Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Oficial: Ex técnico no Sporting deixa comando técnico de clube do Brasileirão

Antigo treinador adjunto do Clube de Alvalade abandona cargo por mútuo acordo aos fim de 124 jogos ao leme do emblema canarinho

Pedro Caixinha, ex Sporting, abandona Bragantino
Pedro Caixinha, ex Sporting, abandona Bragantino

  |

Icon Comentário0

Pedro Caixinha já não é treinador do Red Bull Bragantino. O técnico português - que foi adjunto do Sporting durante duas temporadas (2004/05 e 2005/06) até à saída de José Peseiro - acordou este domingo, dia 27 de outubro, a rescisão contratual com o clube brasileiro.


A saída acontece depois de mais uma derrota, desta feita diante do Botafogo, de Artur Jorge por 1-0. Pedro Caixinha, que na temporada passada se destacou ao levar a equipa ao sexto posto, deixa o clube paulista agora na 16.ª posição, com 34 pontos, os mesmos que o 17.º e apenas dois acima do 18.º classificado.


"O Red Bull Bragantino informa que Pedro Caixinha não é mais o treinador da equipa. O português deixa o comando técnico com 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas nos 124 jogos em que esteve à frente do clube de Bragança Paulista. Com Caixinha, o Massa Bruta chegou a duas semifinais de Campeonato Paulista (2023 e 2024) e teve sua melhor participação na história do Brasileirão de pontos corridos (2023)", escreveu o emblema canarinho.


"Além de Pedro Caixinha, os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Belman, e o preparador físico Polyvios Kyritsis também deixam o Bragantino. O clube agradece por toda dedicação e profissionalismo durante os quase dois anos em que estiveram aqui e deseja sucesso na sequência de suas carreiras", pode ler-se no comunicado.

Pedro Caixinha foi recentemente apontado ao Grêmio, segundo informação divulgada pelo canal "Band". Sem a continuidade de Renato Gaúcho garantida no clube de Porto Alegre, o ex-leão surge agora como opção forte para assumir o comando do atual 11.º classificado.



Futebol

Renegado por Amorim foi emprestado e já tem mais assistências do que todos os jogadores do Sporting

Jogador que custou uma fortuna aos verdes e brancos não entra nas contas do técnico leonino e está cedido até ao final da temporada

Rúben Vinagre, ala do Sporting que não entra nas contas de Amorim, está em grande na Polónia
Rúben Vinagre, ala do Sporting que não entra nas contas de Amorim, está em grande na Polónia

  |

Icon Comentário0

O Légia, de Gonçalo Feio, somou mais três pontos no campeonato, este domingo, dia 27 de outubro, desta vez na receção ao Katowice, e goleou por 4-1. Rúben Vinagre voltou a realizar uma exibição de alto nível e fez a sétima assistência na conta pessoal esta temporada, mais do que qualquer jogador do plantel de Rúben Amorim.


A equipa do técnico português até começou a perder, ao minuto 25, mas a reviravolta aconteceu antes do intervalo, com o ala emprestado pelo Sporting a fazer o passe para o segundo golo dos visitados, já no tempo de compensação do primeiro tempo. O primeiro golo surgiu por Steve Kapuadi (28'). Os restantes dois golos surgiram no início do segundo tempo por Arkadiusz Jedrych 61 (p.b.) e Rafal Augustyniak (65'). O Légia (22) continua no quinto lugar, a nove pontos do líder isolado, o Lec (31).


O Légia de Varsóvia deverá exercer a opção de compra por Rúben Vinagre. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo. Os leões vão receber apenas 1,25 milhões, uma vez que o Wolverhampton tem direito a 50% do negócio.


Rúben Vinagre tem passado de empréstimo em empréstimo desde que foi adquirido em definitivo pelo Sporting: foi emprestado aos ingleses do Everton durante a época 22/23; depois, em 23/24, esteve até janeiro no Hull City, do Championship, e entre janeiro e junho no Hellas Verona, equipa italiana. Na época 24/25, a solução encontrada foi o Légia de Varsóvia.

A temporada de Rúben Vinagre ao serviço do Legia de Varsóva tem sido bastante positiva. O lateral esquerdo de 25 anos tem sido uma das principais peças da turma orientada por Gonçalo Feio, contando já com 19 jogos (1.541 minutos) e sete assistências.



Futebol

Estudo do CIES concluiu que novo diamante do Sporting vai ser dos melhores do mundo

Futebolista do emblema leonino tem tido arranque de temporada acima das expetativas e pegou de estaca no onze de Rúben Amorim

Quenda, ala do Sporting, em destaque pelo CIES
Quenda, ala do Sporting, em destaque pelo CIES

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda está entre os melhores jovens (sub-20) alas do mundo fora das cinco principais ligas europeias. A conclusão é feita por um estudo do Observatório do Futebol (CIES) que coloca o jovem de 17 anos do Sporting a ocupar a quarta posição, com uma pontuação de 78 numa escala de 0 a 100.


