
Futebol
Noite épica no Man United - Lyon! Amorim vai do inferno ao céu e está nas meias da Liga Europa
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tomás Handel tem sido uma das figuras do Vitória de Guimarães nesta temporada e o seu valor de mercado praticamente duplicou desde o verão. O jovem médio, apontado ao Sporting no mercado de inverno, foi peça-chave no triunfo sobre o Estrela da Amadora (2-0), marcando o primeiro golo e consolidando a sua importância na equipa.
Após um período complicado entre dezembro e janeiro, em que esteve afastado dos relvados devido a uma virose, perdeu espaço para Manu Silva, mas Handel voltou a recuperar o protagonismo. O antigo colega acabou por ser vendido ao Benfica por 12 milhões, permitindo ao médio português afirmar-se como titular absoluto dos Minhotos.
Durante o mercado de inverno, Handel foi um dos jogadores mais cobiçados do plantel, com Sporting, Milan e Porto a demonstrarem interesse. No entanto, os vimaranenses seguraram o atleta com uma renovação até 2029 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, afastando qualquer possibilidade de saída imediata.
Desde a eliminação da Taça de Portugal frente ao Elvas, o médio não mais saiu do onze inicial, mantendo-se como peça fundamental mesmo após a chegada do treinador Luís Freire. O seu crescimento reflete-se nos números: já soma 41 jogos, dois golos e uma assistência, ultrapassando os recordes da época passada. Handel começou no Moreirense em 2010, seguindo depois para o D. Afonso Henriques, onde fez parte da sua formação, ascendendo à equipa principal na época 2021/22. Na época seguinte foi dispensado e ficou na equipa B, tendo marcado dois golos. Na temporada 2022/23 voltou a subir à equipa principal e tornou-se peça-chave.
O valor de mercado de Handel subiu dos 7 para os 13 milhões de euros, tornando-o num dos ativos mais valiosos do Vitória de Guimarães. A sua venda no próximo verão é vista como provável, representando mais um encaixe para o clube Minhoto, com o Sporting muito atento.
Próximo mercado de transferências deverá trazer novidades ao plantel de Rui Borges; SAD verde e branca faz contas e define jogadores transferíveis
|
Ousmane Diomande pode ser um dos nomes do plantel a abandonar o Sporting na próxima janela de mercado. Apesar de o rendimento do defesa central ter vindo a cair desde a saída de Ruben Amorim, o Clube de Alvalade acredita que o jogador ainda é dos ativos mais apetecíveis do plantel e aceita vender o jogador por valores entre os 50 e os 60 milhões de euros, sabe o Leonino.
O costa-marfinense, de 21 anos, tem contrato válido com o emblema verde e branco até junho de 2027 e está blindado por uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros. No entanto, a SAD leonina está disposta a transferir o central por valores inferiores.
Emblemas como Arsenal, Liverpool, Tottenham e Manchester City (Inglaterra) têm o pupilo de Rui Borges debaixo de olho e podem avançar com uma proposta no mercado de verão. Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, os leões estavam dispostos a ouvir ofertas dos clubes interessados já durante o último verão, mas os valores não agradaram a Frederico Varandas - que quer vender um outro jogador do plantel.
Ainda assim, apesar de uma temporada com alguns altos e baixos, o pupilo de Rui Borges recebeu o prémio de melhor defesa da Liga Portugal Betclic referente ao passado mês de janeiro. O central pegou de estaca no eixo defensivo desde o início da temporada e tem sido um dos indiscutíveis em Alvalade.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 41 partidas: 27 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. O jovem soma, para já, dois golos apontados.
Além do treinador principal, também Luís Neto, Tiago Aguiar (adjuntos), Morten Hjumand e Eduardo Quaresma foram punidos, segundo o mapa de castigos
|
Além de Conrad Harder ter sido expulso e castigado no final do jogo com o Santa Clara, Rui Borges também foi visado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e acabou por ser multado em cerca de 510 euros por não ter usado a braçadeira identificativa.
"(Inobservância de outros deveres – ‘Na segunda parte do jogo, apesar dos sucessivos alertas por parte do delegado da Liga ao delegado ao jogo da equipa visitante, Vasco Fernandes, o treinador principal Rui Borges não ostentou a braçadeira de identificação", consta no mapa de castigos da jornada 29.
Também Morten Hjulmand (128 euros) e Eduardo Quaresma (51 euros) foram multados por terem visto ambos um cartão amarelo, sendo que a coima aplicada ao capitão dinamarquês do emblema verde e branco é superior por se tratar do seu sétimo na Liga Portugal Betclic.
O adjunto Tiago Aguiar leva um jogo de castigo e multa de 3.440 euros, já que "no final do jogo, e durante uma confrontação massiva, dirigiu-se ao árbitro, dizendo: Mas tu pensas que vais expulsar quem?". Por outro lado, Luís Neto foi visado em 1.275 euros uma vez que, na função de "técnico de apoio ao aquecimento da equipa visitante", "acedeu e permaneceu no terreno de jogo, tendo, após o final do mesmo, ainda com os jogadores no campo, entrado no retângulo de jogo".
O relatório conta ainda com uma repreensão e multa à própria Sporting SAD devido a um "atraso de 7 minutos" antes do início da partida "por correção do equipamento de jogo de um jogador (...) aquando do alinhamento das equipas no túnel", pode ler-se no documento.
Avançado viu cartão vermelho no último encontro; Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol multou jogador em 1.010 euros
|
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu o avançado Guilherme Schettine, do Moreirense, com um jogo de suspensão na sequência da expulsão, já depois do apito final, na derrota caseira frente ao Rio Ave. Nesse momento, o atacante afastou inclusivamente o árbitro com a mão, acabando por atirar o apito ao chão.
"Após o final do jogo, quando o árbitro tentava acalmar o jogador que estava visivelmente nervoso, tocou na mão do árbitro dizendo para ele se ir f..., tendo inclusive com o toque dado atirado o apito do árbitro ao chão", pode ler-se no relatório escrito pelo juíz.
O árbitro de Viana do Castelo foi perentório na expulsão, perante as ações do experiente avançado, que vai falhar a deslocação a Alvalade. Além de falhar o duelo com o Sporting, o brasileiro ainda foi multado em 1.010 euros e não estará disponível nas opções dos cónegos.
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol também aplicou um jogo de castigo a Conrad Harder, avançado do Sporting. O jogador dinamarquês de 20 anos vai falhar a partida desta sexta-feira, dia 18 de abril, às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o plantel verde e branco é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - , com 69 pontos, os mesmos do Benfica, sendo que o Braga fecha o pódio, com 60. O Porto (59) está no quarto posto da competição.