
Futebol
Sporting com grande novidade nos 21 convocados para os Açores; Rui Borges prometeu e cumpriu
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É uma das melhores notícias no Universo do Sporting nos últimos dias. Pedro Gonçalves - conhecido caridosamente por Pote - está de volta aos convocados verdes e brancos. O regresso do médio deixa, no entanto, algumas dúvidas em relação às opções para o ataque dos leões, nomeadamente em relação ao posicionamento de Geovany Quenda.
É possível que o jovem extremo ainda ocupe uma posição de ataque este sábado, dia 12 de abril contra o Santa Clara, uma vez que Pote não começará de início nos Açores, e deverá jogar no máximo 15 minutos. No entanto, o eventual retorno à sua posição natural no trio ofensivo dos leões traz algumas dores de cabeça para Rui Borges.
Francisco Trincão e Viktor Gyokeres têm lugar assegurado no trio de ataque, pelo que seria sempre Quenda a ceder o lugar, caso Rui Borges queira utilizar Pote na ofensiva verde e branca. Esta situação deverá significar o regresso do jovem português aos espaços do campo onde era utilizado por Ruben Amorim: as alas.
No entanto, Rui Borges não terá ficado muito agradado com o que viu na última partida de Geovany Quenda, frente ao Braga, quando utilizou o jovem extremo na ala direita. É possível que o treinador do Sporting procure mais consistência defensiva desse lado do terreno e queira tentar o retorno de Iván Fresneda à posição.
Por isso, Rui Borges vai testando a utilização de Geovany Quenda na ala esquerda. Desse lado, tem como concorrentes principais Matheus Reis e Maxi Araújo, ou até mesmo Geny Catamo, dependendo de quem o treinador decidir lançar na frente de ataque. Um puzzle para o qual, neste momento, apenas o técnico leonino tem a solução.
Presidente dos leões já definiu a estratégia para o próximo mercado, e os alvos já estão escolhidos, com algumas posições prioritárias
|
Com a equipa do Sporting focada na reta final da época 24/25, a Direção verde e branca já vai começando a preparar a próxima temporada dos leões. Fechar o plantel o mais cedo possível é um dos objetivos, e, nesse sentido, Frederico Varandas já definiu os alvos para os leões atacarem no mercado de verão: um central e um avançado, para além de um lateral direito.
Começar por dizer que o Sporting já começou as suas movimentações de mercado. Os leões adiantaram-se aos rivais e já garantiram dois reforços para a próxima temporada: Alisson Santos, extremo brasileiro que estava cedido ao União de Leiria, e Giorgi Kochorashvili, médio georgiano que militava no Levante, em Espanha.
Mas a SAD verde e branca ainda não estará satisfeita, e continua no mercado por mais três posições: uma não é segredo e há até um nome já muito falado. O Sporting quer Vagiannidis para a lateral direita, e Frederico Varandas já tentou mesmo iniciar negociações, com os leões a terem oferecido cerca de oito milhões pelo jovem grego de 23 anos.
O Sporting também deverá perseguir um defesa central este verão, principalmente por se esperarem saídas na defesa dos leões. Jeremiah St. Juste deve abandonar o Clube no verão, situação que também poderá acontecer, por exemplo, com Gonçalo Inácio ou Ousmane Diomande, jogadores com muito mercado nas maiores ligas do mundo.
Por último, um avançado para render Viktor Gyokeres, que deve deixar o Sporting no verão. Sendo assim, é nesta posição onde deverá existir o maior investimento por parte de Frederico Varandas, que procura repetir a fórmula que utilizou com o ponta de lança sueco: comprar caro, mas de qualidade. O número dois do ataque verde e branco, esse, já está em Alvalade - será Conrad Harder a voltar a ocupar essa posição na hierarquia dos leões.
Técnico verde e branco enfrenta um duro teste este sábado, em partida nos Açores a contar para a 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting entra em campo este sábado, dia 12 de abril, para defrontar a formação do Santa Clara, em partida referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os verdes e brancos já sabem que vão voltar a poder contar com Pote, ainda que com restrição de minutos. Rui Borges tem, ainda, algumas dúvidas, nomeadamente em relação ao corredor esquerdo.
Rui Borges não deve mexer muito na equipa em relação ao jogo com o Braga. Rui Silva começa na baliza, atrás de uma linha que deverá ser composta por Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio - segundo A Bola, a haver surpresa, será St. Juste.
À frente do trio defensivo deverão voltar Morten Hjulmand e Zeno Debast, uma vez que Hidemasa Morita não está apto para reencontrar a antiga equipa. Nas alas, surgem as maiores dúvidas: do lado direito, Rui Borges está entre a irreverência de Geovany Quenda, na posição onde começou a temporada, e a consistência defensiva de Iván Fresneda.
Do lado esquerdo do terreno, três opções para o técnico: Matheus Reis, caso queira uma opção mais defensiva; Maxi Araújo, que já jogou várias vezes com Rui Borges nessa posição, ou Geny Catamo, que ocupou o lugar muitas vezes com Ruben Amorim.
A frente de ataque vai contar com Francisco Trincão e Viktor Gyokeres, como tem sido habitual. O outro elemento do trio de ataque vai depender das escolhas que Rui Borges faça nas alas, uma vez que deverão ser Geovany Quenda ou Geny Catamo a ocupar o lugar em falta na ofensiva verde e branca nos Açores.
Antigo jogador do emblema verde e branco analisou momento vivido pela equipa do Clube de Alvalade, que neste momento é segunda classificada da Liga
|
Luís Loureiro, antigo médio do Sporting, acredita que o título ainda está no alcance dos leões, apesar do recente deslize frente ao Braga, no Estádio José de Alvalade (1-1). Em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, o ex internacional português deu um voto de confiança a Rui Borges, falou sobre o futuro de Viktor Gyokeres, comentou a polémica em torno de Conrad Harder e recordou a importância de Aurélio Pereira na história do Clube.
"O Sporting só depende de si"
“Sporting tem condições para ser campeão porque neste momento, independentemente daquilo que foi o deslize em casa com o Braga, o Sporting só depende de si. Tem a desvantagem de dois pontos para com o Benfica, ainda vai jogar na Luz e, a partir daí, está tudo em aberto, ainda há muito jogo até ao final do campeonato”, afirmou, confiante na luta até ao fim.
Sobre Viktor Gyokeres, um dos jogadores mais cobiçados da atualidade, Loureiro não hesita: “Isso já é uma questão mais financeira do que desportiva. A nível desportivo, o Gyokeres é o jogador que tem mais influência sobre o Sporting. Obviamente que é um jogador muito apetecível por muitos clubes, mas será sempre uma decisão do Clube".
"Não há nenhum jogador que goste de ser criticado em público"
O antigo médio comentou ainda a recente polémica com o treinador Rui Borges e as críticas públicas a Conrad Harder: “Qualquer jogador, independentemente da idade, porque o Harder é um jovem e, pelas características do jogador, deixa tudo em campo. Não há nenhum jogador que goste de ser criticado em público. Na minha opinião, se o fizesse internamente, teria mais benefícios, mas é apenas uma polémica e ele sabe o que é que terá a fazer", respondeu.
Por fim, deixou palavras emocionadas sobre Aurélio Pereira, uma das figuras maiores da história do Sporting: "Uma figura carismática do universo leonino e do Sporting. Ffoi uma grande perda para aquilo que é a instituição Sporting.”. Aurélio Pereira faleceu aos 77 anos. Recorde as palavras do presidente do Sporting, Frederico Varandas em memória de Aurélio.