
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges reagiu à vitória do Sporting frente ao Estrela da Amadora (3-0), garantindo que os leões controlaram a partida "do início ao fim" e mostrando-se feliz pela "energia" de toda a equipa. O técnico deixou ainda elogios aos adeptos verdes e brancos e abordou a falta de minutos de Biel, afirmando que são meras opções da equipa técnica.
O treinador referiu que a vitória não oferece contestação: "Controlámos o jogo do início ao fim: no 11 para 11, no 11 para 10 e no 11 para nove. Entrámos bem e podíamos ter feito golo. A partir dos 20 minutos, o Estrela da Amadora conseguiu adormecer o jogo e nós ficámos mais lentos", começou por dizer na conferência de imprensa.
No entanto, o técnico confessa que a o cartão vermelho a Guilherme Montóia ajudou ao triunfo: "Depois da expulsão, e com as linhas mais baixas, tínhamos de chegar à largura, criar situações de um para um e aproveitar micro-superioridades nos corredores. Mudámos isso ao intervalo, com a entrada do Geny Catamo, um jogador que nos dá essa capacidade de sair em acelerações – entrou muito bem e fez um grande jogo".
O timoneiro do Sporting deixou elogios a alguns dos seus pupilos: "Vai ser cada vez mais difícil ganhar jogos. As equipas são muito competitivas e temos de fazer a diferença nas poucas oportunidades que criarmos. Não fomos capazes disso na primeira parte, mas prefiro olhar para o colectivo e para a evolução dos jogadores a nível individual. Olho para o Quenda e está muito mais jogador, o Zeno está muito mais competitivo e entregue ao duelo desde que joga a médio. É um miúdo focadíssimo e que quer saber tudo sobre o jogo, começa a gostar de jogar no meio e isso nota-se".
Relativamente aos poucos minutos de Biel, o técnico preferiu destacar o coletivo e chutou a questão para canto: "Tem trabalhado imenso para melhorar e entrosar-se nas dinâmicas da equipa. São opções e todos as respeitam, cientes de que têm de dar o seu máximo, estando disponível para ajudar a equipa. Quando ganhamos, ganham todos e isso é muito claro", completou.
Jogador que esteve ausente dos relvados durante um largo período de tempo voltou à competição e já partilhou uma mensagem com os apoiantes
|
É uma das melhores notícias do ano para os adeptos do Sporting! Pedro Gonçalves - conhecido no mundo do futebol como Pote - está oficialmente de regresso à titularidade na equipa verde e branca, e já reagiu ao seu regresso, através das redes sociais.
"Joga e luta com a garra de um leão", escreveu Pote, nas suas redes sociais, junto com uma fotografia sua durante o encontro. A publicação conta, de momento com mais de 12 mil 'likes' e milhares de comentários de adeptos do Sporting, encantados com o regresso do português.
Apesar de ter sido titular pelo segundo encontro consecutivo - após ser escolhido por Rui Borges na partida da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave - Pote voltou a ser substituído, tal como em Vila do Conde, ao intervalo do encontro. O treinador explicou os motivos, após o término da partida no Bessa.
"Sim, era algo que também estava um bocadinho definido. O Pote tinha feito 45 minutos, não teve uma semana normal para recuperar", disse o Rui Borges, garantindo que já era sabido de antemão que o internacional português não podia cumprir a totalidade do jogo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 16 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 999 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Treinador verde e branco estará muito contente com o desenvolvimento de um jogador que o chegou a desiludir nos primeiros tempos em Alvalade
|
Os problemas com Conrad Harder parecem estar definitivamente ultrapassados. Rui Borges ficou muito agradado com a ação do jovem avançado dinamarquês, quando decidiu assistir Viktor Gyokeres, na reta final da partida frente ao Boavista - lance que deu o poker ao sueco. O facto de ter passado em vez de tentar o golo foi muito elogiado pelo treinador do Sporting.
O treinador dos verdes e brancos ficou bastante satisfeito com o enorme altruísmo de Conrad Harder, que permitiu o póker ao sueco, bem como a liderança da corrida pela Bota de Ouro. O técnico chegou até a elogiar a decisão do 'camisola 19', no final da partida.
"O Viktor dá muito à equipa, mas a equipa também lhe dá muito a ele e isso foi explícito no lance do quinto golo, em que o Harder assistiu. Tomou essa decisão e bem tomada", apontou Rui Borges, que já terá tudo esclarecido com o jovem dinamarquês, não existindo qualquer animosidade entre ambos.
Recorde-se que, no final do empate com o Braga (1-1), na jornada 28 do campeonato, o treinador do Sporting deu uma enorme dura a Conrad Harder, garantindo que o avançado "não segurou bolas e esteve muito trapalhão". No entanto, o atacante tem trabalhado para melhorar, mesmo jogando fora de posição.
Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 18 milhões de euros -, leva 43 jogos: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.545 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez dez golos e seis assistências.
Defesa central costa marfinense tem sido uma figura de destaque na estrutura verde e branca, mas está a dar muitas dores de cabeça ao treinador
|
Tem sido um dos grandes pilares da defesa do Sporting em 24/25. Ousmane Diomande tem estado em destaque pelos leões, mas vai estar de fora da próxima partida, devido a acumulação de cartões amarelos. Rui Borges vai ser obrigado a alterações no eixo defensivo dos leões.
O treinador dos verdes e brancos tem uma escolha a fazer: recuar Zeno Debast ou lançar Jeremiah St. Juste. Apesar das duas opções disponíveis, a mais sensata será dar a titularidade ao neerlandês, visto que a utilização de Morten Hjulmand está ainda em discussão.
Se o capitão dos leões não for a jogo, recuar Zeno Debast obrigaria a duas entradas diretas para o meio-campo. Entre as opções há Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita - que já fizeram dupla noutros momentos - e ainda Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito ou outro jovem da equipa B.
No entanto, face às grandes dificuldades que o Sporting tem apresentado no miolo devido às várias lesões, é improvável que Zeno Debast deixe a posição uma vez que, apesar de estar a jogar adaptado, tem dado uma excelente resposta a Rui Borges.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 3 de maio, frente ao Gil Vicente. O encontro, a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por César Peixoto, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.