Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÃO TÃO LONGE DO PRIMEIRO LUGAR SÓ EM 2012/13

Na presente temporada, a duas jornadas do fim, o Sporting CP estava a 20 pontos do FC Porto. Pior só em 2012/13. Nessa época, a turma de Alvalade estava a 38 pontos do SL Benfica

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Jul 2020 | 17:40 |

Icon Comentário0

Após a derrota da passada quarta-feira, 15 de julho, diante do FC Porto, e com duas jornadas por disputar, o Sporting CP ficou a 20 pontos do primeiro lugar. Para encontrarmos um leão tão distante do topo da tabela classificativa, temos de recuar até 2012/13. Nota para o facto de, com o arranque da jornada 33, os dragões terem vencido o Moreirense FC e aumentado para 23 pontos a vantagem pontual para os leões.


Em 2012/13, com a Liga Portuguesa a ser disputada por apenas 16 equipas, e também com dois jogos para o fim do Campeonato Nacional, ou seja, à 28.ª jornada, o Sporting CP havia somado apenas 36 pontos, estando a uns distantes 38 pontos do SL Benfica, com 74 pontos.


Dois anos antes, em 2010/11, também com dois jogos para o fim da então denominada Liga Sagres, o Sporting CP estava no terceiro lugar, com 45 pontos, a 35 do FC Porto, com 80 pontos.


Em sentido contrário, ou seja, quando a distância pontual foi menor para o primeiro classificado, surge a época de 2015/16, com apenas dois pontos para o líder SL Benfica, e também de 2017/18, com cinco pontos a separarem os leões do primeiro classificado, que era o FC Porto. Se olharmos apenas para a média de pontos realizados com duas jornadas para o final da prova, e tendo em conta que, nas temporadas de 2010/11, 2011/12, 2012/13 e 2013/14, o Campeonato Nacional foi disputado por apenas 16 equipas, a época com menor média de pontos volta a ser de 2012/13. No extremo oposto, em 2015/16, os leões conseguiram uma impressionante média de 2,5 pontos por jogo, sendo mesmo a melhor dos últimos dez anos. Logo de seguida, surge a temporada de 2017/18, em que a turma de Alvalade conseguiu uma média de 2,41 pontos por jogo.

https://twitter.com/leoninopt/status/1285603221122187264


Confira os dados completos:

Época 2019/2020 (Com 18 equipas)

  • À 32.ª jornada – Sporting CP ocupa o 3.º lugar, com 59 pontos, a 20 do FC Porto. Média de 1,84 pontos por jogo.

Época 2018/19 (Com 18 equipas)

  • À 32.ª jornada – Sporting CP ocupava o 3.º lugar, com 73 pontos, a 8 pontos do SL Benfica, com 81 pontos. Média de 2,28 pontos por jogo.

Época 2017/18 (Com 18 equipas)

  • À 32.ª jornada – Sporting CP ocupava o 2.º lugar, com 77 pontos, a 5 pontos do FC Porto, com 82 pontos. Média de 2,41 pontos por jogo.

Época 2016/17 (Com 18 equipas)

  • À 32.ª jornada – Sporting CP ocupava o 3.º lugar, com 67 pontos, a 11 pontos do SL Benfica, com 78 pontos. Média de 2,09 pontos por jogo.

Época 2015/16 (Com 18 equipas)

  • À 32.ª jornada – Sporting CP ocupava o 2.º lugar, com 80 pontos, a 2 pontos do SL Benfica, com 82 pontos. Média de 2,5 pontos por jogo.

Época 2014/15 (Com 18 equipas)

  • À 32.ª jornada – Sporting CP ocupava o 3.º lugar, com 70 pontos, a 11 pontos do SL Benfica, com 81 pontos. Média de 2,19 pontos por jogo.

Época 2013/14 (Com apenas 16 equipas)

  • À 28.ª jornada – Sporting CP ocupava o 2.º lugar, com 66 pontos, a 7 pontos do SL Benfica, com 73 pontos. Média de 2,36 pontos por jogo.

