
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No dia 22 de fevereiro de 1922, na deslocação do Sporting ao reduto do União da Madeira, Jorge Cadete teve um dia que ficará para sempre como um dos melhores da sua carreira. Em jogo a contar para a 23.ª jornada do Campeonato Nacional, o antigo futebolista verde e branco apontou um poker.
O encontro até nem começou da melhor maneira para o Sporting. Logo aos 8 minutos, Manu apontou o primeiro golo da partida para o União da Madeira. Esse resultado haveria de perdurar até ao intervalo, mas a reação verde e branca não se fez esperar e, no regresso dos balneários, os comandados de Marinho Peres vierem com tudo.
Aos 51 minutos, Jorge Cadete deu início a uma exibição memorável. Após cruzamento do corredor esquerdo, de Litos, o avançado cabeceou para o fundo das redes, igualando a contenda (1-1). Pouco depois, aos 63’, Figo lançou Balakov na profundidade e o búlgaro assistiu Cadete, que desviou para o 2-1.
Aos 67 minutos, Figo voltou a estar em destaque e colocou Jorge Cadete na cara do guardião adversário. Com classe, o avançado do Sporting deixou o guardião adversário cair e disparou para o 3-1, dilatando a vantagem verde e branca. Já perto do final, aos 85 minutos, numa transição rápida, Balakov ofereceu o poker a Cadete, que não desperdiçou. Para fechar as contas, Douglas fez o 5-1 aos 88 minutos.
Nota para o 11 inicial do Sporting nesta partida. Marinho Peres fez alinhar Tomislav Ivkovic (GR), Leal, Paulo Torres, Marinho, Luisinho, Peixe, Krassimir Balakov, Douglas, Luís Figo, Jorge Cadete, Ivaylo Ioradanov. No decorrer do encontro e já na segunda parte, o técnico brasileiro lançou Litos e Filipe.
A temporada de 1991/92 haveria de ser a mais produtiva da carreira de Jorge Cadete com a camisola do Sporting. Em 38 encontros, o antigo internacional português apontou 26 finalizações certeiras, sendo, por larga margem, o melhor marcador do Clube de Alvalade nessa época. Iordanov (10 golos), Balakov (7) e Leal (5) foram os senhores que se seguiram.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Jorge Cadete realizou 203 encontros e marcou 81 golos. O avançado fez formação nos leões e estreou-se pela equipa principal diante do Rio Ave, a 23 de agosto de 1987. Na sua carreira, o antigo futebolista representou emblemas como o Académica de Santarém, Vitória de Setúbal, Brescia, Celtic, Celta de Vigo, Benfica, Bradford City, Estrela da Amadora, Partick Thistle, Pinhalnovense e São Marcos.
Recentemente, em declarações exclusivas ao Leonino, Jorge Cadete deixou rasgados elogios a um atleta do Sporting que tem dado bastante nas vistas. Ao nosso Jornal, o antigo avançado do Clube de Alvalade abordou, também, as recentes arbitragens nos jogos dos verdes e brancos, considerando que as mesmas têm prejudicado os leões.
Confira o poker de Jorge Cadete no União da Madeira 1 – 5 Sporting:
Especialista em transferências garante que há plano em marcha para a contratação de futebolista promissor, mas leões têm concorrência de peso
|
O Sporting está muito interessado em Demir Tiknaz, médio do Rio Ave. O jovem turco está emprestado aos vilacondenses pelo Besiktas e tem respondido da melhor forma, com uma boa adaptação à Liga Portugal Betclic. No entanto, os verdes e brancos parecem ter concorrência de peso pelo futebolista.
Segundo informação avançada por Dogan Gundogdu - especialista em transferências e compatriota do jogador - a SAD do emblema detido por Evangelos Marinakis vai acionar a opção de compra de 5 milhões de euros por Tiknaz, negociando o médio logo de seguida. Além do Sporting, Benfica e Estugarda também estão na corrida.
