Futebol
Confirmado! Casa Pia tem novo treinador interino e João Gião fica no Sporting
04 Nov 2025 | 19:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Jan 2025 | 15:08 |
Pedro Silva, ex-futebolista do Sporting, nunca esquecerá o polémico penálti inexistente assinalado a favor do Benfica na final da Taça da Liga 2008/09. Esse erro de arbitragem, cometido por Lucílio Batista, contribuiu para a derrota dos ‘leões’ no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a 1-1 no tempo regulamentar. Apesar da mágoa provocada pela decisão, Pedro Silva perdoa o árbitro, reconhecendo que, como ser humano, ele pode cometer erros. "Temos de perdoar sempre o erro do ser humano, até porque sabemos que ele não quis cometê-lo. Certamente, se houvesse videoárbitro (VAR) naquele momento, o lance seria revertido, mas não foi. Paciência, já passou. Acredito que o Lucílio Batista reconheceu o erro. Espero que esteja bem e que possa assistir à final de sábado e torça pelo Sporting", afirmou o antigo lateral direito, que representou os leões entre 2007 e 2011.
A final da Taça da Liga de 2009 teve lugar no Estádio Algarve e foi marcada por uma série de acontecimentos controversos. O Sporting saiu na frente, com um golo de Bruno Pereirinha aos 48 minutos, mas o Benfica empatou aos 75 minutos, graças a um penálti assinalado a favor da equipa ‘encarnada’. Este lance surgiu após uma suposta falta de Pedro Silva sobre Ángel Di María, um contacto que, na opinião do árbitro, teria sido uma mão na bola, apesar de esta ter resvalado no peito do jogador do Sporting. O erro de Lucílio Batista gerou um clima de tensão no campo, com Pedro Silva a protestar a decisão e Paulo Bento, o treinador do Sporting, a demonstrar desagrado com um gesto de ‘roubo’.
"Lembro-me de ter falado com o árbitro, dizendo-lhe que iria perceber depois do jogo que tinha cometido um erro gravíssimo, mas que ainda poderia corrigi-lo naquele momento", contou o ex-jogador. A tristeza pela decisão foi ainda maior, pois o erro foi "ainda mais prejudicial" para o Sporting, que acabou por ver a sua vitória escorregar nas grandes penalidades. O Sporting perdeu por 2-3, repetindo a derrota sofrida na final da Taça da Liga de 2007/08, também por decisão nos penáltis.
O impacto dessa derrota foi profundo para Pedro Silva, que, apesar de ter dado tudo em campo, não conseguiu evitar a derrota. "É uma tristeza grande, porque trabalhámos e dedicámo-nos a vida inteira para chegar a um momento desses e torcemos para que seja um jogo limpo, mas aconteceu um erro e perdeu-se um troféu", lamentou. A derrota não foi apenas um golpe para o jogador, mas também para os adeptos, que acompanhavam uma equipa do Sporting com grande potencial. No entanto, Pedro Silva admite que o Benfica também tinha uma equipa de grande qualidade na altura, e o jogo estava a ser "muito bonito".
Pedro Silva estava a cumprir a segunda temporada de quatro ao serviço do Sporting, tendo sido emprestado ao Portimonense na época 2010/11. Apesar de já ter conquistado a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira com os ‘leões’, nunca conseguiu levantar a Taça da Liga, que lhe fugiu por muito pouco. Após a derrota na final, o lateral brasileiro foi chamado a receber a medalha de finalista vencido, mas não conseguiu aceitar o prémio de forma simbólica. "Não me lembro de quem me entregou a medalha, mas disse que, na verdade, tinha de ser uma de vencedor. Responderam-me que eu tinha de aceitar a derrota e que, quando um jogador perde, não reconhece a vitória do adversário", revelou Pedro Silva. A sua revolta foi tanta que atirou a medalha para o relvado, um gesto que refletia a frustração do momento.
