Futebol
Oficial! Sporting 'livra-se' de Jeremiah St. Juste, mas fica de mãos a abanar
22 Jan 2026 | 16:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Recente série negativa do conjunto secundário dos verdes e brancos tem sido tema de conversa em Alvalade nas últimas semanas
23 Jan 2026 | 03:00 |
A estrutura do Sporting mantém total confiança em João Gião, apesar do ciclo negativo recente. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, a administração liderada por Frederico Varandas não equaciona abdicar do treinador da equipa B. A Direção acredita nas capacidades do técnico para inverter o rumo dos acontecimentos rapidamente.
Os responsáveis da SAD consideram que o timoneiro de 39 anos é a pessoa certa no lugar certo. Existe a convicção interna de que esta fase menos boa será ultrapassada com trabalho e estabilidade, enquanto, neste momento, o foco se mantém no desenvolvimento de talentos na Academia Cristiano Ronaldo, sem ceder a pressões externas ou resultados imediatos.
O apreço pelo trabalho desenvolvido é tanto que o Clube chegou a debater a renovação do vínculo laboral, tal como avançou o Leonino, em Exclusivo. Além do bom início de temporada - agora manchado pelas derrotas recentes -, João Gião conseguiu, inclusive, a subida à Liga 2, após sete anos do Clube de Alvalade na Liga 3.
Desportivamente, o momento atual não é o melhor, com cinco derrotas consecutivas na Segunda Liga. A formação secundária dos leões ocupa agora o terceiro posto da tabela classificativa, somando 18 jogos, nove vitórias, dois empates e sete desaires. A diferença de golos fixa-se nos 27 marcados e 15 sofridos.
João Gião chegou ao Sporting no final de março de 2020, depois da saída de João Pereira para os turcos do Alanyaspor. Desde então, o técnico - que trabalhou na formação do Benfica e foi adjunto de equipas como Sacavenense, Pinhalnovense, Melaka United, Académica, Grasshoppers, Lausanne-Sport e Paços de Ferreira - liderou 26 encontros, tendo vencido 14, empatado quatro e perdido oito.
Em rescaldo relativo à grande noite europeia, desta passada terça-feira, antigo jogador dos leões elogia o atual camisola 97, mas lembra o sueco
22 Jan 2026 | 17:50 |
Luis Suárez continua a provar ter sido uma aposta certeira na hora de o Sporting - que sente falta de duo importante - arranjar um substituto para carregar a pesada herança deixada por Viktor Gyokeres. É isso que defende Carlos Saleiro, antigo avançado dos leões que se mostrou particularmente impressionado com as qualidades e golos do internacional colombiano, após a vitória do Clube sobre o PSG (2-1), na passada terça-feira, para a Liga dos Campeões.
"Sporting deu uma verba muito grande, mas acertou"
"Sinceramente, eu desconhecia o Luis Suárez. Vindo de uma segunda Liga espanhola para o Sporting, que joga Liga dos Campeões e que luta pelo tricampeonato, a expectativa era grande. O Sporting deu uma verba muito grande, mas acertou", começou por refletir, em declarações ao Notícias ao Minuto.
"Acredito que para a maioria dos adeptos em Portugal o Suárez era desconhecido. Era sempre uma incógnita, mas desde os primeiros jogos que notou-se que queria acrescentar muito e dar continuidade àquilo que o Gyokeres tinha dado. Está a ser uma grande surpresa, uma agradável surpresa para todos os Sportinguistas. Está a corresponder ao valor da transferência. Mais uma boa exibição, mais dois golos", vinca o antigo avançado dos leões.
"Gyökeres foi super importante para o Sporting"
"Obviamente que os tempos vão mudando e vão aparecendo mais jogadores, mas olhamos sempre para este tipo de jogadores como referências: Beto Acosta, Mário Jardel, Liedson e tantos outros. Foram super importantes e tiveram o seu contributo mais acentuado. Nunca podemos, na minha opinião, deixar de lado quem realmente contribuiu e o Gyokeres foi super importante nos últimos dois anos para o Sporting", aponta.
"Sabe ligar bem o jogo, movimenta-se também muito bem, tem aquela energia da América do Sul e faro pelo golo. Essas características mais técnicas estão bem vincadas no Suárez. Isso torna-o muito completo e um pouco diferente daquilo que era o Gyokeres. Como já disse, o Suárez está a corresponder em todos os jogos, tendo em conta o que vinha rotulado e o preço que custou", argumenta, fazendo menção aos mais de 20 milhões investidos pelo Sporting no último verão.
Já a pensar no duelo frente aos lobos, que acontecerá no próximo sábado, técnico leonino sentiu a falta de peças importantes do plantel
22 Jan 2026 | 17:26 |
O Sporting voltou a trabalhar na manhã desta quinta-feira na Academia Cristiano Ronaldo e acelera a preparação para a deslocação a Arouca, referente à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. No entanto, Rui Borges - que perde atleta para os Países Baixos - ainda não contou com Ousmane Diomande e Pote no relvado.
A ausência dos dois jogadores dos leões é surpreendente, pois o próprio treinador comentou em recentes conferências de imprensa, que há esperança de que ambos possam recuperar das respetivas lesões a tempo de integrarem a convocatória dos leões.
Ao lote de disponível volta o capitão Morten Hjulmand, depois de ter cumprido um jogo de castigo na última jornada, com o Casa Pia. Ainda sob a alçada da Unidade de Performance, além de Diomande e Pedro Gonçalves, estão Ioannidis, Salvador Blopa, Nuno Santos, Eduardo Quaresma e Quenda, este a recuperar de operação realizada em Londres.
Para amanhã, sexta-feira, está agendada a derradeira sessão antes do encontro com os arouquenses, à porta fechada, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Sendo que, às 12h30, Rui Borges promove conferência de imprensa de antevisão ao encontro.
Recorde-se que o emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Oficial! Sporting 'livra-se' de Jeremiah St. Juste, mas fica de mãos a abanar
22 Jan 2026 | 16:43
Jota Silva lembra 'problema' com o Sporting: "Acabou da pior forma possível..."
22 Jan 2026 | 15:30
Craque do PSG não ignora Alisson Santos e concretiza sonho de extremo do Sporting
22 Jan 2026 | 13:21