![Saída de campeão pelo Sporting complica-se e Rui Borges nem quer acreditar](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-sporting_20250118090131.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Giorgi Kochorashvili foi um dos últimos nomes indicados ao Sporting por Hugo Viana, isto ainda antes da mudança para o Manchester City. Agora, o Clube de Alvalade já sabe que o médio do Levante pode vir a custar quase 10 milhões de euros, entre uma verba fixa e outra parte mediante a concretização de objetivos coletivos e individuais.
Segundo o jornal Record, Giorgi Kochorashvili deve custar 5,5 milhões no imediato, mais 1,5 em objetivos, sendo que o Levante pretende, ainda, salvaguardar uma percentagem significativa de uma futura venda, acreditando muito numa eventual valorização do atleta de 25 anos no Sporting.
Importa referir que, na passada quarta-feira, o empresário de Giorgi Kochorashvili, em declarações ao jornal italiano ‘Gazetta Dello Sport’, revelou o interesse do Sporting, mas avisou que há outros emblemas na corrida: "Posso confirmar o interesse do Sporting. Também existem negociações com outros clubes".
O interesse do Sporting em Giorgi Kochorashvili pode estar relacionado com uma eventual saída de Hidemasa Morita. Conforme revelado no Exclusivo Leonino desta quinta-feira, os responsáveis verdes e brancos estão preocupados com a situação do internacional nipónico, nomeadamente com a possibilidade de uma saída a custo zero.
Esta temporada, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 4 milhões de euros – leva 20 encontros disputados, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 1.573 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou cinco golos e fez três assistências. Adicionalmente, ao serviço da seleção na Liga das Nações, o médio fez mais cinco partidas (431 minutos) e registou duas finalizações certeiras.
Lateral custou 10 milhões de euros aos cofres do Clube de Alvalade e nunca se conseguiu afirmar com a Listada verde e branca
|
Rúben Vinagre vai ficar no Legia a título definitivo, a troco de uma verba a rondar os 2,5 milhões de euros. Na Polónia, o lateral vai ter a companhia, pelo menos até final da época, de Vladan Kovacevic e, no final do dia, estes negócios podem ser favoráveis a… Ricardo Esgaio.
Confuso? É relativamente simples. É que o Sporting já tinha atingido as vagas disponíveis para empréstimo, mas, com Rúben Vinagre em definitivo no Legia, os leões libertam pelo menos uma dessas ‘slots’, o que facilita a colocação de Ricardo Esgaio num dos mercados periféricos ainda em aberto.
Segundo as últimas informações, Ricardo Esgaio deve rumar ao Bodrumspor, da Turquia. O negócio, numa primeira fase, será apenas um empréstimo, sendo que os turcos devem ficar com cláusula de opção de compra. De qualquer das formas, os responsáveis do Sporting estão disponíveis para abdicar de qualquer compensação financeira, conforme avançado pelo nosso Jornal num Exclusivo Leonino.
O percurso de Ricardo Esgaio no Sporting nunca foi fácil. Mesmo sendo aposta de Ruben Amorim, a relação com os adeptos nunca foi fácil. Com a chegada de Rui Borges, o lateral perdeu ainda mais espaço e foi opção em apenas duas partidas, diante do Rio Ave (entrou aos 89 minutos) e frente ao Leipzig (entrou aos 77 minutos).
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza nove encontros: três na Liga dos Campeões, três na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 352 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha.
Jogador foi reforço dos verdes e brancos no mercado de transferências do último verão, mas nunca se conseguiu afirmar em Alvalade
|
Vladan Kovacevic vai mesmo rumar ao Legia, da Polónia, por empréstimo do Sporting, conforme vinha circulando nas últimas horas. Ao que tudo indica, o negócio entre o Clube de Alvalade e os polacos, que será até final da presente temporada, não contempla qualquer cláusula de opção de compra pelo guardião de 26 anos, o que pode vir a ser uma dor de cabeça daqui a uns meses.
Vladan Kovacevic procura, assim, dar um novo rumo à sua carreira, isto depois de as coisas no Sporting não terem corrido da melhor maneira, seja com Ruben Amorim, João Pereira ou Rui Borges. Resta perceber se conseguirá convencer os responsáveis do Legia a avançar para a sua contratação a título definitivo no próximo verão.
Com a chegada de Rui Silva ao Sporting neste mercado de inverno, o espaço de Vladan Kovacevic ficou ainda mais reduzido. É que, para lá do internacional português, há também Franco Israel, que parece ser o escolhido para ser o número 2 da baliza dos verdes e brancos, conforme foi possível constatar nas partidas da Liga dos Campeões.
Vladan Kovacevic chegou a Alvalade no verão de 2024, numa operação que custou cerca de 4,8 milhões de euros aos cofres do Sporting, valor que podia ascender aos 6 milhões de euros, mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. Agora, no Légia, o guardião vai reencontrar Gonçalo Feio, treinador principal, com que se cruzou no Rakow, onde era adjunto.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 5 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branco, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Atleta recebeu várias abordagens no mercado de transferências de janeiro, mas responsáveis leoninos recusaram todas as propostas
|
O Sporting impediu a saída de Afonso Moreira no mercado de transferências de janeiro. Segundo o jornal A Bola, os responsáveis dos leões receberam várias abordagens – a título definitivo e por empréstimo – pelo extremo, mas recusaram todas porque acreditam bastante no potencial do atleta. Uma dessas abordagens chegou da MLS e de uma cara bem conhecida dos adeptos verdes e brancos.
Em Alvalade, Rui Borges e a estrutura do futebol acreditam que Afonso Moreira pode seguir as pisadas de João Simões. É que, perante a maré de lesões que afeta o plantel do Sporting, o extremo formado nos leões pode aproveitar eventuais oportunidades que venham a surgir até ao final da temporada.
Caso tal não aconteça, Afonso Moreira irá continuar a trabalhar com a equipa principal e a dar o seu contributo na equipa B do Sporting, que iniciará a fase de subida à segunda liga, onde os desafios serão de maior exigência, mas que contribuirão para o crescimento do atleta de apenas 19 anos, que recentemente, frente ao Farense, foi a jogo pela turma de Rui Borges.
Afonso Moreira estreou-se na equipa principal do Sporting pelas mãos de Rúben Amorim. No início da temporada 2023/24, na receção ao Vizela, no dia 12 de agosto, o antigo técnico dos leões lançou o extremo para o lugar de Francisco Trincão. Ao longo dessa época, o miúdo da cantera leonina fez apenas mais dois jogos pelo plantel principal (Tondela, para a Taça de Portugal e Taça da Liga).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - leva 17 encontros: 10 na Liga 3, quatro na UEFA Youth League, dois na Premier League International Cup e um na Liga Portugal Betclic. Ao todo, nos 1.069 minutos, o extremo marcou seis golos e fez duas assistências, sendo uma das grandes figuras da equipa B leonina. O atleta de 19 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.