
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges foi taxativo na palestra de arranque para a semana do dérbi: ninguém no balneário do Sporting está autorizado a entrar na Luz com o empate na cabeça. Com o bicampeonato à distância de uma vitória frente ao Benfica, o técnico leonino proibiu qualquer pensamento que não seja a conquista dos três pontos. O empate até pode garantir nova oportunidade na última jornada, mas o treinador quer resolver tudo na Luz.
O discurso foi claro e direto. Logo na manhã de terça-feira, após o dia de folga que seguiu a difícil vitória frente ao Gil Vicente (2-1), o treinador dos leões reuniu o grupo para traçar o plano de ataque ao dérbi. A ordem é para jogar com coragem e ambição, de olhos postos na vitória e no título. Afinal, os verdes e brancos não ganham na Luz desde dezembro de 2021 e Rui Borges quer quebrar esse jejum com a conquista do bicampeonato.
A mensagem colou com facilidade no grupo. Eduardo Quaresma, central que decidiu o último jogo com um golo salvador, foi exemplo disso mesmo: “Só dependemos de nós, sempre foi assim o campeonato inteiro e temos de ir com tudo para vencer o jogo. O importante é sermos campeões, não interessa se é aqui, na Luz ou com o Gil Vicente, importante é sermos campeões”, disse o 'camisola 72', mostrando que o espírito está alinhado com o do treinador.
Mas nem só de pressão se faz esta semana intensa. Rui Borges também pediu leveza e alegria no trabalho diário em Alcochete. O objetivo é evitar que o nervosismo tome conta do grupo e garantir que os jogadores encaram a preparação com cabeça fria. No final do treino de quarta-feira, os adeptos marcaram presença para dar mais um apoio emocional à equipa.
“Pode estar o título em causa, mas desde que sou treinador, os jogos grandes são aqueles em que sinto menos pressão, porque os jogadores estão motivados por eles próprios”, afirmou Rui Borges no último domingo. A mensagem foi curta, mas certeira. Em contagem decrescente para o dérbi do título, em Alvalade ninguém fala em empates. O Sporting vai à Luz com objetivo de ser campeão e a partida joga-se a partir das 18h00 do próximo sábado, 10 de maio.
Treinador ex-Sporting tem hoje um novo duelo de extrema importância pelo Manchester United e o mesmo pode decidir a disputa de um troféu
|
Esta quinta-feira começa com mais uma jornada dupla do Europeu Feminino Sub-17, transmitida na Canal 11. Às 15h00, Itália e França defrontam-se num clássico do futebol europeu de formação e, mais tarde, às 18h00, é a vez de Espanha e Polónia entrarem em campo.
Às 20h00, o palco é dominado pelas competições da UEFA, com quatro jogos em simultâneo. Na Liga Europa, o Manchester United, de Ruben Amorim, recebe o Athletic Bilbao, na segunda mão da meia-final da prova, com os red devils a estarem em vantagem, para já, por 3-0.
No gélido Norte da Europa, para a mesma competição, o Bodo/Glimt tenta travar o poderoso Tottenham, com os ingleses a estarem mais perto da final, depois do triunfo por 1-3. Na Liga Conferência, o Chelsea enfrenta o Djurgarden depois de ter conseguido ganhar por 4-1, enquanto a Fiorentina mede forças com o Real Betis, estando a ganhar a eliminatória por 2-1.
A fechar o dia, a atenção vira-se para a América do Sul, com a disputa de dois jogos cruciais nas competições continentais. Na Taça Sul-Americana, o Deportes Iquique do Chile recebe o Atlético Mineiro, sendo que na Taça Libertadores há um Vélez Sarsfield - Olimpia agendado.
Veja, abaixo, a lista completa de jogos para esta quinta-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Itália - França: 15h00, Euro Feminino Sub-17, Canal11;
• Espanha - Polónia: 18h00, Euro Feminino Sub-17, Canal11;
• Manchester United - Athletic Bilbao: 20h00, Liga Europa, SportTV 5;
• Bodo/Glimt - Tottenham: 20h00, Liga Europa, DAZN 1;
• Chelsea - Djurgarden: 20h00, Conference League, DAZN 2;
• Fiorentina - Real Betis: 20h00, Conference League, DAZN 3;
• Deportes Iquique - Atlético Mineiro: 23h00, Copa Sul-Americana, SportTV 2;
• Vélez Sarsfield - Olimpia: 23h00, Libertadores, SportTV 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Emblema comandado pelo antigo jogador e treinador dos verdes e brancos conseguiu triunfo na Libertadores, com golo de atleta que não quis rumar a Alvalade
|
O Palmeiras, de Abel Ferreira, venceu o Cerro Porteño, por 2-0, em encontro válido para a quarta jornada da fase de grupos da Libertadores. Depois de ter triunfado no primeiro duelo, o verdão voltou a bater os paraguaios, com Vítor Roque a fazer um dos golos.
Apesar de o emblema brasileiro ser detentor das melhores oportunidades, a partida mostrou-se algo equilibrada, principalmente nos minutos iniciais. O marcador só foi desbloqueado aos 41', com Estêvão a fazer o primeiro golo do jogo, a passe de Lucas Evangelista.
O segundo tempo viu o adversário de Abel Ferreira procurar o empate, mas sem sucesso. O 2-0 final viria a aparecer já em tempo de compensação, aos 90+4', com Vítor Roque a fazer apenas o seu segundo golo em 14 jogos pelo Palmeiras, depois de não ter assinado com o Sporting.
O jogador brilhou no Brasileirão, pelo Athletico Paranaense, valendo-lhe uma mudança para o Barcelona. Na Catalunha, nunca conseguiu deixar a sua marca, sendo colocado na lista de transferências. No verão de 2024, o Sporting tentou a sua contratação, mas o avançado recusou e acabou por rumar ao Bétis.
Em Sevilha, Roque fez sete golos em 33 jogos e Abel Ferreira contratou-o em definitivo ao Barcelona por 25 milhões de euros. O Sporting, depois da nega do brasileiro, viria a avançar por Conrad Harder, que tem sido habitual suplente de Viktor Gyokeres.
Lateral formado na Academia Cristiano Ronaldo está na final da Liga dos Campeões e vai disputar encontro decisivo diante do Inter
|
O PSG de Nuno Mendes está na final da Liga dos Campeões, após vencer o Arsenal por 2-1 (3-1 nas duas eliminatórias). No final do encontro, Mikel Arteta, treinador dos gunners, lamentou a derrota, mas admitiu que Gianluigi Donnarumma, guardião parisiense, foi o melhor em campo nos dois encontros.
"Antes de mais, parabéns ao PSG por ter chegado à final, penso que merecíamos mais, o melhor jogador dos dois jogos foi o guarda-redes deles. Estou muito orgulhoso da equipa, porque não chegámos lá com toda a gente connosco. Jogámos contra uma das melhores equipas da Europa", admitiu, após o apito final.
Arteta afirmou que o plantel tem "jogadores muito jovens que viveram esta experiência pela primeira vez" e não há forma de "censurar" os atletas. "Tivemos oportunidades claras, mas o guarda-redes impediu-nos. Penso que a chave estava nas grandes áreas", continuou o espanhol.
"Onze vezes, onze vezes, o Marquinhos tentou no PSG e não ganhou (Liga dos Campeões). E continua a tentar, é para esse espelho que temos de olhar. Insisto que não acho que a melhor equipa tenha ganho os 180 minutos, até ouvi isso do banco do PSG", terminou.
Nuno Mendes e companhia vão agora disputar a final da prova milionária da UEFA, a primeira da carreira do ex Sporting. O encontro decisivo, diante do Inter, joga-se a partir das 20h00 do próximo dia 31 de maio (sábado), na Allianz Arena, em Munique.