Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jan 2025 | 11:14 |
Numa análise ao leque de jogadores à disposição de Rui Borges no Sporting, Rogério Azevedo, jornalista do jornal A Bola, destacou no programa Bola na Hora a dor de cabeça enfrentada pelo técnico com a gestão de jogadores como Pedro Gonçalves, lesionado desde o embate com o Braga, no novo esquema tático: 4x4x2.
"Sim é, e vai ser", começou por dizer, referindo-se à dor de cabeça causada pela gestão de jogadores no novo esquema tático da equipa leonina. Nesse sentido, perspetiva que futuramente, "Poderá recuá-lo (Pote) para médio, abdicando eventualmente de um dos dois médios ou jogando com três. Também já era uma dor de cabeça Ruben Amorim e posteriormente para o João Pereira, agora, parece-me que nenhum treinador português, e neste caso do Sporting, abdicará de uma dor de cabeça boa".
"Pedro Gonçalves provavelmente será nesta época, na época passada e já há algum tempo, excluíndo este ano e meio de Gyokeres, o jogador mais influente do Sporting", confessa, e acrescenta, “com a chegada de Gyokeres perdeu um bocadinho essa influência de marcar tantos golos, mas é um jogador preponderante na forma como constrói, como lança, como pensa o jogo, a forma como aparece a jogar entre linhas".
"Parece-me que é um jogador claramente a quem aquela frase do: "ele e mais dez" se aplica. Ou seja, será sempre Pedro Gonçalves e mais dez ou Pedro Gonçalves, Gyokeres e mais nove, como quisermos", compara, por fim, Rogério Azevedo.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, soma já cinco golos e seis assistências em 12 partidas, nas quais disputou um total de 884 minutos dentro das quatro linhas.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 190 partidas, 81 golos, 49 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Veja o comentário completo no vídeo abaixo:
Incidente no último encontro da Liga já foi analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol
09 Jan 2026 | 09:40 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 1.530 euros a Luis Suárez, na sequência dos incidentes ocorridos no final do jogo entre Gil Vicente e Sporting, no Estádio Cidade de Barcelos, que terminou em empate a uma bola na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Segundo o Mapa de Castigos, divulgado na quinta-feira, o avançado leonino foi punido após um momento de exaltação, situação descrita no relatório dos delegados ao encontro: "No final da partida, aquando do regresso das equipas aos balneários, o atleta do clube visitante, com camisola número 97, Suárez, deu uma pancada forte com a sua mão num vidro de separação da zona técnica (não tendo causado danos neste momento), pontapeando de seguida uma porta de vidro, tendo partido o material constituinte da mesma".
O processo enquadrou-se no Artigo 167.º do Regulamento Disciplinar, relativo à inobservância de outros deveres, sendo que, como já tinha sido antecipado, o jogador do Sporting arriscava apenas uma sanção pecuniária, entre os 360 e os 2.550 euros.
Recorde-se que o encontro terminou empatado (1-1) e ficou marcado por um ambiente tenso, com Luis Suárez a sair de campo visivelmente irritado, após sucessivas provocações e insultos vindos da bancada. O Sporting deverá ainda assumir os custos da reparação da porta danificada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.109 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.
Internacional português vestiu capa de herói em San Siro e garante ponto precioso para a equipa de Massimiliano Allegri num duelo de cortar a respiração
09 Jan 2026 | 09:38 |
Rafael Leão assumiu o papel principal no Milan – Genoa, um duelo vibrante que terminou com uma igualdade a um golo. O avançado luso foi decisivo ao evitar a derrota caseira em San Siro, resgatando um empate valioso para a equipa de Massimiliano Allegri num jogo marcado pelo sofrimento até ao fim.
O golo salvador surgiu apenas no tempo de compensação, ao minuto 90+2. Com o Milan em desvantagem no marcador, Rafael Leão respondeu da melhor forma a um pontapé de canto e enviou a bola para o fundo das redes. O lance, pleno de oportunidade, impediu a festa do adversário.
Olhando para a classificação, o Milan segue na perseguição ao líder. A equipa ocupa atualmente o segundo lugar da Serie A, com 39 pontos conquistados, estando a três pontos de distância do primeiro classificado, o Inter. O Napoli, com 38 pontos, está no terceiro posto.
Os rossoneri viram já as atenções para o próximo desafio, agendado para domingo, dia 11 de janeiro. A equipa visita a Fiorentina no Stadio Artemio Franchi, num encontro marcado para as 14h00. O jogo é relativo à 20.ª jornada da Serie A e a turma do antigo jogador do Sporting procurará regressar às vitórias.
Na temporada 2025/26, ao serviço do Milan, Rafael Leão – avaliado em 70 milhões de euros – leva 14 encontros disputados: 12 na Serie A e dois na Taça de Itália. Nos 926 minutos em que foi opção de Massimiliano Allegri, o antigo jogador do Sporting - que está prestes a garantir reforço - marcou oito golos e fez uma assistência.
Recentes afirmações do presidente do Clube de Alvalade não terão caído bem junto do emblema liderado por André Villas-Boas
09 Jan 2026 | 09:23 |
O Porto apresentou uma queixa formal contra Frederico Varandas junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência das declarações do presidente do Sporting após o triunfo frente ao Vitória de Guimarães (4-1), a 23 de dezembro.
Na zona mista do Estádio D. Afonso Henriques, o líder leonino deixou duras críticas ao passado da arbitragem nacional, apontando responsabilidades aos principais rivais e aos seus antigos presidentes, algo que não terá caído bem a André Villas Boas.
“Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração e crescemos assim”, afirmou Frederico Varandas no momento em questão.
Segundo informação revelada pelo jornal Record, a direção portista estranhou a ausência de qualquer reação por parte do Conselho de Disciplina da FPF e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, o que terá motivado a formalização da queixa contra o presidente do Sporting.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 42 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 39, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 49 pontos.