Época 2012/13 (Com apenas 16 equipas)

  • À 28.ª jornada – Sporting CP ocupava o 8.º lugar, com 36 pontos, a 38 pontos do SL Benfica, com 74 pontos. Média de 1,29 pontos por jogo.

Época 2011/12 (Com apenas 16 equipas)

  • À 28.ª jornada – Sporting CP ocupava o quarto lugar, com 56 pontos, a 13 pontos do FC Porto, com 69 pontos. Média de 2 pontos por jogo.

Época 2010/11 (Com apenas 16 equipas)

  • À 28.ª jornada – Sporting CP ocupava o 3.º lugar, com 45 pontos, a 35 pontos do FC Porto, com 80 pontos. Média de 1,61 pontos por jogo.


Futebol

Morita deixa mensagem enigmática e adeptos do Sporting já tiram conclusões

Médio japonês voltou a recorrer às redes sociais e a publicação do nipónico rapidamente gerou reações entre os adeptos leoninos

Hidemasa Morita está de saída do Sporting e publicou nas suas redes sociais uma imagem de uma fénix, figura mitológica
Hidemasa Morita está de saída do Sporting e publicou nas suas redes sociais uma imagem de uma fénix, figura mitológica

30 Jun 2026 | 17:04 |

Icon Comentário0

O futuro de Hidemasa Morita continua envolto em grande expectativa. Depois de terminar a ligação ao Sporting e de se despedir emocionado dos adeptos, o internacional japonês voltou a dar que falar com uma publicação nas redes sociais que está a alimentar várias interpretações.


Morita partilhou a imagem de uma fénix acompanhada da frase "subir, subir de novo", uma mensagem carregada de simbolismo que muitos associam ao próximo passo da carreira do médio. A fénix, figura mitológica conhecida por renascer das próprias cinzas, representa esperança, renovação e um novo começo, algo que poderá refletir o momento vivido pelo antigo jogador dos leões.


Aos 31 anos, o internacional japonês continua sem clube depois de ter optado por não renovar contrato com o Sporting. O sonho de jogar na Premier League mantém-se vivo, embora o desfecho do processo continue por definir.


O Leeds continua a ser um dos principais candidatos à contratação de Morita, mas a demora nas negociações abriu espaço ao interesse de outros emblemas europeus. Marselha, Mónaco e Lyon, equipa atualmente orientada pelo treinador português Paulo Fonseca, surgem igualmente entre os clubes atentos à situação do médio nipónico.

Enquanto o próximo destino não é oficializado, Morita continua a deixar pistas nas redes sociais. A publicação enigmática fez crescer a expectativa entre os adeptos do Sporting e poderá ser um sinal de que novidades sobre o futuro do japonês estão para breve.



Futebol

Sporting anuncia preço dos bilhetes para torneio de pré-época

Leões deram uma novidade muito aguardada pelos sócios e adeptos que pretendem acompanhar a equipa durante o estágio de verão

Sporting revelou os preços dos ingressos para os amigáveis contra o Celtic, Estrasburgo e Nottingham Forest ; Os montantes vão de 11 euros até aos 38, 87 euros
Sporting revelou os preços dos ingressos para os amigáveis contra o Celtic, Estrasburgo e Nottingham Forest ; Os montantes vão de 11 euros até aos 38, 87 euros

30 Jun 2026 | 16:36 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou uma novidade importante para os adeptos que pretendem acompanhar a equipa durante a pré-temporada. Já estão disponíveis os bilhetes para os três encontros particulares que os leões vão disputar no Estádio Algarve ao longo do mês de julho, numa fase decisiva da preparação para a nova época.


