
Futebol
Técnico campeão no Sporting não exclui hipótese de rumar ao Benfica: "Não sei"
31 Ago 2025 | 16:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Abr 2020 | 17:15 |
Estávamos na entrada do novo milénio e o Sporting CP tinha-se sagrado campeão nacional, em 1999/2000, 18 anos depois. Na época seguinte, seria a vez do Boavista conquistar o título, tendo os leões ficado em terceiro lugar, com apenas 62 pontos, a uns impressionantes 15 pontos da equipa nortenha.
Augusto Inácio, que era o treinador na época do título, deu o lugar a Laszlo Bölöni, que trouxe consigo Marius Niculae. Em sentido contrário, Peter Schmeichel, uma lenda das balizas, rumou a Inglaterra após duas temporadas de leão ao peito. Já com a temporada a decorrer, um reforço de peso: Mário Jardel. Em pleno verão, o brasileiro aterrou em Lisboa, vindo do Galatasaray, onde tinha marcado 33 golos em 43 jogos. Anteriormente, Jardel tinha representado o FC Porto por quatro temporadas. Em 175 jogos, marcou 168 golos. Era um reforço no verdadeiro sentido da palavra.
Contudo, Bölöni percebeu a qualidade existente na formação leonina e lançou nomes como Hugo Viana ou Ricardo Quaresma, que realizaram 35 e 36 jogos, respetivamente. Para lá da juventude, muita experiência, nomeadamente com André Cruz, Rui Jorge, Phil Babb, o maestro Pedro Barbosa ou ainda Paulo Bento.
A época até começou da melhor maneira com os leões venceram o FC Porto, por 1-0, logo na primeira jornada. Todavia, nas duas partidas seguintes, desaire pesado, por 3-0, diante do Belenenses e derrota caseira, por 1-0, com o Alverca. O cenário ficou ainda pior após o empate, a uma bola, na deslocação ao terreno do Leiria. Desta forma, ao acabo de quatro jornadas, o Sporting CP já estava a cinco pontos do FC Porto e Boavista.
No entanto, depois de um começo de temporada algo desastrado, o conjunto de Bölöni somou cinco vitórias consecutivas, três para o campeonato e duas para a Taça UEFA, com destaque para a goleada, por 5-0, sobre o Vitória de Guimarães, com bis de Mário Jardel. Porém, as coisas voltariam a piorar e os leões perderam, por 2-1, com o SC Braga, e empataram a zero, em casa, com o Santa Clara.
A chegada ao primeiro lugar só aconteceu em dezembro. Os leões golearam o Varzim, por 4-0, com o inevitável Mário Jardel a marcar o ponto por duas vezes. Assim sendo, o Sporting CP chegava ao topo da classificação, com 29 pontos, mas apenas com um ponto de vantagem sobre os dragões (28) e dois sobre as águias (27).
A luta pelo título foi renhida até final e, contrariamente ao que se podia esperar, o grande rival foi o Boavista. Com quatro jogos para o final do campeonato, os leões tinham apenas um ponto de vantagem sobre os boavisteiros, mas haveriam de aproveitar os deslizes da turma de Jaime Pacheco. A confirmação chegou apenas na penúltima jornada e o Sporting CP nem precisou de vencer. A turma de Alvalade deslocou-se a Setúbal e empatou a duas bolas com os sadinos, mas os axadrezados foram derrotados, no Estádio da Luz, pelo SL Benfica, por 2-1. Consequentemente, o Sporting CP sagrava-se, assim, campeão nacional pela 18.ª vez na sua história.
Nesta temporada, destaque para Mário Jardel, que contabilizou um total de 55 golos marcados, tendo conquistado a bota de ouro, com 42 finalizações certeiras apenas no campeonato. João Vieira Pinto e Marius Niculae, com 12 e 10 golos, respetivamente, foram outras das figuras em destaque. Porém, nota também para os mais velhos, como Paulo Bento, Rui Jorge, André Cruz, Phil Babb ou Pedro Barbosa, tendo todos eles somado mais de 35 jogos na época em causa.
Para lá do título, o Sporting CP conquistou também a Taça de Portugal, tendo vencido o Leixões, por 1-0, na final do Jamor com um golo solitário de (quem mais poderia ser?) Mário Jardel.
Uma temporada para recordar e em que o mítico bloco de notas de Laszlo Bölöni ficou para a história.
Defesa central ruma ao emblema vimaranense até ao final da temporada; Atleta mostrou entusiasmo pelo novo desafio na carreira desportiva
31 Ago 2025 | 19:16 |
É oficial. O Vitória de Guimarães anunciou este domingo, dia 31 de agosto, a chegada de Dária Kaminska por empréstimo do Sporting até final da época. A central portuguesa, de 18 anos, marcou dois golos em 11 jogos ao serviço da equipa B verde e branca na temporada passada.
