
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No dia 22 de fevereiro de 1922, na deslocação do Sporting ao reduto do União da Madeira, Jorge Cadete teve um dia que ficará para sempre como um dos melhores da sua carreira. Em jogo a contar para a 23.ª jornada do Campeonato Nacional, o antigo futebolista verde e branco apontou um poker.
O encontro até nem começou da melhor maneira para o Sporting. Logo aos 8 minutos, Manu apontou o primeiro golo da partida para o União da Madeira. Esse resultado haveria de perdurar até ao intervalo, mas a reação verde e branca não se fez esperar e, no regresso dos balneários, os comandados de Marinho Peres vierem com tudo.
Aos 51 minutos, Jorge Cadete deu início a uma exibição memorável. Após cruzamento do corredor esquerdo, de Litos, o avançado cabeceou para o fundo das redes, igualando a contenda (1-1). Pouco depois, aos 63’, Figo lançou Balakov na profundidade e o búlgaro assistiu Cadete, que desviou para o 2-1.
Aos 67 minutos, Figo voltou a estar em destaque e colocou Jorge Cadete na cara do guardião adversário. Com classe, o avançado do Sporting deixou o guardião adversário cair e disparou para o 3-1, dilatando a vantagem verde e branca. Já perto do final, aos 85 minutos, numa transição rápida, Balakov ofereceu o poker a Cadete, que não desperdiçou. Para fechar as contas, Douglas fez o 5-1 aos 88 minutos.
Nota para o 11 inicial do Sporting nesta partida. Marinho Peres fez alinhar Tomislav Ivkovic (GR), Leal, Paulo Torres, Marinho, Luisinho, Peixe, Krassimir Balakov, Douglas, Luís Figo, Jorge Cadete, Ivaylo Ioradanov. No decorrer do encontro e já na segunda parte, o técnico brasileiro lançou Litos e Filipe.
A temporada de 1991/92 haveria de ser a mais produtiva da carreira de Jorge Cadete com a camisola do Sporting. Em 38 encontros, o antigo internacional português apontou 26 finalizações certeiras, sendo, por larga margem, o melhor marcador do Clube de Alvalade nessa época. Iordanov (10 golos), Balakov (7) e Leal (5) foram os senhores que se seguiram.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Jorge Cadete realizou 203 encontros e marcou 81 golos. O avançado fez formação nos leões e estreou-se pela equipa principal diante do Rio Ave, a 23 de agosto de 1987. Na sua carreira, o antigo futebolista representou emblemas como o Académica de Santarém, Vitória de Setúbal, Brescia, Celtic, Celta de Vigo, Benfica, Bradford City, Estrela da Amadora, Partick Thistle, Pinhalnovense e São Marcos.
Recentemente, em declarações exclusivas ao Leonino, Jorge Cadete deixou rasgados elogios a um atleta do Sporting que tem dado bastante nas vistas. Ao nosso Jornal, o antigo avançado do Clube de Alvalade abordou, também, as recentes arbitragens nos jogos dos verdes e brancos, considerando que as mesmas têm prejudicado os leões.
Confira o poker de Jorge Cadete no União da Madeira 1 – 5 Sporting:
Partida referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic ficou marcada por um suposto escândalo de arbitragem, que afinal é injustificado
|
Está a ser um dos maiores casos da jornada 29 da Liga Portugal Betclic. O Benfica - Arouca jogou-se no passado domingo, dia 13 de abril, e terminou com empate a duas bolas que colocou o Sporting de volta ao 1º lugar do campeonato nacional. No entanto, um lance com Otamendi está a dar que falar.
Corria o minuto 70 no Estádio da Luz quando António Nobre viu infração de Otamendi dentro da área do Benfica. O árbitro apontou para a marca de grande penalidade, mas o VAR chamou-o para revisão. O juiz da partida acabou por manter a sua opinião e manter a decisão de penálti, que o Arouca concretizou pouco depois.
Os encarnados não ficaram nada convencidos com a decisão de António Nobre, que gerou uma onde de protestos devido ao penálti, supostamente, mal assinalado. Surgiram, entretanto, imagens que parecem desmentir os adeptos do Benfica, e dar razão aos do Arouca, uma vez que o contacto entre os jogadores parece inegável.
Nas imagens que o Leonino disponibiliza, acima, o contacto entre Otamendi e o avançado do Arouca parece inegável, sendo que António Nobre terá considerado que esse impacto seria suficiente para apontar para a marca dos 11 metros.
O jogo, de resto, contou com vários lances de protestos para jogadores e equipa técnica do Benfica. Alguns especialistas de arbitragem já vieram, entretanto, esclarecer todos os lances polémicos da partida.
Reveja, em baixo, o lance do penálti de Otamendi no Benfica - Arouca:
La Liga e Premier League são apenas dois dos campeonatos europeus que, esta segunda-feira, contam com interessantes jogos para ver no descanso da sua casa
|
Para abrir a semana, há um conjunto de jogos relevantes em diferentes campeonatos europeus, começando pela La Liga Hypermotion, com o Huesca a receber o Málaga. Este encontro opõe duas equipas históricas do futebol espanhol. Em Itália, o Napoli defronta o Empoli, enquanto que em Inglaterra, para a Premier League, teremos um duelo equilibrado entre Bournemouth e Fulham.
No 'país vizinho', o Atlético de Madrid mede forças com o Valladolid, com os colchoneros a quererem manter a pressão sobre os líderes do campeonato e assegurarem o seu lugar na Liga dos Campeões da próxima época. No mesmo horário, em Inglaterra, a Championship oferece um Hull City - Coventry City e, para fechar este alinhamento, em Portugal, o CD Mafra recebe o FC Penafiel.
Veja, abaixo, quais os jogos agendados para esta segunda-feira, dia 14 de abril:
• Huesca - Málaga: 19:30, LaLiga Hypermotion, DAZN 3;
• Napoli - Empoli: 19:45, Serie A, SportTV 2;
• Bournemouth - Fulham: 20:00, Premier League, DAZN 1;
• Atlético de Madrid - Valladolid: 20:00, La Liga, DAZN 2;
• Hull City - Coventry City: 20:00, EFL Championship, SportTV 3;
• CD Mafra - FC Penafiel: 20:15, Liga Portugal 2, SportTV 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Jogo grande no Brasileirão com muitos antigos elementos dos quadros dos leões presentes em campo. Partida ficou marcada por polémica com juiz
|
Decorreu, na madrugada de domingo para segunda feira, dia 13 para 14 de abril, um dos jogos grandes da jornada do Brasileirão, o São Paulo - Cruzeiro. A partida terminou com empate a uma bola, num jogo que contou com muitos ex Sporting em campo.
Do lado do São Paulo, alinhou no 11 titular Cédric Soares, jogador formado no Sporting que, aos 52 minutos, realizou uma grande assistência para Ferreirinha inaugurar o marcador. O Cruzeiro, equipa orientada por Leonardo Jardim - que recentemente foi comparado com Arjen Robben - contou com Matheus Pereira de início, num jogo onde Bolasie não foi convocado por estar indisponível. Os visitantes chegaram ao empate aos 65', por Kaio Jorge.
Um dos momentos do encontro ocorreu aos 73 minutos da partida, quando Matheus Pereira pediu que um jogador contrário, em dificuldades, fosse substituído. O árbitro não gostou e mostrou amarelo ao ex Sporting, mas com dificuldades - porque não sabia quem era o jogador. Na transmissão televisiva foi possível ver o juiz a dizer o seguinte, em direção do seu assistente: "Qual é o nome dele, mesmo? Do camisola 10". Matheus Pereira ficou incrédulo: "Ele não sabe o meu nome", exclamou.
No final da partida, Cédric falou com os jornalistas e aproveitou para fazer uma análise à sua experiência no Brasil: "Não é inferior, é diferente. Há coisa nas europa que se trabalha muito, é um futebol mais continuo, hoje foi um jogo mais parado. Os jogadores são inteligentes, têm muita força, são técnicos. Ás vezes o jogo, taticamente, parte mais. Não é difícil ou fácil, é muito competitivo, há muitos duelos. O Brasileirão é diferente dos outros campeonatos, mas não é mais fácil. O campeonato é bastante interessante e competitivo e eu estou a gostar bastante", disse o lateral direito formado no Sporting.
Terminada a jornada no Brasileirão, o empate significa que nenhuma das equipas está a realizar um grande arranque de época. O Cruzeiro é 12º, depois de dois jogos sem vencer, e o São Paulo é 15º, só com empates registados até ao momento.