
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na partida frente ao Gil Vicente, disputada esta última sexta-feira, 28 de março, em Barcelos, e referente à 24.ª jornada do campeonato nacional, que estava em atraso, Ángel Di María sofreu a infração que originou o 12.º penálti favorável ao Benfica na presente edição da Liga, ultrapassando assim o Sporting, que contabiliza 11.
Curiosamente, este cenário tem sido mais recorrente nas últimas jornadas, uma vez que, nas primeiras 10 rondas, os encarnados dispuseram de uma única grande penalidade, registada diante do Moreirense, na altura orientado por César Peixoto, que agora comanda o último adversário que o Benfica defrontou.
Por contraste, nas últimas quatro jornadas, o conjunto treinado por Bruno Lage beneficiou de cinco penáltis, diante do Boavista (3-0), do Rio Ave (3-2) e do Gil Vicente (3-0), para além de dois frente ao Nacional (3-0). Ainda assim, no que diz respeito à eficácia, é o Sporting que leva a melhor.
Um dos cinco jogadores chamados a converter o castigo máximo pelo Benfica falhou, tendo sido Arthur Cabral, no triunfo por 3-2 frente ao Estrela da Amadora, em jogo disputado na Reboleira. Já os comandados de Rui Borges contam com 100% de aproveitamento na marca dos 11 metros.
Comparativamente às restantes formações do campeonato, o Benfica tem mais penáltis a seu favor do que a soma dos cinco clubes com menor número de castigos máximos a favor. Estrela da Amadora, Farense, Gil Vicente, Rio Ave e Casa Pia, juntos, totalizam apenas 10 grandes penalidades conquistadas ao longo da atual competição.
Antigo treinador dos leões quer pescar em Alvalade, mas situação atual do Manchester United não é favorável aos desejos do técnico
|
Ruben Amorim quer Viktor Gyokeres e, em Inglaterra, há quem garanta que é um "negócio fechado". No entanto, o avançado do Sporting deixou a sua vontade bem clara: saindo de Alvalade, só para um clube que dispute a Liga dos Campeões, o que deixa o técnico numa situação apertada.
A informação está a ser avançada por Christopher Michel - jornalista alemão especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que a vontade do internacional sueco é de continuar a disputar a Champions e a classificação dos red devils não o permite.
De momento, os comandados de Ruben Amorim ocupam a 14.ª posição da Premier League e, matematicamente, já não conseguem chegar aos lugares que dão acesso à prova milionária da UEFA. Contudo, caso vençam a Liga Europa, entram diretamente na próxima edição da Champions.
Para tal, é necessário ultrapassar o Athletic Bilbau, nas meias-finais. A primeira mão está marcada para a próxima quinta-feira, dia 1 de maio, pelas 20h00, no San Mamés, palco da grande final. Na outra eliminatória, o Tottenham de Pedro Porro, ex Sporting, mede forças com o Bodo, da Noruega.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 48 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Confira a publicação:
Internacional moçambicano foi titular na partida diante do Boavista, mas acabou rendido por Conrad Harder, abandonando terreno de jogo com queixas
|
Geny Catamo está livre de qualquer lesão. Na partida frente ao Boavista (5-0), o 'camisola 21' foi rendido por Conrad Harder, aos 79 minutos, abandonando o relvado do Estádio do Bessa com muita queixas na face. No entanto, parece estar a 100%.
O internacional moçambicano já terá sido reavaliado pela Unidade de Performance do Clube de Alvalade, que não detetou qualquer impedimento para utilizar o canhoto na receção ao Gil Vicente. Tudo não passou de um susto e, apesar da intervenção médica, Geny está apto a jogar.
A utilização do canhoto é, no entanto, uma incógnita. No Bessa, Geny foi titular na ala-direita, com Geovany Quenda a ficar no banco. No entanto, o caso de Morten Hjulmand, deixa Rui Borges com uma escolha a fazer quanto ao onze inicial.
Se o capitão do Sporting não jogar e Pedro Gonçalves descer para o meio-campo, é possível que Geny seja titular na ala ou a extremo-esquerdo. No entanto, se o 'camisola 8' continuar no trio atacante e Hidemasa Morita ocupar a vaga no miolo, o moçambicano continua na ala ou sai do onze.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 44 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.741 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou sete golos, tendo realizado ainda três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
Técnico da equipa verde e branca já sabe que terá algumas limitações na escolha da equipa para o encontro diante do Benfica
|
Sporting e Benfica seguem taco-a-taco na luta pela conquista do campeonato, em igualdade no topo da classificação da Liga Portugal Betclic, com 75 pontos. O dérbi na 33ª jornada da competição - que pode decidir as contas do título a favor do Clube de Alvalade – aproxima-se a passos largos e os treinadores de ambas as equipas, Rui Borges e Bruno Lage, já sabem que não poderão contar com alguns jogadores.
No Sporting, há três baixas certas devido a lesão. Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões ainda se encontram a recuperar das respetivas mazelas e não voltam a jogar na presente temporada. Por outro lado, Pote e Hidemasa Morita entram nas opções de Rui Borges, apesar de estarem ainda limitados fisicamente. O internacional português, que regressou à competição em meados de abril, esteve cerca de cinco meses lesionado e ainda não tem o ritmo competitivo ideal, enquanto o japonês voltou a jogar no encontro diante do Boavista, no domingo passado, depois de um mês fora das opções devido a problemas físicos.
Em termos disciplinares, Morten Hjulmand e Matheus Reis estão “em risco” para o jogo no Estádio da Luz. Os dois jogadores dos leões já viram oito cartões amarelos no campeonato, em 2024/25, e, caso sejam novamente admoestados no jogo frente ao Gil Vicente, no próximo domingo, completam a série de nove amarelos que os pode retirar das opções de Rui Borges para o encontro frente ao Benfica.
Já do lado encarnado, há três jogadores que vão falhar o encontro, devido a problemas físicos – Alexander Bah, Manu Silva e Renato Sanches -, enquanto Ángel di María está em dúvida. No que diz respeito aos cartões amarelos, não há atletas “à bica”.
Antes do dérbi – agendado para as 18h do próximo dia 10 de maio (sábado) -, a equipa do Sporting foca atenções na receção ao Gil Vicente. O duelo frente aos gilistas é referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se às 20h30 do próximo domingo, no Estádio José Alvalade. Na primeira volta, os verdes e brancos empataram 0-0, em Barcelos.