D. Kaminska: "Assinar pelo Vitória de Guimarães é um passo muito importante na minha carreira"
"Assinar pelo Vitória de Guimarães é um passo muito importante na minha carreira, conheço a grandeza do clube, da história e a paixão dos adeptos", afirmou aos meios do emblema vimaranense, acrescentando: "A Liga BPI é o palco certo para crescer e mostrar o meu valor e quero aproveitar esta oportunidade ao máximo".
D. Kaminska: "Queremos ser uma equipa capaz de competir de igual para igual com qualquer adversário"
A jogadora vai assim evoluir no emblema vimaranense: "Queremos ser uma equipa capaz de competir de igual para igual com qualquer adversário e, pessoalmente, quero mostrar que estou pronta para competir ao mais alto nível e assim afirmar-me também na Liga BPI", referiu.
Também Ana Filipa Ribeiro foi apresentada como reforço do Rio Ave por empréstimo do Sporting. A lateral de 19 anos chega a Vila do Conde após meia temporada em que esteve igualmente cedida ao Clube de Albergaria. A atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027.
A equipa de futebol feminino do Sporting ficou recentemente a conhecer o calendário da temporada 2025/26 da Liga BPI. O campeonato arranca no fim-de-semana de 13 de setembro. O sorteio, que teve lugar na Cidade do Futebol, ditou que a primeira jornada vai contar com a receção do Sporting, precisamente, ao recém-promovido Vitória de Guimarães.
Veja a publicação:
Em Anfield, comandados de Arne Slot levaram a melhor sobre o turma de Mikel Arteta, em duelo da terceira jornada da Premier League 25/26
31 Ago 2025 | 19:06 |
O Liverpool levou a melhor sobre o Arsenal (1-0) no duelo da terceira jornada da Premier League 25/26 que colocou frente a frente, em Anfield, campeão e vice-campeão da temporada passada. Viktor Gyokeres - que foi convocado para a seleção sueca - foi titular na equipa londrina e alinhou os 90 minutos do encontro.
A jogar em Anfield, os 'reds' dominaram o encontro, em especial no segundo tempo, mas o Arsenal parecia encaminhar-se para resistir e regressar a Londres com um ponto. O antigo avançado do Sporting teve uma exibição discreta e raramente teve chances para fazer a diferença.
Aos 83 minutos, o internacional húngaro Dominik Szoboszlai marcou o único golo da partida, na transformação soberba de um livre direto ainda bem de longe, e deu os três pontos ao Liverpool, apesar de o Arsenal ter ficado perto do empate nos instantes finais.
Os comandados de Arne Slot seguem assim 100% vitoriosos na prova, com nove pontos, a par do Chelsea, a outra única equipa que ainda só sabe ganhar ao fim de três jornadas. O Arsenal, que também havia somado duas vitórias nas duas primeiras jornadas, mantém os mesmos seis pontos.
Depois de uma temporada brilhante pelos leões, Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - soma três jogos pelo Arsenal, todos para a Premier League. Nos 240 minutos que tem com a camisola dos gunners, o sueco já apontou dois golos, ambos frente ao Leeds.
Treinador do Clube de Alvalade optou por voltar a deixar Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda no banco de suplentes frente ao Porto
31 Ago 2025 | 17:24 |
Rui Borges optou por voltar a deixar Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda no banco de suplentes. Sofia Oliveira voltou a questionar as escolhas do treinador do Sporting, referindo que a dupla deveria ser titular em detrimento de Iván Fresneda e Geny Catamo.
"Chega a ser cómico que tenham sido necessários 63’ para que se percebesse que a dupla Vagiannidis/Quenda era a única capaz de estar ao nível deste jogo", pode ler-se na rede social 'X' (antigo Twitter). Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda foram lançados na partida, minutos após o primeiro golo do jogo marcado por Luuk de Jong (61').
Tal como o nosso Jornal revelou, em Exclusivo, o Chelsea não está nada agradado com a gestão que Rui Borges está a fazer de Geovany Quenda. Os ingleses estão descontentes com os poucos minutos dados ao jovem extremo formado na Academia Cristiano Ronaldo, comprado pelos blues ao Sporting a meio da última temporada.
Recentemente, Sofia Oliveira comentou a possibilidade de Jota Silva vir a ser reforço do Sporting ainda durante a janela de transferências deste verão e acabou por criticar o extremo português: "Não sou grande fã do Jota Silva. Acho que não vai ter impacto no Sporting. É um jogador muito intermitente. Estraga várias jogadas", disse a comentadora desportiva.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no fim de semana de 13/14 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho ainda com data e horário por definir.
Veja a publicação:
Técnico campeão no Sporting não exclui hipótese de rumar ao Benfica: "Não sei"
31 Ago 2025 | 16:43
Ex presidente do Sporting indignado: "Árbitro e VAR não quiseram ver. Fomos prejudicados"
31 Ago 2025 | 15:50
Chelsea entra em cena e quer joia do Sporting em cima do fecho de mercado
31 Ago 2025 | 15:35