Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges foi apresentado como o novo treinador do Sporting a 26 de dezembro e enfrentará o seu primeiro desafio à frente dos leões no próximo domingo, 29 de dezembro. Na antevisão do clássico contra o eterno rival Benfica, o técnico leonino concedeu declarações aos jornalistas e negou ser mágico.
"Duas coisas importantes no jogo de amanhã: é um dérbi, e só por si motiva qualquer jogador. Todos querem grandes jogos. Essa parte, para mim, penso que é mais fácil lidar. Acho que estão motivadíssimos para jogar, ainda por cima em nossa casa", começou por referir.
"Vai haver momentos em que não vamos ser tão fortes, porque há uma clara adaptação aos métodos do novo treinador, independentemente do sistema. Há uma adaptação diária a tudo. É natural que amanhã, em alguns momentos, não haja tanta qualidade. Esqueçam isso. Mas lá está. A parte de atitude, aliada aos nossos adeptos que nos vão empurrar, será muito importante para o objetivo de chegar ao fim com a vitória".
Confrontado com a afirmação que fez no momento da sua apresentação: "Quando faltar inspiração, que não falte atitude", referiu que há uma que fará mais diferença este domingo. "Claramente a atitude. Como é óbvio, trabalhámos 72 horas. Não vou chegar aqui e fazer magia. Não sou mágico, longe disso. Dentro do que perspetivamos, é tentar entender e fazer algumas coisas específicas que nos podem fazer tirar partido".
"A equipa vai estar muito longe do que queremos, vai ser aos poucos, mas encontrei um grupo muito recetivo. E isso é importante. Se eles estiverem lá mesmo quando falharem uma interceção, um passe ou um posicinamento, a atitude tem de lá estar. Se a parte competitiva estiver lá, perante o ambiente depois em Alvalade - e os adeptos serão muito importante -, a atitude fará toda a diferença ao longo do jogo", rematou Rui Borges.
Relembrar que o Sporting vai defrontar o Benfica no dérbi de Lisboa, referente à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Será o primeiro jogo do novo treinador ao leme do Clube de Alvalade, depois do período em que João Pereira esteve aos comandos, e onde os leões conseguiram apenas três vitórias, um empate e quatro derrotas em oito partidas disputadas.
Em antevisão ao dérbi eterno frente ao rival Benfica, o treinador dos verdes e brancos admite atenção ao conforto dos seus jogadores
|
0Rui Borges foi apresentado como o novo treinador do Sporting no dia 26 de dezembro e enfrentará o seu primeiro desafio como técnico principal dos leões já três dias após a sua apresentação. Em conferência de imprensa, na antevisão do dérbi frente ao Benfica, o treinador leonino abordou as mudanças implementadas no plantel.
"Grandes equipas e grandes treinadores focam-se muito mais no que podem controlar. Pelo menos é assim que penso. Claro que vamos sempre para o lado estratégico, mas focamo-nos muito mais no que somos enquanto equipa, na ideia de jogo que perspetivamos".
Sendo que assumiu o comando da equipa apenas no dia 26, não esconde: "Para mim, mais difícil porque tenho pouco tempo e vamos ter um grande jogo, mas não é isso que me impede de estar com ambição e vontade de vencer enormes. E de sentir que vai ser um bom jogo".
Referindo-se ao conforto dos jogadores, tendo em conta as ideias que quer implementar no plantel leonino, refere que "Não olho para a frente, olho para o agora. Para o Benfica, só. Um jogo de cada vez. Este será um grande e belíssimo jogo, e é nisso que me foco. Penso no Vitória a seguir. Depois, em relação ao conforto, volto a dizer que gosto de sentir os meus jogadores o máximo confortáveis possível".
"Se não conseguir tirar rendimento deles, a equipa não consegue ter rendimento... E não consigo ser um melhor treinador. Vou impor coisas que não os façam sentir confortáveis? Não vai correr bem. Tento sempre entender o outro lado, não fugindo à nossa ideia. Mas vou percebendo algumas coisas. O sistema é muito relativo. O que me têm transmitido é que estão confortáveis, sentem-se bem e estão recetivos. Acredito que amanhã estarão muito preparados para a exigência do jogo", rematou Rui Borges.
