
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Antiga estrela do Sporting, Luís Figo acompanha atentamente a atualidade do Clube de Alvalade. O ex-jogador considera que os leões conquistaram o campeonato com justiça, numa temporada marcada pelas mudanças de treinador, e afirma que os verdes e brancos partem "com muito mais confiança" para o dérbi da final da Taça de Portugal.
“Eu acho que quem ganha o campeonato, ganha quase sempre justamente. Trata-se de uma competição onde tens de ser regular, são bastantes meses, e penso que o Sporting foi um justo vencedor”, começou por referir Luís Figo sobre o desfecho da Liga Portugal Betclic, em declarações aos jornalistas, à margem de um evento da sua Fundação.
Sobre a final da Taça de Portugal - na qual St. Juste vai ser titular -, o ex-internacional português afirmou que o Sporting poderá ter vantagem face ao Benfica: “Quando são dérbis ou quando são confrontos entre duas grandes equipas é sempre complicado falar de favoritismo. Mas é lógico que depois de um momento de alegria e de satisfação, isso pode trazer muito mais confiança ao Sporting e espero que seja um bom espetáculo”.
Luís Figo comentou ainda as duas trocas de treinador na equipa leonina: “Quando se muda de treinador, normalmente é porque há alguma situação menos positiva. Neste caso o Ruben Amorim foi numa situação diferente, não tem nada a ver com os resultados. Sem dúvida que tens de ultrapassar algumas dificuldades inerentes a essas mudanças. Se sabe melhor ou não, não sei, eu acho que o mais importante é sempre ganhar porque a sensação e o sabor da vitória são fantásticos”.
A terminar, Luís Figo não esclareceu se admite assumir, um dia, um cargo na Direção do Sporting: “É uma pergunta complicada. Depende sempre das oportunidades que surgem na vida. […] Nunca tive a oportunidade de voltar a Portugal. Não sei o que é que o futuro me reservará em termos de posição profissional. É lógico que eu tenho os meus objetivos que passam pela parte mais administrativa, mas não sei onde, nem quando, nem o que é que vai suceder em relação à minha pessoa nos próximos meses ou no próximo ano”.
Prodígio do Barcelona encantou admiradores no Rio de Janeiro, jogando futebol com alguns fãs enquanto aproveita as férias na América do Sul
|
Lamine Yamal está a aproveitar as férias no Brasil. Recentemente, foi divulgado um vídeo do prodígio do Barcelona, nas ruas do Rio de Janeiro, a jogar futebol com alguns fãs e admiradores. Um dos pormenores que salou à vista, foi a camisola de Raphinha, antigo jogador do Sporting.
O avançado brasileiro partilha balneário no Barcelona com o jovem espanhol e mantém uma grande relação. Uma vez que estava no Brasil, país natal do ex Sporting, Yamal usou a camisola da seleção canarinha com o nome do companheiro de equipa.
Raphinha fez uma temporada de sonho na Catalunha, a melhor da carreira. Fruto das grandes exibições, o extremo que passou no Sporting foi eleito o melhor jogador da La Liga, ultrapassando a concorrência de Robert Lewandowski, Lamine Yamal, Kylian Mbappé e Vinícius Jr.
Em 2024/25, ao serviço do Barcelona, Raphinha - avaliado em 80 milhões de euros - foi aposta em 57 partidas. No total, o avançado internacional brasileiro disputou 4.662 minutos, nos quais fez o gosto ao pé em 34 ocasiões, assistindo os companheiros de equipa por 22 vezes.
Vale a pena recordar que Raphinha jogou pelo Clube de Alvalade. O extremo brasileiro chegou ao Sporting na temporada 2018/19, proveniente do Vitória de Guimarães. No total, o jogador realizou um total de 41 jogos, em que apontou nove golos e duas assistências.
Futebolista português que esteve no Clube de Alvalade e no emblema encarnado pode mudar de clube nesta janela no Campeonato Nacional
|
José Fonte, antigo jogador de Sporting e Benfica, pode mudar de clube neste nesta janela de transferências de verão e rumar ao Alverca. A terminar contrato com o Casa Pia, o ex-internacional português tem liberdade para definir futuro e tem vários cenários em cima da mesa.
Apesar de poder rubricar um novo vínculo com o emblema ribatejano, a possibilidade de renovar contrato com o Casa Pia por mais uma época não está descartada. Na última época foi um dos mais utilizados na formação orientada por João Pereira, tendo somado 26 jogos na totalidade da temporada.
O Alverca, emblema que está de regresso ao principal escalão do futebol português, mais de duas décadas depois, procura agora convencer o atleta a juntar-se ao projeto que vai agora ser orientado por Custódio, antigo médio dos leões. Segundo o jornal Record, o Estoril também está interessado no jogador - que viu o irmão terminar a carreira.
José Fonte fez a sua formação no Sporting. Começou a jogar em 1994 – a pela equipa sub-13 – e abandonou o Clube em 2004. O central não chegou a ter oportunidade de se estrear pelo plantel principal dos leões, tendo apenas feito duas temporadas pela equipa B.
Em 2006, rumou ao Benfica, onde também não chegou a jogar, saindo em definitivo para Inglaterra em 2017 (jogou no Crystal Palace, Southampton e West Ham), onde esteve durante 11 anos. Saiu para a China em 2018, onde esteve durante poucos meses antes de ingressar no Lille, regressando a Portugal para representar o Braga.
Guarda-redes bósnio de 27 anos não vingou com a camisola dos leões e está a caminho do Norwich City, do Championship, a título definitivo
|
Vladan Kovacevic está a caminho do Norwich City. O emblema que milita no Championship - segunda divisão inglesa - vai pagar ao Sporting um valor a rondar os 2,4 milhões de euros, montante bastante inferior aos 4,8 que os leões desembolsaram junto do Raków. No entanto, o negócio inclui objetivos que podem aproximar as quantias.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting, além dos 2,4 milhões de euros fixos, poderá encaixar mais 2M, mediante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos, o que irá depender da prestação do bósnio e da equipa.
Se, por ventura, Vladan Kovacevic conseguir cumprir todas as alíneas presentes no contrato com o Norwich, o Sporting irá receber um total de 4,4 milhões de euros. Apesar de ainda ficar em prejuízo, a SAD leonina perde apenas 400 mil euros.
Vladan Kovacevic começou a época como titular do Sporting, mas uma lesão relegou o bósnio para o banco de suplentes. Com a chegada de Rui Borges, o 'camisola 13' deixou Alvalade, rumo ao Légia de Varsóvia, por empréstimo dos verdes e brancos.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.