Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MEMÓRIA LEONINA: CAMPEONATO DE 2001/2002

Laszlo Bölöni orientava equipa onde figuravam nomes como Mário Jardel, André Cruz, Pedro Barbosa, entre outros. Nessa temporada, leões venceram Campeonato Nacional e Taça de Portugal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Estávamos na entrada do novo milénio e o Sporting CP tinha-se sagrado campeão nacional, em 1999/2000, 18 anos depois. Na época seguinte, seria a vez do Boavista conquistar o título, tendo os leões ficado em terceiro lugar, com apenas 62 pontos, a uns impressionantes 15 pontos da equipa nortenha.


Augusto Inácio, que era o treinador na época do título, deu o lugar a Laszlo Bölöni, que trouxe consigo Marius Niculae. Em sentido contrário, Peter Schmeichel, uma lenda das balizas, rumou a Inglaterra após duas temporadas de leão ao peito. Já com a temporada a decorrer, um reforço de peso: Mário Jardel. Em pleno verão, o brasileiro aterrou em Lisboa, vindo do Galatasaray, onde tinha marcado 33 golos em 43 jogos. Anteriormente, Jardel tinha representado o FC Porto por quatro temporadas. Em 175 jogos, marcou 168 golos. Era um reforço no verdadeiro sentido da palavra.


Contudo, Bölöni percebeu a qualidade existente na formação leonina e lançou nomes como Hugo Viana ou Ricardo Quaresma, que realizaram 35 e 36 jogos, respetivamente. Para lá da juventude, muita experiência, nomeadamente com André Cruz, Rui Jorge, Phil Babb, o maestro Pedro Barbosa ou ainda Paulo Bento.


A época até começou da melhor maneira com os leões venceram o FC Porto, por 1-0, logo na primeira jornada. Todavia, nas duas partidas seguintes, desaire pesado, por 3-0, diante do Belenenses e derrota caseira, por 1-0, com o Alverca. O cenário ficou ainda pior após o empate, a uma bola, na deslocação ao terreno do Leiria. Desta forma, ao acabo de quatro jornadas, o Sporting CP já estava a cinco pontos do FC Porto e Boavista.

No entanto, depois de um começo de temporada algo desastrado, o conjunto de Bölöni somou cinco vitórias consecutivas, três para o campeonato e duas para a Taça UEFA, com destaque para a goleada, por 5-0, sobre o Vitória de Guimarães, com bis de Mário Jardel. Porém, as coisas voltariam a piorar e os leões perderam, por 2-1, com o SC Braga, e empataram a zero, em casa, com o Santa Clara.


A chegada ao primeiro lugar só aconteceu em dezembro. Os leões golearam o Varzim, por 4-0, com o inevitável Mário Jardel a marcar o ponto por duas vezes. Assim sendo, o Sporting CP chegava ao topo da classificação, com 29 pontos, mas apenas com um ponto de vantagem sobre os dragões (28) e dois sobre as águias (27).

A luta pelo título foi renhida até final e, contrariamente ao que se podia esperar, o grande rival foi o Boavista. Com quatro jogos para o final do campeonato, os leões tinham apenas um ponto de vantagem sobre os boavisteiros, mas haveriam de aproveitar os deslizes da turma de Jaime Pacheco. A confirmação chegou apenas na penúltima jornada e o Sporting CP nem precisou de vencer. A turma de Alvalade deslocou-se a Setúbal e empatou a duas bolas com os sadinos, mas os axadrezados foram derrotados, no Estádio da Luz, pelo SL Benfica, por 2-1. Consequentemente, o Sporting CP sagrava-se, assim, campeão nacional pela 18.ª vez na sua história.

Nesta temporada, destaque para Mário Jardel, que contabilizou um total de 55 golos marcados, tendo conquistado a bota de ouro, com 42 finalizações certeiras apenas no campeonato. João Vieira Pinto e Marius Niculae, com 12 e 10 golos, respetivamente, foram outras das figuras em destaque. Porém, nota também para os mais velhos, como Paulo Bento, Rui Jorge, André Cruz, Phil Babb ou Pedro Barbosa, tendo todos eles somado mais de 35 jogos na época em causa.

Para lá do título, o Sporting CP conquistou também a Taça de Portugal, tendo vencido o Leixões, por 1-0, na final do Jamor com um golo solitário de (quem mais poderia ser?) Mário Jardel.

Uma temporada para recordar e em que o mítico bloco de notas de Laszlo Bölöni ficou para a história.


Futebol

PAULO IAGO TROCA REAL MADRID PELO SPORTING: CONHEÇA DETALHES DO NEGÓCIO

Médio espanhol é muito bem cotado e garantem ser um dos melhores da sua geração

Paulo Iago, formado no Real Madrid, é muito bem cotado e será reforço do Sporting
Paulo Iago, formado no Real Madrid, é muito bem cotado e será reforço do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting está prestes a anunciar a chegada de Paulo Iago, médio formado no Real Madrid. O jovem craque, que é muito bem cotado e visto como um dos melhores da sua geração, chega a Alvalade sem qualquer custo acrescido e estará às ordens de João Pereira, na equipa B.


De acordo com informação avançada pelo Diario As, Iago chega a custo zero, mas há uma condicionante, visto ser dos jogadores mais promissores do país vizinho: os merengues irão ficar com 50% do passe do jogador, bem como com a possibilidade de o recomprar nos primeiros anos de contrato.


