Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Médio nipónico do Clube de Alvalade está a viver uma época de altos e baixos, num ano em que já admitiu não estar a passar pelo melhor momento
30 Nov 2025 | 11:06 |
Hidemasa Morita vai ser titular na partida que opõe o Sporting ao Estrela da Amadora. O médio nipónico dos leões está a viver uma época de altos e baixos, mas volta a merecer a confiança de Rui Borges para a partida da Liga Portugal Betclic, frente aos tricolores.
A informação já tinha sido avançada pelo Leonino, e é agora confirmada pela imprensa nacional. Rui Borges vai mexer pouco em relação ao encontro com o Club Brugge, a contar para a Liga dos Campeões, mas uma das alterações vai passar pelo meio campo.
João Simões, que está a contas com algumas dores no pé esquerdo, segundo informa o jornal Record, vai dar lugar a Hidemasa Morita no 11 titular do Sporting para a partida com o Estrela da Amadora. Volta, assim, à ação a dupla composta pelo nipónico e por Morten Hjulmand, bastante utilizada nas últimas temporadas.
Relembrar que esta tem sido uma época inconstante para Hidemasa Morita, que chegou a desfalcar os leões no arranque da temporada, nas partidas com Porto e Famalicão. O médio internacional pelo Japão não é titular na Liga desde 5 de outubro, no encontro com o Braga, e apenas foi totalista por uma vez esta temporada, na vitória frente ao Marinhense.
A viver aquela que é, muito provavelmente, a sua última época de leão ao peito, Hidemasa Morita volta a ser opção para Rui Borges. O treinador verde e branco é, de resto, um confesso admirador das qualidades do nipónico, e uma das razões para o Sporting querer segurar o jogador no mercado de inverno.
Dupla de extremos tem estado em bom plano esta temporada ao serviço do Clube de Alvalade, mas uma notícia recente pode ter impacto nos seus minutos
30 Nov 2025 | 10:46 |
Rui Borges vai manter a aposta em Geovany Quenda e Geny Catamo, apesar do regresso de Pedro Gonçalves ao lote de convocados para o Sporting - Estrela da Amadora. O treinador verde e branco está agradado com as dinâmicas da dupla de extremos, que mantem o seu lugar no 11 titular.
Apesar de estar de volta às opções verdes e brancas, a condição física de Pedro Gonçalves deve ser gerida no encontro do Sporting com o Estrela da Amadora. Por isso, Geny Catamo e Geovany Quenda devem manter a titularidade, em mais uma oportunidade de mostrar a Rui Borges que merecem os minutos que têm tido esta temporada - isto, apesar de alguns condicionamentos para o moçambicano que vão obrigar a atenção redobrada.
Numa informação que já tinha sido avançada pelo Leonino, e que agora se vê confirmada na imprensa nacional, Rui Borges deve mesmo optar por não mexer qualquer peço do ataque do Sporting, em relação ao último jogo dos leões, frente ao Club Brugge, a contar para a Liga dos Campeões.
Sendo assim, Geny Catamo e Geovany Quenda deverão arrancar o encontro no papel de extremos, oferecendo verticalidade ao ataque leonino. No meio dos dois estará, como é hábito, Francisco Trincão, sendo que este trio vai apoiar Luis Suárez, ponta-de-lança do Sporting que alinhará a titular com o Estrela da Amadora.
A grande diferença vão ser as opções a sair do banco. Pedro Gonçalves pode ser um trunfo para lançar na partida, apesar de estar limitado em termos de minutos. Para além do internacional português, Rui Borges vai contar com Alisson Santos, que também tem estado em bom nível nos últimos encontros.
Médio verde e branco lesionou-se no encontro frente ao Santa Clara, e volta, agora, às opções de Rui Borges, apesar dos leões já pensarem noutro desafio
30 Nov 2025 | 10:29 |
Pedro Gonçalves está de volta às opções de Rui Borges para o Sporting - Estrela da Amadora, mas o grande objetivo para o médio verde e branco é a participação, a 100%, no dérbi com o Benfica, que se disputa na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, e que está marcado para 5 de dezembro.
Depois de se lesionar no encontro frente ao Santa Clara, nos Açores, Pedro Gonçalves foi obrigado a parar durante algumas semanas. O médio verde e branco deu boas notícias na última sexta-feira, quando foi reintegrado nos treinos do Sporting, e é, agora, opção para o jogo frente ao Estrela da Amadora.
No entanto, a condição física do jogador vai continuar a ser gerida, e o mais provável é mesmo que o médio criativo comece o Sporting - Estrela da Amadora no banco de suplentes, servindo de trunfo para Rui Borges - algo que já tinha sido avançado pelo Leonino. Desta feita, os responsáveis leoninos têm maior controlo sobre o número de minutos disputados pelo jogador verde e branco.
Isto porque o grande objetivo da estrutura leonina é que Pedro Gonçalves esteja completamente restabelecido para o encontro com o Benfica. De resto, Rui Borges também quer evitar uma situação semelhante à da última época, quando o jogador acabou por agravar a lesão que já tinha, e ficar de fora ainda mais tempo.
Para Pedro Gonçalves, o regresso tem duplo significado. Para além de poder voltar a ajudar o Sporting, o médio dos leões vai tentar convencer Roberto Martínez de que continua a merecer uma chamada à Seleção nacional. O jogador tinha feito parte dos estágios da equipa das quinas em vésperas de Mundial, mas saltou da lista na última convocatória, exatamente por causa dessa lesão que contraiu a 8 de novembro, com o Santa Clara.