Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ORÇAMENTO DO CLUBE BAIXA 2,3 MILHÕES

Tanto do lado das receitas, como nas rubricas que preenchem os gastos, o Clube de Alvalade prevê recuar cerca de 10% neste exercício 2020/2021. Análise do Leonino às contas do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting CP irá apresentar, no próximo sábado, 26 de setembro, o Orçamento do Clube para a temporada 2020/21. No documento disponibilizado online (LER AQUI), os leões preveem uma queda abrupta nas receitas, superior a dois milhões de euros (2.361.574 euros), justificada pelo impacto da COVID-19 no mundo do desporto.


De forma a equilibrar as contas leoninas, a direção liderada por Frederico Varandas propõe um corte no orçamento de 2,3 milhões de euros, ou seja, 10% menos do que havia sido investido na época 2019/20. Assim sendo, o orçamento proposto para a próxima temporada apresenta um resultado líquido positivo, de 36,7 mil euros, tal como obrigam os Estatutos do Clube.


COVID-19 com impacto significativo


Na vertente das receitas, o Sporting CP prevê uma quebra de 9,91% face ao exercício anterior.

Para este cenário, as rubricas mais significativas foram as “quotizações” (menos 10% - 900 mil euros), “Publicidade e Patrocínios” (redução de 35% - 972,4 mil euros), “Inscrições nas Modalidades” (queda de 31,64% - 532,4 mil euros), “Bilheteira” (tombo de 62,26% - 330 mil euros) e ainda “Rendas, Licenciamentos e Comissões” (pequena descida de 3,11% - 179 mil euros). Nas restantes rubricas, como por exemplo nas receitas provenientes da venda de Gameboxs para o Pavilhão João Rocha (menos 44% - 40 mil euros), há uma diminuição, mas pouco significativa em termos absolutos.


Porém, do lado da receita, na rubrica “Outros Rendimentos e Ganhos”, existe um crescimento de quase 650 mil euros. Percentualmente, comparativamente com o período homólogo, trata-se um aumento de 80%. Corte nos gastos em linha com diminuição de receitas

Quanto aos gastos previstos no Orçamento do Clube para 2020/21, o Sporting CP prevê um corte em linha com a diminuição de receitas, ou seja, superior a dois milhões de euros (2.309.264 euros). Relativamente ao período homólogo, em que se gastaram quase 24 milhões de euros, trata-se de uma diminuição de 9,73%.

A rubrica em que o apertar do cinto é mais significativo são os “Honorários”, com os leões a preverem gastar quase menos cerca de um milhão de euros. Em 2019/20, foram gastos pouco mais de oito milhões. Para a próxima temporada, a previsão ronda os sete milhões. Percentualmente, é uma redução de 11,7%. Nesta rubrica, juntamente com os “Gastos com Pessoal”, está contabilizado a grande maioria do investimento feito nas modalidades.

Neste aspeto, destaque ainda para os cortes nas seguintes rubricas: Outros fornecimentos” (menos 24,25% - 365,7 mil euros), “Recuperações ao Grupo” (queda de 29,79% - 263,1 mil euros), “Publicidade e Promoção” (redução de 39,70% - 251,4 mil euros), “Energia e Fluídos” (recua 15,03% - 215,6 mil euros), “Rendas e Alugueres” (desce 8,86% - 150,1 mil euros), “Outros Gastos e Perdas” (diminui 12,92% - 149,9 mil euros) e “Empresas especializadas” (ligeira correção de 8,05% - 90,1 mil euros).

No que toca a aumento dos gastos por parte dos leões, nota para as rubricas: “Gastos com Pessoal” (sobe 9,78% - 125,8 mil euros), “Outros Gastos e Perdas” (cresce 15,53% - 65,1 mil euros), “Deslocações e Estadas” (ligeiro salto de 4,26% - 61,4 mil euros), “Organização de Jogos” (aumenta 12,08% - 59,4 mil euros), “Manutenção Preventiva e Corretiva” (dispara 11,68% - 53,6 mil euros) e “Comissões suportadas” (ascende 7,09% - 18,2 mil euros). No documento, o Sporting CP justifica o aumento destas rubricas com despesas relacionadas com a COVID-19 e os cuidados subsequentes.


Futebol

IRMÃO DE JOGADOR QUE SE DESVINCULOU DO SPORTING SOFRE LESÃO GRAVE

Futebolista teve uma “rutura completa joelho” e colocou a temporada em causa

Irmão de Gonçalo Esteves, ex-jogador do Sporting, está gravemente lesionado
Irmão de Gonçalo Esteves, ex-jogador do Sporting, está gravemente lesionado

  |

Icon Comentário0

O futebolista português Tomás Esteves, que atualmente atua no Pisa, da Serie B italiana, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo que deve afastá-lo do campo por um longo período. O lateral-direito, irmão de Gonçalo Esteves, ex-jogador do Sporting, foi submetido a uma cirurgia na Finlândia.


De acordo com o clube da Serie B, segundo escalão italiano, o antigo leão foi sujeito a uma intervenção cirúrgica na sequência da lesão contraída no jogo particular com o Inter de Milão, na sexta-feira passada. A operação foi realizada no Hospital Pihlajalinna, em Turku, a uma “rutura completa do tendão patelar do joelho esquerdo" e “irá enfrentar uma paragem estimada de cerca de nove meses”.


