Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ORÇAMENTO DO CLUBE BAIXA 2,3 MILHÕES

Tanto do lado das receitas, como nas rubricas que preenchem os gastos, o Clube de Alvalade prevê recuar cerca de 10% neste exercício 2020/2021. Análise do Leonino às contas do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Set 2020 | 17:25 |

Icon Comentário0

O Sporting CP irá apresentar, no próximo sábado, 26 de setembro, o Orçamento do Clube para a temporada 2020/21. No documento disponibilizado online (LER AQUI), os leões preveem uma queda abrupta nas receitas, superior a dois milhões de euros (2.361.574 euros), justificada pelo impacto da COVID-19 no mundo do desporto.


De forma a equilibrar as contas leoninas, a direção liderada por Frederico Varandas propõe um corte no orçamento de 2,3 milhões de euros, ou seja, 10% menos do que havia sido investido na época 2019/20. Assim sendo, o orçamento proposto para a próxima temporada apresenta um resultado líquido positivo, de 36,7 mil euros, tal como obrigam os Estatutos do Clube.


COVID-19 com impacto significativo


Na vertente das receitas, o Sporting CP prevê uma quebra de 9,91% face ao exercício anterior.

Para este cenário, as rubricas mais significativas foram as “quotizações” (menos 10% - 900 mil euros), “Publicidade e Patrocínios” (redução de 35% - 972,4 mil euros), “Inscrições nas Modalidades” (queda de 31,64% - 532,4 mil euros), “Bilheteira” (tombo de 62,26% - 330 mil euros) e ainda “Rendas, Licenciamentos e Comissões” (pequena descida de 3,11% - 179 mil euros). Nas restantes rubricas, como por exemplo nas receitas provenientes da venda de Gameboxs para o Pavilhão João Rocha (menos 44% - 40 mil euros), há uma diminuição, mas pouco significativa em termos absolutos.


Porém, do lado da receita, na rubrica “Outros Rendimentos e Ganhos”, existe um crescimento de quase 650 mil euros. Percentualmente, comparativamente com o período homólogo, trata-se um aumento de 80%. Corte nos gastos em linha com diminuição de receitas

Quanto aos gastos previstos no Orçamento do Clube para 2020/21, o Sporting CP prevê um corte em linha com a diminuição de receitas, ou seja, superior a dois milhões de euros (2.309.264 euros). Relativamente ao período homólogo, em que se gastaram quase 24 milhões de euros, trata-se de uma diminuição de 9,73%.

A rubrica em que o apertar do cinto é mais significativo são os “Honorários”, com os leões a preverem gastar quase menos cerca de um milhão de euros. Em 2019/20, foram gastos pouco mais de oito milhões. Para a próxima temporada, a previsão ronda os sete milhões. Percentualmente, é uma redução de 11,7%. Nesta rubrica, juntamente com os “Gastos com Pessoal”, está contabilizado a grande maioria do investimento feito nas modalidades.

Neste aspeto, destaque ainda para os cortes nas seguintes rubricas: Outros fornecimentos” (menos 24,25% - 365,7 mil euros), “Recuperações ao Grupo” (queda de 29,79% - 263,1 mil euros), “Publicidade e Promoção” (redução de 39,70% - 251,4 mil euros), “Energia e Fluídos” (recua 15,03% - 215,6 mil euros), “Rendas e Alugueres” (desce 8,86% - 150,1 mil euros), “Outros Gastos e Perdas” (diminui 12,92% - 149,9 mil euros) e “Empresas especializadas” (ligeira correção de 8,05% - 90,1 mil euros).

No que toca a aumento dos gastos por parte dos leões, nota para as rubricas: “Gastos com Pessoal” (sobe 9,78% - 125,8 mil euros), “Outros Gastos e Perdas” (cresce 15,53% - 65,1 mil euros), “Deslocações e Estadas” (ligeiro salto de 4,26% - 61,4 mil euros), “Organização de Jogos” (aumenta 12,08% - 59,4 mil euros), “Manutenção Preventiva e Corretiva” (dispara 11,68% - 53,6 mil euros) e “Comissões suportadas” (ascende 7,09% - 18,2 mil euros). No documento, o Sporting CP justifica o aumento destas rubricas com despesas relacionadas com a COVID-19 e os cuidados subsequentes.


