
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Decorreu no passado sábado, dia 29 de março, a partida referente à 27ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Estrela da Amadora - Sporting. Um jogo que ficou marcado por muitos casos de arbitragem, mas onde, segundo Jorge Faustino e Marco Ferreira, especialistas de arbitragem do jornal Record, ficou um cartão vermelho por mostrar.
Os dois comentadores desportivos concordam na maior parte dos lances capitais da partida, com especial destaque para as duas expulsões a jogadores do Estrela da Amadora, e dos dois penáltis marcados a favor do Sporting.
No entanto, ambos afirmam que ficou um cartão vermelho por mostrar a Alan Ruiz, avançado que alinha no Estrela da Amadora, na falta que originou o primeiro penálti da partida. Jorge Faustino escreveu o seguinte: "Já com a bola em jogo, Alan Ruiz abriu o braço na direção de Diomande, acertando-lhe com o antebraço na garganta. Penálti. Faltou a exibição do segundo amarelo pelo gesto negligente".
Marco Ferreira seguiu a mesma linha de pensamento: "Lance na área do Estrela de Amadora com Alan Ruiz a movimentar o braço na direção de Diamonde atingindo-o na face, com a bola em jogo sem estar a disputá-la, incorrendo um comportamento antidesportivo. Penálti bem assinalado após intervenção do VAR, ficando o amarelo por exibir e consequente vermelho por acumulação".
Para além deste momento, Marco Ferreira apontou ainda outro erro do árbitro do Estrela da Amadora - Sporting: "Matheus Reis rasteira o adversário na tentativa de jogar a bola numa ação imprudente. Livre bem assinalado e amarelo mal exibido", acerca do lance aos 66 minutos da partida em que o defesa brasileiro dos leões viu cartão, o que o obriga a falhar a próxima partida.
Técnico verde e brancaoteceu alguns comentários acerca das palavras do comandante do Gil Vicente sobre o Benfica, no fim da partida entre ambos
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 29 de março, para defrontar a equipa do Estrela da Amadora, no recinto adversário. Os leões venceram por 3-0 e no final da partida, o treinador verde e branco teve oportunidade de falar com os jornalistas, em conferência de imprensa, acerca da polémica de César Peixoto e Bruno Lage.
Relembrar que no fim da partida entre Gil Vicente e Benfica, da passada sexta feira, dia 28 de março, em que os encarnados derrotaram os gilistas, decorreu um momento que deu muito que falar, quando Bruno Lage e César Peixoto - treinadores das equipas - se cumprimentaram. "Que sejas campeão", terão sido as palavras ditas pelo treinador da equipa nortenha ao técnico das águias.
Rui Borges foi questionado acerca do tema após o Estrela da Amadora - Sporting, e disse o seguinte: "Estou muito mais focado no que posso controlar. É a opinião e vontade de cada um e temos de as respeitar. Acho que nunca nenhum me disse (risos)", começou por atirar o treinador dos leões.
Acrescentou, ainda: "Não importa, não nos preocupamos com o resto, o resto será sempre o resto. É nós Sporting, nós estrutura, nós clube e nós adeptos, que hoje foram fenomenais", apontou de seguida o técnico verde e branco.
Resposta breve mas assertiva de Rui Borges acerca da polémica com César Peixoto e Bruno Lage, depois de um Estrela da Amadora - Sporting que viu os leões somar mais três pontos e voltar ao topo da tabela classificativa.
Antigo diretor desportivo do Clube de Alvalade rumou ao Manchester City seis meses antes do previsto, o que não estava nos planos de Frederico Varandas
|
A escolha de João Pereira para suceder a Ruben Amorim no comando técnico do Sporting foi um dos motivos que originou a saída de Hugo Viana do Sporting seis meses antes do que estava inicialmente previsto. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que a opção pelo antigo futebolista foi uma decisão pessoal de Frederico Varandas.
“Quando o Ruben Amorim rumou ao Manchester United, houve vários nomes que estiveram em cima da mesa. A decisão de escolher João Pereira foi assumida por Frederico Varandas, numa jogada ‘à lá Vieira’, quando segurou o Jorge Jesus no Benfica, em 2013/14”, revelou uma fonte conhecedora do processo ao Leonino.
Acontece que Hugo Viana não foi favorável à escolha de Frederico Varandas, que optou por promover João Pereira à equipa A para substituir Ruben Amorim. Entre outros fatores, esta decisão terá sido um dos motivos que esteve na origem da ida antecipada do antigo diretor desportivo do Sporting para o Manchester City.
Tal como Frederico Varandas assumiu aquando da apresentação de Rui Borges como treinador do Sporting, o técnico do Vitória de Guimarães já tinha estado em cima da mesa dos responsáveis verdes e brancos aquando da saída de Ruben Amorim, sendo que era o preferido de Hugo Viana.
A verdade é que o tempo acabou por dar razão ao agora responsável do Manchester City. A experiência de João Pereira à frente do Sporting não correu bem – oito jogos, três vitórias, um empate e quatro derrotas –, tendo o técnico mais tarde regressado à equipa B, que, entretanto, abandonou para rumar ao Alanyaspor, da Turquia.
Clube de Alvalade venceu turma de José Faria, no Estádio José Gomes, com golos de Viktor Gyokeres (bis) e Geovany Quenda
|
O Sporting venceu o Estrela da Amadora por 3-0, no Estádio José Gomes, em jogo a contar para a 27.ª jornada da I Liga. Os leões aproveitaram a superioridade numérica após a expulsão de Guilherme Montóia e marcaram por Viktor Gyokeres (bis de grande penalidade) e Geovany Quenda.
Logo no primeiro minuto, Viktor Gyokeres testou a atenção de João Costa com um remate perigoso, mas o guardião do Estrela da Amadora respondeu com uma grande defesa. A pressão verde e branca manteve-se intensa e, poucos minutos depois, Matheus Reis acertou em cheio no poste.
A situação complicou-se ainda mais para o Estrela da Amadora aos 34 minutos, quando Guilherme Montóia viu o segundo amarelo e foi expulso por travar Iván Fresneda à entrada da área, numa falta desnecessária que deixou a equipa reduzida a dez unidades.
Apesar da superioridade evidente, o Sporting não conseguiu materializar o domínio em golos, adiando a decisão para a segunda parte. Na etapa complementar, os leões finalmente desbloquearam o marcador. Aos 51 minutos, o árbitro recorreu ao VAR e assinalou grande penalidade por falta de Alan Ruiz sobre Ousmane Diomande. Viktor Gyokeres converteu o castigo máximo e colocou a formação de Alvalade em vantagem.
Aos 75 minutos, o Sporting ampliou a vantagem numa jogada de grande classe. Viktor Gyokeres, pela direita, arrastou dois adversários e, de costas para a baliza, entregou para Geovany Quenda, que, num ângulo apertado, rematou forte com o pé esquerdo para o segundo golo dos leões. Aos 89 minutos, o Sporting beneficiou de mais uma grande penalidade, com Viktor Gyökeres a assumir a cobrança e a bisar no encontro.
Veja o resumo do encontro: