Futebol
Última hora! Sporting prepara-se para emprestar avançado e desfalcar Rui Borges
14 Jan 2026 | 13:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Com negócio concluído, por parte das duas entidades desportivas, o jovem avançado prepara-se para deixar o Clube de Alvalade e ruma em direção à Bundesliga
14 Jan 2026 | 15:48 |
O negócio está fechado e não há margem para dúvidas: Rodrigo Ribeiro vai mesmo deixar o Sporting para reforçar o Augsburgo. O avançado leonino será cedido ao clube alemão até ao final da temporada, naquela que passa a ser uma operação com contornos bem definidos.
O ponto central do acordo prende-se com a cláusula de compra, fixada nos seis milhões de euros, informa o jornal Record. Esta opção tornar-se-á obrigatória caso Rodrigo Ribeiro cumpra um determinado número de jogos ao serviço do Augsburgo, metas essas previamente estabelecidas entre os dois clubes. Além desse valor, o Sporting assegurou ainda uma percentagem sobre uma futura venda do jogador, protegendo-se financeiramente numa eventual valorização do avançado no mercado internacional.
A mudança surge num contexto em que Rodrigo Ribeiro não conseguiu afirmar-se de forma consistente na equipa principal do Sporting. A forte concorrência no setor ofensivo, com nomes como Luis Suárez e Fotis Ioannidis, limitou o espaço do jovem internacional português, que acabou por dividir o seu tempo entre a equipa principal e a formação B ao longo da temporada.
Este será o terceiro empréstimo da carreira do avançado, depois das experiências ao serviço do Nottingham Forest e do AVS SAD. Aos 20 anos, Rodrigo Ribeiro - depois do recente rumor - procura agora afirmar-se num campeonato altamente competitivo, enquanto o Sporting mantém controlo estratégico sobre um ativo com contrato até 2028 e margem clara de crescimento.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva 14 partidas disputadas: 11 pela equipa B e três com o plantel principal. No total, o avançado soma 861 minutos, nos quais marcou cinco golos e fez uma assistência na Liga 2.
Verdes e brancos realizaram, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, uma nova sessão de trabalhos, que contou com alguns destaques
14 Jan 2026 | 15:45 |
O plantel principal do Sporting regressou, esta quarta-feira, ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Rui Borges orientou mais uma sessão de preparação tendo em vista o embate frente ao Casa Pia. O técnico leonino teve de gerir os ativos disponíveis, recorrendo à prata da casa para compor o grupo de trabalho.
Devido às inúmeras baixas médicas, a equipa técnica chamou três jovens promessas da formação para integrarem os exercícios. João Muniz, Rafael Nel e Lucas Anjos foram as grandes novidades no relvado, trabalhando lado a lado com os seniores.
Relativamente ao boletim clínico, Zeno Debast continua entregue à Unidade de Performance. No entanto, a recuperação do defesa central internacional belga encontra-se na fase final. Existe a possibilidade de o 'camisola 6' ser reintegrado brevemente, embora permaneça como dúvida para a convocatória frente ao Casa Pia.
A lista de indisponíveis permanece extensa, condicionando as opções para a receção aos gansos. Pedro Gonçalves, Fotis Ioannidis, Salvador Blopa, Nuno Santos, Ricardo Mangas e Eduardo Quaresma continuam ausentes, limitados a tratamento ou ginásio. O conjunto verde e branco volta a treinar amanhã, quinta-feira, de manhã, à porta fechada, para ultimar a estratégia. Rui Borges fará a antevisão ao Sporting - Casa Pia pelas 12h30, também na Academia.
O encontro da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic está agendado para sexta-feira, dia 16 de janeiro. A bola começa a rolar às 20h15, no Estádio José Alvalade, onde os atuais segundos classificados procuram somar três pontos fundamentais na perseguição à liderança do campeonato nacional.
Timoneiro que se cruzou com o ex treinador do Sporting durante a sua carreira de futebolista deixou várias palavras positivas sobre o luso
14 Jan 2026 | 15:11 |
Paulo Bento orientou Ruben Amorim na Seleção Nacional, durante a sua passagem pela FPF entre 2010 e 2014. Convocou o atual técnico para o Mundial 2014 (apesar de o ter deixado de fora do Euro 2012) e já via nele potencial para além das quatro linhas.
Numa entrevista aos meios da Liga Portugal, o antigo selecionador afirmou que já via em Amorim características de treinador quando este era ainda futebolista, e também abordou o percurso do ex-técnico - que é interessado por outro grande inglês - do Manchester United.
“Notava-se que poderia vir a ser treinador”
“Eu apanhei-o na Seleção Nacional. Jogou no Belenenses, Benfica, Sp. Braga e dava para entender que, fruto daquilo que tinha sido a sua carreira, a sua experiência, o ter jogado em várias posições, a forma como entendia o jogo, o ter sido liderado também por treinadores que o ajudaram também a esse entendimento do jogo, notava-se que era um jogador que poderia, se o entendesse, vir a ser treinador”, recorda.
“Sentia-se isso. Sentia-se que a maneira como jogava era de alguém que entendia o jogo, era de alguém que sabia perfeitamente o que estava a fazer e por que estava a fazer”, destacou ainda Paulo Bento.
“Sentia-se o foco e o interesse”
“Obviamente que também se sentia quer nas palestras, quer nas conversas individuais, o foco e o interesse em saber por que é que vamos fazer isto ou aquilo. E não só no que diz respeito à tarefa individual, mas também o que diz respeito ao trabalho coletivo”, concluiu.