Futebol

Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC

Treinador dos verdes e brancos abordou a meia-final da Taça da Liga, assim como o recente despedimento do ex-técnico leonino

Rui Borges realizou a antevisão ao  Sporting - Vitória SC, na qual abordou o mercado de transferências e o despedimento de Ruben Amorim
Rui Borges realizou a antevisão ao Sporting - Vitória SC, na qual abordou o mercado de transferências e o despedimento de Ruben Amorim

05 Jan 2026 | 13:19 |

Icon Comentário0

Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - Vitória de Guimarães, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O encontro da Taça da Liga está marcado para a próxima terça-feira, às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, que abordou as lesões, calendário e o tema do dia: o despedimento de Ruben Amorim.


O que pode dar Luis Guilherme?


"Em relação ao Luis, é um jogador que identificámos. É um jogador de imediato, mas acima de tudo de futuro. Vemos muito potencial nele, pode dar-nos soluções em mais do que uma posição e acrescenta ao grupo em termos de qualidade técnica e personalidade, caráter. Acho que tem muito a ver com o nosso grupo e a nossa equipa".


Vitória de Guimarães diferente do jogo da Liga?

"Será diferente do jogo do campeonato. É um jogo a eliminar e o Vitória vai querer disputar a final da Allianz Cup, ganhar um troféu, até pela massa associativa e grandeza do clube. Será um jogo muito competitivo e diferente. Acredito que em alguns momentos mais calculado, porque ambas as equipas querem estar na final. É um Vitória que está a fazer um belíssimo campeonato e isso dita bem da 1.ª volta que estão a fazer apesar de todas as mudanças. Foi a única equipa que ganhou ao FC Porto internamente. Vai ser um jogo competitivo, diferente daquele do campeonato e que vai exigir muito de nós. E nós, dentro do que temos disponível, faremos um jogo bom e bastante competente, não fugindo ao que gostamos de ter qualidade de jogo e ser donos do jogo, tendo bola e produzindo muito".


Lesão de Ricardo Mangas

"Não sei dizer ao certo o tempo. Vou atirar um bocado para o ar, e se calhar o doutor vai matar-me, mas talvez três a quatro semanas. Não adianta pensar muito".

Ruben Amorim despedido do Manchester United

"Solidário em relação ao Ruben, como com qualquer outro treinador. Infelizmente o futebol é feito disto. Por mais que queira falar ou dar opinião, não vou fazê-lo. É um colega de profissão que estava em 5.º ou 6.º. É um grande treinador e terá grandes projetos e grandes clubes para continuar o seu trabalho".

Debast ainda pode recuperar?

"Não, o Zeno não estava no treino. Está no processo final da recuperação e acredito que volte a treinar nos próximos dias. Dentro das opções, chegaremos sempre a uma solução. Há os miúdos da B que têm feito um belíssimo campeonato e estão preparados para dar resposta".

Regresso de Daniel Bragança à competição

"Fico muito feliz, penso que todo o grupo estava lá no momento em que ele entrou. E isso exemplifica bem este grupo, a amizade que existe. Feliz por vê-lo voltar bem, acredito que nos ajudará no futuro. Já está a treinar connosco há alguns dias, mas estar preparado para jogo... Tem a ver com o ganhar confiança e perder o receio que pode existir, que é natural. E estes minutos foram importantes para isso. Nos próximos tempos, com toda a certeza, estará disponível para a nossa exigência".

Incidente de Luis Suárez em Barcelos

"Em relação ao Luis, também li nos jornais a primeira vez. Pode ter sido algo a quente, não vou entrar muito nisso. Não houve qualquer tumulto com árbitros ou equipa adversária, zero".

Gestão de calendário

"Os que demoram mais a recuperar são lesões traumáticas que não controlamos. O máximo a que podemos olhar é às lesões musculares. E não temos tido muitas. O Pote teve agora uma que vai demorar um bocadinho mais, mas tirando isso... É um jogo de contacto, que às vezes cria estes problemas. Esta época temos a CAN também, que condicionou com dois jogadores importantes. Há coisas que não controlamos. O que não controlamos, controlamos e muito bem. O staff, a estrutura da performance, o departamento médico têm sido excecionais. O que controlamos, tentamos ao máximo ser melhores. Mas o que não controlamos... É seguir, acreditar nos que estão e continuar a trabalhar. A gestão nesta fase é difícil haver muita. Além de não termos essas soluções todas, estamos na fase mais crítica da época. Muitos jogos, o acumular de alguma fadiga, e pode haver esse risco maior de lesão. Esta época acho que é diferente da passada. Aqui tem muito mais a ver com o trauma, com a CAN, do que propriamente com as lesões em si. É o que é, é o futebol. Temos de contrariar essas coisas menos positivas e temos feito isso muito bem. A equipa tem dado uma boa respostas e isso deixa-me feliz acima de tudo".


