MEMÓRIA LEONINA: FERNANDO MAMEDE BATEU RECORDE EUROPEU DOS 10 MIL METROS
No dia 30 de maio de 1981, no Estádio José Alvalade, Fernando Mamede tornou-se no primeiro recordista europeu da história do atletismo português
Redação Leonino
Texto
30 de Maio 2020, 11:59

Passam hoje 39 anos desde o dia em que Fernando Mamede bateu o recorde europeu dos 10 mil metros, no Estádio José Alvalade, percorrendo a distância em 27 minutos e 27 segundos.

Numa prova organizada pelo Sporting CP, Fernando Mamede tinha como objetivo bater o recorde mundial da especialidade, que pertencia ao queniano Henry Rono, com 27 minutos e 22 segundos. Desde cedo, por volta dos 3 mil metros, o atleta leonino ficou sozinho na frente da prova.

Fernando Mamede acabaria por cortar a linha de meta, em lágrimas, no primeiro lugar e, apesar de não ter conseguido bater o recorde mundial – ficou a apenas cinco segundos desse registo – acabou mesmo por alcançar a melhor marca europeia da especialidade, retirando 3,1 segundos ao anterior recorde da Europa.

No segundo e terceiro lugar, ficaram outros dois atletas do Sporting CP: Carlos Lopes, na segunda posição, e Rafael Marques, no lugar mais baixo do pódio.

No final da prova, Fernando Mamede e Carlos Lopes deram uma volta ao Estádio José Alvalade, que, repleto de Sportinguistas, ovacionou os atletas leoninos. Por sua vez, Mário Moniz Pereira, o Senhor Atletismo, não teve dúvidas em afirmar que, caso a prova tivesse sido mais competitiva, Fernando Mamede poderia ter batido o recorde do mundo dos 10 mil metros.

Fotografia de Wiki Sporting

  Comentários