O Relevo foi o primeiro a noticiar a chegada do internacional sub-17 por Espanha aos verdes e brancos, sendo mais tarde confirmada pela imprensa portuguesa. Além do mais, parece que o Sporting bateu alguns tubarões europeus para garantir o jogador, sendo que era noticiado pelos 'nuestros hermanos' que o Barcelona era um dos principais interessados.Paulo Iago estava na cantera do Real Madrid desde 201


Ao que parece, os verdes e brancos aproveitaram a relação complicada entre Iago e o seu treinador dos juvenis nos merengues, Álvaro Arbeloa, antigo jogador do Real Madrid, sendo que chegou mesmo a mostrar desagrado em relação ao projeto da formação do clube através das redes sociais: "Adoro e quero o futebol, mas odeio a falsidade, mentiras e enganos do mundo que o rodeia".

Paulo Iago estava na cantera do Real Madrid desde 2014, onde acabou por assinalar mais 200 golos nos vários escalões do emblema espanhol. Por esta altura, no seu país, o jogador é intitulado como uma das grandes promessas do futebol e até foi comparado a Lamine Yamal.



Futebol

ESPECIALISTA DIZ QUE SPORTING JÁ SABE O QUE É PRECISO PARA GARANTIR FOTIS IOANNIDIS

Avançado grego interessa a Rúben Amorim, mas negócio vem ficando bastante complicado

Fotis Ioannidis interessa ao Sporting, mas negócio vem ficando bastante complicado
Fotis Ioannidis interessa ao Sporting, mas negócio vem ficando bastante complicado

  |

Icon Comentário0

Apesar de o Panathinaikos ter garantido que Fotis Ioannidis não está à venda, parece que a direção dos gregos acaba por deixar sair o jogador, mas com uma condição. O Sporting, ou qualquer outro clube interessado, terá de bater o valor pedido.


A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que, para libertar o jogador, o emblema de Atenas "está disposto a ouvir propostas entre os 25 e os 30 milhões de euros". Por qualquer valor abaixo, será difícil contratar o avançado de 24 anos.


Segundo notícias recentes o Clube de Alvalade ofereceu 20 milhões de euros, mais 3 por objetivos e propôs ainda uma percentagem numa futura venda. O jornal Record escreve, na edição desta sexta-feira, dia 19 de julho, que os leões demonstraram "abertura para manter 15% de uma futura transferência em Atenas", pode ler-se.


Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que tem valor de mercado de 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.

Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.


Confira a publicação:




Futebol

SPORTING 7 - 1 BENFICA: DÉRBI HISTÓRICO FOI HÁ 36 ANOS (COM VÍDEO)

Manuel Fernandes (4), Mário Jorge (2) e Ralph Meade apontaram os golos da goleada dos leões frente às águias. Recorde aqui

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

14 de dezembro de 1986. Uma tarde que os adeptos do Sporting nunca irão esquecer, faz esta quarta-feira 36 anos. Nesse dia, leões e águias mediram forças e, curiosamente, até eram os encarnados que se apresentavam em melhor forma. Porém, o que se passou nesse dia no Estádio José Alvalade ficará, para sempre, na histórica do Clube verde e branco, com o mítico resultado de 7-1 a ecoar nas páginas leoninas.


Aos 15 minutos, o conjunto leonino, orientado por Manuel José, inaugurou o marcador, por intermédio de Mário Jorge. Seria esse o resultado com que as equipas acabariam por recolher aos balneários. No arranque do segundo tempo, aos 50 minutos, Manuel Fernandes ampliou a vantagem do Sporting (2-0). Na resposta, pelos 59 minutos, Wando fez o 2-1. Por esta altura, chegou a temer-se que os encarnados reentrassem no jogo e Vítor Damas, mítico guardião verde e branco, até foi obrigado a fazer uma tremenda intervenção.


No entanto, isso não aconteceu e o que se passou daí em diante é história. Aos 65', Ralph Meade fez o 3-1 e, logo de seguida, Mário Jorge e Manuel Fernandes fizeram o quarto e quinto golos do Sporting, respetivamente. Já nos dez minutos finais, aos 82 e 86 minutos, Manuel Fernandes fez o gosto ao pé por mais duas vezes e fixou o resultado em 7-1.


Aproveite este dia para recordar a partida:

https://youtu.be/pmGrSK9d8Q8



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


OFICIAL! VARANDAS PUXA DOS GALÕES E SPORTING ASSINA CONTRATO COM MÉDIO EX BENFICA
Futebol

OFICIAL! VARANDAS PUXA DOS GALÕES E SPORTING ASSINA CONTRATO COM MÉDIO EX BENFICA

 

Icon Comentário0
OFICIAL! MORATA 'DÁ PERNINHA' E AJUDA GYOKERES A FICAR MAIS LONGE DE SAIR DO SPORTING
Futebol

OFICIAL! MORATA 'DÁ PERNINHA' E AJUDA GYOKERES A FICAR MAIS LONGE DE SAIR DO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING JÁ SABE O QUE TEM DE FAZER PARA CONTRATAR BRENO BIDON AO CORINTHIANS
Futebol

SPORTING JÁ SABE O QUE TEM DE FAZER PARA CONTRATAR BRENO BIDON AO CORINTHIANS

 

Icon Comentário0