Futebol

Arbitragem no Sporting? Rui Borges deixa farpa a Porto e Benfica

Técnico do Clube de Alvalade realizou a antevisão à partida diante do Vitória de Guimarães, válida para a meia-final da Taça da Liga

Jornalistas voltaram a fazer questões relacionadas com arbitragem a Rui Borges e o treinador do Sporting acabou por deixar uma farpa a Porto e Benfica
Jornalistas voltaram a fazer questões relacionadas com arbitragem a Rui Borges e o treinador do Sporting acabou por deixar uma farpa a Porto e Benfica

05 Jan 2026 | 12:52 |

Icon Comentário0

Rui Borges realizou, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro, a conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - Vitória de Guimarães, para a Allianz Cup. O treinador dos leões acabou por ser novamente questionado sobre arbitragem, tendo em conta o jogo frente ao Gil Vicente, e a resposta envolveu uma farpa em relação à diferença de tratamento dos jornalistas em comparação com os técnicos de Porto e Benfica.


Rui Borges: "Não vou falar de arbitragens"


"Não vou falar de arbitragens. Por mais que, das outras partes, possam falar, tento abstrair-me ao máximo. Todos erram. Jogadores, treinadores, árbitros... Faz parte. Sou daqueles que acredita sempre na parte boa das coisas. Espero, e volto a dizer, que o ruído não se faça sentir e que se valorize mais o futebol português, o nosso campeonato. Mais do que qualquer ruído que possa condicionar jogadores, treinadores ou árbitros. Não me vou alongar muito", começou por responder.


Rui Borges: "Só a mim é que perguntam no final dos jogos se vi os lances duvidosos"

"Casos? Tenho notado algo diferente. Tenho visto que só a mim é que me perguntam no final dos jogos se vi os lances duvidosos. Mas dentro disso... É focar no que controlamos. No nosso jogo. Outras vezes melhor, outras não tão bem, mas que sejamos competentes para continuar o nosso trajeto", atirou Rui Borges.


Vale lembrar que, para chegar a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.


Futebol

Rui Borges comenta despedimento de Amorim e situação no Sporting: "Terá grandes..."

Antigo treinador dos leões saiu do comando técnico do Manchester United e o técnico atual dos verdes e brancos foi chamado a comentar o tema

Rui Borges foi questionado sobre a situação de Ruben Amorim, ex Sporting que foi despedido do comando técnico do Manchester United
Rui Borges foi questionado sobre a situação de Ruben Amorim, ex Sporting que foi despedido do comando técnico do Manchester United

05 Jan 2026 | 12:43 |

Icon Comentário0

Ruben Amorim foi despedido do comando técnico do Manchester United esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. À margem da antevisão ao Sporting - Vitória de Guimarães, Rui Borges foi chamado a comentar esta notícia e mostrou-se "solidário" com a situação do antigo treinador dos leões.


Rui Borges: "Ruben Amorim? É um grande treinador"


"Solidário em relação ao Ruben, como com qualquer outro treinador. Infelizmente o futebol é feito disto. Por mais que queira falar ou dar opinião, não vou fazê-lo. É um colega de profissão que estava em 5.º ou 6.º. É um grande treinador e terá grandes projetos e grandes clubes para continuar o seu trabalho", começou por responder aos jornalistas presentes.


Rui Borges: "Mangas? Não sei dizer ao certo o tempo"

Na mesma pergunta, Rui Borges também foi questionado sobre a lesão de Ricardo Mangas, mas não foi capaz de dar grandes previsões: "Não sei dizer ao certo o tempo. Vou atirar um bocado para o ar, e se calhar o doutor vai matar-me, mas talvez três a quatro semanas. Não adianta pensar muito".


Vale lembrar que, para chegar a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Confira o vídeo do momento:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges comenta chegada de Luis Guilherme ao Sporting e faz revelação
Futebol

Rui Borges comenta chegada de Luis Guilherme ao Sporting e faz revelação

05 Jan 2026 | 12:35

Icon Comentário0
Último treino antes do Sporting - Vitória de Guimarães tem más notícias para Rui Borges
Futebol

Último treino antes do Sporting - Vitória de Guimarães tem más notícias para Rui Borges

05 Jan 2026 | 11:00

Icon Comentário0
Última hora! E se corre mal? Ruben Amorim despedido do Manchester United
Futebol

Última hora! E se corre mal? Ruben Amorim despedido do Manchester United

05 Jan 2026 | 10:14

Icon Comentário0