
Futebol
Atleta dispensado por Ruben Amorim vale 45M e 'oferece' milhões ao Sporting
29 Ago 2025 | 14:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mai 2025 | 09:58 |
Rui Borges foi taxativo na palestra de arranque para a semana do dérbi: ninguém no balneário do Sporting está autorizado a entrar na Luz com o empate na cabeça. Com o bicampeonato à distância de uma vitória frente ao Benfica, o técnico leonino proibiu qualquer pensamento que não seja a conquista dos três pontos. O empate até pode garantir nova oportunidade na última jornada, mas o treinador quer resolver tudo na Luz.
O discurso foi claro e direto. Logo na manhã de terça-feira, após o dia de folga que seguiu a difícil vitória frente ao Gil Vicente (2-1), o treinador dos leões reuniu o grupo para traçar o plano de ataque ao dérbi. A ordem é para jogar com coragem e ambição, de olhos postos na vitória e no título. Afinal, os verdes e brancos não ganham na Luz desde dezembro de 2021 e Rui Borges quer quebrar esse jejum com a conquista do bicampeonato.
A mensagem colou com facilidade no grupo. Eduardo Quaresma, central que decidiu o último jogo com um golo salvador, foi exemplo disso mesmo: “Só dependemos de nós, sempre foi assim o campeonato inteiro e temos de ir com tudo para vencer o jogo. O importante é sermos campeões, não interessa se é aqui, na Luz ou com o Gil Vicente, importante é sermos campeões”, disse o 'camisola 72', mostrando que o espírito está alinhado com o do treinador.
Mas nem só de pressão se faz esta semana intensa. Rui Borges também pediu leveza e alegria no trabalho diário em Alcochete. O objetivo é evitar que o nervosismo tome conta do grupo e garantir que os jogadores encaram a preparação com cabeça fria. No final do treino de quarta-feira, os adeptos marcaram presença para dar mais um apoio emocional à equipa.
“Pode estar o título em causa, mas desde que sou treinador, os jogos grandes são aqueles em que sinto menos pressão, porque os jogadores estão motivados por eles próprios”, afirmou Rui Borges no último domingo. A mensagem foi curta, mas certeira. Em contagem decrescente para o dérbi do título, em Alvalade ninguém fala em empates. O Sporting vai à Luz com objetivo de ser campeão e a partida joga-se a partir das 18h00 do próximo sábado, 10 de maio.
Aproxima-se a pausa para os compromissos internacionais e a equipa das quinas já sabe com quem vai poder contar nos próximos jogos
29 Ago 2025 | 16:46 |
João Muniz, jogador da equipa B do Sporting, Geovany Quenda e Diogo Travassos foram convocados para a Seleção Nacional sub-21. Esta foi a primeira convocatória de Luís Freire à frente da equipa das quinas, que visa os encontros de apuramento para o Campeonato da Europa do escalão frente a Azerebaijão (5 de setembro) e Escócia (9 de setembro).
Além desta dupla de atletas do Sporting, foram chamados André Gomes, Diogo Pinto, João Carvalho, Gabriel Brás, Gonçalo Oliveira, José Sampaio, Leonardo Barroso, Tiago Gabriel, Tiago Parente, Dário Essugo, Diego Rodrigues, Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Afonso Amorim, Carlos Forbs, Fábio Baldé, Gustavo Varela, Roger Fernandes e Vivaldo Semedo.
Apesar de ter um começo de temporada algo apagado, Geovany Quenda mereceu a chamada de Luís Freire. O ala de 18 anos do Sporting tem sido presença regular no banco de suplentes leoninos, com Rui Borges a preferir lançar Geny Catamo no 11 inicial. Esta escolha do técnico de Mirandela tem vindo a levantar dúvidas de vários adeptos e comentadores.
Dos vários nomes com passagem pelo Clube de Alvalade, Diogo Travassos acaba por ser o grande destaque. Com contrato renovado com os leões até 2030, o lateral direito foi emprestado neste início de temporada ao Moreirense, num acordo válido até ao final desta época.
