzindo ainda mais as opções disponíveis para João Henriques numa fase exigente do calendário.

O Sporting tem encontro marcado com o AFS SAD no dia 26 de abril, domingo, em jogo da 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, às 20h30, no Estádio do Clube Desportivo das Aves. Contudo, recorde-se que antes dessa mesma partida, o emblema verde e branco entrará hoje em campo, dia 22 de abril, para disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao Porto. O embate tem hora marcada para as 20h45, no Estádio do Dragão.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rafael Leão em sarilhos; Ex Sporting ligado a escândalo de prostituição em Itália
Futebol

Rafael Leão em sarilhos; Ex Sporting ligado a escândalo de prostituição em Itália

22 Abr 2026 | 17:57

Icon Comentário0
Atenção! Dérbi entre Sporting e Benfica tem grande alteração
Futebol

Atenção! Dérbi entre Sporting e Benfica tem grande alteração

22 Abr 2026 | 14:02

Icon Comentário0
Leões com grandes novidades sobre o AFS - Sporting
Futebol

Leões com grandes novidades sobre o AFS - Sporting

22 Abr 2026 | 12:25

Icon Comentário0