![Adepto do Sporting aponta dedo a Varandas e defende Rui Borges: "Culpa será…" (Vídeo)](/storage/media-items/images/2025/01/frederico-varandas-rui-borges-sporting_20250131090343.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo com o Borussia Dortmund, esta terça feira, dia 11 de fevereiro, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões e, apesar de derrotado por 3-0, nunca deixou de contar com o apoio dos adeptos nas bancadas.
Assim que o árbitro apitou para o fim do encontro, os Sportinguistas presentes nas bancadas aumentaram, ainda mais, o volume do apoio, mostrando precisamente que continuam ao lado dos jogadores e da equipa técnica e que o resultado diante do clube alemão em nada abalou este sentimento.
A primeira parte, recorde-se, foi marcada por um grande equilíbrio. A posse de bola foi muito dividida, tal como as oportunidades de golo. Nenhuma das equipas desbloqueou, no entanto, o nulo no marcador, com o empate a manter-se intacto ao intervalo.
O segundo tempo foi muito diferente. Aos 60 minutos, Guirassy abriu o ativo, assistido por Brandt, e mais tarde foi ele a entregar o 0-2 a Gross. Aos 82 minutos, Adeyemi apontou o 0-3 e o Sporting, apesar de várias tentativas, não conseguiu reduzir a desvantagem.
Os alemães ficam, então, por cima nesta eliminatória, com uma diferença de três golos. A segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões jogar-se-á no dia 19 de fevereiro, às 17h45, em Dortmund.
Escritor português assinou o seu espaço de opinião no jornal 'Record' e, desta vez, falou sobre os acontecimentos do último Clássico entre Porto e Sporting
|
Miguel Sousa Tavares, conceituado escritor português, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'Record' para abordar o que aconteceu no último Clássico entre Porto e Sporting, disputado no Estádio do Dragão, na última sexta-feira, e que terminou empatado a um golo.
O também comentador começou por reconhecer melhorias nos azuis e brancos motivadas pela contratação do treinador argentino Martín Anselmi, afirmando que estas foram notórias na segunda parte do encontro com os leões, e destacou, ainda, que sem Viktor Gyokeres em campo, o Sporting parece uma outra equipa.
"Duas coisas me surpreenderam: a vontade e crença dos portistas, que há tanto tempo andava arredada da vista, e o défice físico ou competitivo do Sporting, 45 minutos acantonado dentro da área à espera que Gyokeres entrasse e resolvesse o jogo, como tantas vezes antes. Não há dúvida de que há um Sporting com ele e outro sem ele", atirou Miguel Sousa Tavares, que não se ficou por aqui.
Sem fugir ao polémico lance em que Quenda, derrubado por Zé Pedro, caiu dentro da grande área e João Pinheiro optou por mandar jogar, o escritor disse: "O ‘tackle’, inventado pelos ingleses, é uma jogada bonita quando bem executada e que, do ponto de vista da arbitragem, não tem nada que saber: é legal quando o jogador que o executa toca primeiro na bola, mesmo que depois toque no adversário; e é faltoso quando atinge primeiro o adversário. Esta regra foi deturpada por alguns comentadores de arbitragem (...). Tivessem o árbitro e o VAR acompanhado estas opiniões, fundadas em grosseira deturpação das regras, e duas coisas teriam acontecido: o Sporting teria ganho um jogo que não mereceu ganhar e João Pinheiro teria visto manchada uma exibição perfeita".
Foi então que Miguel Sousa Tavares seguiu para as críticas aos Adeptos do Sporting, defendendo, por outro lado, o árbitro da partida. "Aproveitaram-se de críticas destas para caírem em cima de João Pinheiro, recordando anteriores derrotas suas com este árbitro – como se um bom árbitro estivesse proibido de assistir a derrotas do Sporting. Pois eu acho que depois de um período recente em que tínhamos um dos piores naipes de árbitros de que me recordo – confirmado pela ausência de qualquer um deles no último Mundial – de então para cá tem havido uma progressiva evolução qualitativa, de que João Pinheiro é claramente o melhor exemplo e o único de categoria internacional", fez notar.
Por fim, foi deixado claro que, na opinião de Miguel Sousa Tavares, o lance mais polémico da 21.ª jornada do campeonato nacional foi registado na Luz, durante o duelo das águias com o Moreirense, e trata-se do "eventual penálti cometido por Florentino, no fecho do jogo e numa altura em que o Benfica defendia já em pânico a vantagem tangencial.