Não foi apenas nos sub-21 que o Sporting teve atletas chamados à Seleção Nacional. Na convocatória principal, escolhida por Roberto Martínez, o selecionador convocou Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves, para os jogos frente à Arménia e Hungria, com vista para a qualificação do Mundial 2026.
Após humilhante derrota frente ao Grimsby Town da quarta divisão, muito consideram que o futuro do técnico está em cheque nos red devils
29 Ago 2025 | 16:40 |
O futuro de Ruben Amorim no Manchester United está em causa. Após a humilhante derrota contra o Grimsby Town da quarta divisão inglesa, a contar para a segunda eliminatória da Taça da Liga, muitos consideram que o percurso do antigo treinador do Sporting nos red devils está em cheque.
Segundo informações avançadas pelo jornal The Guardian, muito dos pupilos do técnico português questionam o seu sistema de jogo no clube de Old Trafford de 3-4-3. O principal motivo por trás desta dúvida tem como base a utilização de três centrais.
Ainda assim, mesmo com o trabalho de Ruben Amorim em causa, o diário britânico acredita que o Manchester United de despedir o treinador que contratou ao Sporting em novembro de 2024: “O United não tem planos para despedir Amorim, mas há a sensação no clube de que, se os resultados não mudarem, a sua teimosia pode levá-lo a demitir-se em vez de mudar os seus métodos”.
Para além das táticas utilizadas, também a capacidade do treinador dos red devils enquanto gestor de pessoas foi questionada: “Existe também perplexidade em relação à sua abordagem no que toca à gestão de pessoas, que é vista por muitos intervenientes como bem-intencionada, mas por vezes contraproducente”.
Após ser dado como "condenado", surgem já uma série de nomes que podem suceder a Ruben Amorim, enquanto treinador do Manchester United. Associados a assumir este cargo, estão Gareth Southgate, Michael Carrick, Oliver Glasner, Mauricio Pochettino, Kieran McKenna, Zinedine Zidane, Marco Silva, Andoni Iraola e Xavi Hernández.
Treinador da formação azul e branca fez conferência de imprensa antes do clássico, onde deixou bicada ao Clube de Alvalade
29 Ago 2025 | 15:34 |
Francesco Farioli falou acerca das expulsões dos adversários do Sporting, neste início de temporada. Nestas primeiras três jornadas da Liga Portugal Betclic, os pupilos de Rui Borges jogou em superioridade numérica por duas vezes: frente ao Arouca e Nacional. Ainda assim, o técnico do Porto mostrou-se preparado para esse cenário.
Francesco Farioli: "Foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting"
“Nos últimos jogos, foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting. Em um terço dos jogos, jogaram contra 10 jogadores. Preparámos todos os cenários, em inferioridade também, só pelo sim pelo não”, responde o treinador azul e branco, na conferência de antevisão do clássico do próximo sábado.
A verdade é que Francesco Farioli parece ter memória curta. Nos últimos 13 confrontos entre Sporting e Porto, a turma de Alvalade teve 13 expulsões para apenas uma dos dragões. No último Clássico no Estádio do Dragão, a formação de Rui Borges acabou mesmo por jogar com nove homens, após as expulsões de Matheus Reis e Ousmane Diomande.
Fora das partidas frente ao Sporting, a última temporada passada do Porto foi marcada pelo número de vezes que os azuis e brancos jogaram contra 10 homens. Ao logo de toda a época 2024/25, os pupilos de Vítor Bruno e Martin Anselmi jogaram com mais um jogador em campo por 14 ocasiões diferentes.
O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Atleta dispensado por Ruben Amorim vale 45M e 'oferece' milhões ao Sporting
29 Ago 2025 | 14:43
Geny Catamo de saída do Sporting? Processo do extremo do Sporting pode mudar radicalmente
29 Ago 2025 | 14:39
Pedido de Rui Borges estava fechado no Sporting, mas negócio pode ter ido por água abaixo
29 Ago 2025 | 14:34