Relembrar que o Sporting vai defrontar o Benfica no dérbi de Lisboa, referente à décima sexta jornada da Liga Portugal Betclic. Será o primeiro jogo do novo treinador ao leme do Clube de Alvalade, depois do período em que João Pereira esteve aos comandos, e onde os leões conseguiram apenas três vitórias, um empate e quatro derrotas em oito partidas disputadas.
Jovem lateral-esquerdo português pode estar de saída do emblema francês; Antiga cara conhecida dos leões está muito atenta à situação do jogador de 22 anos
|
0Nuno Mendes está a viver a sua quarta temporada no Paris Saint-Germain (PSG), clube com o qual tem contrato até junho de 2026. No entanto, as negociações para a renovação do seu vínculo não estão a satisfazer o jogador. O ex-Sporting já recusou várias propostas de prolongamento feitas pelos parisienses e exige um aumento salarial, considerando-se um titular indiscutível na equipa. Ruben Amorim está atento à situação.
Segundo a RMC Sport, o internacional português está agora disposto a deixar o PSG, mas apenas no final da temporada. Há vários clubes interessados no seu futebol, sendo o Manchester United um dos principais pretendentes. A transferência de Nuno Mendes para o clube inglês poderia também significar um reencontro com o trinador com quem trabalhou no Sporting.
Recentemente, surgiram notícias que indicam que Ruben Amorim não está satisfeito com os laterais do Manchester United, nomeadamente Luke Shaw e Tyrell Malacia. Por isso, a posição de defesa esquerdo/ala esquerdo surge como uma das principais prioridades de reforço para o treinador português.
Recorde-se que Nuno Mendes começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Rúben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.
Ao longo do seu caminho no emblema verde e branco, o defesa-esquerdo conquistou uma Taça da Liga, uma Supertaça Cândido de Oliveira e um Campeonato Nacional, antes de rumar aos franceses do Paris Saint-Germain, no mercado de verão de 2021.
Avançado sueco está habituado a fazer manchetes e o seu registo goleador durante a presente época tem sido motivo para isso, ainda mais quando comparado
|
0Apesar de um período conturbado em Alvalade, marcado pela saída de Ruben Amorim para Manchester e pelo reinado de João Pereira, houve um fator que nunca mudou: Viktor Gyokeres continua a marcar golos. O avançado sueco do Sporting leva um registo invejável com a camisola verde e branca - 18 golos em 15 jogos - e, em vésperas do dérbi da capital, salta à vista um dado estatístico: O ponta de lança leonino já marcou, esta época, mais golos que todo o trio de ataque do Benfica: Pavlidis, Di María e Akturkoglu.
Quando se olha para o total de golos acumulados pelos três avançados do Benfica, o resultado é ainda mais notável. Akturkoglu, Di María e Pavlidis somam juntos 16 golos, ou seja, dois a menos do que o sueco do Sporting. Esta disparidade reforça a importância de Gyokeres no ataque dos leões, que tem sido uma verdadeira força da natureza.
Ao considerar todas as competições, incluindo seleções, Gyokeres mantém uma vantagem significativa. O avançado do Sporting acumulou 2739 minutos em 32 jogos, nos quais marcou 36 golos e fez nove assistências. O ataque do Benfica também alcançou a marca de 36 golos, mas, individualmente, o avançado sueco continua a ser o mais produtivo. Akturkoglu lidera a lista interna das águias com 16 golos.
Além disso, o Viking de Alvalade apresenta o maior valor de mercado entre os quatro jogadores, segundo o site especializado Transfermarkt. O sueco está avaliado em 75 milhões de euros, enquanto Akturkoglu surge com 25 milhões, Pavlidis com 23 milhões e Di María com apenas 3 milhões. O avançado do Sporting é, também, um dos jogadores mais cobiçados do mercado e vários clubes europeus estão de olho na sua contratação.
Gyokeres também tem um desempenho destacado nos confrontos diretos com o Benfica. Em quatro jogos disputados até agora entre as duas equipas, duas meias-finais da Taça de Portugal e duas partidas para o campeonato, o avançado leonino venceu duas vezes, com mais um empate e uma derrota, tendo ainda marcado dois golos.