A mesma fonte revela que a transferência para Alvalade ou para os outros dois clubes mencionados será feita por um montante compreendido entre os 10 e os 12 milhões de euros. Para já, não há mais informações sobre moldes de um eventual contrato caso o atleta acabe por deixar o Estádio dos Arcos no final da temporada.
Esta temporada, com a camisola dos vilacondenses, Demir Tiknaz - avaliado em 2,5 milhões de euros - disputou 21 partidas. O médio tem sido muito utilizado por Petit e soma um total de 1.449 minutos dentro das quatro linhas, nos quais marcou um golo e assistiu os companheiros de equipa em duas ocasiões.
Recordar que o meio-campo é um dos problemas do Sporting, uma vez que, com as eventuais saídas de Hidemasa Morita e Dário Essugo e a grave lesão de Daniel Bragança, Rui Borges fica apenas com Morten Hjulmand e João Simões, além de opções da formação. Tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, os leões aceleram a contratação de Giorgi Kochorashvili.
Confira alguns dos melhores momentos de Demir Tiknaz, ao serviço da Turquia:
Exibições de futebolista comandado por Rui Borges são alvo de escrutínio e atleta dos verdes e brancos é destaque de forma bastante negativa
|
O Sporting empatou 2-2 na deslocação ao terreno do AVS, em jogo da jornada 23 da Liga Portugal Betclic - veja AQUI o resumo do encontro. Ousmane Diomande teve uma partida para esquecer. Apesar de ter colocado os leões em vantagem, cometeu uma grande penalidade que permitiu ao adversário reduzir e ainda foi expulso. O jornal Record atribui-lhe a 'Medalha de Lata'.
"O central não aprendeu a lição do Dragão e ontem deixou a sua equipa no lodo com dois erros que explicam em larga medida o empate nas Aves. Assim, arrisca-se a ficar marcado pelos adeptos", escreveu o diário desportivo, destacando a exibição negativa do 'camisola 26' na Vila das Aves.
É importante recordar que, diante do Porto, o internacional costa-marfinense nada fez para ser expulso. Um lance teatral de Fábio Vieira, que simulou uma agressão, levou João Pinheiro a expulsar o jogador do Sporting e o VAR decidiu não intervir para corrigir a decisão do árbitro do Clássico.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 34 partidas: 21 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.688 minutos e marcou dois golos, não somando qualquer assistência na conta pessoal.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Especialista crê que treinador dos verdes e brancos teve culpas pelo empate na jornada 23 do campeonato, mas aponta dedo a titular dos leões
|
Sporting e AVS empataram 2-2 na 23.ª jornada do campeonato - veja AQUI o resumo completo. Luís Avelãs acredita que a igualdade chegou através da crença do oponente, mas que decisões de Rui Borges e Ousmane Diomande custaram os três pontos ao Clube de Alvalade na deslocação às Aves.
"(Sporting concedeu o empate) Por culpa própria! O adversário teve mérito na forma como não desistiu e foi atrás do resultado, mas durante 45 minutos o Sporting foi muito superior em tudo. Marcou cedo, ampliou a vantagem e em momento algum se viu um opositor com capacidade suficiente para equilibrar a partida. Isso só foi possível porque, na segunda metade, a equipa de Rui Borges recuou e deixou o AVS jogar, preocupando-se apenas em gerir o 2-0 em vez de tentar ‘matar’ a partida. Péssima opção", disse, ao jornal Record.
O especialista aponta o dedo a "erros infantis de Diomande (no penálti e na expulsão)", garantindo que os lances em questão "foram essenciais para que o AVS lograsse empatar". O jornalista crê que "alto rendimento não se compadece com displicências deste calibre", crucificando o central e recordando que "com isto o Benfica já tem os mesmos pontos que o leão".
Luís Avelãs explica que as ausências a meio-campo foram notórias apenas "na parte final" da partida, uma vez que "até ao descanso correu tudo sem dificuldades de maior", num jogo em que Viktor Gyokeres voltou a faturar. O comentador diz que o sueco "está longe do seu período de maior fulgor, mas já se deu por ele", sublinhando que o goleador "acabou frustrado mas não consigo".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.