Futebol
Onze provável Sporting - PSG: Lesões e castigos obrigam Rui Borges a mexer
20 Jan 2026 | 09:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Treinador do Clube de Alvalade acredita verdes e brancos vão conseguir dar a volta ao mau momento o mais rapidamente possível
20 Jan 2026 | 10:37 |
A equipa B do Sporting sofreu a quinta derrota consecutiva na recepção ao Torreense por 2-1. No final do encontro, o técnico João Gião fez a análise ao duelo e acredita que os jovens leões vão conseguir dar a volta ao mau momento o mais rapidamente possível.
João Gião: "O resultado acaba por ser justo pelas oportunidades que nos criaram”
“Primeira parte bastante dividida, o Torreense justamente chegou à vantagem ao intervalo. Muito boa reação mental nossa, satisfeito por essa reações. Com justiça chegámos ao empate, o adversário colocou gente com muita qualidade e energia, mas o resultado acaba por ser justo pelas oportunidades que nos criaram”, começou por dizer aos meios de comunicação oficiais do Clube de Alvalade.
João Gião: “A perder, tem de ser sempre nos limites não tenho nada a apontar aos rapazes em termos de atitude"
O técnico - que falou da sua chegada ao Clube - referiu que deixar tudo em campo é imperativo para os pupilos leoninos: “A perder, tem de ser sempre nos limites não tenho nada a apontar aos rapazes em termos de atitude, agressividade e entrega. Alguns não jogavam há algum tempo, numa competição muito exigente. Foi uma derrota nos detalhes, perto do fim, mas reconheço que o Torreense acaba por ser um justo vencedor”.
João Gião abordou ainda a estreia de Sandro Ferreira, de apenas 16 anos, na segunda liga: “É a nossa função. Com muitas ausências abre-se espaço para outros. Teve 12, 15 minutos em campo, numa competição extremamente exigente e faz falta sentir as sensações de duelo com jogador de Liga 2. Em função das ausências, não estão uns, outros têm de assumir, temos de dar continuidade a este processo de desenvolvimento individual dos jogadores”, completou.
Neste momento, o Sporting B está no terceiro lugar da tabela classificativa, à condição, com 29 pontos. Em primeiro está o Marítimo, com 39 pontos. A próxima partida está marcada para segunda-feira, dia 26 de janeiro, frente à União de Leiria, às 18h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.
Avançado internacional moçambicano dos leões, em antevisão ao encontro desta terça-feira, foi questionado relativamente ao seu vinculo com os leões
20 Jan 2026 | 10:18 |
G. Catamo: "O foco não está na renovação"
O duelo diante do PSG é o principal foco do extremo leonino: "O que me deixa feliz é representar o Sporting, em todos os momentos. Para mim, o foco não está na renovação, mas sim no jogo de terça-feira e em representar o Sporting sempre que puder."
Adicionalmente, o internacional moçambicano reconheceu as valências do adversário, mas focou-se na conquista dos três pontos: "Sabemos que vai ser um jogo difícil, é um jogo importante. Como jogamos em casa estamos obrigados a ganhar, tendo o PSG como adversário vai ser interessante. Têm grandes jogadores, mas sabemos que temos todos os sportinguistas a apoiar-nos."
G. Catamo: "Vai ser interessante"
Geny Catamo falou ainda de Nuno Mendes, de quem reconheceu ser amigo e que foi mesmo seu companheiro de equipa nos verde e brancos: "Será o defesa mais difícil que já tive pela frente? Não se sabe... Ainda não nos defrontámos. Estamos a falar do PSG, que tem grandes jogadores, incluindo o Nuno, de quem sou muito bom amigo. A disputa vai ser interessante."
O ala acredita numa surpresa: "Acredito que será uma noite mágica por ser um jogo da Liga dos Campeões, contra uma grande equipa e perante uma boa atmosfera, com o apoio dos sportinguistas aqui no estádio e em casa. Sentimos essa energia para partir para cima do PSG e conquistar os três pontos em casa", finalizou.
Questionado a comentar relativamente a rumores antigos, técnico que venceu grande prova europeia assumiu possibilidade de rumar a Alvalade
20 Jan 2026 | 09:53 |
Em antevisão ao encontro diante do Sporting - que espera oficialização de novo reforço -, que irá acontecer esta terça-feira, a contar para a Liga dos Campeões, Luis Enrique, técnico do PSG, desdobrou-se em elogios relativos ao Clube de Alvalade.
Luis Enrique: "Talvez um dia, quem sabe?"
"Talvez um dia, quem sabe?", disse o espanhol. "Gosto muito do Sporting. É uma equipa muito bem trabalhada, que ganhou a dobradinha no ano passado, este ano tem 10 pontos na Champions e está em segundo lugar na tabela classificativa da Liga portuguesa".
O treinador antevê um jogo complicado: "O jogo que eu espero é um jogo excecional, bonito, perante o Sporting que é sempre complicado, que tem jogadores de qualidade e que gosta de ter a bola. Vai ser muito difícil. O objetivo é ganhar e garantir, praticamente, a qualificação para os oitavos", referiu o técnico catalão.
"Gosto do que fazem com a bola"
"Gosto muito do que fazem com a bola. Tem personalidade para jogar desde trás. A personalidade que tiveram em ir a casa do Bayern e jogar olhos nos olhos, estiveram muito tempo a ganhar", lembrou. Desta forma, o técnico espanhol espera "apanhar uma equipa muito completa, que sabe jogar muito bem, com e sem bola", pelo que os jogadores do PSG terão de estar "atentos e motivados, porque vai ser muito difícil ganhar este jogo".
Além do mais, referiu que gostava de ver os leões chegar à final: "Espero que seja um Sporting que queira jogar, como eu tenho visto nos últimos jogos, que gosta de ter bola, que arrisca, que vai disputar o jogo para poder ganhar e isso vai tornar o jogo mais interessante e mais renhido. Espero que o Sporting passe a fase de liga e que chegue até à final", vincou o treinador dos parisienses.
Onze provável Sporting - PSG: Lesões e castigos obrigam Rui Borges a mexer
20 Jan 2026 | 09:44
Sporting - PSG (Liga dos Campeões): Transmissão, onze provável, horários e...
20 Jan 2026 | 09:24
Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - PSG da Liga dos Campeões
19 Jan 2026 | 20:11