Os adeptos do Sporting já podem garantir presença nos jogos frente ao Celtic, Estrasburgo e Nottingham Forest, todos agendados para o Estádio Algarve. O primeiro encontro, diante dos escoceses do Celtic, está marcado para 14 de julho, com os preços dos ingressos a variarem entre os 11,11 e os 33,32 euros. Caso as restantes bancadas esgotem, será ainda aberta a Bancada Poente Superior, com entradas a 15 euros.


Nos restantes dois encontros, frente ao Estrasburgo, a 20 de julho, e ao Nottingham Forest, a 31 do mesmo mês, os preços mantêm-se a partir dos 11,11 euros, embora os bilhetes mais caros possam atingir os 38,87 euros. À semelhança do que acontece no duelo com o Celtic, a Bancada Poente Superior será disponibilizada em caso de lotação esgotada das restantes zonas, com o preço fixado nos 20 euros.


Os ingressos para os três encontros de preparação podem ser adquiridos através da plataforma MEO Blue Ticket, conforme divulgado oficialmente pelo clube liderado por Frederico Varandas. A expectativa é de que milhares de adeptos leoninos voltem a marcar presença no Algarve, repetindo o forte apoio demonstrado nas últimas pré-temporadas.

Além dos particulares no Algarve, o Sporting já confirmou também a realização do Troféu Cinco Violinos, que será disputado a 25 de julho, no Estádio José Alvalade, frente ao Mónaco. O encontro será mais um momento importante na preparação da equipa antes do arranque oficial da temporada 2026/27.



Futebol

Bomba! Afinal, indiscutível do Sporting não vai estar na apresentação da pré-época

Jogador não fará parte das opções de Rui Borges no arranque dos trabalhos dos leões, que estão marcados para a próxima quarta-feira, 1 de julho

Morten Hjulmand vai falhar o primeiro dia da pré-temporada 2026/27 do Sporting e está cada vez mais próximo do Atlético de Madrid
Morten Hjulmand vai falhar o primeiro dia da pré-temporada 2026/27 do Sporting e está cada vez mais próximo do Atlético de Madrid

30 Jun 2026 | 15:10 |

Icon Comentário0

É mais recente notícia bombástica em Alvalade. Morten Hjulmand não vai apresentar-se no primeiro dia de pré-época do Sporting, segundo Bruno Andrade, jornalista da CNN Portugal. A ligação entre ambas as partes está cada vez mais perto de terminar.


De acordo com a mesma fonte, Georgios Vagiannidis e Giorgi Kochorashvili também estarão ausentes do primeiro dia de trabalhos dos leões. Os três jogadores estiveram com as respetivas seleções em Junho (no entanto, o internacional dinamarquês foi dispensado por lesão).


Vale lembrar que o médio de 27 anos já alcançou um princípio de acordo verbal com o Atlético de Madrid, sendo que o clube colchonero e prepara-se para avançar com a operação nas próximas semanas. O contrato será válido até junho de 2031.


O Sporting mantém a intenção de encaixar, pelo menos, 40 milhões de euros com a venda de Hjulmand. Esse valor é visto como fundamental para equilibrar o investimento já realizado no reforço do meio-campo, setor que recebeu várias caras novas neste mercado de transferências.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 45 milhões de euros – participou em 45 partidas: 27 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 4.033 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou três golos e fez seis assistências.


Confira alguns destaques de Hjulmand no Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting contrata lateral com histórico no Braga: "Sonho tornado realidade"
Futebol

Oficial! Sporting contrata lateral com histórico no Braga: "Sonho tornado realidade"

30 Jun 2026 | 11:10

Icon Comentário0
Negócio fechado! Lateral do Sporting está a caminho do Gil Vicente e detalhes são desvendados
Futebol

Negócio fechado! Lateral do Sporting está a caminho do Gil Vicente e detalhes são desvendados

30 Jun 2026 | 12:41

Icon Comentário0
Oficial! Lateral é apresentado no Mónaco e Sporting garante novo encaixe
Futebol

Oficial! Lateral é apresentado no Mónaco e Sporting garante novo encaixe

30 Jun 2026 | 12:20

Icon Comentário0