Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Em declarações recentes sobre as polémicas entre leões e dragões, jurista questionou o silêncio dos encarnados em torno do Clube de Alvalade
18 Fev 2026 | 13:27 |
Está reacendida a tensão no futebol português, desta vez com Porto e Sporting no centro da polémica. Em declarações ao Desporto ao Minuto, José Fernando Rio manifestou concordância com o teor da newsletter Dragões Diários e deixou críticas duras aos leões e a Frederico Varandas, questionando ainda a postura do Benfica.
"Tudo é permitido ao Sporting e ao seu Presidente"
"Acho que é um comunicado bastante assertivo e não anda muito longe da realidade. O que é verdade é que tudo é permitido ao Sporting e ao seu Presidente, e o Sporting tem sido altamente beneficiado pela arbitragem desde a última metade da temporada passada", afirmou o antigo candidato à presidência portista.
O ex-candidato à presidência do Porto recordou o encontro frente ao Santa Clara, apontando um lance polémico. "Todos nos lembramos também como é que o Sporting ganhou ao Santa Clara para o campeonato, com aquele canto escandalosamente não visto pela arbitragem, que era pontapé de baliza e não canto. Podia continuar aqui a dar vários exemplos de benefícios que o Sporting, que mantêm o Sporting na luta pelo título e mantêm o Sporting à frente do Benfica. A posição natural do Sporting neste momento seria o terceiro lugar", sustentou.
O antigo candidato evocou ainda o legado de Pinto da Costa, defendendo que o combate aos “poderes instalados de Lisboa” sempre marcou os seus mandatos, numa alusão à chamada “Santa Aliança” entre Sporting e Benfica.
"O Benfica vê o Sporting ser beneficiado e fica caladinho"
"Como o Benfica parece que não tem pernas para chegar mais longe, então que ganhe o Sporting, porque é melhor ganhar o Sporting do que ganhar o Porto", avaliou o jurista e comentador, prosseguindo: "O Benfica de facto vê o Sporting ser beneficiado e fica caladinho. Não é estranho um clube como o Benfica, que luta neste momento pelo segundo lugar e ainda tem aspirações ao título, ver o Sporting ser beneficiado desta forma e mantém-se em silêncio? Eu acho que isso não é nada credível para o Benfica".
"Aliás, o Benfica só não se mantém calado quando sente na própria pele esse prejuízo, como foi na final da Taça de Portugal do ano passado, em que o Sporting foi altamente beneficiado, o Benfica foi altamente prejudicado e aí sim o Benfica reclamou. Mas de resto o Benfica, por norma, não é sempre, mas por norma, mantém-se em silêncio", relembrou.
"O Presidente do Sporting é inimputável"
No que toca a Frederico Varandas, Presidente do Sporting, José Fernando Rio questionou a ausência de sanções disciplinares. "O Presidente do Sporting pressiona as arbitragens há muito tempo. (…) O Presidente do Sporting dispara para todos os lados e depois nada lhe acontece. É inimputável. Porque os tribunais não o castigam, a justiça desportiva também não o castiga", criticou.
O jurista terminou apelando a maior uniformidade de critérios. "O que eu quero é justiça e igualdade de critérios. Eu quero que as regras sejam aplicadas da mesma forma a todos os clubes. (…) Se houvesse justiça no campeonato nacional, o Sporting já estava atrás do Benfica e muito mais longe do título. E portanto é preciso que os árbitros e o VAR tenham consciência de que têm que aplicar a lei e não aplicar aquilo que beneficia o Sporting", concluiu.
'Camisola 7' dos verdes e brancos encontra-se a recuperar de lesão nas mãos do departamento médico do Chelsea, mas há novidades
18 Fev 2026 | 12:34 |
Está prestes a chegar ao fim o período de ausência de Geovany Quenda dos relvados. O jovem extremo do Sporting não compete há mais de dois meses - a última vez que atuou foi no Estádio da Luz -, mas o regresso está cada vez mais próximo.
Operado ao quinto metatarso do pé direito, Quenda encontra-se na fase final de recuperação em Cobham, centro de treinos do Chelsea. Segundo revela o jornal A Bola, o processo tem decorrido de forma positiva, sem precipitações, num plano delineado ao detalhe pelo clube londrino, que tem apostado na prevenção e no fortalecimento muscular, com vista a garantir não apenas o regresso competitivo, mas também a estabilidade física a médio e longo prazo.
A evolução clínica é animadora e existe a possibilidade de o jogador viajar para Lisboa no início de março, regressando gradualmente aos treinos na Academia de Alcochete. A prioridade de Geovany Quenda passa por recuperar confiança, ritmo e intensidade.
Caso tudo decorra conforme previsto, Quenda poderá somar minutos ainda durante o próximo mês, transformando-se num reforço importante para a fase decisiva do campeonato. A velocidade, irreverência e capacidade de desequilíbrio do extremo poderão ser determinantes numa altura crucial da temporada.
Motivado e confiante, o jovem ambiciona melhorar os seus números individuais, mas sobretudo despedir-se do Sporting da melhor forma possível. A partir de julho, integrará oficialmente o plantel do Chelsea, pelo que pretende enriquecer o currículo de leão ao peito antes da mudança definitiva para Inglaterra.
O período em Londres tem sido também aproveitado fora das quatro linhas. Determinado em facilitar a adaptação ao futebol inglês, Geovany Quenda tem procurado comunicar em inglês no quotidiano, seja com amigos, colegas ou familiares, complementando assim o trabalho físico com preparação linguística.
Clube de Alvalade está pronto para disputar a partida, com 22 atletas na lista de chamadas para a missão de inverter o resultado da primeira mão
18 Fev 2026 | 12:27 |
A equipa feminina de futebol do Sporting já está na Suécia, em Estocolmo, onde defronta esta quarta-feira, 18 de fevereiro, o Hammarby na discussão para chegar às meias-finais da Taça Europa, prova criada esta época pela UEFA. Na primeira mão, em Alcochete, as suecas venceram por 1-0, e o técnico Micael Sequeira convocou 22 jogadoras para tentar reverter a eliminatória.
Anna Wellmann, Jeneva Gray, Érica Cancelinha, Rita Fontemanha, Telma Encarnação, Brenda Pérez, Carolina Santiago, Daniela Arques, Beatriz Fonseca, Brittany Raphino, Flor Bonsegundo, Carla Armengol, Samara Lino, Catarina Potra, Mackenzie Cherry, Matilde Nave, Julia Wozniak, Andreia Bravo, Ashley Barron, Tânia Rodrigues, Laura Gonçalves e Ana Tomaz foram as atletas que seguiram viagem.
Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Miri O'Donnell, Cláudia Neto e Constança Maia estão entregues ao departamento médico e não estarão disponíveis para discutir a passagem às meias - finais da nova competição europeia.
Vale lembrar que Micael Sequeira mostrou confiança nas leoas, apesar do desaire do jogo da ida. " É acreditar. Tal como o Hammarby ganhou aqui, podemos ir lá ganhar. Temos de ser eficazes, marcar um golo e entrar na eliminatória. Temos de acreditar, preparar bem o jogo e ir com tudo na próxima semana", disse, na altura, em declarações à Sport TV.
O Sporting defronta o Hammarby já nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro. A partida disputa-se no reduto adversário, em Estocolmo, na Suécia, com o apito inicial a estar marcado para as 18h00. A partida terá transmissão televisiva na Sport TV1.