Futebol
Fabrizio Romano faz atualização de mercado e Sporting pode ficar a perder
16 Jan 2026 | 13:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Jovem português que passou pelo emblema verde e branco tem chamado atenção pelo seu desempenho na presente temporada desportiva
16 Jan 2026 | 18:51 |
Afonso Moreira está a ganhar destaque em França ao serviço do Lyon, onde tem vivido uma temporada de afirmação na Ligue 1. Aos 20 anos, o extremo tem sido uma das surpresas da equipa francesa. O jovem português tem chamado atenção pelo seu desempenho.
P. Fonseca: "Tem sido talvez o jogador mais influente na nossa equipa, com assistências e golos, mas não só"
Paulo Fonseca destacou a influência do jogador e já o aponta à Seleção Nacional: “Tem sido talvez o jogador mais influente na nossa equipa, com assistências e golos, mas não só”, reconheceu o técnico, em entrevista à agência Lusa, valorizando não apenas os números, mas também o comportamento e a atitude do extremo.
P. Fonseca: "Ainda é jovem e tenho a certeza de que se continuar assim... vai ser um jogador a ter em conta na nossa Seleção nacional"
“É um miúdo com uma energia incrível, que trabalha defensivamente como poucos. Tem trabalhado muito, ouvido, aprendido e arriscado. Ainda é jovem e tenho a certeza de que se continuar assim... vai ser um jogador a ter em conta na nossa Seleção nacional”.
Paulo Fonseca, de 52 anos, assumiu "gostar de trabalhar com jovens e desenvolver talentos": "Há que dar mérito ao nosso departamento de prospeção, que conhecia bem o jogador e que o aconselhou. Chegou aqui sem qualquer experiência a este nível. O campeonato francês é diferente do português, mas ele adaptou-se muito bem, soube esperar pelas suas oportunidades e melhorou muito o seu jogo e capacidade de decisão", apontou.
Vale a pena recordar que Afonso Moreira se sagrou bicampeão nacional pelo Sporting e participou na conquista da última edição da Taça de Portugal. Na época passada foi opção em três encontros oficiais, mas sempre na condição de suplente utilizado. Saiu no verão rumo a França por 2 milhões de euros.
Em entrevista recente, o avançado argelino de 37 anos, contou algumas histórias hilariantes quando relembrou os tempos em que defendia emblema leonino
16 Jan 2026 | 17:56 |
Islam Slimani abriu o baú das memórias para partilhar, uma das histórias mais caricatas da sua passagem pelo Sporting - que está em risco de perder peça fundamental. Uma ligação vivida em dois momentos distintos: chegou a Alvalade em 2013, saiu em 2016 e voltou a envergar de verde e branco na época 2021/22. O avançado argelino, hoje com 37 anos e ao serviço dos romenos do Cluj, recorda que, na altura, a prioridade absoluta era trabalhar e evoluir, sob as ordens de Leonardo Jardim, acabando a alimentação por ficar em segundo plano.
Islam Slimani: "Comia pizza congelada ao meio dia"
"Tinha fome quando cheguei ao Sporting. A minha vida era a seguinte: ia aos treinos, voltava para casa e comia uma pizza - daquelas congeladas... Juro que é verdade. Pizza congelada ao meio-dia; e também comia noodles, daqueles que vêm num pacote e metes a ferver. Comia isso todos os dias, mais atum e margarina...", explicou o dianteiro numa entrevista concedida ao canal do jornalista Colin Dicanot.
"Comia isso todos os dias, mais atum e margarina... Fazia uma sesta, ia tomar um café e o que não tinha comido de manhã, comia à noite ou no dia seguinte. Fiz isso durante um ano. Não fui uma vez a um restaurante. Juro e não sabia cozinhar...", disse o ex Sporting.
Islam Slimani: "Davam almoço na Academia, mas eu não sabia"
E acrescentou, entre... muitos risos de ambos: "Sabes o pior? É que davam almoço lá na Academia, mas eu não sabia. Estava tão focado que nem sabia e ia logo para casa (depois do treino). E ninguém me perguntava porque é que não ia comer...", apontou.
De leão ao peito, Slimani completou 123 jogos (mais um na equipa B), nos quais 61 golos e registou nove assistências. Em 2013, a SAD pagou 300 mil euros ao CR Belouizdad, emblema argelino, pelo seu passe. Esta temporada, com a camisola do Cluj, Islam Slimani - avaliado em 400 mil euros - leva oito partidas disputadas na Superliga Romena. Nos 323 minutos que esteve em campo, o avançado aponta um golo e uma assistência.
Clube de Alvalade garantiu uma vitória expressiva em prova doméstica, onde a mesma foi protagonizada por antiga avançada do emblema catalão
16 Jan 2026 | 17:25 |
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu frente ao Damaiense, esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, no Estádio Algarve. Em partida relativa à terceira jornada da primeira fase da Taça da Liga, as leoas cumpriram o seu objetivo de maneira confortável ganhando por 6-1.
Em Loulé, a primeira parte foi de domínio verde e branco. Brittany Raphino inaugurou o marcador aos 20 minutos, com uma grande penalidade. Aos 32’, o Damaiense estando em desvantagem no encontro, prolongou o seu azar - a número 9 da equipa da Damaia, Doly Wabeua, marcou na própria baliza. Para fechar os primeiros 45 minutos, Andreia Bravo (44') colocou o esférico no fundo das redes.
Na segunda parte, as equipas voltaram a entrar com tudo. O Sporting mantinha o controlo na partida, mas mesmo assim acabou por sofrer um golo. Aos 62’, Lícia Cruz reduziy. Em resposta, as leoas não perdoaram, e aos 82 minutos, Ana Capeta assinou o encontro com um grande golo. Flor Bonsegundo (90’) marcou o quinto e a ex Barcelona, Carla Armengol (90+1’) marcou o sexto.
Com esta vitória - a 10.ª em 20 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira encontram-se no segundo lugar do grupo B da Taça da Liga feminina, onde cinco equipas lutam por dois lugares que dão acesso aos play-offs da competição nacional.
O emblema verde e branco vira agora atenções para a Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para o dia 24 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, às 15h00, na Academia Vitória Sport Clube, em duelo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional.