Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Domingos Andrade, antigo capitão da equipa de sub-23 do Sporting, assinou como reforço do Porto, nesta quinta-feira, dia 18 de julho, tal como oficializado pelos dragões através dos seus meios oficiais. Apesar de os contornos do negócio entre o emblema da Invicta e o Felgueiras ainda não terem sido divulgados, também o Sporting ganhou com esta transferência.
A verdade é que, aquando da saída do médio angolano para o Felgueiras, os leões salvaguardaram 50% do passe do jogador e, por isso, tal acrescentará um encaixe aos cofres do Clube de Alvalade, graças ao tamanho da 'fatia' que pertence ao emblema liderado por Frederico Varandas.
Enquanto isso, aguardam-se novidades sobre os detalhes da transferência pela parte do clube dirigido por André Villas-Boas, para se poder designar qual a parte que acabará por calhar ao Sporting graças a este negócio. Enquanto isso, o jogador já teceu as primeiras palavras, sendo que irá representar a equipa B dos dragões: "Sinto-me muito orgulhoso. É um prazer e uma honra representar um clube enorme como o Porto. É um sentimento de alegria. Ao Porto nunca se diz não. O Porto é um clube enorme e toda a gente quer fazer parte desta família. Foi fácil escolher o Porto".
Ao longo da temporada 2023/24, Domingos Andrade - que chegou ao país pela porta do Sporting - acabou por disputar 27 partidas pelo Felgueiras, emblema recém promovido à 2.ª Liga, nos quais apontou dois golos. Antes disso, ainda chegou a realizar dois jogos pelo Clube de Alvalade.
Domingos Andrade, atualmente avaliado em 300 mil euros, despediu-se dos leões após duas épocas em Alvalade, naquela que foi a sua primeira experiência em Portugal. No total, o jovem fez um jogo pela equipa B, uma partida pelos juniores e disputou 48 encontros pelos sub-23, com direito a cinco golos.
Turma de Alvalade tem passado por bastantes dificuldades nos últimos tempos fruto das lesões que têm afetado a equipa, mas não só
|
0O Sporting encontra-se a preparar a deslocação a Barcelos, onde tem encontro marcado com o Gil Vicente, no próximo domingo, dia 22 de dezembro. No entanto, João Pereira enfrenta grandes dificuldades para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, uma vez que pode chegar com… oito baixas.
Além das lesões que têm vindo a atormentar os dias do treinador dos verdes e brancos, as expulsões de Ricardo Esgaio (aquecimento) e Jeremiah St. Juste (prolongamento) frente ao Santa Clara, para a Taça de Portugal, fazem com que a dupla de jogadores se junte às já baixas confirmadas dos leões.
Fora isso, a verdade é que Eduardo Quaresma também ainda é uma incerteza para o Sporting. O jogador deixou o relvado no encontro da prova rainha com algumas queixas no joelho direito – além de dores musculares que o acompanham há uns tempos - e terá de ser reavaliado pelo departamento médico dos leões.
Posto isto, além dos três jogadores já referidos – dois deles que estão garantidamente de fora -, Gonçalo Inácio também se mantém em dúvida, mas é o único. Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves apenas são esperados de regresso aos relvados em janeiro, enquanto Nuno Santos não joga mais na presente temporada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Antigo jogador e agora adjunto de João Pereira não se conteve e confrontou o árbitro ao intervalo do encontro com o Boavista
|
0O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, na última quinta-feira, 19 de dezembro, o mapa de castigos referente à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. As palavras de Luís Neto no decorrer do Sporting - Boavista valeram multa e castigo ao adjunto de João Pereira.
De acordo com o documento publicado, os leões foram sancionados em 1.150 euros devido ao comportamento e expulsão do antigo capitão. A este valor somam-se ainda 7.140 euros devido ao comportamento do público nas bancadas do Estádio José Alvalade.
