Futebol
Barcelona corre atrás de joia do Sporting e deixa Varandas em alvoroço
28 Nov 2025 | 20:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Antigo diretor do nosso Jornal concedeu uma entrevista, onde analisa a o momento na Liga dos Campeões, e eventuais negócios na janela de transferências
29 Nov 2025 | 03:30 |
Pedro Geada deixou muitos elogios à campanha do Sporting na Liga dos Campeões, e mostrou-se contra uma eventual ida do Sporting ao mercado de inverno, para tentar reforçar o conjunto de Rui Borges a meio da época. Neste Exclusivo Leonino, o antigo diretor do nosso Jornal abordou o momento atual do Clube de Alvalade.
Pedro Geada: "Pedro Gonçalves está a atingir os patamares a que nos habituou nos primeiros anos de Sporting"
Sobre a aventura europeia do Sporting, Pedro Geada explicou o seguinte: "A campanha está bastante positiva, 10 pontos, dois pontos por jogo em média nos cinco jogos, é muito positivo. Obviamente vão começar agora os jogos mais difíceis. Acho possível pontuar no jogo em Alvalade, com o PSG, e também, no último jogo, em Bilbao".
"A classificação no top-8 é muito difícil, porque apesar de algumas surpresas na Liga dos Campeões, os colossos europeus nas últimas etapas não facilitam. Depois há um passado histórico, e até um interesse que esses clubes cheguem mais longe, portanto é difícil que o Sporting esteja no top-8, ainda para mais com o calendário que temos. Seria muito merecedor, mas é difícil. Mas acredito muito na passagem à próxima fase, nos primeiros 16 da competição", comentou, de seguida, pedro Geada, quando questionado sobre uma eventual passagem direta dos leões aos oitavos-de-final da prova milionária.
Pedro Geada: "Não me parece sensato, até poderá ser contraproducente começar a falar no mercado e em novos nomes"
Depois, o antigo diretor do Leonino abordou o regresso de Pote, que esteve de fora por lesão, deixando elogios ao médio: "Pedro Gonçalves está a atingir os patamares a que nos habituou nos primeiros anos de Sporting, com Ruben Amorim. É um elemento preponderante, faz muita ligação entre o meio campo e o ataque, e tem golo. Portanto, é importante que assuma o protagonismo maior até numa altura que começa a ser decisiva, sobretudo a nível do campeonato"
Por último, Pedro Geada avaliou uma potencial investida do Sporting na janela de transferências de janeiro: "Ainda não me pronuncio, ao contrário da última vez que falamos, quando havia algumas dúvidas sobre a equipa de Rui Borges. Neste momento parece mais equipa, mais sólida, mais coesa. E assim não me parece sensato, até poderá ser contraproducente começar a falar no mercado e em novos nomes, até para não desestabilizar o plantel".
Clube de Alvalade parece ter alinhado o primeiro nome para se juntar ao plantel de Rui Borges, e ajudar a equipa principal verde e branca no resto do campeonato
28 Nov 2025 | 21:31 |
Salvador Blopa vai ser o próximo nome da Academia do Sporting a dar o salto para o plantel principal do Clube de Alvalade, servindo, assim, como reforço para Rui Borges. A imprensa nacional avança que está a ser tudo preparado para o futuro do jovem craque verde e branco, que deverá ficar com uma cláusula de rescisão igual à que tinha Viktor Gyokeres.
A informação é avançada pelo jornal A Bola. A imprensa nacional está certa de que o Sporting vê Salvador Blopa como o próximo jogador a dar o salto da Academia Cristiano Ronaldo para a equipa principal dos leões, e explicam ainda que o craque verde e branco é visto, internamente, como um ala/lateral-direito, apesar da versatilidade demonstrada até ao momento.
"É um miúdo que vai variando na equipa B, às vezes joga à direita, outras à esquerda. Umas vezes joga mais alto, outras mais baixo. É um miúdo que tem características muito próprias. Acredito que por isso, pela sua capacidade física e atlética, vai crescer imenso ainda, tem 18 anos…", foram as palavras que Rui Borges utilizou para apresentar Salvador Blopa, que conta com três jogos pela equipa principal - na Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões.
O jogador vai, assim, trabalhar na sombra de Vagiannidis e de Iván Fresneda, para ser desenvolvido como ala/defesa-lateral direito. O Sporting quer, no entanto, dar espaço ao jovem para crescer enquanto jogador, já que acreditam num futuro brilhante para o mais recente produto da Academia Cristiano Ronaldo a dar o salto à equipa principal.
De resto, o jornal A Bola avança que o contrato de Salvador Blopa, que termina em junho de 2026, vai ser renovado automaticamente, sendo que os leões o devem prolongar, de seguida, até 2030. O plano, segundo a imprensa nacional, pode passar por colocar uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros no jogador, tal como foi feito, no passado, com Fotis Ioannidis, Viktor Gyokeres, Geovany Quenda e Bruno Fernandes.
Líder máximo de um dos três grandes em Portugal assinou um editorial, recentemente, onde volta ao ataque contra o homem forte dos leões, e não só
28 Nov 2025 | 21:07 |
Frederico Varandas voltou a ser visado pelas palavras de André Villas-Boas, presidente do Porto. O líder máximo dos leões foi acusado pelo seu homólogo de fazer parte de uma "santa aliança" com o Benfica, num editorial assinado pelo presidente azul e branco, na revista Dragões - poucos dias depois de uma reunião que juntou os líderes dos três grandes.
O primeiro tópico que mereceu críticas foi a questão da calendarização: "Incrivelmente e contra uma votação de 2-6, o FC Porto vê-se obrigado a jogar na segunda-feira, dia 15 de dezembro, com o Estrela da Amadora, na quinta-feira, dia 18, com o Famalicão para a Taça de Portugal, e novamente, no dia 22, segunda-feira, com o Alverca".
"Tudo normal dirá o leitor, não fosse o facto de o Sporting ter conseguido convencer os demais presentes a dois dias adicionais de descanso antes, joga no sábado dia 13 de dezembro, na quinta-feira dia 18 para a Taça, e recebe um outro dia adicional de descanso depois, pois só joga de novo na terça-feira dia 23. É esta a equidade que é promovida pela Liga depois do famoso episódio sucedido com a marcação do jogo em Arouca. Uma forma de atuar onde o mesmo clube sai sempre prejudicado e onde as santas alianças se revelam despudoradamente. Ainda vamos ver o dérbi de Lisboa terminar com 3 pontos para cada um", atirou, com ironia, André Villas-Boas.
De seguida, abordou as questões sobre a arbitragem: "Reunimos recentemente com o Presidente de Federação Portuguesa de Futebol e com o Presidente do Conselho de Arbitragem, reforçando o nosso pedido de rapidamente ver assegurada uma maior uniformidade de critérios dos árbitros, a implementação da profissionalização desse setor, uma maior coerência na aplicação dos critérios de meritocracia nas nomeações para jogos de maior grau de complexidade e, de novo, uma operacionalização correta das funcionalidades da tecnologia VAR, operando no máximo das suas funcionalidades, uniformizando o número e qualidade das câmaras, em todos os estádios das Ligas Profissionais".
"Sem particularizar e sempre admitindo que as realidades são dinâmicas e necessitam de melhorias e adaptações contínuas, a nossa indignação toma outras proporções perante as tentativas continuadas de dissimular o que são fragilidades evidentes do sistema da Arbitragem em Portugal", rematou o presidente do Porto, que voltou a ser crítico do Sporting, e do rival da segunda circular.