O pupilo de Rúben Amorim é o único português numa lista, onde Jorrel Hato, do Ajax, aparece no primeiro lugar. Apenas outro ala deste top-10 tem a mesma idade de Geovany Quenda: Diego León, uns dias mais velho, sendo que os restantes têm 18 ou 19 anos.


O Manchester United demonstrou recente interesse em contratar o diamante do Sporting, que olha para o futebolista como uma aposta de futuro. O emblema de Old Trafford chegou, inclusive, a fazer uma sondagem junto dos responsáveis verdes e brancos, tal como outros clubes da Premier League e também o Leipzig, da Bundesliga, mas a saída do jogador só acontecerá pela cláusula de rescisão, fixada em 100 milhões de euros.


Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.

Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 14 partidas na presente temporada, nas quais disputou 930 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão na Liga portuguesa.


Veja a publicação do CIES:


Futebol

"Porto e Benfica lutaram pelo domínio dos árbitros" - Confirmado favorecimento a rivais do Sporting

Diretor Geral Editorial Adjunto do CM/CMTV escreveu sobre entrevista do Presidente do Clube de Alvalade e refere que o mesmo "teve coragem"

Eduardo Dâmaso confirma favorecimentos a Benfica e Porto, rivais do Sporting
Eduardo Dâmaso confirma favorecimentos a Benfica e Porto, rivais do Sporting

  |

Icon Comentário0

Eduardo Dâmaso, Diretor Geral Editorial Adjunto do CM/CMTV escreveu, na sua mais recente publicação no jornal Record, sobre a recente entrevista de Frederico Varandas e disse que o Presidente do Sporting "teve coragem" nas palavras que proferiu e confirmou que "Porto e o Benfica lutaram pelo domínio dos árbitros em todas as suas dimensões".


"O presidente do Sporting disse aquilo que é de uma meridiana evidência. Para quem não se mete em trincheiras clubísticas, em paixonetas que escapam à racionalidade da velha explicação de que o futebol é apenas a coisa mais importante das menos importantes na vida, a história dos últimos 40 anos é aquela que está nas suas declarações", começou por escrever.


"Não preciso que Frederico Varandas o diga para que eu próprio saiba como se fizeram e desfizeram vitórias, como se construíram campeões e entregaram títulos. Mas ele disse-o, sintetizou-o nos ‘40 anos disto’, e fez bem. Teve coragem. O Porto e o Benfica lutaram pelo domínio dos árbitros em todas as suas dimensões. Dentro do campo e fora dele. Na Federação Portuguesa de Futebol e nos ‘tribunais’ desportivos. Na criação de árbitros de aviário (...) ou de transformação das claques em guardas pretorianas".


"Nestas coisas, o tempo demora a passar e a história constrói-se num movimento de enorme lentidão. Basta ver como a liderança de Pinto da Costa afunilou num reduzido leque de pessoas, praticamente todas nada recomendáveis, para perceber como tudo aquilo funcionava numa duplicidade de valores. Tinha uma dupla contabilidade, uma dupla verdade e zero moral".

"Agora, a realidade histórica do poder no futebol vai-se construindo com factos de outra cor. Os pagamentos da gestão de Luís Filipe Vieira ao Vitória de Setúbal, a contrapartida de um jogador que, na verdade, nunca jogou, o assessor dos sadinos que confirma como tudo rolava nas relações entre os clubes, o juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça que resolve e fatura com o futebol, metáfora de outras colaborações indecorosas do mundo judicial com esse Benfica irreconhecível".


"Quanto mais vamos conhecendo, mais imperioso é garantir competições limpas e íntegras como condição absoluta de sobrevivência da indústria do futebol. Em tempos eleitorais para a Federação Portuguesa de Futebol, por exemplo, seria bom que os potenciais candidatos, já propostos ou putativos, dissessem ao que vão. Até agora, nem sequer a velha máxima lampedusiana de mudar alguma coisa para que nada mude se ouviu. Só tricas de bastidores", concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Famalicão foi a gota de água; Negócio milionário do Sporting vai sair
Futebol

Exclusivo Leonino - Famalicão foi a gota de água; Negócio milionário do Sporting vai sair

 

Icon Comentário0
Amorim de olho em lateral esquerdo promissor: Sporting pode ganhar 'reforço'
Futebol

Amorim de olho em lateral esquerdo promissor: Sporting pode ganhar 'reforço'

 

Icon Comentário0
Famalicão deixa mensagem de apoio a Nuno Santos: Ala do Sporting não joga mais este ano (vídeo)
Futebol

Famalicão deixa mensagem de apoio a Nuno Santos: Ala do Sporting não joga mais este ano (vídeo)

 

Icon Comentário0