Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Abel Ferreira vai ser treinador do Palmeiras até ao final do contrato. O técnico está ligado ao clube até 2025 e garantiu que não irá terminar o vínculo antes da data estipulada, numa altura em que vem sendo apontado como possível sucessor de João Pereira no Sporting.
"Obrigado por todo o apoio em 2024. Seguiremos juntos e mais fortes em 2025", escreveu o antigo lateral-direito dos verdes e brancos, nas redes sociais, garantindo que, durante o próximo ano, irá continuar no comando técnico do emblema de São Paulo.
A possibilidade de substituir João Pereira no Sporting fica, para já, riscada. Além de Abel permanecer no Brasileirão, Frederico Varandas já terá tomado a decisão de manter o substituto de Ruben Amorim em Alvalade até ao final do campeonato.
Recorde-se que Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Sporting entre 2012 e 2014, liderando os juniores (sendo campeão) e a equipa B dos verdes e brancos, antes de deixar Alvalade.
O técnico português, que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou duas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e três campeonatos paulistas (2022, 2023 e 2024).
Leões não saíram do nulo na visita ao terreno do Gil Vicente e prolongam série de maus resultados com João Pereira no comando técnico
|
0Viktor Gyokeres não acompanhou o plantel do Sporting no regresso a Lisboa. Com três dias de folga dados por João Pereira, o sueco deixou o reduto do Gil Vicente sozinho, numa viatura pessoal, contrariamente a grande parte dos companheiros, logo após o duro empate com os Minhotos.
O avançado internacional sueco foi um dos poucos jogadores que deixou Barcelos no carro particular. Uma carrinha dos leões também foi usada para levar alguns atletas que não acompanharam o plantel no autocarro, que voltou ao Estádio José Alvalade.
Além de a equipa ter saído separada, a contestação também subiu de tom. Vários foram os adeptos leoninos que pediram a demissão de João Pereira que, em quatro jogos para o campeonato nacional, soma duas derrotas, um empate e apenas uma vitória.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 26 encontros: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.210 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 76 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Viktor Gyokeres esteve muito perto do golo frente ao Gil Vicente. Confira aqui:
Extremo dos verdes e brancos tem tido alguns problemas com lesões e estrutura do Clube de Alvalade já terá definido futuro do jogador
|
0Afonso Moreira deverá ser emprestado no mercado de inverno, sabe o Leonino. Com pouco espaço na equipa principal, a estrutura verde e branca decidiu emprestar o jovem de 19 já durante o próximo defeso, com vista a uma evolução.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o avançado, apesar de estar recuperado de lesão, não faz parte dos planos para 2024/25. A falta de tempo de jogo regular prejudica a integração na equipa principal do Sporting.
Assim sendo, os responsáveis verdes e brancos vão tentar encontrar um destino que permita ao jovem somar minutos de forma consistente e, futuramente, ser opção válida para o plantel principal dos leões, uma vez que lhe é perspetivado grande potencial. No verão esteve perto de sair para a Suíça, mas ficou em Alvalade.
Esta temporada, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros – disputou 12 partidas: oito pela equipa B e quatro pelos juniores. Ao todo, durante os 850 minutos em que foi utilizado, marcou quatro golos (um nos sub-19 e os restantes pelo conjunto secundário dos leões) e fez duas assistências.
O jogador estreou-se pela equipa principal do Sporting a 12 de agosto de 2023, na primeira jornada do campeonato, na receção do Sporting ao Vizela, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2, com golos de Viktor Gyokeres (bis) e Paulinho. Nessa partida, o extremo entrou aos 64 minutos, rendendo Matheus Reis na ala esquerda dos verdes e brancos.
Jornalista teceu comentários sobre o atual momento da equipa comandada por João Pereira e apontou o dedo algumas opções do novo treinador dos leões
|
0Nuno Paralvas destacou a ausência de algumas escolhas esperadas e a falta de profundidade no banco do Sporting diante do Gil Vicente. A partida terminou empatada a zero, com os verdes e brancos numa crise de resultados.
"Neste momento, a verdade é que o João Pereira não tem muitas opções no banco. Estava a olhar para o banco do Sporting, e neste jogo, por exemplo, estavam Kovacevic, Miguel Alves, Iván Fresneda, Henrique Arreiol, Eduardo Felicíssimo, Marcus Edwards, Matheus Reis, Geny Catamo e Mauro Couto. A verdade é que, olhando para este banco, não vemos tantas opções de primeira linha", disse, ao jornal A Bola.
Além disso, Nuno Paralvas também comentou sobre a gestão de substituições por parte de João Pereira. " Demorou a mexer no jogo. É verdade que ele faz a primeira substituição ao intervalo, trocando Matheus Reis por Quaresma, e depois volta a mexer na equipa aos 66 minutos, colocando Catamo no lugar de Quenda. Quenda, por sua vez, fez uma jogada interessante, mas acabou por definir mal, embora tenha criado dificuldades ao Gil Vicente."
Uma das principais críticas de Nuno Paralvas foi a não utilização de Marcus Edwards. Depois de ter sido uma aposta inicial, o jogador deixou de ser considerado para o jogo. "No entanto, o que mais chamou a atenção foi a de Marcus Edwards, que, depois de ter sido uma aposta inicial, agora nem sequer é opção. Isto levanta questões sobre a gestão das escolhas do treinador."
Nuno Paralvas continuou a analisar o desempenho de João Pereira, mencionando a falta de uma solução clara para a equipa. "Além disso, Maxi Araújo, na minha opinião, poderia ter sido mais bem aproveitado, especialmente jogando no trio da frente. João Pereira parece estar ainda a tentar perceber o que os jogadores podem oferecer. No entanto, enquanto isso, os maus resultados vão-se acumulando. A equipa ainda não encontrou a consistência necessária, e as escolhas de Pereira continuam a ser questionadas."
Veja o vídeo: