Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2024 | 07:24 |
O Legia Varsóvia, de Rúben Vinagre, goleou o Dinamo Minsk, por 4-0, em partida válida para a terceira jornada da Conference League. O jogador emprestado pelo Sporting voltou a estar em destaque com nova assistência ao serviço do emblema polaco, além da titularidade.
Neste triunfo, que colocou o emblema do ala cedido pelos leões na liderança (à condição) da prova, com nove pontos somados, Vinagre acabou por fazer o passe para o terceiro golo, marcado por Luquinhas – que bisou na partida -, à passagem pelos 55 minutos. O jogador português, que não contou para Rúben Amorim, foi posteriormente substituído, aos 73 minutos.
O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.
Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi cedido aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.
A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Légia de Varsóvia tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 22 jogos (1.794 minutos) e oito assistências.
Assistência sublime de Rúben Vinagre pelo Légia:
Após agradecimentos, elogios e ambições quanto aos projetos em andamento, disse que vai às próximas eleições marcadas para março de 2026
15 Dez 2025 | 22:25 |
Frederico Varandas venceu o quarto Prémio Stromp, esta segunda-feira, dia 15 de dezembro, na categoria de Dirigente do Ano. Após agradecimentos, elogios e ambições quanto aos projetos em andamento, anunciou que vai recandidatar-se ao cargo que ocupa no Sporting desde 2018 nas próximas eleições, agendadas para março de 2026.
O dirigente máximo dos leões deixou ainda que parece uma indireta a José Mourinho, técnico do Benfica, que recentemente afirmou, a propósito de uma alegada grande penalidade sobre Vangelis Pavlidis no Moreirense - Benfica, que "há outros que choram, gritam e pressionam", referindo-se aos rivais.
"Este é o quarto prémio que recebo como dirigente, nesta missão que iniciámos em 2018, mas este talvez seja o que traz mais tranquilidade em minha casa, dado que igualo os quatro da minha mulher. Mas ao contrário dos prémios dela - numa modalidade individual e solitária -, este prémio é fruto das pessoas que tenho ao meu lado. São eles a razão de estar aqui", referiu.
F. Varandas: "Quero aqui anunciar que nos iremos recandidatar às eleições de março de 2026"
O Presidente do Clube de Alvalade fez a revelação da noite: "Consideramos estar a meio da nossa missão e da escola de onde venho nunca se sai a meio de uma missão. Quero aqui anunciar que nos iremos recandidatar às eleições de março de 2026", deixando uma farpa no timoneiro das águias.
F. Varandas: "De uma casa onde não se chora, não se lamenta, onde procuramos ser melhor todos os dias"
"Venho de uma casa onde a hierarquia é muito importante, queria agradecer a pessoas que não conhecem, mas que deram muito, os nossos colaboradores; a quem nós exigimos muito e que fazem que o Sporting viva, hoje, um dos melhores períodos da sua história. Não aparecem, mas estão na transformação do nosso Clube. De uma casa onde não se chora, não se lamenta, onde procuramos ser melhor todos os dias". disse.
O dirigente fez um balanço da temporada: "Represento a minha equipa depois de um ano fantástico, maravilhoso. Vejo o nosso capitão e só vejo a categoria do nosso andebol. O nosso míster do vólei e penso: que categoria aquele campeonato; Nolito e aquele título Mundial... Também uma palavra a quem não ganhou, mas esteve nas finais, onde devemos estar sempre. Hoje temos um Sporting que ou ganha ou perde com dignidade nas finais. É deste Sporting que tanto nos orgulhamos", acrescentou Varandas, falando depois em particular do futebol.
"Bicampeonato histórico, dobradinha... E que saborosa foi... Há um ano éramos campeões nacionais e grande parte das pessoas duvidava que seríamos bicampeões. Disse-o aqui, que o nosso grupo ia matar-se para ser bi, lutar para ser bi. Contra tudo o que pensavam, foram campeões, bicampeões; hoje temos dois rivais fortes, é verdade, mas também é verdade que aquele grupo... Não há uma pessoa que não acredite que vai lutar pelo tricampeonato. Se há coisa que sinto, porque vivo perto deles... Que orgulho tenho no meu, no nosso treinador. Sempre de cabeça levantada. Cai um, vem outro. Não há um, chama um miúdo. Que orgulho no nosso capitão. Se há coisa que sabemos fazer é lutar e ninguém o faz melhor que eles. Eles dizem presente e vão lutar até ao fim. E vão lutar com tudo até ao último segundo. Não é contra tudo nem contra ninguém. É apenas pelo Sporting tricampeão", vincou o responsável máximo dos leões.
