Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

MEMÓRIA LEONINA: FERNANDO MAMEDE BATEU RECORDE EUROPEU DOS 10 MIL METROS

No dia 30 de maio de 1981, no Estádio José Alvalade, Fernando Mamede tornou-se no primeiro recordista europeu da história do atletismo português

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Passam hoje 39 anos desde o dia em que Fernando Mamede bateu o recorde europeu dos 10 mil metros, no Estádio José Alvalade, percorrendo a distância em 27 minutos e 27 segundos. Numa prova organizada pelo Sporting CP, Fernando Mamede tinha como objetivo bater o recorde mundial da especialidade, que pertencia ao queniano Henry Rono, com 27 minutos e 22 segundos. Desde cedo, por volta dos 3 mil metros, o atleta leonino ficou sozinho na frente da prova. Fernando Mamede acabaria por cortar a linha de meta, em lágrimas, no primeiro lugar e, apesar de não ter conseguido bater o recorde mundial – ficou a apenas cinco segundos desse registo – acabou mesmo por alcançar a melhor marca europeia da especialidade, retirando 3,1 segundos ao anterior recorde da Europa. No segundo e terceiro lugar, ficaram outros dois atletas do Sporting CP: Carlos Lopes, na segunda posição, e Rafael Marques, no lugar mais baixo do pódio. No final da prova, Fernando Mamede e Carlos Lopes deram uma volta ao Estádio José Alvalade, que, repleto de Sportinguistas, ovacionou os atletas leoninos. Por sua vez, Mário Moniz Pereira, o Senhor Atletismo, não teve dúvidas em afirmar que, caso a prova tivesse sido mais competitiva, Fernando Mamede poderia ter batido o recorde do mundo dos 10 mil metros.


Fotografia de Wiki Sporting




Modalidades

Ricardinho arrasa árbitros do Benfica - Sporting e deixa recado: "Não vale tudo"

Antigo jogador de futsal, com ligação ao clube encarnado, provou estar atento à atualidade do desporto nacional, e deixou comentário à partida

Ricardinho, antigo jogador de futsal, aproveitou as redes sociais para fazer um comentário ao Benfica - Sporting, jogo 4 da final do campeonato
Ricardinho, antigo jogador de futsal, aproveitou as redes sociais para fazer um comentário ao Benfica - Sporting, jogo 4 da final do campeonato

  |

Icon Comentário0

Ricardinho deixou duras críticas à equipa de arbitragem, bem como ao futsal de Benfica e do Sporting, devido à atuação dos três conjuntos durante o jogo 4 da final do campeonato de futsal, que terminou com vitória encarnada, por 7-5, em jogo que necessitou de prolongamento para terminar.


Ricardinho: "Expulsão ao André Coelho por mostrar na entrada sobre o Diogo Santos"


"Ontem tive oportunidade de assistir ao jogo 4 da final do play-off de futsal. Jogo com um ritmo top, muita intensidade, mas ambas as equipas a falharem muito nas tarefas defensivas e muitos erros individuais", começou por dizer, fazendo um comentário inicial à partida.


Passou, depois, ao ataque: "Arbitragem muito abaixo, para aqueles que são considerados quase unanimemente no mundo do futsal português como os melhores árbitros, muitos erros, e mais preocupados em aparecer que a controlarem um jogo que poderia decidir o título. Expulsão ao André Coelho por mostrar na entrada sobre o Diogo Santos, expulsão ao Taynan por mostrar naquilo que eu considero uma agressão ao Higor quando não teve qualquer intenção de disputar a bola quando o mesmo ia já isolado para o guarda-redes. Jogo com muitos casos e pouco pulso".

Ricardinho: "Não vale tudo para ganhar, senhores"


"Outra coisa que não consigo entender é usar o VAR para coisas que nada tem haver com o lance para tentarem fazer mudar a opinião do árbitro, somente ridículo e sem sentido, pedem revisão da jogada para possível expulsão quando de facto querem tentar mudar a opinião do árbitro num lance de falta 'duvidosa' quando o árbitro rever a jogada em questão", disparou de seguida Ricardinho.

Terminou, com um recado para as duas equipas: "Não vale tudo para ganhar, senhores. Vocês são treinadores e dão cursos de treinador aos futuros treinadores do nosso país. No final, fico sempre com a sensação que o Benfica tem de estar no seu máximo para ganhar ao Sporting e o Sporting mesmo não estando no seu melhor consegue sempre competir com o Benfica, e quando está no seu melhor é muito superior. Venha esse 5 jogo!"


Modalidades

Goleador ex Sporting bisa frente ao Barcelona (3-2) e sagra-se campeão em Espanha

Antigo jogador do emblema verde e branco foi um dos heróis da partida no país vizinho, ao apontar um bis diante da turma catalã

Antigo craque do Sporting marcou dois golos frente ao Barcelona e voltou a sagrar-se campeão da liga espanhola
Antigo craque do Sporting marcou dois golos frente ao Barcelona e voltou a sagrar-se campeão da liga espanhola

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Jimbee Cartagena conquistou o título de campeão no quarto jogo da final da Liga espanhola, com um final louco. Waltinho, antigo pivô do Sporting - que já tinha marcado no terceiro jogo - foi um dos heróis da partida ao apontar um bis diante da turma catalã.


Com uma vantagem de 2-1 na eliminatória a favor do Jimbee Cartagena, foi a turma blaugrana a fazer o 1-0 logo aos seis minutos, através de um livre direto  executado por Antonio Pérez no Palacio de Deportes de Cartagena. No entanto, Waltinho, de grande penalidade, fez o 1-1.


Num duelo frenético em que a equipa onde joga Erick Mendonça precisava de vencer para forçar a 'negra', foi mesmo o Barcelona que fez o 2-1 antes do intervalo. De novo António, desta vez a entrar pelo poste mais distante e assistido por Adolfo, foi o autor do golo.


O regresso dos balneários foi mais animado e o resultado manteve-se intacto durante a maior parte da segunda parte. No entanto, Waltinho voltou a fazer das duas e empatou a partida (2-2) a 46 segundos do fim, levando o encontro para o prolongamento.

O 3-2 para o Jimbee Cartagena apareceu por Pablo Ramirez a menos de 20 segundos do fim. Os 'Meloneros' confirmaram assim o segundo título consecutivo. Depois de três títulos em 2020/21, 2021/22 e 2022/23, os blaugrana veem agora o rival ser bicampeão.



Modalidades

Ricardinho reconhece que jogador do Benfica deveria ter sido expulso frente ao Sporting

Ex-jogador recorreu esta quinta-feira às redes sociais para fazer uma análise àquilo que viu no quarto jogo da final da Liga Placard entre águias e leões

Ricardinho lamentou qualidade da arbitragem, defendendo que André Coelho e Taynan deveriam ter sido expulsos no Benfica - Sporting
Ricardinho lamentou qualidade da arbitragem, defendendo que André Coelho e Taynan deveriam ter sido expulsos no Benfica - Sporting

  |

Icon Comentário0

Ricardinho, antigo jogador de futsal, lançou uma publicação nas redes sociais, onde criticou a arbitragem da partida entre o Benfica e o Sporting - que terminou com vitória das águias por 7-5. O jogador lamentou a qualidade da arbitragem, defendendo que André Coelho deveria ter sido expulso, bem como Taynan.


Ricardinho: "Arbitragem muito abaixo para aqueles que são considerados quase unanimemente no mundo do futsal português como os melhores árbitros"


"Ontem tive oportunidade de assistir ao jogo 4 da final do playoff de futsal. Jogo com um ritmo ‘top’, muita intensidade, mas ambas as equipas a falharem muito nas tarefas defensivas e muitos erros individuais. Arbitragem muito abaixo para aqueles que são considerados quase unanimemente no mundo do futsal português como os melhores árbitros", começou por escrever.


Ricardinho: "Expulsão ao André Coelho por mostrar na entrada sobre o Diogo Santos"

O ex internacional português lamenta os sucessivos lapsos dos juízes: "Muitos erros, e mais preocupados em aparecer do que a controlar um jogo que poderia decidir o título. Expulsão ao André Coelho por mostrar na entrada sobre o Diogo Santos, expulsão ao Taynan por mostrar naquilo que eu considero uma agressão ao Higor, quando não teve qualquer intenção de disputar a bola e quando o mesmo ia já isolado para o guarda-redes".


Ricardinho critica o constante uso do VAR por parte de ambas as equipas: "Outra coisa que não consigo entender é usar o VAR para coisas que nada têm a ver com o lance para tentarem fazer mudar a opinião do árbitro, somente ridículo e sem sentido. Pedem revisão da jogada para possível expulsão quando, de facto, querem tentar mudar a opinião do árbitro num lance de falta ‘duvidosa’ para quando este olhar para a jogada em questão. Não vale tudo para ganhar, senhores. Vocês são treinadores e dão cursos de treinador aos futuros treinadores do nosso país".

Por fim, o ex-atleta reconhece que os comandados de Nuno Dias, mesmo num dia mau, estão ao nível dos encarnados: "No final fico sempre com a sensação que o Benfica tem de estar no seu máximo para ganhar ao Sporting e o Sporting, mesmo não estando no seu melhor, consegue sempre competir com o Benfica, e quando está no seu melhor é muito superior. Venha esse 5 jogo", terminou.

Veja a publicação de Ricardinho:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Prodígio do Sporting marca seis golos na vitória de Portugal sobre o Egito
Modalidades

Prodígio do Sporting marca seis golos na vitória de Portugal sobre o Egito

 

Icon Comentário0
Sorteio da Liga dos Campeões é já esta sexta-feira; Sporting fica no pote...
Modalidades

Sorteio da Liga dos Campeões é já esta sexta-feira; Sporting fica no pote...

 

Icon Comentário0
Oficial! Jogador com 300 jogos pelo Sporting de saída do Porto
Modalidades

Oficial! Jogador com 300 jogos pelo Sporting de saída do Porto

 

Icon Comentário0