No que toca a Neto, o ex-jogador acabou por ser expulso no decorrer do intervalo do encontro, segundo revela o documento: "No intervalo do jogo, quando me deslocava para o balneário, fui abordado pelo Sr. Luís Carlos Novo Neto (Lic. 20719), o qual exclamou: "Agora está fácil apitar em Alvalade, não é?". Isto de forma provocatória, o que me levou a considerá-lo expulso pelo seu comportamento. Ato contínuo, o mesmo após refletir, pediu de novo para falar comigo, desta vez com a minha autorização no meu balneário, na presença do Delegado, tendo o mesmo pedido desculpa pelo seu ato. Ao intervalo da partida, aquando da chegada do árbitro à porta do seu balneário, o agente desportivo, Luís Carlos Novo Neto, técnico de apoio ao aquecimento do clube visitado abordou o árbitro, não tendo nesse momento sido perceptível aos Delegados da Liga, das palavras usadas, mas que motivaram que recebesse ordem de expulsão. Imediatamente após a decisão, solicitou ao árbitro para falar com o mesmo, o que veio a suceder, com autorização do árbitro, no balneário do mesmo. Nessa conversa, que ocorreu com a presença do Delegado da Liga, pediu desculpa pela abordagem que havia tido", pode ler-se.
Por seu turno, o ‘grosso’ da multa do Sporting acaba por ser, mais uma vez, devido à utilização de engenhos pirotécnicos: dois petardos, um flashlight e uma tocha incandescente – que acaram por valer 5.100 euros. Os restantes 2.040 euros devem-se à "entrada e permanência de objetos não autorizados" e “ao minuto 6 da primeira parte, adeptos afetos ao clube visitado, claramente identificados através das vestes que possuíam e dos cânticos entoados, de apoio à sua equipa, exibiram uma tarja, com dimensão superior a 1m x 1m, na bancada inferior topo Sul Sector A18, fora da ZCEAP, com a seguinte mensagem "Adeptos lutam entre si, donos da bola lucram para si", é descrito.
Vale lembrar que o Sporting saiu vitorioso do encontro com os axadrezados, por 3-2. Por esta altura, a equipa comandada por João Pereira é líder da Liga Portugal Betclic, com 36 pontos amealhados em 14 partidas disputadas. O Benfica ocupa a segunda posição (35), enquanto o Porto fecha o pódio (34).
Presidente do Clube de Alvalade comentou a situação do treinador dos leões à margem da 62.ª edição dos Prémios Stromp
|
0Frederico Varandas discursou, na última quinta-feira, dia 19 de dezembro, à margem da 62.ª edição dos Prémios Stromp. O Presidente do Sporting acabou por explicar a saída de Ruben Amorim e a escolha de João Pereira, atual treinador dos leões que tem sido alvo de várias críticas.
"Um grande clube europeu chegou e o nosso treinador aceitou. A partir daqui, tudo o que estava planeado, mudou. Tínhamos planeado um fim de ciclo? Tínhamos. Seriam três campeonatos em cinco anos... O nosso treinador iria, depois, aceitar um novo projeto. O Sporting iria proceder a uma modificação. Iríamos iniciar um novo ciclo: terminar a época, sair dois, três jogadores, entrar cinco, seis, entrar um novo treinador e iniciar um novo processo, mesmo com dores de crescimento”, começou por dizer, prosseguindo.
"O Sporting não escolheu o timing do fim desse ciclo. A verdade é que em novembro o nosso treinador deixa o Sporting.... O que aconteceu ao Sporting, nunca aconteceu em Portugal... É a primeira vez que um treinador saiu, por sucesso, a meio de uma época. Muitos treinadores saíram para ligas e projetos superiores, mas nunca um clube perdeu um treinador a meio da época", atirou, passando ainda a João Pereira.
"Sabíamos que era difícil substituir o segundo treinador com mais títulos. Podíamos antecipar o plano. Podíamos trazer alguém de fora, mas com 7 jogos em 26 dias, não iria ter tempo para treinar. Sabíamos, sobretudo, o grupo que temos, um grupo que ganhou tudo e de forma ímpar em Portugal. Iriam ter dificuldade em entender alguém que dissesse: agora vamos jogar assim e jogar assado. Entre prós e contras, antecipámos João Pereira. Um treinador que não tem tempo. Tem uma máquina afinada à qual tem de se adaptar. Vou carregar este convite para o resto da minha vida, como o convite mais ingrato e o presente mais envenenado para um treinador. O clube não queria que fosse este momento, o João Pereira não queria que fosse este momento. Mesmo sabendo que posso sacrificar um treinador, um jogador, um treinador ou um presidente, vou sempre fazer o que considero melhor ao Sporting”, concluiu sobre o tema.
Por esta altura, a equipa comandada por João Pereira é líder do Campeonato Nacional, com 36 pontos amealhados em 14 partidas disputadas. O Benfica ocupa a segunda posição (35), enquanto o Porto fecha o pódio (34).
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.