
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No dia 22 de fevereiro de 1922, na deslocação do Sporting ao reduto do União da Madeira, Jorge Cadete teve um dia que ficará para sempre como um dos melhores da sua carreira. Em jogo a contar para a 23.ª jornada do Campeonato Nacional, o antigo futebolista verde e branco apontou um poker.
O encontro até nem começou da melhor maneira para o Sporting. Logo aos 8 minutos, Manu apontou o primeiro golo da partida para o União da Madeira. Esse resultado haveria de perdurar até ao intervalo, mas a reação verde e branca não se fez esperar e, no regresso dos balneários, os comandados de Marinho Peres vierem com tudo.
Aos 51 minutos, Jorge Cadete deu início a uma exibição memorável. Após cruzamento do corredor esquerdo, de Litos, o avançado cabeceou para o fundo das redes, igualando a contenda (1-1). Pouco depois, aos 63’, Figo lançou Balakov na profundidade e o búlgaro assistiu Cadete, que desviou para o 2-1.
Aos 67 minutos, Figo voltou a estar em destaque e colocou Jorge Cadete na cara do guardião adversário. Com classe, o avançado do Sporting deixou o guardião adversário cair e disparou para o 3-1, dilatando a vantagem verde e branca. Já perto do final, aos 85 minutos, numa transição rápida, Balakov ofereceu o poker a Cadete, que não desperdiçou. Para fechar as contas, Douglas fez o 5-1 aos 88 minutos.
Nota para o 11 inicial do Sporting nesta partida. Marinho Peres fez alinhar Tomislav Ivkovic (GR), Leal, Paulo Torres, Marinho, Luisinho, Peixe, Krassimir Balakov, Douglas, Luís Figo, Jorge Cadete, Ivaylo Ioradanov. No decorrer do encontro e já na segunda parte, o técnico brasileiro lançou Litos e Filipe.
A temporada de 1991/92 haveria de ser a mais produtiva da carreira de Jorge Cadete com a camisola do Sporting. Em 38 encontros, o antigo internacional português apontou 26 finalizações certeiras, sendo, por larga margem, o melhor marcador do Clube de Alvalade nessa época. Iordanov (10 golos), Balakov (7) e Leal (5) foram os senhores que se seguiram.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Jorge Cadete realizou 203 encontros e marcou 81 golos. O avançado fez formação nos leões e estreou-se pela equipa principal diante do Rio Ave, a 23 de agosto de 1987. Na sua carreira, o antigo futebolista representou emblemas como o Académica de Santarém, Vitória de Setúbal, Brescia, Celtic, Celta de Vigo, Benfica, Bradford City, Estrela da Amadora, Partick Thistle, Pinhalnovense e São Marcos.
Recentemente, em declarações exclusivas ao Leonino, Jorge Cadete deixou rasgados elogios a um atleta do Sporting que tem dado bastante nas vistas. Ao nosso Jornal, o antigo avançado do Clube de Alvalade abordou, também, as recentes arbitragens nos jogos dos verdes e brancos, considerando que as mesmas têm prejudicado os leões.
Confira o poker de Jorge Cadete no União da Madeira 1 – 5 Sporting:
Clube de Alvalade tem jogador muito bem referenciado, mas atual situação do atleta no mercado inviabiliza eventual chegada ao plantel de Rui Borges
|
O Sporting não vai contratar Richard Ríos ao Palmeiras. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o médio de Abel Ferreira está bem cotado pelo departamento de observação dos verdes e brancos, mas vários fatores inviabilizam o negócio com os brasileiros.
O internacional colombiano é muito apreciado pelos responsáveis do Sporting, mas o crescente interesse de outros emblemas inviabiliza o negócio. Para já, Richard Ríos é desejado por Porto, Tottenham, Nottingham, Crystal Palace, Newcastle, Manchester United e Atlético de Madrid, o que dá vantagem ao Palmeiras.
Tendo em conta o vasto lote de clubes que já questionou o verdão sobre uma possível transferência, Leila Pereira, presidente dos canarinhos, exige valores que não são comportáveis com a realidade da SAD do Sporting, principalmente porque Ríos não é uma necessidade extrema.