Conjunto do ex treinador do Sporting passa agora a somar 26 pontos na tabela, mas falha o assalto ao quarto lugar, estando no sexto posto
15 Dez 2025 | 22:19 |
O Manchester United e o Bournemouth empataram 4-4, esta segunda-feira, dia 15 de dezembro, num jogo eletrizante a contar para a 16.ª jornada da Premier League. Bruno Fernandes foi titular e apontou um grande golo de livre direto, mas que foi insuficiente para a vitória.
Amad Diallo abriu o marcador, aos 13′, com Antoine Semenyo a igualar o resultado ainda na primeira parte, aos 41′. Casemiro voltou a dar vantagem aos red devils, aos 45+4′. Os comandados de Andoni Iraola começaram da melhor maneira o segundo tempo, com Evanilson a marcar, aos 46′. Marcus Tavernier completou a reviravolta, aos 52′.
Aos 77′, sem pedir licença, e apostando no lado do guarda-redes, longe da barreira, Bruno Fernandes marcou um golaço de bola parada e celebrou de forma efusiva. Mais um momento individual de luxo do médio português ao serviço dos red devils. Matheus Cunha voltou a dar vantagem ao Manchester United, aos 79′, colocando o marcador em 4-3
No entanto, Eli Junior Kroupi selou as contas do marcador, depois de ter entrado aos 78′, fazendo o 4-4 aos 84′. Com este empate, o conjunto de Ruben Amorim - que falou de Bruno Fernandes na antevisão - passa a somar 26 pontos e falha o assalto ao quarto lugar, estando no sexto posto, com 26 pontos. Já a formação adversária passa a contar com 21 pontos, na 13.ª posição.
Bruno Fernandes, avaliado em 40 milhões de euros pelo Transfermarkt, cumpre a sua sétima época no clube inglês, para onde se transferiu em janeiro de 2020, vindo do Sporting. Desde então, soma 307 jogos, 103 golos e 91 assistências com a camisola dos ‘red devils’.
Veja o golo de Bruno Fernandes de livre direto:
Técnico do Clube de Alvalade atribuiu o mérito da distinção à equipa verde e branca e também a todo o staff à volta do plantel leonino
15 Dez 2025 | 21:36 |
Rui Borges recebeu o Prémio Stromp de treinador do ano na gala dos Prémios Stromp do Sporting, atribuindo o mérito da distinção à equipa e também a todo o staff à volta do plantel leonino. O técnico admitiu estar nervoso, mas referiu ter a intenção de voltar a marcar presença na cerimónia do próximo ano.
Rui Borges: "É mais difícil do que estar a falar com os jogadores nos jogos. Estou mais nervoso"
"É mais difícil do que estar a falar com os jogadores nos jogos. Estou mais nervoso. É uma honra fazer parte destes prémios, acredito perpetuar valores do Sporting e destes anos todos. Este prémio não é meu. É destes rapazes que estão aqui e outros tantos, é da equipa. Fazem de mim melhor treinador todos os dias. Fazem-nos evoluir a nós e se estou a receber este prémio é culpa deles", disse, esperando regressar
Rui Borges: "É um prémio de toda a estrutura Sporting"
"Assim continue na próxima época, que é bom sinal. Um agradecimento a todos os que trabalham na Academia", disse ainda Rui Borges que logo ouviu um adepto vaticinar: "Vais ser tricampeão!". "É um prémio de toda a estrutura Sporting, toda a gente que trabalha diariamente na Academia".
O treinador - que está em conversas para renovar - explicou o agradecimento especial: "Todos eles têm um bocadinho das vitórias, todos, todos são importantes, desde as pessoas que limpam os balneários para estarmos com o melhor ambiente possível, às pessoas da cozinha, a todos os departamentos, que estão no dia a dia da equipa, para os jogadores estarem na sua melhor performance. É de todos eles, e é de vocês também, porque só assim, unidos e todos juntos, é que ganhamos e continuaremos a vencer. Um bom Natal a todos", concluiu.
Ao comando do Sporting, Rui Borges conquistou dois títulos: um Campeonato Nacional (2024/25) e uma Taça de Portugal (2024/25). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até 30 de junho de 2026, com possibilidade de renovação automática até 30 de junho de 2027.