Futebol
Adepto do Sporting que chamou "javardo" a Conceição vai ser indemnizado em 20 mil euros pelo Estado
16 Dez 2025 | 19:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Médio do Famalicão é um dos ativos mais cobiçado da Liga portuguesa; Clube de Alvalade insiste no internacional sub-21 por Portugal
17 Dez 2025 | 03:00 |
Gustavo Sá continua na mira do Sporting e é um dos objetivos dos leões para o mercado de janeiro. Rui Borges é um apreciador das qualidades do médio de 21 anos do Famalicão. No entanto, o valor pedido pelo emblema minhoto é considerado demasiado elevado para os cofres dos leões.
O internacional sub-21 português estreou-se pela equipa principal dos famalicenses com apenas 17 anos e soma mais de uma centena de jogos, alguns dos quais com a braçadeira de capitão, o que vai atraindo vários pretendentes, tal como os rivais Benfica e Porto.
Face à elevada procura pelos serviços do médio, o Famalicão sabe que poderá prolongar as negociações com os vários pretendentes e só aceita vender o atleta por valores na ordem dos 20 milhões de euros. Além do médio, há mais um jogador da turma liderada por Hugo Oliveira que também está na rota do Clube de Alvalade (Saiba mais AQUI).
Ainda assim, o facto de ambas as Direções terem relações bastante positivas - graças aos negócios de Pedro Gonçalves e Manuel Ugarte - jogam a favor do Sporting. Frederico Varandas pretende assim aproveitar a situação junto de Miguel Ribeiro, presidente da SAD famalicense, para tentar fechar o negócio.
Esta temporada, Gustavo Sá - avaliado em 16 milhões de euros - disputou 14 encontros com a camisola do emblema de Vila Nova de Famalicão. No total, o jovem somou 1.288 minutos, tendo marcado quatro golos e feito uma assistência, sendo um titular indiscutível na equipa.
Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou comunicação de jogada perigosa no dérbi entre águias e leões
16 Dez 2025 | 23:27 |
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta terça-feira, mais alguns áudios da comunicação das equipas de arbitragens. Um dos lances abordados foi a expulsão de Gianluca Prestianni no dérbi entre Benfica e Sporting (1-1).
VAR: "Daqui VAR. Aconselho-te a vires à zona de revisão para possível vermelho"; Árbitro: "Ok, imagem feia, parece-me vermelho, o pé fica preso. Vermelho claro, sem stress." VAR: "O 25, em voo, faz uma tesoura. Vou mostrar outra imagem." Árbitro: "Sim, sim, é vermelho."
Duarte Gomes: "Sendo claro e óbvio, a imagem que mostra que o árbitro errou deveria ser só uma"
Duarte Gomes, diretor técnico da arbitragem, analisou o lance: "O ideal era que fosse sempre assim. Sendo claro e óbvio, a imagem que mostra que o árbitro errou deveria ser só uma. Repara nos fatores para cartão vermelho: o jogador salta de longe, a dois pés, e por acaso até toca na bola depois do jogador do Sporting tocar. Mas ele não salta para a bola, salta para as pernas. É uma entrada de longe, com intensidade, velocidade, e tem uma consequência que poderia ter sido drástica, o pé poderia ter partido".
Duarte Gomes: "Foi uma intervenção excelente por parte do Rui Costa"
O especialista elogiou a atuação do VAR: "Foi uma intervenção excelente por parte do Rui Costa e, neste caso, muito bem também o Nobre a ser convencido de imediato. Nós, árbitros, também temos muito cuidado com os jogadores que entram quando estão a suplentes. Geralmente vêm com muita adrenalina e intensidade, querem mostrar em pouco tempo que sabem jogar, contribuem, e muitas vezes não conseguem dosear essa intensidade. Muitas vezes os árbitros até falam com eles".
Tal como o nosso Jornal avançou, em Exclusivo (Saiba mais AQUI), ainda que a prestação da equipa leonina na segunda parte não tenha sido do agrado de Frederico Varandas, o mesmo tem plena confiança em Rui Borges e na estratégia gizada pelo técnico, acreditando que o plantel irá voltar a levantar o título em maio.
Professor auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa arrasou postura do treinador do emblema encarnado
16 Dez 2025 | 21:48 |
Depois da vitória do Benfica frente ao Moreirense (4-0) no último domingo, José Mourinho - que foi arrasado por Rodrigo Roquette - abordou a arbitragem da partida e acabou por 'picar' o Sporting nas suas declarações, devido a uma suposta grande penalidade não marcada. O técnico referiu que os encarnados têm um perfil diferente do dos rivais e que não "gritam" nem "choram" por causa de lances polémicos. Pedro Fatela, professor auxiliar da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, expôs as contradições do técnico.
Pedro Fatela: "Ficámos com uma terceira certeza na vida: Morrer, pagar impostos e que José Mourinho vai queixar-se da arbitragem (...)"
"A verdade é que existem pessoas que dizem que há duas certezas na vida: Morrer e pagar impostos. Quando José Mourinho chegou ao futebol português, nós ficámos com uma terceira certeza na vida: Morrer, pagar impostos e que José Mourinho vai queixar-se da arbitragem (...)", começou por dizer, em declarações no 'Jogo Aberto', da SIC Notícias.
O comentador recordou as práticas recentes das águias: "Devemos agarrar nesta frase de José Mourinho, quando diz que outros choram, pressionam e gritam, nós não, temos um perfil diferente.... Vamos pegar na palavra choram. Além destes lamentos pós-jogos que José Mourinho constantemente tem, no dia 28 de setembro, o Benfica fez um comunicado onde diz que este início de época demonstra um padrão claro com prejuízos para o Benfica e benefícios para o Sporting".
Pedro Fatela deixa uma ideia no ar: "Ora, se isto não é chorar, eu não sei o que é isto. O Benfica antes da Dupertaça, no dia 27 de julho, fez um comunicado a criticar Fábio Veríssimo. No dia 3 de dezembro, antes do dérbi no Estádio da Luz, critica a anunciação de António Nobre.... Ora, se isto não é pressionar, o que é que é?".
Pedro Fatela: "Depois são os outros que gritam? Mário Branco gritou ao árbitro: "És uma vergonha (...) vou arrebentar-te todo"
O professor lembrou ainda o comportamento de Mário Branco: "Depois são os outros que gritam? Mário Branco gritou ao árbitro: "És uma vergonha (...) vou arrebentar-te todo e mais um conjunto de impropérios que foi dirigido ao árbitro da partida. Se isto não é gritar, é o quê? Aquilo que José Mourinho acusa que os outros fazem, o Benfica faz exatamente igual ou pior. Portanto, sendo esta a prática, parece-me que José Mourinho devia centrar-se no futebol", concluiu.
Veja o vídeo:
Adepto do Sporting que chamou "javardo" a Conceição vai ser indemnizado em 20 mil euros pelo Estado
16 Dez 2025 | 19:48
Jaime Marta Soares admite não votar em Varandas nas eleições do Sporting, mas sim em...
16 Dez 2025 | 19:09
Silas passou pelo Sporting, mas não acha que leões sejam a melhor equipa a jogar em Portugal
16 Dez 2025 | 18:34