
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É um dos assuntos dos últimos dias em Alvalade. Pote, como é conhecido no mundo do futebol, está de volta aos treinos do Sporting. O médio português lesionou-se no jogo frente ao Braga, na primeira volta do campeonato, e está de fora da competição há seis meses. Esse facto parece mesmo estar prestes a mudar.
Rui Borges já ficou a saber que pode, finalmente, contar com Pedro Gonçalves para a próxima partida do Sporting, nos Açores, frente ao Santa Clara. O médio português voltou, já há alguns dias, aos treinos, e tem dados bons sinais que lhe permitem voltar, desde já, à competição.
Mas há um senão. Os minutos de Pote vão ter de ser controlados, e Rui Borges já sabe que, contra o Santa Clara, terá um período de utilização máximo de 15 minutos para Pedro Gonçalves. O médio português joga com esta restrição temporal porque o Sporting quer lidar com a situação com o maior cuidado possível, de modo a evitar uma recaída, e ainda contar com a ajuda do craque na reta final da temporada.
Com necessidade de ganhar ritmo competitivo, naquilo que vão ser mais de seis meses fora dos relvados, Pote terá certamente vontade de ajudar a equipa. O jogador também já recebeu a informação acerca da restrição de minutos. Apesar de, inicialmente, ser pouco tempo, Rui Borges ganha uma opção muito importante para a equipa, seja para jogar no meio campo, ou para atuar a extremo, onde oferece soluções diferentes aos colegas que têm feito a sua vez nesses lugares do campo.
Relembrar, ainda, que o estádio de São Miguel, onde o Sporting vai defrontar o Santa Clara, é um recinto especial para Pote, e não só pelo seu retorno: foi lá que marcou os dois primeiros golos no campeonato 20/21, onde se iria sagrar campeão de verde e branco, e vencer o prémio de melhor marcador da Liga.
Foi um dos momentos baixos da semana em Alvalade, e elementos do grupo contam como a situação está a ser vivida dentro da estrutura
|
Foi o assunto de destaque na semana do Sporting. No final da partida entre o Sporting e o Braga, que terminou com empate a uma bola, Rui Borges criticou Conrad Harder em conferência de imprensa. O momento deu muito que falar, mas parece estar completamente ultrapassado pelo grupo de trabalho verde e branco.
Não foi surpresa quando as notícias saíram a contar do desagrado de Conrad Harder acerca dos comentários feitos por Rui Borges. O jovem jogador terá ficado bastante afetado, e o seu círculo mais próximo incrédulo com a narrativa do treinador do Sporting acerca do avançado dinamarquês que, nesse dia, cumpria 20 anos de idade.
Apesar do choque inicial, tudo se terá resolvido bastante rapidamente. Logo na sessão de treino a seguir ao jogo, Rui Borges terá tido uma conversa com Conrad Harder, onde fez questão de pedir desculpa ao avançado, deixar rasgados elogios, e tornar claro que conta com a ajuda do dinamarquês para a reta final da temporada do Sporting.
O jornal Record contactou, depois, várias fontes internas dos leões, que garantiram que tudo está bem, e completamente sanado, dentro do grupo de trabalho. "Sem pés nem cabeça", "o ambiente estava tranquilo, tal como nos outros dias" ou "não se passou nada", foram algumas das respostas recebidas pelo diário português, que põem fim à polémica nos verdes e brancos.
O Sporting segue, então, com olhos apontados ao próximo encontro da Liga Portugal Betclic, frente ao Santa Clara. Os leões já sabem que vão voltar a contar com Pedro Gonçalves para a partida, mas Rui Borges tem outras dores de cabeça, nomeadamente em relação a Hidemasa Morita.
Federação Portuguesa de Futebol estabeleceu medida para todos os jogos entre quarta-feira e domingo, em homenagem ao Sr. Formação
|
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que será cumprido um minuto de silêncio em todos os jogos das suas competições entre esta quarta-feira e domingo, em homenagem a Aurélio Pereira, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos. A medida abrange várias partidas, incluindo a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal entre Tirsense e Benfica, marcada para esta quarta-feira, às 20h45, no Estádio Cidade de Barcelos.
