
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024, e não viveu os dias mais fáceis em Alvalade, ao pegar numa equipa com muitas lesões depois de um período negativo de resultados. O treinador conseguiu dar a volta e chegou, agora, a uma marca histórica: não somou qualquer derrota nos primeiros 15 jogos da Liga de leão ao peito.
Comparando o técnico de Mirandela com alguns dos últimos nomes que passaram no banco de Alvalade, há vantagem para Rui Borges. Ruben Amorim, por exemplo, perdeu ao seu nono jogo na Liga, apesar de o contexto ser muito diferente, visto que o ex Sporting pegou na equipa em março, mas o campeonato parou, pouco depois, devido à pandemia.
Também Jorge Jesus não conseguiu chegar à marca dos 15 jogos invicto. O treinador português, que se juntou ao Sporting depois de uma passagem pelo Benfica, conseguiu atingir o registo de 13 jogos até somar a primeira derrota pelos leões, em 15/16.
Para encontrar um registo semelhante, é preciso recuar quase 30 anos, à época 95/96. Nessa altura, Octávio Machado fez os últimos jogos da temporada pelos leões, sem perder nenhum. Passou a treinador adjunto no início da época seguinte, mas a meio do ano assumiu o cargo principal de novo, e continuou um caminho que o levou aos 18 jogos sem derrotas pelo Sporting, ainda que com um interregno pelo meio.
Rui Borges mete, então, os olhos nesta marca como objetivo para o resto da época. Isto porque, para chegar aos 18 jogos invictos, o treinador leonino tem de garantir que o Sporting não sai derrotado do dérbi no estádio da luz, que pode muito bem ditar o vencedor da presente edição do campeonato nacional.
Leões querem mão pesada do organismo que tutela o futebol português depois de Bruno Lage ter admitido 'falcatrua' em Guimarães
|
O Vitória - Benfica terminou com triunfo encarnado, por 3-0. O encontro ficou marcado pelos cartões amarelos forçados de Florentino Luís e Ángel Di María, que falham a próxima partida estando 'livres' para o dérbi diante do Sporting. Os leões aguardam, no entanto, possível castigo à dupla encarnada.
Em 2019, Petit, à data no comando técnico do Marítimo, revelou que Joel Tagueu e Edgar Costa viram amarelos forçados diante do Feirense, para falharem o encontro com o Benfica. Tais declarações - semelhantes às de Bruno Lage no final da partida em Guimarães - valeram uma multa aos envolvidos, aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
O técnico teve de pagar 1.430 euros, enquanto que os dois avançados foram multados em 765 euros, sem qualquer suspensão. No entanto, o jornal Record relembra que, no mesmo ano, a UEFA castigou Jesús Corona por ter uma atitude semelhante diante do Schalke. O extremo do Porto ficou um jogo de fora.
O diário desportivo revela que o Regulamento Disciplinar da Liga não menciona os cartões forçados, mas existe "um artigo onde atos deste género poderão ter enquadramento", e que foi utilizado nas multas aos jogadores do Marítimo, no qual se lê: "As pessoas e entidades sujeitas à observância das normas previstas neste Regulamento devem manter conduta conforme aos princípios desportivos de lealdade, probidade, verdade e retidão em tudo o que diga respeito às relações de natureza desportiva, económica ou social".
O Sporting aguarda agora uma atitude do Conselho de Disciplina da FPF - agora presidida por Pedro Proença - que poderá, caso entenda, aplicar uma suspensão à dupla do Benfica. Mediante a data da decisão, Florentino e Di María estarão em risco para o dérbi.
Extremo verde e branco tem estado em grande destaque no ano de estreia, com exibições que lhe valeram a mudança para o Chelsea
|
Geovany Quenda tem sido um dos grandes destaque do Sporting na presente temporada. O extremo foi, no passado sábado, dia 19 de abril, visitar o seu antigo clube, o Damaiense, onde entregou os prémios do torneio de futebol de formação que estava a decorrer.
O extremo foi titular no Sporting - Moreirense da passada sexta feira, dia 18 de abril. Ajudou os leões a conseguir uma vitória por 3-1, muito importante para a luta do campeonato que os verdes e brancos travam, atualmente, com o Benfica.
No dia a seguir ao jogo, realizou o habitual treino de recuperação reservado aos titulares, da parte da manhã. À tarde seguiu para o campo do Damaiense, onde deu os primeiros toques na bola. Geovany Quenda foi o patrono do 10.ª edição da Damaiense Páscoa Cup, torneio de formação organizado pelo clube da Damaia.
Geovany Quenda assitiu às finais dos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis, e no final de todos os jogos, fez parte das cerimónias de entregas de prémios, onde ficou com a responsabilidade de dar os galardões às equipas vencedoras.
Relembrar que Geovany Quenda nasceu para o futebol no Damaiense, antes de uma curta passagem pelo Benfica. Mudou-se, de seguida, para o Sporting, onde se destacou. Estreou-se na equipa principal na Supertaça, no início da temporada, e desde então conquistou o seu espaço no plantel verde e branco, sendo neste momento o único jogador com participação em todos os jogos dos leões esta época.
Partida acabou em empate sem golos para qualquer das formações e antigo jogador dos leões não ficou satisfeito com questão colocada
|
O Vasco da Gama - Flamengo, válido para a quinta jornada do Brasileirão, terminou com um 0-0. Na flash interview realizada ao intervalo, Nuno Moreira, antigo jogador do Sporting, não gostou de uma pergunta que lhe foi colocada e acabou por rebater as afirmações da imprensa.
"Nuno, o que tentaram neste primeiro tempo que acabou por não dar certo?", questionou uma jornalista, deixando o extremo algo insatisfeito com a pergunta. "Porque é que não deu certo? Tivemos oportunidades assim como eles, mas isto são duas equipas a jogar futebol. Umas vezes eles vão-nos ultrapassar, outras vezes seremos nós, faz parte", apontou o ex Sporting.
"Acho que fizemos uma boa primeira parte e agora nos minutos finais, se calhar devido a algum cansaço, não conseguimos ter tanto a bola e a pressão não está a sair tão bem e vamos retificar agora no intervalo, mas, para mim, a primeira parte é positiva", atirou Nuno Moreira.
O marcador viria a não sofrer quaisquer alterações até ao final do encontro, apesar do claro domínio do Flamengo. O Vasco da Gama foi aguentando a pressão dos visitantes e a partida acabou mesmo por terminar sem golos, com as formações a dividirem pontos.
Apesar de nunca se ter estreado pela equipa principal do Sporting, Nuno Moreira fez um longo trajeto na formação do Clube de Alvalade, contando com mais de uma centena de encontros com a Listada verde e branca. Na última temporada nos leões, em 2020/21, na equipa B, o extremo realizou 25 encontros e marcou seis golos. Durante os vários anos em Alcochete, venceu dois campeonatos nacionais de juniores.
Confira o momento:
Foi corrido do Sporting e não coloca leões como favoritos ao bicampeonato: "Desperdiçou vantagem..."