Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Mais uma! Jogador colocado fora do Sporting por Amorim volta a ser decisivo

Futebolista que não conta para o treinador que irá deixar agora os verdes e brancos continua a ser destaque em competição internacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

08 Nov 2024 | 07:24 |

Icon Comentário0

O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.


Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.


O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.


Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.

A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.


Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:


Futebol

Filho de Eduardo Barroso 'pega-se' para defender Rui Borges no Sporting: “Há mínimos de honestidade”

Treinador dos verdes e brancos tem sido alvo de bastante contestação e redes sociais vão estando em alvoroço nos últimos dias

Eduardo Garcia, filho de Eduardo Barroso, saiu em defesa de Rui Borges depois das duras críticas feitas por João Maria Jonet ao treinador do Sporting
Eduardo Garcia, filho de Eduardo Barroso, saiu em defesa de Rui Borges depois das duras críticas feitas por João Maria Jonet ao treinador do Sporting

25 Set 2026 | 13:38 |

Icon Comentário0

Eduardo Garcia, filho de Eduardo Barroso, saiu em defesa de Rui Borges depois das duras críticas feitas por João Maria Jonet ao treinador do Sporting. Numa resposta publicada na rede social X, contestou sobretudo a ideia de que o técnico estava “sem unhas para a guitarra desde que entrou”.


Eduardo Garcia: "É legítimo não o querer, mas há mínimos de honestidade"


“Todos temos direito a opinião, mas isto é o quê? ‘Sem unhas desde que entrou’: entrou em 2 lugar, plantel de lesionados, adeptos descrentes e desesperados. NINGUÉM naquela altura acreditava no título. Fez a dobradinha. É legítimo não o querer, mas há mínimos de honestidade”, escreveu Eduardo Garcia.


A reação surge depois de João Maria Jonet ter feito uma avaliação muito crítica ao percurso de Rui Borges no Sporting. “Sem unhas para a guitarra desde que entrou, acaba bode expiatório de quem não soube ver isso e deixou um projeto dominante definhar na mediocridade”, tinha escrito o conhecido adepto leonino.

Jonet acrescentou ainda que “o início fez prever este fim deprimente para quem ia sempre ficar tempo demais e sair quando fazia menos sentido e era mais tóxico”, considerando que os sinais para o atual cenário já estavam presentes desde a chegada do treinador.


A continuidade de Rui Borges tem provocado posições distintas dentro do universo leonino depois dos recentes empates no campeonato. Frederico Varandas já garantiu publicamente que o lugar do treinador nunca esteve em causa, enquanto várias figuras ligadas ao Sporting continuam a discutir se o atual projeto tem condições para recuperar o rendimento apresentado anteriormente.

Confira a publicação:


Futebol

Gonçalo Inácio mantém estatuto, mas outro jogador ganha força como capitão do Sporting

Internacional português é a primeira escolha de Rui Borges no plantel, mas futuro pode trazer alterações até no que à braçadeira diz respeito

Maxi Araújo está a ganhar cada vez mais peso na estrutura de liderança do Sporting, apesar de Gonçalo Inácio ir mantendo a braçadeira
Maxi Araújo está a ganhar cada vez mais peso na estrutura de liderança do Sporting, apesar de Gonçalo Inácio ir mantendo a braçadeira

25 Set 2026 | 13:00 |

Icon Comentário0

Maxi Araújo está a ganhar cada vez mais peso na estrutura de liderança do Sporting. Numa altura em que a falta de uma voz de comando dentro de campo tem sido apontada como uma das fragilidades dos leões, o internacional uruguaio prepara-se para assumir com maior frequência a braçadeira de capitão.


O lateral-esquerdo já tinha dado sinais desse novo estatuto frente ao Alverca, na terceira jornada do campeonato, quando iniciou o encontro como capitão. A saída de Morten Hjulmand e, posteriormente, de Daniel Bragança abriu espaço para uma reformulação da hierarquia interna.


Gonçalo Inácio continua a ocupar o primeiro lugar na estrutura de capitães, seguido de Eduardo Quaresma. Maxi surge depois na hierarquia, à frente de Iván Fresneda, mas as escolhas de Rui Borges para o onze podem fazer com que o uruguaio passe a assumir a braçadeira com maior regularidade.


Inácio poderá enfrentar maior concorrência com o regresso de Ibrahima Ba, enquanto Quaresma também não tem um lugar garantido entre os titulares. Esse cenário pode deixar Maxi como o elemento mais bem colocado da estrutura de capitães presente no onze em várias partidas.

O crescimento do 'camisola 20' não se limita ao terreno de jogo. Nos últimos dias, quando Rui Borges esteve debaixo de forte contestação, Maxi Araújo foi uma das vozes que surgiu publicamente a apoiar o treinador, partilhando uma fotografia abraçado ao técnico e deixando uma mensagem de confiança no futuro do Sporting.



Futebol

Debast já conhece castigo após vermelho no Sporting - Arouca

Jogador do Clube de Alvalade foi expulso na última jornada da Liga Portugal Betclic, em que os leões acabaram por empatar pela segunda vez consecutiva

Zeno Debast foi sancionado com um jogo de suspensão na sequência do cartão vermelho direto recebido no empate do Sporting frente ao Arouca, por 2-2
Zeno Debast foi sancionado com um jogo de suspensão na sequência do cartão vermelho direto recebido no empate do Sporting frente ao Arouca, por 2-2

25 Set 2026 | 12:22 |

Icon Comentário0

Zeno Debast foi sancionado com um jogo de suspensão na sequência do cartão vermelho direto recebido no empate do Sporting frente ao Arouca, por 2-2. O central ficará, assim, de fora da deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro.


De acordo com o mapa de castigos divulgado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, a infração do internacional belga foi enquadrada como “uma falta grosseira”, não existindo agravamento da pena para além de uma partida.


O organismo disciplinar justificou a decisão com a entrada protagonizada aos 54 minutos. No relatório, é referido que Debast realizou um “tackle sobre um adversário com força excessiva, pondo em causa a integridade física do mesmo”.


A expulsão teve impacto direto no desenrolar do Sporting - Arouca. Os leões venciam por 2-0 quando ficaram reduzidos a dez jogadores e acabaram por permitir a recuperação dos visitantes, que chegaram ao empate já na reta final da partida.

Poucas horas depois do encontro, Debast assumiu publicamente a responsabilidade pelo sucedido. “Sportinguistas, assumo completamente a responsabilidade. Cometi um erro e deixei mal a equipa com um cartão vermelho. Gostaria de pedir desculpa por isto e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para compensar. Vamos lutar. Juntos!”, escreveu.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Estrela do Sporting no Barcelona? Deco não hesita: "Olhamos para os bons jogadores”
Futebol

Estrela do Sporting no Barcelona? Deco não hesita: "Olhamos para os bons jogadores”

25 Set 2026 | 11:03

Icon Comentário0
Jóia de 19 anos pode ser 'arma secreta' de Rui Borges no Braga - Sporting
Futebol

Jóia de 19 anos pode ser 'arma secreta' de Rui Borges no Braga - Sporting

25 Set 2026 | 10:14

Icon Comentário0
Rui Borges identifica ‘culpado’ pelas dificuldades do Sporting após revolução de Varandas
Futebol

Rui Borges identifica ‘culpado’ pelas dificuldades do Sporting após revolução de Varandas

25 Set 2026 | 09:40

Icon Comentário0