
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após a derrota da passada quarta-feira, 15 de julho, diante do FC Porto, e com duas jornadas por disputar, o Sporting CP ficou a 20 pontos do primeiro lugar. Para encontrarmos um leão tão distante do topo da tabela classificativa, temos de recuar até 2012/13. Nota para o facto de, com o arranque da jornada 33, os dragões terem vencido o Moreirense FC e aumentado para 23 pontos a vantagem pontual para os leões.
Em 2012/13, com a Liga Portuguesa a ser disputada por apenas 16 equipas, e também com dois jogos para o fim do Campeonato Nacional, ou seja, à 28.ª jornada, o Sporting CP havia somado apenas 36 pontos, estando a uns distantes 38 pontos do SL Benfica, com 74 pontos.
Dois anos antes, em 2010/11, também com dois jogos para o fim da então denominada Liga Sagres, o Sporting CP estava no terceiro lugar, com 45 pontos, a 35 do FC Porto, com 80 pontos.
Em sentido contrário, ou seja, quando a distância pontual foi menor para o primeiro classificado, surge a época de 2015/16, com apenas dois pontos para o líder SL Benfica, e também de 2017/18, com cinco pontos a separarem os leões do primeiro classificado, que era o FC Porto. Se olharmos apenas para a média de pontos realizados com duas jornadas para o final da prova, e tendo em conta que, nas temporadas de 2010/11, 2011/12, 2012/13 e 2013/14, o Campeonato Nacional foi disputado por apenas 16 equipas, a época com menor média de pontos volta a ser de 2012/13. No extremo oposto, em 2015/16, os leões conseguiram uma impressionante média de 2,5 pontos por jogo, sendo mesmo a melhor dos últimos dez anos. Logo de seguida, surge a temporada de 2017/18, em que a turma de Alvalade conseguiu uma média de 2,41 pontos por jogo.
https://twitter.com/leoninopt/status/1285603221122187264
Confira os dados completos:
Época 2019/2020 (Com 18 equipas)
Época 2018/19 (Com 18 equipas)
Época 2017/18 (Com 18 equipas)
Época 2016/17 (Com 18 equipas)
Época 2015/16 (Com 18 equipas)
Época 2014/15 (Com 18 equipas)
Época 2013/14 (Com apenas 16 equipas)
Época 2012/13 (Com apenas 16 equipas)
Época 2011/12 (Com apenas 16 equipas)
Época 2010/11 (Com apenas 16 equipas)
Figura importante do universo leonino prestou declarações na imprensa nacional em que abordou o futuro do Clube de Alvalade na posição do ponta de lança
|
Dias Ferreira, antigo candidato à Presidência do Sporting, e ex dirigente em Alvalade, concedeu, recentemente, uma entrevista ao Desporto ao Minuto, onde abordou a próxima época dos leões, com especial atenção para a posição de ponta de lança - onde os verdes e brancos devem ver Viktor Gyokeres partir.
Dias Ferreira: "O melhor era mesmo o Gyokeres ficar"
Começou por abordar uma possível venda do sueco: "Acho que qualquer solução é boa. Ou vender o Gyokeres por um bom preço, que será sempre aquele acordado com o jogador para que este saia por menos que a cláusula de rescisão, ou ficar com o avançado. Qualquer uma das soluções é aceitável para mim (...) O Sporting tem todo o interesse em ficar com ele, uma vez que, desportivamente, o melhor era mesmo o Gyokeres ficar, principalmente para o clube".
De seguida, abordou a possibilidade de substituir o sueco com o ponta de lança dinamarquês do Clube: "Em qualquer circunstância, acho que o Sporting ficar com dois jogadores nessa posição não era demais, portanto, penso que o Sporting há de ir ao mercado para ficar com uma alternativa ao Harder, tal como o Harder era uma alternativa ao Gyokeres, embora a maior parte das vezes tenha jogado em parceria com ele".
