Futebol
Exclusivo Leonino - Varandas ainda não conseguiu comprar percentagem de passe de craque do Sporting
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Miguel Sousa Tavares dedicou a sua mais recente crónica à arbitragem na 7ª jornada da Liga portuguesa, sublinhando que o desempenho dos árbitros não deve ser encoberto pelos comentadores partidários dos clubes de Lisboa. O jornalista ressaltou a importância de um lugar na Liga dos Campeões, com outro nas pré-eliminatórias, e como a arbitragem influenciou e vem influenciando os jogos do Benfica e Sporting.
Sousa Tavares começou por criticar a expulsão de Fábio Cardoso no jogo entre Benfica e Porto, argumentando que a decisão da equipa de arbitragem deu uma vantagem injusta aos encarnados. Destacou que a expulsão não foi justificada apresentando diversos argumentos.
Com uma perspectiva contundente, acabou ainda a abordar diversas situações polémicas envolvendo o Sporting e os árbitros nas últimas jornadas, continuando a questionar a integridade e a qualidade da arbitragem no futebol português.
Na sua crónica, Sousa Tavares referiu-se a três incidentes recentes que, na sua opinião, favoreceram o Sporting: Primeiro, mencionou os oito minutos de descontos dados pelo árbitro num jogo em Alvalade, onde o Sporting acabou por marcar o golo da vitória - descontos que foram bem dados, na partida diante do Vizela.
Em seguida, apontou para um golo no jogo contra o Casa Pia, que passou despercebido aos árbitros e ao VAR. Por fim, referiu-se a uma 'expulsão errada' e a um penálti contestado que beneficiaram o Sporting no último jogo contra o Farense - que, refira-se, viu os algarvios marcarem um golo de forma ilegal, ignorada por Luís Godinho.
O comentador também criticou a APAF, acusando-a de ser conivente com a falta de transparência e de crítica construtiva em relação aos árbitros. Ele comparou a postura da APAF à censura do Estado Novo, afirmando que o organismo parece resistir à liberdade de expressão e crítica que a democracia trouxe há 50 anos.
Numa crónica onde houve espaço para cinco grandes parágrafos a criticar a arbitragem aos jogos do Sporting, parece não ter existido espaço para críticas às partidas do Porto, que tem sido 'carregado' constantemente pelos 'mergulhos' de Mehdi Taremi.
Reforço dos leões para a nova temporada foi escolha inicial de Domenico Tedesco na partida a contar para a segunda jornada da Liga das Nações
|
0Zeno Debast foi titular na derrota da Bélgica, por 2-0, frente à França. Em jogo a contar para a segunda jornada da primeira divisão da Liga das Nações, o central do Sporting foi opção inicial de Domenico Tedesco, mas as coisas voltaram a não correr bem ao comandado de Rúben Amorim.
Aos 29 minutos, aquando do primeiro golo da França, Zeno Debast aliviou a bola para uma zona central do campo, oferecendo a bola ao adversário. Na sequência deste erro, a Bélgica haveria de sofrer o primeiro golo do encontro, por intermédio de Kolo Muani.
Ora, este erro do defesa-central do Sporting não passou despercebido e Toby Alderweireld, antigo capitão da Bélgica, deixou duras críticas ao reforço dos leões para esta temporada.
“Uma bola assim tem de ser cabeceada para a frente e, sobretudo, o mais alto possível. Assim, a equipa tem tempo para reagir. O próprio Zeno Debast sabe disso, é lamentável”, afirmou Toby Alderweireld, em declarações à televisão belga Het Laatste Nieuws.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu quatro encontros. Nos 141 minutos dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional. O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
A estreia com a Listada verde e branca não correu da melhor forma e o 'camisola 6' do Clube de Alvalade passou um mau bocado, vendo o seu valor posto em causa, nas redes sociais. No entanto, o jogador explicou que já falou com Rúben Amorim e está tudo resolvido.
Responsáveis verdes e brancos querem premiar excelentes desempenhos do craque do Clube de Alvalade neste arranque de temporada
|
0O Sporting já iniciou conversações com os responsáveis de Geovany Quenda para a renovação de contrato. De acordo com a imprensa desportiva nacional, os leões pretendem premiar os excelentes desempenhos do jovem verde e branco.
Geovany Quenda renovou contrato com o Sporting em agosto de 2023, tendo assinado um vínculo até 2027 e ficado com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Todavia, ao dia de hoje, esse montante parece curto e os leões pretendem colocá-lo nos 80 ou 100 milhões de euros.
O facto de o Sporting querer renovar contrato com Geovany Quenda não pode ser dissociado do alegado interesse do Manchester City e do Leipzig. Nota que ingleses e alemães serão adversários dos leões na Liga dos Campeões e terão oportunidade de observar in loco o extremo do Clube de Alvalade.
As exibições de Geovany Quenda neste início de temporada chamaram a atenção de Roberto Martínez, que o convocou para o duplo compromisso de Portugal dianta da Croácia (2-1) e Escócia. Todavia, o jovem de 17 anos acabou por não ser utilizado, apesar dos elogios do selecionador nacional.
“Ter ou não ter minutos não é importante, agora temos mais jogadores para o futuro. Renato Veiga mostrou que pode jogar, Quenda tem valências diferentes, Pote e Trincão podem ajudar. Ganhámos os dois jogos e crescemos como Seleção”, afirmou Roberto Martínez, após o triunfo de Portugal frente à Escócia.
Neste arranque de temporada, Geovany Quenda tem sido a grande surpresa do Sporting. O jovem, de apenas 17 anos, foi opção de Rúben Amorim nos cinco primeiros encontros da temporada, contabilizando já 443 minutos, nos quais apontou um golo, diante do Porto, na Supertaça Cândido de Oliveira.
Exclusivo Leonino - Varandas ainda não conseguiu comprar percentagem de passe de craque do Sporting
0
Revelado excerto do novo documentário do Sporting: "Não queríamos voltar a passar por aquilo"
0
"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores
0