"A FPF decretou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória de Aurélio Pereira. O minuto de silêncio será respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela FPF realizados a partir desta quarta-feira até domingo", informou a Federação através de um comunicado oficial.
O primeiro jogo de destaque será o confronto entre Tirsense e Benfica, que marca o início da eliminatória das meias-finais da Taça de Portugal. Este jogo será seguido por outros encontros da Liga Revelação, também com o minuto de silêncio em homenagem ao “Senhor Formação”. O gesto simbólico é uma forma de reconhecer o impacto de Aurélio Pereira no futebol português e a sua imensa contribuição para a formação de jovens talentos, tanto no Sporting como na história do futebol nacional.
Aurélio Pereira, falecido após uma vida dedicada ao futebol, foi uma figura determinante na formação de atletas e descobridor de alguns dos maiores talentos que marcaram o futebol português e internacional. A sua morte gerou um grande lamento em todo o país, com ex-jogadores, dirigentes e amantes do futebol a enaltecerem a sua dedicação ao desporto e a sua capacidade única de identificar jovens promissores. Entre os nomes mais conhecidos que passaram pela sua orientação estão Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Futre e outros grandes craques do futebol mundial.
A homenagem da Federação Portuguesa de Futebol reflete a grande consideração e respeito que Aurélio Pereira conquistou ao longo dos anos, não só pelos seus feitos como descobridor de talentos, mas também pela sua postura ética e humana dentro e fora dos campos. É de recordar as palavras ditas pelo presidente do Sporting, Frederico Varandas em homenagem ao 'Pai Formação'.
Antigo capitão do Sporting lembrou a preponderância do "Senhor Formação" ao longo da sua carreira de jogador e a ligação que sempre tiveram
|
As cerimónias fúnebres de Aurélio Pereira realizaram-se esta quinta-feira. Depois da missa de corpo presente, o cortejo fúnebre do “Senhor Formação” passou pelo Estádio José Alvalade. Entre as muitas figuras do futebol que prestaram uma última homenagem à lenda do Sporting, Nani fez questão de marcar presença e recordou quem o “descobriu” para o futebol e alguém que “deixa muitas saudades”.
Em declarações aos jornalistas, na Praça Centenário, o ex-jogador afirmou que Aurélio Pereira “deixa uma imagem muito positiva, de uma pessoa alegre, sempre divertida”. O antigo capitão do Clube de Alvalade lembrou o carinho que o “Senhor Formação” lhe demonstrou, quando trocou o Sporting pelo Manchester United, em 2007: “Procurou-me, quis saber de mim e como estava a correr a minha experiência em Manchester. Deu-me sempre muito bons conselhos, mesmo antes de me tornar profissional no Sporting”.
Nani recordou ainda um episódio caricato, que aconteceu quando ainda estava nas camadas jovens dos leões. Ao tomar conhecimento que alguns jogadores – entre eles o próprio Nani – tinham-se “excedido” num momento de lazer fora da Academia de Alcochete, Aurélio Pereira convocou uma reunião. Nani e os companheiros pensavam que “iam levar um raspanete”, mas enganaram-se: “Aurélio Pereira, com muita calma e serenidade, disse-nos palavras muito importantes e disse que tinha confiança de que iriamos chegar ao patamar mais alto”.
Nani - que se retirou dos relvados em dezembro passado – reconhece ainda que os conselhos “sábios” de Aurélio Pereira o livraram “de muitos problemas”, ao longo da carreira de jogador. Quando voltou ao Sporting, em 2018, para ser capitão de equipa, o “Senhor Formação” voltou a ter um papel fundamental para o ex-avançado: “Deu-me alguns conselhos sobre a minha vida mais pessoal, os meus investimentos e negócios. Ele teve a preocupação de que eu, depois de deixar o futebol, tivesse a minha vida estável. Foi muito bom para mim”.
A terminar, Nani diz que “é um dia triste”, mas a memória de Aurélio Pereira “vai ficar sempre presente, por tudo o que de bom fez e tudo aquilo que proporcionou ao futebol português. Foram muitos talentos que descobriu”. É alguém que “deixa muitas saudades e boas memórias”.