Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Dias deixou rasgados elogios a Francisco Trincão. O jornalista crê que, com a modernização do futebol, o extremo "jamais cumprirá o destino para o qual nasceu", mas o avançado do Sporting é, sem qualquer tipo de dúvida, um dos melhores e mais em forma do campeonato nacional - o que lhe vale muita cobiça.
"O futebol segue caminho na sofisticação das suas necessidades táticas e estratégicas. O processo é imparável e o tempo encarregou-se de alterar, por vezes exagerando, conceitos imutáveis durante décadas: os grandes guarda-redes passaram a ser avaliados também pela excelência do jogo com os pés", começou por dizer, ao jornal Record.
"Jogadores como Trincão jamais cumprirão o destino para o qual nasceram só à custa de obras-primas avulsas, mesmo aquelas que a memória perpetua no tempo. O talento para o excecional esteve lá sempre mas, a partir de certa altura, deixa de ser suficiente", garantiu.
"É preciso fazer cada vez mais, ser bom em tudo e melhorar a cada dia que passa. Com os mesmos requisitos técnicos de sempre, Trincão multiplicou por quatro ou cinco as ações de desequilíbrio em cada hora e meia, sinal de que a evolução tem muito de físico, de disponibilidade mental e da convicção de que os seus limites atléticos e futebolísticos estão muito para lá do que algum dia imaginou",
"Trincão está a massificar a exceção, a tornar vulgares momentos e ações que outros do mesmo ofício não se importariam de assinar uma vez sem exemplo. Rúben Amorim lançou-lhe o desafio de ser ainda mais intenso e comprometido; acentuar a energia e ter inteligência para aplicá-la consoante as necessidades do momento; sem beliscar o padrão criativo acrescentar-lhe elementos capazes de dar soluções ao processo coletivo. Trincão tornou-se uma fera a atacar e a defender", acrescentou.
"A três meses do final do ano, Trincão leva 12 golos em 2024, dando às palavras do ponta-de-lança sueco o fundamento de que muitos duvidaram na altura. Com números mais ou menos exuberantes consolidou-se como figura maior da equipa que melhor futebol pratica na Liga. E uma das mais completas da história recente do futebol português", terminou.