
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting vai marcar presença no Jamor já esta quarta-feira, dia 20 de maio, de forma a realizar um primeiro treino no Estádio Nacional, o 'palco' da final da Taça de Portugal, agendada para domingo, diante do Benfica, poucos dias depois da conquista do bicampeonato nacional.
Já findadas as folgas e os festejos do título, o plantel orientado por Rui Borges irá fazer um treino aberto no terreno de jogo, com direito a 15 minutos abertos à comunicação social, que deverão servir para esclarecer algumas dúvidas. O Benfica, por outro lado, pisará este mesmo relvado na tarde desta terça-feira, pelas 17h00.
Uma das questões que paira no ar está relacionada com os problemas físicos de Ousmane Diomande, que saiu lesionado do jogo da última jornada do campeonato, diante do Vitória de Guimarães, no último sábado. O central internacional pela Costa do Marfim sofreu um traumatismo no joelho esquerdo e os exames afastaram danos nos ligamentos. Ainda assim, a ausência na decisão da prova rainha é uma possibilidade.
O jogo diante do rival encarnado acontece no meio de um clima de festa no seio Sportinguista, sequência da conquista do bicampeonato nacional. Ainda na última segunda-feira, o plantel foi recebido em apoteose na Câmara Municipal de Lisboa, esperando-se assim que este apoio dos Adeptos possa motivar, ainda mais, a equipa.
Importa lembrar que o Benfica - Sporting da final da Taça de Portugal tem início marcado para as 17h15. As duas equipas de Lisboa já não se defrontavam na prova rainha desde 1996, final que ficou marcada pela morte do adepto Leonino, Rui Mendes que foi atingido por um very-light disparado por um adepto do Benfica.
Polícia de Segurança Pública justificou intervenção dos agentes de autoridade, nos festejos da conquista do bicampeonato, em Lisboa
|
Os festejos da conquista do bicampeonato do Sporting ficaram marcados pelos ferimentos graves sofridos por um apoiante do Clube de Alvalade. Bernardo Topa perdeu a visão de um olho, na sequência de um disparo de uma bala de borracha disparada pela Polícia de Segurança Pública, na zona do Saldanha. A Direção Nacional da PSP já reagiu e justificou as ações dos agentes das autoridades.
Num comunicado oficial, a PSP começa por esclarecer que a Unidade Especial de Polícia teve de realizar uma intervenção, durante as celebrações dos adeptos leoninos, para “fazer cessar o arremesso de artigos de pirotecnia (baterias de fogo de artifício) na direção dos polícias, na zona do Saldanha, em Lisboa”.
Sem se referir diretamente ao incidente, a PSP adianta que “houve necessidade de uso de meios coercivos, incluindo o emprego de arma antimotim com recurso a bagos de borracha”. A PSP garante ainda que foi instaurado um inquérito interno para identificar o autor do disparo de bala de borracha que atingiu o adepto do Sporting.
Vale lembrar que Bernardo Topa já relatou o sucedido. O apoiante leonino explicou que se encontrava com amigos, num local onde “estava tudo a abrir fogo de artifício e engenhos pirotécnicos”. Momentos depois, viu “agentes armados com shotgun a disparar sobre a multidão” e uma bala perdida atingiu-o no olho esquerdo, provocando a perda de visão.
De resto, a PSP fez também o balanço da operação de segurança dos festejos, que decorreram em várias cidades do país. Em Lisboa, a polícia deteve quatro pessoas, devido a injúrias, ameaças e tentativas de agressão a agentes de autoridade. Foram também registadas ocorrências em Braga, Leiria e na Madeira. Foram ainda emitidos vários autos de notícia, na sequência do uso de pirotecnia, tentativa de acesso a recinto desportivo com taxa-crime de alcoolemia, danos e comportamentos inadequados.
Comparações entre os grandes de Lisboa continuam a gerar polémica — e desta vez, um nome em particular voltou ao centro das atenções
|
Rafael Soares foi um dos convidados do programa Record na Hora, no canal NOW, onde comentou o mercado de transferências que se aproxima. O jornalista não hesitou em destacar Viktor Gyokeres como peça-chave no atual plantel do Sporting, apontando a diferença de postura entre os grandes de Lisboa no que toca à venda dos seus craques.
Com uma comparação direta, Soares afirmou: "Se Viktor Gyokeres estivesse no Benfica já tinha ido à vida dele há um ano", dando a entender que os encarnados teriam vendido o avançado sueco de 26 anos, logo após a sua primeira temporada de destaque.
O atleta, que se sagrou bicampeão com o Sporting, marcou presença com a equipa na celebração na Praça do Município, na segunda-feira. Recebido pelo presidente da Câmara, Carlos Moedas, Gyokeres foi dos mais aplaudidos pelos adeptos. Antes de embarcar no autocarro, não resistiu a deixar um recado emocionado ao público: “Adoro-vos a todos!”.
Contratado na época passada, Gyokeres teve uma ascensão arrepiante em Alvalade, conquistando a massa adepta com a sua eficácia, inteligência tática e faro de golo. Em duas temporadas, somou 101 jogos, 96 golos e 27 assistências, números que o colocam como um dos melhores da história recente do Clube. Reveja aqui, os golos marcados pelo internacional sueco ao longo desta temporada.
Depois de garantir o bicampeonato, falta apenas um grande desafio para o avançado esta época: a final da Taça de Portugal. O embate com o Benfica está marcado para o próximo domingo, às 17h15, no Estádio do Jamor, e poderá ser a última aparição de Viktor Gyokeres com a camisola verde e branca.
Apesar da hegemonia no futebol português, Clube de Alvalade poderá não ser convidado pela FIFA para disputar edição seguinte da competição
|
O Sporting conquistou, no passado fim-de-semana, o bicampeonato, alcançando um feito que escapava desde a época 1951/52. É o terceiro campeonato ganho pelos leões, nas últimas cinco temporadas. Ainda assim, o êxito recente do Clube de Alvalade poderá não ser suficiente para garantir um lugar no Mundial de Clubes de 2029.
Antes de mais, vale sublinhar que a FIFA atribui as vagas na competição com base no ranking acumulado do organismo que rege o futebol mundial, que é determinada pelos resultados nas provas internacionais. A partir deste critério, a FIFA atribuiu os 12 lugares destinados a equipas europeias, na edição deste ano, aos clubes que somaram mais pontos nas provas da UEFA, entre 2021/22 e 2023/24.
Nessas três temporadas, o Sporting somou, respetivamente, 16.000, 14.000 e 12.000 pontos, entre Liga dos Campeões e Liga Europa. O registo foi, por isso, insuficiente para os verdes e brancos assegurarem um lugar na maior prova de clubes do mundo, que, em 2025, estreia um novo formato, nos Estados Unidos da América.
Para a edição seguinte do Mundial de Clubes - que se disputará em 2029, num país ainda por determinar -, serão tidas em conta as prestações das equipas nas competições internacionais, a partir da presente temporada. Em 2024/25, o Sporting somou 14.500 pontos, numa época em somou três vitórias, três empates e quatro derrotas em 10 jogos, na Liga dos Campeões. E, na próxima temporada, os leões já tem lugar garantido na prova milionária, dada a conquista do campeonato nacional.
A equipa verde e branca está focada na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, - para a qual Diomande está em dúvida. O jogo decisivo da prova rainha está marcado para as 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor. No dérbi, o Sporting vai procurar carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.