Futebol
Exclusivo Leonino - Varandas volta a 'segurar' atacante que António Salvador não quis no Braga
09 Dez 2025 | 11:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Abr 2025 | 08:40 |
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Santa Clara, em partida a contar para a 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo, que decorreu nos Açores, terminou com vitória verde e branca por 1-0, mas nem por isso Rui Borges deixou de registar a pior marca em termos de remates desde que chegou ao Clube.
Começar por denotar uma clara diferença na equipa do Sporting, entre a primeira e a segunda parte. Na etapa complementar, os leões vieram para campo mais ameaçadores, e conseguiram chegar à vantagem e criar dificuldades à defensiva dos Açorianos.
A primeira parte do Santa Clara - Sporting, no entanto, ficou marcado por um aproveitamento ofensivo muito baixo por parte dos leões. Com poucas ideias, e muitas dificuldades para as por em prática num campo onde o vento não dava tréguas, a equipa verde e branco pouco conseguiu criar, e acabou os 45 minutos iniciais com apenas três remates efetuados à baliza dos insulares.
Um registo que é mesmo o pior de toda a época na equipa do Sporting (remates por parte), apenas igualado pela visita recente dos verdes e brancos ao Estrela da Amadora, quando no primeiro tempo realizaram também umas escassas três tentativas. Sendo assim, a preocupação é de que não seja um caso isolado, mas um tendência que se vai criando.
Resta dizer que o Sporting terminou a primeira parte do jogo contra o Santa Clara com um índice de golos esperado de 0,06, muito baixo para uma equipa desesperada por golos na luta pelo título. Apesar de a segunda parte ter lavado a cara à equipa de Rui Borges, não deixa de ser assinalável que, mesmo com o vento a favor, os jogadores tenham tentado apenas por três vezes durante todos os primeiros 45 minutos.
'Camisola 25' é habitualmente titular indiscutível para Rui Borges, mas acabou por ficar no banco de suplentes de onde não saiu durante a partida
10 Dez 2025 | 06:42 |
Gonçalo Inácio foi o único dos jogadores 'em dúvida' que acabou mesmo por não ser utilizado por Rui Borges no Bayern Munique - Sporting, do qual os verdes e brancos saíram com uma derrota, por 3-1, à passagem pela sexta jornada da Liga dos Campeões.
Geny Catamo acabou por ser titular, enquanto Georgios Vagiannidis foi chamado a ajudar o Clube de Alvalade já na fase final do encontro. O internacional grego entrou à passagem pelo minuto 80, para o lugar de Eduardo Quaresma, enquanto o moçambicano saiu exatamente nessa altura, por troca com Fotis Ioannidis.
Desta forma, Gonçalo Inácio acabou mesmo por ser o único 'poupado' a 100% frente ao Bayern Munique. No entanto, Rui Borges acabou por justificar esta decisão, garantindo que apenas não quis agravar a lesão traumática que o central sofreu frente ao Benfica.
“Fazemos um trabalho excepcional na gestão de cargas e a gerir cansaço extra. Por exemplo, hoje o Inácio ficou de fora por uma pancada no jogo da Luz e, como já vamos perder o Ousmane, decidimos não arriscar", ressalvou o treinador do Sporting, lembrando também a convocatória de Diomande pela Costa do Marfim.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 1.710 minutos em 19 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Jogador foi uma das vozes do Clube de Alvalade a ter a palavra no final da partida, que os leões acabaram por perder, por 3-1, na Alemanha
10 Dez 2025 | 06:27 |
O Sporting perdeu frente ao Bayern Munique, por 3-1, na última terça-feira, dia 9 de dezembro, em partida válida para a sexta jornada da Liga dos Campeões. Apesar do resultado, Iván Fresneda mostrou-se confiante com a passagem dos verdes e brancos à próxima fase da competição.
Iván Fresneda: "Temos equipa para passar à fase seguinte"
"Estamos 100 % confiantes na qualificação, pois temos equipa para passar à fase seguinte", começou por afirmar o espanhol, em declarações à Sport TV, nas quais ainda admitiu que a equipa do Sporting acabou por errar na marcação no golo que deu o empate aos bávaros.
"Acho que é algo que temos de melhorar e corrigir mas não podemos esquecer que eles são muito fortes na bola parada. Agora vamos pensar na Liga e só depois, em janeiro, pensaremos novamente na Champions. Para nós os jogos em todas as competições são sempre para ganhar pois representamos o Sporting", atirou ainda Iván Fresneda.
Iván Fresneda: "Fico feliz pelo esforço da equipa"
Ainda que o Sporting tenha saído da Alemanha sem qualquer ponto na bagagem, o lateral diz sentir-se "orgulhoso" da postura da equipa leonina nesta partida: "Nós sabíamos que seria um jogo muito complicado na casa do Bayern, pois é uma equipa muito forte e, para mim, é mesmo uma das melhores na Europa. Mesmo assim fizemos um grande jogo. Na 1ª parte sofremos muito mas conseguimos reagir e, na 2ª metade, entrámos muito bem, tivemos bola e acabámos por marcar. Depois do golo o Bayer reagiu, nós baixámos, e no 3º golo a equipa perdeu um bocadinho a moral, mas mesmo assim saio orgulhoso. Lutámos muito num jogo complicado. Da minha parte fico feliz pelo esforço da equipa".
Com esta derrota – a quarta em 23 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges continuam com 10 pontos na prova e podem cair na tabela até ao final desta ronda. O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente aos franceses do PSG, no reduto do Sporting.
Verdes e brancos ainda estiveram em vantagem no encontro, mas o emblema bávaro conseguiu dar a volta ao marcador e venceu por 3-1
10 Dez 2025 | 06:14 |
Pedro Henriques deixou clara aquela que foi a percepção de grande parte dos adeptos do Sporting no decorrer da partida diante do Bayern Munique: o segundo golo dos bávaros é irregular, uma vez que nasce de uma falta não assinalada.
"69' Mesmo sendo a equipa de arbitragem da Escócia, onde os contactos e o deixar jogar são por norma a sua forma de atuar, um agarrar com ambas as mãos e um puxar e derrubar um adversário tem sempre de ser punido, ainda mais quando daí resulta o ganhar da posse de bola e na mesma fase de ataque ser obtido um golo. O VAR tinha de intervir e reverter uma falta que está dentro do padrão base do protocolo, ser clara e óbvia. Foi desta irregularidade não assinalada de Tah sobre Suarez que nasceu o segundo golo do Bayern", começou por admitir o antigo árbitro português, em declarações ao jornal A Bola.
Pedro Henriques ainda voltou a bater na mesma tecla, garantido que "Tah está com os braços a envolver o corpo de Luis Suárez e com ambas as mãos agarra e puxa o avançado colombiano", o que faz com que acabe "por o tirar da jogada". Na opinião do especialista, eram mesmo o VAR quem tinha de anular o lance em questão, isto depois de até Rui Borges ter deixado algumas críticas à arbitragem.
Com esta derrota – a quarta em 23 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges continuam com 10 pontos na prova e podem cair na tabela até ao final desta ronda. O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente aos franceses do PSG, no reduto do Sporting.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AFS, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Pedro Sousa jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Exclusivo Leonino - Varandas volta a 'segurar' atacante que António Salvador não quis no Braga
09 Dez 2025 | 11:16
Habitual suplente do Sporting impressionou Rui Borges: "Fez um grande jogo"
09 Dez 2025 | 22:26
Rui Borges antevê futuro brilhante a joia do Sporting: "Vai jogar em patamares altíssimos"
09 Dez 2025 | 21:27