
Futebol
Morten Hjulmand emociona-se com feito do Sporting e deixa mensagem aos adeptos: "Significa muito"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A breve passagem de João Pereira pelo comando técnico da equipa principal do Sporting, entre novembro e dezembro de 2024, continua a dar que falar. Miguel Veloso, antigo jogador do Clube de Alvalade, defende o ex-companheiro de equipa e considera que os responsáveis leoninos geriram mal o processo de sucessão de Ruben Amorim.
"Não gostei muito de como as coisas foram conduzidas"
“Conhecendo o João Pereira, obviamente, era uma oportunidade que não poderia rejeitar, mas não gostei muito de como as coisas foram conduzidas, sinceramente, das culpas que foram dadas somente a ele, porque penso que, após a saída do Ruben Amorim, qualquer treinador que chegasse ao Sporting iria ter as mesmas dificuldades”, disse Miguel Veloso, numa entrevista à Antena 1.
O antigo médio internacional português destacou também a estabilidade que Rui Borges conferiu à equipa verde e branca: “Com a chegada de Rui Borges, ainda bem que as coisas se acalmaram um pouco, e, depois, conseguimos chegar ao objetivo principal, que era, obviamente, ser campeões. O Sporting está, mais uma vez, de parabéns, porque é campeão nacional”.
Vale lembrar que João Pereira foi o escolhido de Frederico Varandas para substituir Ruben Amorim no comando técnico do Sporting, em novembro de 2024. O jovem técnico orientou a equipa leonina em oito jogos, com o saldo de três vitórias, um empate e quatro derrotas. No final de dezembro, o antigo lateral-direito cedeu o lugar a Rui Borges e, entretanto, rumou aos turcos do Alanyaspor.
A equipa leonina está focada na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. O jogo decisivo da prova rainha – no qual o central St. Juste deve ser titular - está marcado para as 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor. No dérbi, o Sporting vai procurar carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.
António Salvador anunciou nova assinatura de contrato com futebolista que é familiar de um ex atacante do emblema verde e branco
|
É oficial: O Braga anunciou a assinatura de um contrato profissional, válido até junho de 2027, com Lourenço Silva, filho de Luís Lourenço, antigo jogador do Sporting. O atacante, de 18 anos, atua na equipa de juniores dos arsenalistas, tendo feito 26 jogos e um golo na época 2024/25. O jogador mostrou-se feliz pelo nova etapa na carreira.
"É uma sensação especial. É um voto de confiança do clube, significa que estou a fazer as coisas bem e isso deixa-me confiante no processo. Para mim jogar com este símbolo ao peito significa raça, querer, resiliência e paixão por aquilo que fazemos", disse, aos meios do clube minhoto, liderado por António Salvador (que disse adeus a um ex Sporting), referindo que tem como referência Roger Fernandes, primo de Joelson Fernandes, antigo jogador do Clube de Alvalade.
"No clube a minha referência é o Roger"
"Num clube como o Braga, o objetivo principal é sempre chegar à equipa principal e é isso que me motiva dia após dia nesta caminhada. No clube a minha referência é o Roger, uma pessoa que passa bem os valores do clube, além de jogar na minha posição, é um jogador da casa e acho que para qualquer atleta da formação é importante tê-lo como referência", acrescentou, dando contas das suas principais características.
“Tem sido uma boa progressão, uma aprendizagem constante e sinto que a cada dia sou melhor pessoa e melhor jogador. Caracterizo-me como um jogador versátil, com muita disponibilidade em qualquer situação, rápido e objetivo", concluiu Lourenço Silva.
De recordar que Luís Lourenço atuou pelo Clube de Alvalade entre 2001 e 2004. No total, somou 34 jogos com cinco golos marcados. Apesar de ter integrado o plantel campeão nacional em 2001/02, o jogador apenas participou na Taça de Portugal dessa temporada, prova que viria mesmo a ser conquistada pelos verdes e brancos.
Na época de estreia, futebolista conquistou o primeiro título em Portugal e destacou o ambiente vivido com os adeptos leoninos
|
Zeno Debast viveu esta temporada o primeiro ano ao serviço do Sporting e não podia pedir melhor estreia: o defesa-central belga foi uma das figuras do bicampeonato e não escondeu o entusiasmo com tudo o que viveu. Foi um dos jogadores que prestou declarações aos jornalistas.
O defesa chegou a Alvalade esta época, proveniente do Anderlecht, clube do seu país de origem, e não passou despercebido. Partilhou o meio campo com o capitão verde e branco, Hjulmand, algumas partidas, devido ao número de lesões do plantel de Rui Borges.
"Os adeptos são fantásticos. Eu nunca experienciei isto na minha vida, é fantástico, é fantástico", disse o jogador de 21 anos, em declarações à Sporting TV, visivelmente emocionado e bem disposto após a festa do 25.º título de campeão nacional por parte do Clube de Alvalade.
O defesa confessou ainda que a noite não foi de descanso, mas sim de muita celebração. "Honestamente, eu não dormi assim tanto (risos), mas foi fantástico. O sentimento no grupo é perfeito, acho que esta foi uma grande força nossa esta temporada", referiu.
Zeno Debast destacou ainda o valor do troféu erguido e a justiça na conquista da Liga Portugal Betclic: "Claro, acho que o Sporting é uma equipa incrível, a melhor de Portugal e atingimos isso, portanto estamos muito felizes", concluiu o pupilo de Rui Borges.
Craque dos quadros verdes e brancos concedeu, recentemente, uma entrevista, na qual contou muito sobre a temporada dos leões
|
Francisco Trincão, bicampeão pelo Sporting, concedeu, recentemente, uma entrevista na Rádio Comercial, onde fez um balanço da época verde e branca. Entre muitos aspetos, destacou a saída de Ruben Amorim, e o jogo fora contra o Boavista. Relembrar que o extremo dos leões foi o rei das assistências em Portugal.
No programa de rádio ‘Manhãs da Comercial’, Trincão abordou as duas mudanças que se verificaram no comando técnico do Sporting. Sobre a saída de Ruben Amorim, em novembro, o “camisola 17” admitiu o “choque” no balneário: “Foi difícil, ele não saiu logo, não acreditávamos que saía. Não sei se houve alguém que não chorasse. Ficou toda a gente triste. Estava tudo em choque”.
Trincão admitiu os “resultados complicados”, sob a orientação de João Pereira, mas assegurou que a equipa “não deixou de acreditar”: “O Presidente agiu rápido, mas não foi culpa do mister, coitado, que fez sempre tudo”. Já sobre Rui Borges, o internacional português destacou que “conseguiu unir toda a gente”.
Recordando os últimos jogos do campeonato, Trincão destacou a importância do golo que marcou logo aos três minutos do dérbi frente ao Benfica e o triunfo frente ao Vitória de Guimarães, na última jornada: “Não deixámos de acreditar porque, senão, não teríamos sido campeões”. Questionado sobre o seu melhor jogo na temporada, o extremo de 25 anos destacou a goleada 5-0 no reduto do Boavista, referente à 31ª jornada, com um “ambiente incrível”. Já a final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, “é para ganhar”.
Num registo mais descontraído, Trincão disse que vai “ficar” no Sporting e promete “tentar trancar” Viktor Gyokeres na Academia de Alcochete, para evitar a sua saída no mercado de verão. Antigo companheiro de Lionel Messi no Barcelona, o “camisola 17” revelou ainda que não recebeu nenhuma mensagem do astro argentino a felicitá-lo pelo bicampeonato.