Dias Ferreira: "Harder nunca será um Gyokeres"
"Penso que o Harder é um jogador que é muito novo, terá a sua evolução e que nunca será um Gyokeres, porque não há dois jogadores iguais, mas que é um jogador com largo futuro e que, para o imediato pode substituir o Gyokeres. Não a 100%, mas acho que ele também vai atingir um nível elevado", atirou de seguida.
Para terminar, falou da importância do capitão do Sporting: "Se me fosse dada a escolher a permanência de Hjulmand ou de Gyokeres, só podendo ficar com um dos dois, eu apontava para que o Sporting ficasse com o Hjulmand, sem dúvida nenhuma. Claro que o Gyokeres é o jogador que marca golos, mas o Hjulmand é um jogador mais novo, noutra posição e com um papel que eu acho muito importante e, portanto, se me fosse dado a escolher era essa a minha decisão".
Presidente verde e branco decidiu protestar a coima recente que foi aplicada pela Federação Portuguesa de Futebol ao Clube de Alvalade
|
Já depois do fim da temporada que coroou o Sporting como bicampeão nacional, os leões ainda batalham algumas lutas referentes à última época. A mais recente foi uma multa aplicada pelo Federação Portuguesa de Futebol, referente ao jogo dos leões contra o Estrela da Amadora.
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, organismo presidido por Pedro Proença, tinha aplicado uma multa superior ao 19 mil euros ao Sporting, devido ao comportamento dos adeptos na deslocação ao estádio do Estrela da Amadora, no dia 29 de março.
O jornal Record avança, esta quinta feira, dia 5 de junho, que entrou, recentemente, no Tribunal Arbitral do Desporto, um recurso da Sporting SAD, em relação a essa mesma coima que tinha sido aplicada na deslocação que viu os leões vencer com resultado final de 3-0.
Na altura, foram vários os motivos listados para a multa que quase atingiu o valor de 20 mil euros. No centro da acusação, estaria o arremesso de tochas para o relvado, por parte dos adeptos do Sporting, e ainda a agressão a um polícia, por parte de um apoiante verde e branco.
Ao contrário do que seria de esperar, o Sporting, na figura do seu Presidente Frederico Varandas, não decidiu assumir as responsabilidades dos atos que ocorreram nesse dia 29 de março, e vão contestar a multa junto do Tribunal Arbitral do Desporto. Estas coimas têm sido uma constante toda a temporada.
Responsáveis leoninos estão determinados em avançar o mais rapidamente possível com as alterações ao reduto da equipa verde e branca
|
Continuam a toda a velocidade as obras no estádio de Alvalade. Adeptos do Sporting revelaram, recentemente, algumas imagens do interior do reduto verde e branco, onde é possível verificar que o fosso já começou a ser alterado.
Nas imagens partilhadas nas redes sociais, é possível ver já demolida uma parte da parede que delimita o fosso do estádio de Alvalade. Relembrar que um dos grande objetivos destas obras é, exatamente, o desaparecimento desta estrutura.
Ao contrário do que se verificava há poucas semanas, o retângulo onde costumava estar o relvado do estádio de Alvalade, está, neste momento, um autêntico estaleiro, repleto de máquinas e retroescavadoras, camiões e gruas de grandes dimensões que lá operam.
Não há, então, vestígios do relvado do estádio do Sporting. O tapete de Alvalade estará, no entanto, pronto para a primeira jornada da Liga Portugal Betclic, que se realiza a 9 ou 10 de agosto. Nessa altura as obras ainda não estarão concluídas, mas os leões vão poder utilizar Alvalade para as suas partidas caseiras.
Relembrar que as obras do estádio do Sporting têm em vista um melhoramento do reduto leonino. Já foram feitas várias alterações, e a fase atual prevê o retirar do fosso, para permitir a criação de duas novas filas de lugares à volta do reduto, o que vai ver a lotação aumentar em cerca de dois mil lugares.
Reveja esta publicação partilhada há alguns dias nas redes sociais: