Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Novo investidor ainda não foi tema na AG - Sporting prepara apresentação

Comissão administrativa aprovou sete pontos em agenda com maioria absoluta, mas o novo Sócio minoritário não foi tema para os acionistas dos leões

Assembleia Geral da SAD do Sporting não foi palco para debater novo investidor minoritário
Assembleia Geral da SAD do Sporting não foi palco para debater novo investidor minoritário

  |

Icon Comentário0

A Assembleia Geral (AG) da SAD do Sporting realizou-se na passada segunda feira, dia 7 de setembro de 2024, e durou cerca de seis horas. O auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, foi o palco da discussão dos sete temas em agenda, no qual não foi incluído um novo investidor.


Apesar de durante a apresentação do plano estratégico do Sporting ter sido anunciado, pelo vice-presidente André Bernardo, a entrada de um novo investidor minoritário essa questão não foi tema de conversa na AG como se esperava. Com a resolução de uma dívida financeira referente a dezembro de 2023, o emblema verde e branco abriu caminhos para novos investimentos, já que ficou dono de 88% do capital da SAD.


Como este tema é uma ação relativa ao Clube, e não à SAD, foi anunciado aos presentes que será um assunto colocado em agenda numa próxima Reunião Magna e, na próxima sessão de discussão, onde poderão estar presentes todos os associados e não apenas acionistas. 


A Comissão de Acionistas viu confirmados, na assembleia, os sete pontos em discussão, com uma aprovação de 99,9% de votos a favor "Discutimos e votámos sete pontos muito importantes para a vida da Sporting SAD. As propostas apresentadas foram todas aprovadas por larga maioria. Em algumas houve abstenções, noutras alguns votos contra, mas ficou tudo aprovado. A discussão foi saudável, democrática e muito proveitosa", disse Bernardo Ayla aos jornalistas no auditório do Estádio José Alvalade.

A ordem de trabalhos da Assembleia constou com sete pontos, entre eles, a atribuição dum bónus de 180 mil euros a Frederico Varandas e de 142,5 mil euros para os restantes administradores executivos da sociedade, a conquista do título nacional, o apuramento para a Liga dos Campeões, a chegada aos oitavos de final da Liga Europa, o lucro de 12,1 milhões de euros apresentados no último exercício.



Clube

Varandas com bónus milionário? AG da SAD do Sporting reúne-se para decidir

Acionistas leoninos vão estar presentes esta segunda-feira à tarde no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, para discutir os resultados relativos a 2023/24

SAD do Sporting pode aprovar bónus para Varandas
SAD do Sporting pode aprovar bónus para Varandas

  |

Icon Comentário0

Realiza-se esta segunda-feira, dia 7 de outubro, a partir das 17h00, em Alvalade, a Assembleia Geral da SAD do Sporting, onde os acionistas vão deliberar sobre sete pontos da ordem de trabalhos. Entre os temas em discussão, está a aprovação de um bónus de 180 mil euros para o Presidente Frederico Varandas, e outro de 142,5 mil euros para os restantes administradores executivos, com base nos objetivos atingidos durante a época 2023/24.


Este prémio é justificado como um reconhecimento pelos resultados alcançados, incluindo a conquista do campeonato, a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões e a chegada aos oitavos de final da Liga Europa. No panorama financeiro, o Clube também atingiu objetivos importantes, como a recompra de dívida bancária e a apresentação de lucros. De acordo com a CMVM, a SAD leonina fechou o ano de 2023/2024 com um lucro de 121 milhões de euros, uma diminuição de 52% em relação ao ano anterior.


Em destaque está também a apreciação e aprovação do Relatório de Gestão e das contas relativas ao exercício findo a 30 de junho de 2024, bem como a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais para os exercícios de 2024/2025 e 2025/2026.


Outro ponto relevante será a votação para a autorização ao Conselho de Administração para a realização de uma ou mais emissões obrigacionistas, num montante máximo de 100 milhões de euros, a serem realizadas entre 2024 e 2026. Essas emissões podem incluir ofertas públicas de subscrição ou troca, nomeadamente relacionadas com os empréstimos obrigacionistas de 2021-2024 e 2024-2027.

Os Sócios do Sporting votaram também este sábado em Assembleia Geral, mas desta vez do Clube. A reunião decorreu das 10 às 19 horas no Pavilhão João Rocha, na qual se debateu sobre o relatório e contas do exercício de 1 de julho do ano passado a 30 de junho deste ano, que apresentou resultado líquido positivo de 21,1 milhões de euros, bem como a compra do centro comercial Alvaláxia, por 17 milhões de euros.



Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral do Sporting; João Palma fala aos adeptos

Sócios do emblema verde e branco votaram, este sábado, dia 5 de outubro, relatório e contas de 2023/24 e ainda a recompra do Alvaláxia

Sócios do Sporting aprovam Relatório e Contas; João Palma fala aos adeptos
Sócios do Sporting aprovam Relatório e Contas; João Palma fala aos adeptos

  |

Icon Comentário0

Os sócios do Sporting votaram, em Assembleia Geral que decorreu no Pavilhão João Rocha, o relatório e contas do exercício de 1 de julho do ano passado a 30 de junho deste ano, que apresentou resultado líquido positivo de €21,1 M, bem como a compra do centro comercial Alvaláxia por 17 milhões de euros. Os dois pontos na ordem de trabalhos foram aprovados por larga maioria dos 2.710 votantes. O ponto 1 por 95,15% dos votos e o ponto 2 por 96,06% dos votos.


João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral, mostrou-se satisfeito com os resultados: "Os dois pontos foram aprovados, mas queria sublinhar três ideias. A AG de hoje aconteceu de forma muito ordeira. O estado de pacificação do clube espelharam-se hoje. Os adeptos colocaram questões muito pertinentes. Foi mais um dia grande para o Sporting, que se está a tornar um clube diferente, algo que se sublinha com gestos como estes", começou por referir.


"Queria também sublinhar a presença de muitos jovens. Os pais foram votar e fizeram-se acompanhar dos seus olhos. As pessoas vão para a AG porque confiam que tudo vai correr bem. As percentagens são esmagadoras e significam que o clube está muito unido. Quem acompanha a vida do Sporting sabe como o clube tem vivido períodos muito conturbados, mas hoje, fruto das vitórias que mais conquistando e tornando-se muito habituais, consolida a união do Sporting e isso sente-se. Também tem a ver com a saúde financeira. As pessoas sentem isso, vêm às Assembleias Gerais e votam".


"Dizer também que o Sporting foi vendedor de património num passado não muito distante, nomeadamente o Alvaláxia, mas hoje aconteceu o contrário. Agora, consegue começar a recuperar, por circunstâncias várias, património que era do Sporting. Os adeptos manifestaram-se muito favoravelmente", continuou o dirigente leonino.

"A aprovação demonstra primeiro capacidade financeira para comprar. Tem custos e tem esforço financeiro e isso envolve a capacidade financeira do Sporting. Evidente que isto faz parte de uma estratégia do Sporting de comprar património para rentabilizar, como tem feito nos últimos seis anos. O Conselho Diretivo ficou com possibilidade de construir negócio de acordo com os interesses do clube e poderá traduzir-se, estou eu a dizer sem ter qualquer tipo de informação privilegiada, na compra de um outro imóvel que foi vendido na mesma altura do Alvaláxia e que está integrado no estádio", terminou João Palma.



Clube

Dirigentes do Sporting com aumento substancial do vencimento; Proposta vai a votos

Proposta de revisão da política de remunerações prevê um investimento até vários milhares de euros por ano; Assembleia Geral da Sporting promete novidades

Dirigentes do Sporting com aumento salarial; Proposta vai a votos
Dirigentes do Sporting com aumento salarial; Proposta vai a votos

  |

Icon Comentário0

A Comissão de Acionistas da Sporting SAD vai levar a votos uma proposta de revisão da política de remunerações, para 2024/2025 e 2025/2026, que prevê um investimento global adicional para Frederico Varandas, André Bernardo e Francisco Salgado Zenha, membros executivos da sociedade anónima desportiva.


De acordo com um estudo feito pela Purple, consultora especializada, o rendimento auferido pelo Presidente e administradores da SAD do Clube de Alvalade está abaixo da média e também dos números apresentados por Benfica e Porto, rivais dos verdes e brancos.


Assim sendo, a Comissão, liderada por Bernardo Ayala, também presidente da Mesa da Assembleia Geral irá levar a votos uma proposta para subir o investimento anual em cerca de 415 mil euros - 130 mil focados na remuneração base e os restantes 285 mil como variáveis.


Em 2023/24, Varandas bateu todos os objetivos recebendo, por consequência, a totalidade das variáveis. Assim sendo, o Presidente do Sporting arrecadou 240 mil euros, aos quais acrescentou mais 180 mil. Caso a nova proposta seja aceite, o líder máximo do Clube de Alvalade poderá passar dos 420 mil euros totais para os 600 mil.

Por sua vez, André Bernardo e Salgado Zenha, administradores da SAD dos verdes e brancos poderão ver o salário disparar dos 332,5 mil euros (190 fixos + 142,5 variáveis) para os 450 mil euros por ano, ambos igualmente divididos em parcelas de 225 mil euros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Tito Arantes Fontes arrasa ex dirigente do Benfica; Adepto do Sporting sem rodeios - "Agora chorem"
Clube

Tito Arantes Fontes arrasa ex dirigente do Benfica; Adepto do Sporting sem rodeios - "Agora chorem"

 

Icon Comentário0
Sporting anuncia novo equipamento: "Os nossos campos mudam de cor"
Clube

Sporting anuncia novo equipamento: "Os nossos campos mudam de cor"

 

Icon Comentário0
Recorde de quotização! Varandas anuncia lucro de milhões com Sócios do Sporting
Clube

Recorde de quotização! Varandas anuncia lucro de milhões com Sócios do Sporting

 

Icon Comentário0