“O prognóstico estimado é o seu retorno à atividade em cerca de nove meses. Vai ser estabelecido, de acordo com a equipa médica do Pisa, um programa de reabilitação que o jogador iniciará o mais rápido possível”, informaram os italianos, no seu comunicado oficial.


Gonçalo Esteves estreou-se na equipa principal do Sporting na época 2021/22, somando 10 jogos e demonstrando qualidades que deixaram os adeptos verdes e brancos com ‘água na boca’. No entanto, Rúben Amorim não ficou satisfeito com a evolução do atleta, que acabou por abandonar o Clube de Alvalade no decorrer da última semana.

Na cedência ao AZ, Gonçalo Esteves - avaliado em 1,3 milhões de euros - somou 14 jogos na equipa B do emblema de Alkmaar, contabilizando um total de 919 minutos, nos quais apontou um golo e uma assistência. No plantel principal teve apenas 75′, nos quais fez um passe para um companheiro, em jogo válido para a Taça, diante do Quick Boys, emblema da terceira divisão.



Futebol

SPORTING QUER ATACANTE DO BRAGA, MAS DANIEL SOUSA GARANTE: "NÃO CHEGOU PROPOSTA ACEITÁVEL"

Técnico do conjunto arsenalista confirma ofertas pelo seu pupilo, contudo nenhuma satisfez pretensões dos minhotos

Daniel Sousa diz que Braga não recebeu ofertas por Banza, alvo do Sporting, de Amorim
Daniel Sousa diz que Braga não recebeu ofertas por Banza, alvo do Sporting, de Amorim

  |

Icon Comentário0

Simon Banza, ponta de lança do Braga, continua na lista de alvos do Sporting. O jogador parece agradar a Rúben Amorim para reforçar o ataque dos leões. No entanto, na antevisão do jogo dos arsenalistas frente ao Servette, a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, Daniel Sousa garantiu que o clube ainda não recebeu uma proposta pelo avançado que agradasse à estrutura.


"A indicação que tenho do presidente é que não chegou uma proposta aceitável para o padrão que tenha atingido o exigido. É um jogador extraordinário, conto com ele, tem qualidades mais do que comprovadas e conto com ele enquanto cá estiver". O atleta foi uma das principais referências dos arsenalistas na última época.


O Clube de Alvalade conta com concorrência forte pelo atleta de 27 anos. O segundo melhor marcador da edição 2023/24 da Liga Portugal Betclic, atrás de Viktor Gyokeres, é apontado ainda a diversos clubes do futebol mundial, entre os quais se incluiu o Marselha, da Ligue 1 e o Al Duhail, do Qatar.


Por esta altura, ainda não é claro se o atacante sueco vai ficar no Sporting neste mercado de transferências. Apesar disso, o Arsenal posiciona-se como o 'favorito' para garantir a sua contratação, mas também Liverpool, Tottenham, PSG e Nápoles são clubes a ter em consideração.

No que toca a Simon Banza, a eventual contratação do jogador podia ser uma 'repetição' dos leões, que já foram buscar a Braga nomes como Ricardo Esgaio, Paulinho e até Rúben Amorim. Em 2023/24, ao serviço do emblema do Minho, o atacante - que tem um valor de mercado de 17 milhões de euros - disputou 41 partidas (2.630 minutos), nas quais apontou 23 golos e sete assistências.



Clube

VARANDAS QUE SE CUIDE: INSTABILIDADE DOS MERCADOS PODE CUSTAR MUITOS MILHÕES AOS COFRES DO SPORTING

Alerta foi dado pelo próprio Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting pode vir a sofrer as consequências da instabilidade nos mercados, nomeadamente no que diz respeito às taxas de juro.


No orçamento para 2023/24, os leões deixam esse alerta, mas revelam que estão salvaguardados, uma vez que a turma de Alvalade fixou taxas de juro máximas.


"O impacto muito relevante na dívida financeira do Sporting dado que está indexada à Euribor a 3 meses. Os valores do serviço da dívida com a banca tiveram em consideração o impacto do crescimento das taxas de juros no mercado, embora o Sporting esteja, em parte, salvaguardado por ter fixado taxas máximas", pode ler-se no documento.


O orçamento do Clube, que prevê um aumento no investimento nas modalidades a rondar os 2 milhões de euros, irá a votação no próximo sábado, 24 de junho, na Assembleia Geral dos leões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


AVANÇADO COM 20 GOLOS PELA SELEÇÃO DO BRASIL RECUSA LIGA DE CRISTIANO RONALDO: "ESTÁ DECIDIDO"
Futebol

AVANÇADO COM 20 GOLOS PELA SELEÇÃO DO BRASIL RECUSA LIGA DE CRISTIANO RONALDO: "ESTÁ DECIDIDO"

 

Icon Comentário0
VÍTOR PINTO APONTA CALCANHAR DE AQUILES NO SPORTING: "CLARAMENTE FRACO NO JOGO AÉREO”
Futebol

VÍTOR PINTO APONTA CALCANHAR DE AQUILES NO SPORTING: "CLARAMENTE FRACO NO JOGO AÉREO”

 

Icon Comentário0
CHIQUINHO MAIS LONGE DO SPORTING; EXTREMO DO WOLVERHAMPTON É NEGÓCIO DIFÍCIL
Futebol

CHIQUINHO MAIS LONGE DO SPORTING; EXTREMO DO WOLVERHAMPTON É NEGÓCIO DIFÍCIL

 

Icon Comentário0