Futebol
Adiamento do Nacional – Porto prejudica o Sporting? Rui Borges deixa tudo em pratos limpos
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges chegou ao Sporting a 26 de dezembro de 2024, e vai realizar na próxima terça-feira, dia 7, o terceiro jogo à frente dos leões, e o segundo no ano civil 2025. O encontro conta para as meias finais da Taça da Liga, frente ao Porto. Apesar de não serem esperadas muitas alterações, persistem algumas dúvidas, tendo em conta o pouco tempo de recuperação e as alterações táticas do novo comandante leonino.
Na ala esquerda da linha defensiva, persiste a dúvida entre Maxi Araújo e Matheus Reis. Vale lembrar que o internacional uruguaio foi determinante nos lances que originaram o terceiro e quarto golos frente ao adversário minhoto, enquanto o brasileiro, aos 29 anos, tem demonstrado um rendimento muito aquém do esperado no plantel.
No centro da defesa, as incertezas também pairam sobre o técnico de 43 anos. Após o esforço despendido por St. Juste, que completou os 90 minutos tanto no dérbi eterno contra o Benfica (1-0) como na partida frente ao Vitória de Guimarães pela 17.ª jornada (4-4), o jogador tem revelado queixas físicas. Tendo em conta a sua propensão para lesões, é provável que Rui Borges, em articulação com a Unidade de Performance, opte pela inclusão de Zeno Debast na equipa titular.
De recordar que o Sporting defronta o Porto na terça feira, dia 7 de janeiro, no Estádio Municipal de Leiria, em jogo a contar para as meias finais da Taça da Liga. O vencedor do desafio está apurado para a final da prova, onde vai jogar frente ao conjunto que ganhar a segunda meia final - dia 8 de janeiro - disputada entre Braga e Benfica.
Esta época, os leões mediram forças com os azuis e brancos em duas ocasiões, ainda com Ruben Amorim ao leme do Clube de Alvalade. No primeiro desafio, o Porto saiu por cima, ao vencer 4-3, na Supertaça Cândido de Oliveira. Para a Liga Portugal Betclic 2024/25, os verdes e brancos triunfaram, por 2-0, no Estádio José Alvalade.
Em análise às exibições do colega do internacional sueco, o jornalista apontou que o foco das atenções tem sido mal distribuído
|
0Morten Hjulmand, médio do Sporting, foi distinguido como o Melhor Jogador Dinamarquês de 2024. A atribuição deste prémio deve-se às suas exibições de alto nível e ao rendimento consistente tanto ao serviço do Clube de Alvalade como da seleção nacional. Em reação a este feito, Hugo do Carmo, jornalista do diário desportivo A Bola, elogiou o camisola 42 destacando a sua influência no panorama desportivo e a falta de protagonismo que tem recebido graças a Viktor Gyokeres.
"Acho sinceramente que é um líder dentro de campo", começou por admitir. "Fora de campo não sei, mas parece-me ter uma personalidade forte e dentro de campo é um líder, além de ser um excelente jogador, um jogador sem alternativa no Sporting ainda para mais neste momento em que não há Daniel Bragança, portanto é um jogador imprescindível", completou.
Contudo, sublinha, "Vejo-o com alguma fragilidade física, mas isso será normal também pelo desgaste que tem sobre 90 minutos constantemente. Estará a acusar um bocadinho o esforço e pela seleção também, temos de meter também na equação os jogos ao serviço da seleção". De recordar que o internacional pela Dinamarca afirmou-se rapidamente no Sporting e, desde a sua chegada em 2023/24, tem sido um titular indiscutível, "Foi um jogador que foi fundamental no ano passado e até acho que fala-se menos de Hjulmand dado o fenómeno Gyokeres", rematou Hugo do Carmo.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand soma 26 partidas: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. No total, o capitão disputou 2.178 minutos, tendo feito dois golos e uma assistência.
Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).
Veja no vídeo abaixo as declarações de Hugo do Carmo sobre Hjulamnd:
Treinador dos leões abordou a situação do lateral-direito espanhol, que não tem tido muitos minutos na equipa verde e branca desde que chegou no verão de 2023
|
0Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Porto, a contar para as meias-finais da Taça da Liga, Rui Borges aproveitou para abordar o tema das possíveis saídas durante o mercado de inverno, e o nome de Fresneda foi o que mais se destacou.
"É simples. Se alguém sair, ficaremos carenciados, e aí acredito que teremos de ir ao mercado. Seja na direita ou em qualquer posição. Fresneda é opção para jogo. É isso que sinto. Olho para ele como jogador do Sporting", disse Rui Borges.
Desde que chegou ao Sporting, o lateral espanhol de apenas 20 anos não tem sido opção para nenhum dos treinadores que passaram pelos leões. Não foi opção para Rúben Amorim, nem para João Pereira, e tudo indica que também não será para Rui Borges. Tem-se falado bastante na possibilidade de uma saída, com destinos em Itália ou em Espanha a serem apontados, numa operação que seria inicialmente de empréstimo, mas com uma opção de compra por valores a rondar os 10 milhões de euros.
Na atual época de 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em sete milhões de euros – soma 10 encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 259 minutos não tendo, para já, qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
De recordar que Iván Fresneda chegou ao Sporting para ocupar o lugar deixado por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o os leões até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros. Na altura, custou aos cofres de Alvalade uma quantia a rondar os 9 milhões de euros.
Durante a antevisão ao clássico frente ao rival Porto, o treinador leonino reagiu aos comentários feitos pelo internacional sueco
|
0Rui Borges esteve presente na conferência de imprensa, em antevisão ao clássico Sporting - Porto, e respondeu a algumas questões colocadas pelos jornalistas presentes no local. Confrontado com uma crítica feita por Viktor Gyokeres à equipa técnica, após o duelo frente ao Vitória de Guimarães, o técnico não hesitou em dar o seu parecer sobre o sucedido.
"À equipa técnica? Eu disse o mesmo. É tão simples quanto isso. É normal e concordo com ele. Uma equipa que quer ser campeã... Perdemos alguma concentração, entrámos em algum relaxamento e custou-nos caro", começou por sublinhar o treinador transmontano.
"Uma equipa que quer ganhar sempre, não pode estar a ganhar 3-1 e deixar virar o jogo. Temos de melhorar alguns comportamentos. Defesa? Não, senti que foi um desabafo. É uma equipa campeã nacional. E claro que o Vitória teve algum mérito, mas também houve demérito nosso. Essa falta de concentração não pode existir, principalmente nas 2.ªs partes. Perdemos um bocado essa concentração no processo ofensivo, mais do que no defensivo", explicou, ao recordar o empate por 4-4 frente à turma minhota.
O encontro entre Sporting e Porto está agendado para a próxima terça-feira, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. A partida diz respeito às meias-finais da Taça da Liga. O Clube de Alvalade já venceu a competição por quatro vezes, sendo que os azuis e brancos apenas uma.
Esta temporada, Sporting e Porto já mediram forças por duas ocasiões. O primeiro embate aconteceu na Supertaça Cândido de Oliveira, em agosto de 2024, com os dragões a triunfarem por 4-3, após prolongamento. A segunda batalha realizou-se na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, sendo que os verdes e brancos venceram por 2-0, com golos de Viktor Gyokeres e Geny Catamo.