Futebol
Imprensa espanhola garante que Sporting está a preparar "o negócio do século"
05 Fev 2026 | 10:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mai 2025 | 16:29 |
O Sporting vai marcar presença no Jamor já esta quarta-feira, dia 20 de maio, de forma a realizar um primeiro treino no Estádio Nacional, o 'palco' da final da Taça de Portugal, agendada para domingo, diante do Benfica, poucos dias depois da conquista do bicampeonato nacional.
Já findadas as folgas e os festejos do título, o plantel orientado por Rui Borges irá fazer um treino aberto no terreno de jogo, com direito a 15 minutos abertos à comunicação social, que deverão servir para esclarecer algumas dúvidas. O Benfica, por outro lado, pisará este mesmo relvado na tarde desta terça-feira, pelas 17h00.
Uma das questões que paira no ar está relacionada com os problemas físicos de Ousmane Diomande, que saiu lesionado do jogo da última jornada do campeonato, diante do Vitória de Guimarães, no último sábado. O central internacional pela Costa do Marfim sofreu um traumatismo no joelho esquerdo e os exames afastaram danos nos ligamentos. Ainda assim, a ausência na decisão da prova rainha é uma possibilidade.
O jogo diante do rival encarnado acontece no meio de um clima de festa no seio Sportinguista, sequência da conquista do bicampeonato nacional. Ainda na última segunda-feira, o plantel foi recebido em apoteose na Câmara Municipal de Lisboa, esperando-se assim que este apoio dos Adeptos possa motivar, ainda mais, a equipa.
Importa lembrar que o Benfica - Sporting da final da Taça de Portugal tem início marcado para as 17h15. As duas equipas de Lisboa já não se defrontavam na prova rainha desde 1996, final que ficou marcada pela morte do adepto Leonino, Rui Mendes que foi atingido por um very-light disparado por um adepto do Benfica.
Com o Clássico bastante próximo, que é exigente no que toca à conquista do tricampeonato, camisola 8 do Clube tem objetivo em mente
05 Fev 2026 | 11:44 |
Pote voltou a ser decisivo no último domingo, ao abrir caminho à vitória do Sporting frente ao Nacional (2-1). O golo apontado em Alvalade teve um significado especial, já que representou o 100.º tento da carreira sénior do camisola 8, sete deles apontados ao serviço do Famalicão, antes da chegada aos leões.
Com a confiança reforçada, o extremo já tem a mira apontada ao Clássico da 21.ª jornada da Liga, frente ao Porto, agendado para a próxima segunda-feira. O Sporting - que sofre reviravolta no que toca ao regresso de Ioannidis - desloca-se ao Dragão com a possibilidade de reduzir a diferença pontual para o líder do campeonato, atualmente fixada em quatro pontos, num encontro que poderá ter impacto direto na luta pelo primeiro lugar.
O encontro de domingo marcou também o regresso de Pote às opções iniciais, depois de uma paragem prolongada devido a lesão. O internacional português não era titular desde 5 de dezembro do ano passado, no empate frente ao Benfica, na Luz, jogo em que também marcou, então o 99.º golo da sua conta pessoal. Frente ao Nacional, confirmou a importância no momento em que voltou ao onze.
Rui Borges tem sublinhado publicamente o peso do camisola 8 do Clube no coletivo. Após o regresso do jogador à competição, o treinador foi claro na análise: "O Pote é claramente diferenciado, a música é outra [risos]. O Pote faz crescer toda a gente, ou fez crescer, neste caso".
Vale a pena recordar que antes do Clássico, o Sporting entra em campo nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Com a sua despedida do Clube há menos de uma semana, extremo brasileiro não perdeu tempo na adaptação e é destaque em Itália
05 Fev 2026 | 11:15 |
Alisson Santos começou a dar boas indicações no Nápoles. O avançado brasileiro, de 23 anos, que deixou recentemente o Sporting, foi utilizado por Antonio Conte no jogo de preparação frente ao Giugliano, da Série C, encontro que terminou com uma vitória napolitana por 3-1.
No particular disputado esta semana, Alisson foi a principal figura da equipa italiana ao apontar dois golos. O antigo extremo dos leões mostrou eficácia e destacou-se num jogo que acabou por não chegar ao fim, devido às condições meteorológicas adversas, com a chuva a obrigar à interrupção do encontro.
A estreia a marcar surge poucos dias depois da despedida do jogador em Alvalade. Alisson Santos tinha sido decisivo no último encontro ao serviço do Sporting, frente ao Nacional, antes de se mudar para Itália, fechando assim um curto mas relevante ciclo no Clube - que recebe novidades relativas a Geovany Quenda.
O outro golo do Nápoles foi apontado por Giovane, também reforço de inverno, contratado ao Hellas Verona. O jogo serviu para Antonio Conte observar vários jogadores recentemente integrados no plantel, num contexto informal, inserido na preparação para os próximos compromissos oficiais.
Recorde-se que o emblema napolitano confirmou, na tarde da passada segunda-feira, a chegada de Alisson Santos por empréstimo proveniente do Clube, com uma opção de compra incluída no acordo. O extremo brasileiro passa assim a integrar o futebol italiano, um ano depois de ter sido contratado à União de Leiria.
Veja a publicação:
Em antecâmara à partida respeitante aos quartos-de-final da prova rainha, avenses contam com regresso importante e talvez até decisivo
05 Fev 2026 | 10:43 |
O AFS volta a contar com Cristian Devenish para o compromisso frente ao Sporting, depois de o defesa-central ter cumprido castigo nas últimas jornadas do campeonato. O colombiano falhou dois encontros da Liga na sequência da expulsão com vermelho direto diante do Arouca, na 18.ª ronda, regressando agora às opções de João Henriques.
O regresso surge numa fase em que a equipa procura estabilidade após resultados contrastantes no campeonato. Depois de um empate fora frente ao Casa Pia, o AFS sofreu uma derrota pesada diante do Braga, resultado que não altera o foco imediato da equipa, centrado na Taça de Portugal e na luta por um lugar nas meias-finais da prova.
Cristian Devenish tem sido uma peça regular no setor defensivo esta temporada. O central soma 18 jogos oficiais, sendo o segundo jogador mais utilizado do plantel, e contabiliza 1445 minutos, o número mais elevado entre os defesas da equipa. A sua disponibilidade volta a dar maior margem de escolha ao treinador.
Na primeira volta do campeonato, o colombiano foi titular frente ao Sporting - que tem novos detalhes sobre a contratação de Francisco Trincão - , num encontro disputado na 14.ª jornada da Liga, em que cumpriu os 90 minutos. Agora, volta a estar apto para defrontar os leões, num duelo decisivo dos quartos de final da Taça de Portugal.
Vale a pena recordar que o emblema verde e branco entra em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da prova rainha, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.