PEDRO MENDES: O FUTURO NÚMERO 9 LEONINO?
Avançado leva 39 golos pelo Sporting CP
Redação Leonino
Texto
12 de Dezembro 2019, 16:54
summary_large_image

O nome Pedro Mendes é cada vez mais familiar para os adeptos do Sporting CP. O ponta de lança de apenas 20 anos – nasceu a 1 de agosto de 1999 – está no seu terceiro ano no Clube de Alvalade, mas já deixou a sua marca, depois de um ano de adaptação no qual, mesmo assim, fez seis golos em 22 jogos, no seu único ano enquanto júnior a vestir a listada verde e branca nos escalões de formação.

Pedro Manuel Lobo Peixoto Mineiro Mendes, nasceu em Guimarães e começou a sua carreira no Vitória local, na temporada de 2008/2009. Depois de quatro anos no clube, seguiu-se um ano no GDRC 0s Sandinenses, tendo regressado na temporada seguinte ao Vitória SC, onde ficou apenas na temporada de 2013/2014, rumando, depois, para o Moreirense FC, clube onde esteve três anos, no último dos quais marcando 15 golos em 22 jogos, valendo-lhe a estreia pela Seleção Nacional, no escalão de sub-18. Esta temporada valeu-lhe, ainda, a transferência para o Sporting CP, e se, no primeiro ano, apenas marcou seis golos, em 2018/2019, conseguiu 18 em 34 jogos, sendo o melhor marcador leonino na Liga Revelação.

Se a temporada passada foi boa, a deste ano está a ser ainda melhor. O avançado já marcou 14 golos em 17 jogos na Liga Revelação, sendo o melhor marcador da competição, e já se estreou na equipa principal, somando um golo em três jogos, ainda que só possa jogar nas competições europeias, visto não ter sido inscrito para as competições internas, numa decisão tomada por Marcel Keizer. Ao todo, são 39 golos em 76 jogos de leão ao peito, precisando, em média, de menos de dois jogos para marcar.

O ano está a ser tão bom para o avançado Sportinguista, que já regressou à Seleção – o que não acontecia desde os cinco jogos feitos no seu último ano no Moreirense –, tendo participado em dois jogos da Seleção de sub-21. Além da chamada à Seleção das quinas, Pedro Mendes também já se tornou dos jogadores mais pedidos nas bancadas do José Alvalade, sendo esperado que, agora no mercado de janeiro, seja inscrito para as competições internas, podendo concorrer com Luiz Phellype pela posição mais adiantada no terreno nos jogos da Liga NOS.

Terá Pedro Mendes capacidade para ser a próxima referência ofensiva dos leões? Só o tempo o dirá, mas a facilidade em marcar que tem demonstrado nos últimos dois anos deixam boas perspetivas para que tal possa acontecer. Que Silas não tenha medo de apostar e Pedro Mendes não tenha medo de jogar.

Fotografia da UEFA.

  Comentários