O Sporting estava disposto a desembolsar uma boa quantia pelo futebolista, mas o Palmeiras pede valores que rondam os 30 milhões de euros e até já terá rejeitado uma proposta do West Ham, uma vez que o verdão detém apenas 70% do passe do jogador.
Richard Ríos - avaliado em 16 milhões de euros - está no Brasil há seis anos, altura em que ingressou nos sub-20 do Flamengo. O médio foi contratado pelo Palmeiras, em 2023, ao Guarani, a troco de cerca de 1,4 milhões de euros. Em 2025, soma 33 jogos pela formação de Abel Ferreira, com a qual tem contrato até 2028.
Guardião termina, assim, uma ligação de oito anos ao emblema verde e branco, onde chegou na temporada desportiva de 2017/18
|
Agora sim, é oficial. Diogo Pinto é reforço do Estrela da Amadora. Através das redes sociais, os tricolores confirmaram, esta terça-feira, dia 24 de junho, a chegada do jovem guarda-redes de 21 anos, que deixa o Sporting em definitivo e prossegue carreira na Liga.
Ao todo, realizou três jogos pela equipa principal dos leões, tendo inclusive sido titular na Taça de Portugal de 2023/24, quando o Sporting saiu derrotado diante do Porto, no Jamor (2-1, após prolongamento). Na última época, Diogo Pinto foi utilizado em cinco encontros da equipa B, tendo feito parte do plantel principal às ordens de Rui Borges.
Diogo Pinto será assim uma das caras novas do conjunto orientado por José Faria, tendo assinado um contrato válido até 2028. Além dos mais, os dois clubes vão dividir o passe do jogador - um modelo cada vez mais utilizado pelos grandes portugueses - com os leões a receber ainda uma compensação financeira pelo atleta.
Antes da oficialização do negócio entre Sporting e Estrela da Amadora, o guardião, que esteve recentemente no Campeonato da Europa de Sub-21, colocou uma mensagem nas redes sociais, agradecendo aos leões pela longa passagem que teve no Clube de Alvalade.
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", disse antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic (Recorde AQUI).
Veja a publicação do Estrela da Amadora:
Nova aquisição do emblema verde e branco não esconde a ambição que o levou a assinar pelos leões e já aponta ao tricampeonato nacional
|
Giorgi Kochorashvili terminou a temporada em grande ao serviço do Levante, conseguindo o título de campeão da segunda divisão espanhola. O médio georgiano disse adeus de forma emocionada ao emblema do país vizinho e está ansioso pela estreia na equipa A, de Rui Borges.
Giorgi Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente em Alvalade"
"Levante significa família. Agora tenho de deixar a minha família para alcançar os meus objetivos e os meus sonhos, mas sinto que é o mesmo que quando deixei a Geórgia. Estou a deixar a minha casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande clube, com adeptos incríveis. Vi os últimos jogos da minha nova equipa e gostei muito. Agora quero sentir o ambiente em Alvalade", admitiu, em entrevista ao 'Superdeporte'.
O atleta reconhece que Cristiano Ronaldo é o seu ídolo de infância: "Quando era miúdo, sabia de onde vinham os grandes jogadores, incluindo Cristiano Ronaldo. Quando era miúdo, ele era o meu ídolo. Lembro-me que em 2012 ele veio à cidade desportiva de Tbilisi e a nossa reação foi inacreditável. Além disso, 12 anos mais tarde, joguei contra ele no Euro e ganhámos 2-0 a Portugal".
Giorgi Kochorashvili: "Quero que o Sporting continue a ser campeão"
O georgiano não esconde a ambição e já aponta ao tricampeonato. "Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que estão a fazer e, para mim, o objetivo será ajudar e contribuir para isso. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é dar o meu contributo no que for possível. Há muitos jogadores que são referências a nível europeu. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas, mas não pode faltar disciplina, trabalho e paixão".
A polivalência do atleta será aproveitada por Rui Borges, visto que pode atuar como trinco ou numa posição mais adiantada do meio campo. No setor intermédio, o treinador leonino também deverá continuar a contar com Morten Hjulmand, uma das peças-chave da equipa na conquista do bicampeonato e que vive dias felizes fora das quatro linhas.