Jovem craque leonino poderá tornar-se mais uma dor de cabeça para o treinador e juntar-se, assim, à lista de jogadores indisponíveis
|
João Simões, jovem médio de 18 anos do Sporting, acaba de receber a confirmação de que o seu nome faz parte da convocatória da Seleção Nacional portuguesa, no escalão de sub-19, tornando-se mais uma arma lusa para o ataque à ronda de elite de apuramento para o Europeu da categoria, tutelada pelo organismo ainda liderado por Fernando Gomes.
O estágio da seleção de sub-19 está marcado para a próxima semana, de 17 a 19 de fevereiro, colidindo com o campeonato nacional, e Rui Borges fará de tudo para não perder mais uma das suas pérolas. Visto não se tratar de uma data FIFA, a formação de Alvalade poderá vetar esta convocatória e impedir que o plantel leonino fique, ainda mais, desfalcado.
João Simões tem sido muito utilizado após a saída de Ruben Amorim, primeiro com João Pereira e agora com Rui Borges. O jovem médio aproveitou a onda de lesões no Clube de Alvalade e em particular no centro do terreno, primeiro com Pedro Gonçalves e, posteriormente, com Morita e Daniel Bragança.
Apesar do recente desaire europeu, a equipa orientada por Rui Borges ainda acredita na permanência na Liga dos Campeões e, caso o médio rume mesmo à seleção da sua faixa etária, irá forçosamente falhar a deslocação a Dortmund, para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final. João Simões foi, inclusive, titular na primeira mão frente à equipa do Borussia de Dortmund, tendo saído ao minuto 61.
Vale recordar que a equipa do Sporting tem um compromisso muito importante para defender a liderança da Liga Portugal Betclic, diante da equipa do Arouca, treinada por Vasco Seabra, em jogo marcado para o dia 15 de fevereiro, às 20h30, no Estádio José Alvalade, a contar para a 22ª jornada.
Após desaire diante do Dortmund, lembramos alguns dos maiores dissabores dos verdes e brancos no seu reduto na prova milionária
|
Após o desaire caseiro, por 3-0, diante do Borussia Dortmund, o Sporting ficou praticamente afastado da próxima fase da Liga dos Campeões. No entanto, a derrota diante dos alemães nem é das mais pesadas da história do Clube de Alvalade na prova milionária, isto a jogar diante dos seus adeptos. Recorde, em baixo, as cinco maiores derrotas dos verdes e brancos na Champions.
1. Sporting 0 - 5 Bayern de Munique (2009)
A 25 de fevereiro de 2009, o Sporting recebeu o Bayern de Munique na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Após uma histórica qualificação para esta fase da prova, os leões foram derrotados por 5-0, com golos de Franck Ribéry (42' e 63') Miroslav Klose (57') e Luca Toni (84' e 89'). Na segunda mão, os então comandados de Paulo Bento haveriam de ser derrotados, na Alemanha, por 7-1.
2. Sporting 0 - 5 Manchester City (2022)
A 15 de fevereiro de 2022, o Sporting recebeu o Manchester City, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Apesar do esforço do Clube leonino, a equipa inglesa dominou o jogo, vencendo por 5-0. Os golos foram apontados por Riyad Mahrez, Bernardo Silva (2), Phil Foden e Raheem Sterling.
3. Sporting 1 - 5 Arsenal (2024)
Na presente temporada, a 26 de novembro de 2024, o Sporting enfrentou o Arsenal na fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de um bom começo na prova, sob a orientação de Ruben Amorim, os leões eram agora comandados por João Pereira, mas a estreia do antigo jogador na Champions não correu da melhor maneira. A turma de Mikel Arteta cilindrou os verdes e brancos, com golos de Gabriel Martinelli, Kai Havertz, Gabriel Magalhães, Bukayo Saka 64 e Leandro Trossard. O tento dos verdes e brancos foi marcado por Gonçalo Inácio.
4. Sporting 1 - 5 Ajax (2022)
Na jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23, o Sporting foi arrasado pelo Ajax, por 5-1. Numa noite memorável para Sébastien Haller, que marcou quatro golos, os comandados de Ruben Amorim foram incapazes de travar a turma de Erik Ten Hah. Steven Berghuis fez o outro tento dos neerlandeses, enquanto Paulinho apontou o golo do Clube de Alvalade. Nota ainda para a noite trágica de Rúben Vinagre, que teve pela frente Antony.
5. Sporting 2 - 5 Barcelona (2008)
A 26 de novembro de 2008, o Sporting enfrentou o Barcelona na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os catalães impuseram uma derrota pesada aos leões, vencendo por 5-2. Os golos dos culés foram marcados por Thierry Henry, Gerard Piqué, Lionel Messi, Bojan Krkić e um autogolo de Marco Caneira. Os tentos do Sporting foram da autoria de Liedson e Miguel Veloso, no espaço de um minuto.