Futebol
Escândalo! Árbitro do Gil - Sporting leva nota negativa: "Lance de Inácio não é para vermelho"
03 Jan 2026 | 10:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2025 | 06:52 |
Uma das prioridades do Sporting passa por garantir a renovação de contrato de Ousmane Diomande, mas tem existido alguma resistência por parte do jogador e dos seus agentes. Os leões pretendem estender o vínculo do internacional costa-marfinense até 2030, juntamente com um aumento salarial, mas a situação tem-se complicado.
A informação está a ser adiantada pelo jornal A Bola, que revela que não tem havido grande recetividade do lado do defesa de 21 anos para seguir em frente com um novo contrato em Alvalade e, se tudo se mantiver igual, no verão de 2026 o jogador entra na última época de ligação aos leões.
A mesma fonte revela que esta postura do staff de Diomande pode ser vista como uma 'arma negocial', uma vez que o 'camisola 26' tem bastantes interessados, além do Crystal Palace, como o o nosso Jornal avançou esta quarta-feira, 3 de dezembro, em Exclusivo Leonino. Ou seja, se o jogador chegar ao último ano de contrato sem renovação, pode acabar por ver facilitada a saída.
Apesar destas dificuldades, o Sporting vai continuar a pressionar para garantir a renovação de Diomande. A cumprir três anos de leão ao peito no mês de janeiro, o costa-marfinense poderá encontrar, entre as negociações, um aumento salarial para o dobro - neste momento, está no patamar dos 400 mil euros anuais limpos. De resto, a cláusula de rescisão é para manter no patamar dos 80M.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou nove encontros pelo Sporting: quatro na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 677 minutos.
Confira esta análise a uma partida de Diomande frente ao Benfica:
Antigo árbitro analisou trabalho de Gustavo Correia no duelo entre minhotos e verdes e brancos, da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic
03 Jan 2026 | 11:46 |
Jorge Coroado analisou o trabalho de Gustavo Correia no Gil Vicente - Sporting, da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ex árbitro referiu que Gonçalo Inácio não deveria ter sido expulso do encontro que terminou com um empate a uma bola entre leões e minhotos.
J. Coroado: "Não estavam reunidas as premissas para a expulsão"
"Não estavam reunidas as premissas para a expulsão, nomeadamente bola dominada e enquadrado com a baliza por parte do atacante, que justificassem a exibição de cartão vermelho ao jogador do Sporting. Amarelo, sim", escreveu, este sábado, dia 3 de janeiro, no jornal 'O Jogo'.
O Sporting abriu o ativo ainda na primeira por intermédio de Luis Suárez, mas o clube da casa, em vantagem numérica após a expulsão do defesa central internacional português, fez o golo do empate a três minutos dos 90, por intermédio do avançado Carlos Eduardo.
O Clube de Alvalade atrasa-se assim na luta pelo título. Fica com 42 pontos, menos quatro do que o Porto, que pode dilatar a vantagem este fim de semana. Já o Gil Vicente sobe, de forma provisória ao quarto lugar, com mais dois pontos do que o Braga (28), que tem um jogo a menos.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 2.112 minutos em 24 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Ex árbitro analisou prestação de Gustavo Correia e restante equipa no encontro entre gilistas e Clube de Alvalade que terminou com uma igualdade (1-1)
03 Jan 2026 | 10:54 |
Pedro Henriques analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Gil Vicente e Sporting, que terminou com uma igualdade (1-1). O especialista fala em golo irregular dos minhotos, aos 87 minutos, uma vez que Alisson Santos sofreu falta de Carlos Eduardo.
P. Henriques: "Golo irregular, que só o VAR com as repetições poderia reverter"
"Carlos Eduardo, ao movimentar o braço direito, acerta com o cotovelo na cara de Alisson Santos, que estava atrás e que com esta infração atacante caiu e ficou impedido de poder disputar a bola. Golo irregular, que só o VAR com as repetições poderia reverter".
Ainda assim, Pedro Henriques refere que o erro crasso que viria a dar no golo do empate é da responsabilidade do vídeo-árbitro: "O VAR deveria ter ajudado o árbitro numa falta atacante de TV, difícil para o árbitro, mas fácil com as repetições", escreveu no jornal 'A Bola'.
Jorge Faustino também analisou os lances do encontro e, além de concordar que o golo da equipa orientada por César Peixoto não deveria ter sido validado, disse ainda que o lance de Gonçalo Inácio não era merecedor de cartão vermelho. Desta forma, atribuiu mesmo nota negativa à prestação do juiz (Saiba mais AQUI).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Ex árbitro deu nota negativa a Gustavo Correia, criticando os dois lances capitais que acabaram por prejudicar o Clube de Alvalade, em Barcelos
03 Jan 2026 | 10:27 |
Gonçalo Inácio viu o cartão vermelho direto no encontro entre Gil Vicente e Sporting (1-1). Jorge Faustino analisou os lances do encontro e, além de discordar da expulsão do defesa central dos leões, disse ainda que o golo do empate dos minhotos é irregular por falta sobre Alisson Santos. Desta forma, atribuiu mesmo nota negativa à prestação do juiz (dois).
Jorge Faustino: "Melhor decisão: livre direto e cartão amarelo"
"Gonçalo Inácio agarrou Gustavo Varela, impedindo a sua movimentação quando este podia ficar isolado, mas sem a posse de bola (tinha de fazer domínio em situação difícil). Melhor decisão: livre direto e cartão amarelo", escreveu o antigo árbitro no jornal 'Record.
Jorge Faustino: "Carlos Eduardo acertou com braço no queixo de Alisson. Falta imprudente. Golo mal validado"
Sobre o lance do empate, não teve dúvidas de que o jogador do Sporting sofreu falta: "Na movimentação no interior da área e depois de alguns contactos naturais e mútuos, Carlos Eduardo acertou com braço no queixo de Alisson. Falta imprudente. Golo mal validado".
Em suma, Jorge Faustino justificou a nota negativa a Gustavo Correia, criticando os dois lances capitais que acabaram por prejudicar o Clube de Alvalade: "Arbitragem que acabou por não ser feliz em virtude dos dois erros importantes e com influência no resultado".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.