Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Futebolista foi apresentado na sua nova equipa na última sexta-feira, dia 20 de fevereiro, numa altura em que se encontrava livre no mercado
21 Fev 2026 | 13:27 |
O Corinthians oficializou a contratação de Zakaria Labyad. O extremo marroquino, de 32 anos, encontrava-se livre no mercado, circunstância que facilitou o processo para o clube brasileiro, que procurava reforçar o plantel. O contrato é válido até ao final de 2026, com renovação automática até 2027 mediante o cumprimento de objetivos previamente definidos.
Labyad terminou a ligação ao Dalian Yingbo no final de 2025 e ficou livre, situação vista como oportunidade pelo emblema paulista. O jogador é um nome conhecido do futebol português, tendo representado o Sporting na temporada 2012/13, na qual somou três golos e duas assistências em 27 jogos. A carreira começou na formação do PSV Eindhoven, onde coincidiu com Memphis Depay, que curiosamente, em agosto de 2025, comentou numa publicação do extremo no Instagram com a frase: “Vem para o Brasil, irmão”.
Depois do PSV, o médio ofensivo passou ainda por Utrecht e Ajax antes de rumar ao futebol chinês. Em 2024 realizou 31 jogos, com seis golos e nove assistências, e em 2025 participou em 25 partidas, marcando seis vezes e fazendo quatro passes para golo.
Dorival Júnior: "Labyad não foi um pedido meu"
Na conferência de imprensa, o treinador do Corinthians, Dorival Júnior, admitiu não ter sido o responsável direto pela escolha do jogador. “O Zakaria não foi um pedido meu, mas estou aqui para treinar a equipa. A equipa que me for dada, eu vou fazer. Não conheço muito sobre o atleta, tive algumas informações do Memphis. Que venha e possa acrescentar, será tratado muito bem. Não foi indicação minha, mas não tem problema algum. Será um atleta importante”, declarou. Questionado novamente sobre a origem da contratação, limitou-se a responder: “O que eu poderia falar, já coloquei”.
Recorde-se que o atleta chegou a Alvalade em 2012, proveniente do PSV, mas deu muitos problemas ao Sporting. O marroquino nunca se conseguiu impor, o que levou a Direção verde e branca a negociar uma redução salarial, visto que era dos mais bem pagos do plantel. O jogador não aceitou e os problemas começaram.
Labyad chegou a ser despromovido à equipa B e, como não quis baixar o salário, os leões tentaram o seu empréstimo a um emblema que cobrisse o mesmo na totalidade. No entanto, o futebolista recusou qualquer mudança, acabando no conjunto secundário da turma de Alvalade. Depois de vários empréstimos, o marroquino rescindiu com o Sporting, em agosto de 2016.
Confira a publicação:
Treinador dos verdes e brancos não está preparado para começar a abdicar do futebolista, apesar de estar cada vez mais perto de deixar Alvalade
21 Fev 2026 | 11:14 |
Hidemasa Morita está na 'pole position' para fazer dupla com Morten Hjulmand no meio-campo do Sporting nesta fase da temporada, em particular novamente frente ao Moreirense, este sábado, 21 de fevereiro, deixando Daniel Bragança e João Simões em segundo plano.
O jornal Record escreve, na sua mais recente edição, que por isso mesmo deverá ser o internacional japonês a entrar direto no onze dos verdes e brancos na deslocação a Moreira de Cónegos, na qual o treinador dos leões teve algumas mexidas a considerar.
Aliás, apesar de Rui Borges não ter confirmado a titularidade de Hidemasa Morita na 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, admitiu que o "momento de forma" pesa na sua decisão. "Temos de perceber o melhor momento de cada um. Estão os três a crescer e têm qualidades próprias, diferentes uns dos outros. O Dani [Bragança] é mais parecido com o Morita, o Simões dá-nos outras coisas. Olhamos ao momento e tomaremos sempre a melhor opção".
Vale lembrar, em todo o caso, que Daniel Bragança e João Simões foram suplentes utilizados no Sporting - Famalicão, tendo o primeiro marcado o golo da vitória dos verdes e brancos em Alvalade, por 1-0, prometendo começar a agitar esta corrida por um lugar no onze.
Esta temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 31 partidas. O futebolista disputou um total de 1.531 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
'Camisola 11' dos verdes e brancos regressou recentemente à competição, depois de 15 meses de ausência devido a uma grave lesão
21 Fev 2026 | 10:43 |
Nuno Santos não viajou com a restante comitiva do Sporting para o Norte do país, onde os verdes e brancos vão defrontar o Moreirense, neste sábado, dia 21 de fevereiro, pelas 18h00. Assim sendo, o jogador português volta a não entrar nas opções dos leões pela terceira vez desde o seu regresso oficial ao plantel principal.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, na sua mais recente edição, a ausência do ala de 31 anos não está relacionada com problemas físicos. No entanto, Rui Borges e a restante equipa técnica continuam a realizar uma cuidadosa gestão do 'camisola 11'.
Recuperado de uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito - lesão gravíssima que o afastou da competição durante 15 meses - o ala esquerdo começa agora a dar os primeiros passos no regresso ao mais alto nível. A reintegração foi feita com prudência: iniciou na equipa B, ganhou ritmo competitivo e, entretanto, já voltou a integrar os convocados da equipa principal.
Participou, inclusive, no encontro com o AVS SAD, para a Taça de Portugal, somando 43 minutos. A ideia inicial passaria por uma utilização mais controlada, mas o prolongamento obrigou a uma exposição maior do que a prevista no primeiro jogo de regresso à equipa principal do Sporting.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 197 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).