Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Numa altura complicada para a equipa técnica aos comandos de Rui Borges, devido à onda de lesões que se vive no Sporting nos últimos meses, Ousmane Diomande tem assumido um papel central na defesa leonina, tendo-se tornado, no entretanto, num dos jogadores mais importantes para o treinador português dos leões. A SAD prepara, inclusivamente, a sua renovação.
O defesa central natural da Costa do Marfim tem estado em grande plano em duas frentes: primeiro porque, a par de Morten Hjulmand, é o único que alinhou em todos os minutos disputados sob os comandos de Rui Borges; em segundo lugar, porque tem demonstrado uma consistência a nível de desempenhos que talvez ainda não tivesse sido alcançada desde que se juntou ao Sporting.
Este elevado nível exibicional, numa altura em que tem alternado companheiros na defesa devido a lesões - Gonçalo Inácio e St. Juste têm sido os outros defesas centrais dos leões - é comprovado pelas estatísticas: depois de 18 jogos realizados no campeonato, Diomande é o jogador dos leões com mais duelos aéreos ganhos, mais recuperações de bola, mais passes efetuados e melhor eficácia de passe do plantel verde e branco.
Os desempenhos do defesa central são ajudados por dois fatores: em primeiro lugar, a robustez física de Diomande, que ajuda o jogador a manter-se livre de lesões numa altura de sobrecarga do calendário. Por outro lado, o facto de se sentir mais confortável num sistema tático com dois defesas, ao invés dos três centrais que o Sporting costumava utilizar com Ruben Amorim e João Pereira.
Há, no entanto, um fator que preocupa: não havendo Taça das Nações Africanas em 2025, o jogador pode ficar em Alvalade em janeiro e focar-se no Sporting. No entanto, o Ramadão está a chegar, altura em que Diomande será obrigado - devido à sua religião - a jejuar entre o nascer e o por do sol, incluindo em dias de jogo. Este período acontece entre 28 de fevereiro e 29 de março.
Leões estão muito ativos no mercado de inverno e tentaram mais um jogador muito bem referenciado. Negócio não avançou e o atleta vai mudar-se para outro clube
|
0O Sporting tem estado muito ativo no mercado de inverno, com a SAD leonina à procura de encontrar possíveis reforços para Rui Borges atacar o restante da temporada aos comandos do plantel verde e branco. Um dos nomes que foi muito associado aos leões foi Amar Dedic, mas o jogador parece ter deixado de ser opção, uma vez que a transferência para outro clube está cada vez mais perto.
O jogador, que atualmente representa o RB Salzburgo, estará muito perto de reforçar o Marselha, equipa treinada por Roberto De Zerbi. A informação foi avançada por Fabrizio Romano, comentador desportivo especialista no mercado de transferências.
O jornalista italiano escreveu, na sua conta pessoal da rede social X, a seguinte frase: "Olympique de Marselha estão em conversas avançadas para assinar Amar Dedic, do RB Salzburgo. Empréstimo com opção de compra, como tinha sido reportado".
Esta informação deve confirmar aquilo que já era esperado em Alvalade: o Clube não conseguiu a contratação do atleta, que agora foge a título definitivo aos leões. No entanto, os verdes e brancos, na figura do Presidente Frederico Varandas, já terão encontrado uma solução para o ataque dos leões: falamos de Biel, jogador brasileiro que está prestes a trocar o Bahia por Alvalade a troco de valores a rondar os oito milhões de euros.
Para além de Amar Dedic, outros nomes surgiram como possibilidades para reforçar o ataque do Sporting. Alisson, extremo brasileiro do União de Leiria, foi outro dos casos, mas o negócio também acabou por cair, presumivelmente, devido aos avanços alcançados nas negociações por Gabriel Teixeira - Biel - cujos desenvolvimentos terão deixado em stand by as outras possibilidades dos leões para o ataque.
Jogador passou pela equipa dos leões mas nunca conseguiu encontrar espaço, acabando por deixar o Clube. Tem tido sucesso no estrangeiro nos últimos anos
|
0Renato Veiga tem estado em destaque nos últimos tempos: depois de uma época positiva nos suiços do Basileia em 23/24, equipa para a qual se tinha transferido proveniente do Sporting, o jogador transferiu-se para o Chelsea no verão passado. Sem conseguir encontrar o espaço desejado, mudou-se já em janeiro, por empréstimo até ao fim da temporada, para a Juventus.
Fabio Celestini, que treinou Veiga na Suiça, concedeu, na passada sexta feira, uma entrevista ao jornal italiano Tuttosport, em que abordou as qualidades e o percurso do jogador português nos últimos meses, com uma comparação que se destaca. Mas antes, falou de como usava o jogador em campo.
"Pode desempenhar bem várias posições, mas eu utilizei-o como médio centro à frente da defesa. Assim aproveitei a sua proeminente capacidade física, a sua agressividade, a sua capacidade de jogar curto ou longo, o seu excelente pé esquerdo", começou por dizer.
Falou, depois, do percurso com o atleta na Suiça: "É um jogador que tem confiança nos próprios meios, um rapaz otimista por natureza. Sempre positivo. Quando cheguei ao clube encontrei-o e achei-o maturo. No início só fiz 2-3 coisas, era preciso colocar a equipa em ordem o mais rapidamente possível porque a equipa era última a 5 jornadas da penúltima e apostei na objetividade, simplicidade e solidez. Sem muitos floreados. A sua disponibilidade foi total. Tal como o seu espírito de abnegação", explicou Celestini.
Terminou, com uma comparação: "É um perfil interessante, importante. Em Turim deveria jogar como defesa-central, diga-se. Pode fazer grandes coisas mesmo nessa posição enquanto é menos dotado para jogar como lateral-esquerdo: quando necessário pode fazê-lo mas não é a sua posição ideal. Pode jogar como central numa defesa a quatro ou à frente de uma defesa a três. É um equilibrador. Pela sua capacidade física e versatilidade tentaria compará-lo um pouco a Desailly, do Milan de Capello", rematou.
Jogador inglês não tem tido época fácil, sem conquistar lugar no plantel verde e branco com nenhum dos três treinadores que passaram pelo banco leonino
|
0O Sporting anda muito ativo no mercado de inverno, não só na procura de reforços para Rui Borges - onde se destaca Biel, jogador que estará prestes a juntar-se aos leões - mas também tentando encontrar soluções para os excedentários do plantel. Tal parece ter acontecido com Marcus Edwards: a saída do jogador inglês parece cada vez mais uma certeza.
As informações são avançadas por Fabrizio Romano, comentador desportivo especialista na janela de transferências de futebol. O jornalista italiano partilhou uma mensagem através da rede social X em que dá conta do estado do negócio que pode levar Marcus Edwards para o Burnley, equipa que alinha em Inglaterra.
"Mais detalhes na história exclusiva de Edwards para o Burnley. Acordo verbal feito com o Sporting e aceite pelo jogador. Scott Parker foi uma chave do negócio, como tinha sido revelado. Empréstimo pelo valor de um milhão de euros, obrigação de compra por 12 milhões de euros baseada em condições especificas. Sporting retém 10% de uma futura venda", explicou Fabrizio Romano, jornalista italiano.
Estará, então, encontrada solução para Marcus Edwards, um "problema" que se vinha estendendo há algum tempo no plantel de Rui Borges. O jogador deverá abandonar num empréstimo inicial, que culminará numa obrigatoriedade de compra por parte dos ingleses. Os verdes e brancos podem faturar 13 milhões de euros, mais 10% de uma venda futura do extremo inglês.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).