Situação gerou enorme desconforto à massa associativa verde e branca, dada a prática pouco usual antes do encontro da quarta jornada da Liga dos Campeões
04 Nov 2025 | 20:22 |
Os adeptos do Sporting foram obrigados a tirar os sapatos à entrada para o Juventus Stadium, em Turim, antes do duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões. Ao que o nosso Jornal apurou, a situação gerou enorme desconforto à massa associativa verde e branca.
A polícia e os membros da segurança do estádio dedicaram-se a inspecionar minuciosamente todos os adeptos, deixando-os descalços, um por um, para garantir que não introduzissem nenhum objeto proibido, de forma a evitar a entrada de engenhos pirotécnicos no recinto.
Apesar de não ser inédita, esta prática é mais recorrente em provas da UEFA. A revista de segurança rigorosa visa aumentar a segurança dos adeptos presentes nos estádios. As revistas são normalmente mais complexas nos encontros das provas europeias. Ainda assim, a 'inspeção' não costuma ser tão profunda.
Embalado por cinco vitórias consecutivas, o Sporting procura um triunfo inédito em Itália. Os leões podem dar um passo importante para garantir, no mínimo, a presença no play-off da Liga dos Campeões, sendo que o calendário de dezembro antecipa visitas à Luz e a Munique no espaço de cinco dias.
Antes da partida, o emblema verde e branco estava na 11.ª posição com seis pontos conquistados. Por outro lado, a Juventus, agora orientada por Luciano Spalletti - que elogiou um jogador do Sporting na conferência - soma apenas dois pontos e estava na 25.ª posição da tabela, fora da zona de apuramento para a próxima fase.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas
04 Nov 2025 | 19:49 |
Vitor Roque tem estado em destaque no Palmeiras e voltou a despertar a atenção de Ruben Amorim. Depois de o jogador ter rejeitado rumar ao Sporting no mercado de verão de 2024, o técnico do Manchester United pode voltar à carga pelo avançado e oferecer 50 milhões de euros.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, que trocou o Barcelona pelo Palmeiras há cerca de meio ano - por 25,5 milhões de euros - deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas pela sua contratação.
Segundo o 'Fichajes', além do Manchester United, também Chelsea e Tottenham estão atentos ao atleta: "Hoje, temos uma chuva de ligações de europeus, principalmente, da Premier League e de Itália. Ligam para perguntar valores e condições, mas estamos estamos a meio da temporada", disse o empresário, em declarações ao Globoesporte.
"Já tivemos uma oferta do mundo árabe, de 35 milhões de euros, que não interessava, e, agora, vai chegar uma proposta na casa dos 50 milhões [de euros], da Premier League", adiantou ainda, mas deixando claro que, para já, Vitor Roque "não tem pressa" em sair do Brasil.
"O plano era voltar para cá, ficar forte novamente e estudar o mercado, também. Se chegar uma proposta boa para todos e tiverem o entendimento de que ele tem de sair, ele está aberto para escutar, mas ele está muito feliz no Palmeiras, logo, agora, quer tentar ganhar o Brasileirão e a Taça Libertadores", concluiu.
Um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para futebolista que não tem sido aposta de Rui Borges
04 Nov 2025 | 19:36 |
Rodrigo Ribeiro, avançado do Sporting, pode voltar a ser, mais uma vez, cedido na reabertura do próximo mercado, em janeiro, e desta vez para a Bundesliga, sendo que já há negociações em andamento pelo futebolista que tem atuado na equipa B dos verdes e brancos.
Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, informa que um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa, apesar de não referir clubes em concreto que queiram contar com os serviços do internacional sub-20 português, que recentemente marcou à Alemanha.
F. Plettenberg: "Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento"
"Rodrigo Ribeiro, um jogador para ficar de olho na janela de transferências de inverno. O talentoso atacante de 20 anos pode deixar o Sporting por empréstimo com opção de compra. O seu contrato é válido até 2028. Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento", pode ler-se na rede social 'X'.
Vale a pena recordar que, caso seja emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
Veja a publicação: