Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Jan 2025 | 15:47 |
A saída do lateral-direito Iván Fresneda, durante o mercado de transferências de janeiro, sofreu um revés por parte de Rui Borges. Conforme foi avançado, apesar de o empréstimo já estar parcialmente encaminhado, Rui Borges manifestou interesse em reavaliar o jogador.
De acordo com o jornal Marca, o internacional espanhol é apontado como a principal opção para ocupar o lugar de Thierry Correia, ausente desde outubro devido a lesão. No entanto, apesar do progresso nas negociações, a entrada de Rui Borges no comando técnico dos leões veio travar o processo já iniciado pela Direção de Frederico Varandas.
No jogo de estreia como treinador da equipa principal, Rui Borges protagonizou uma escolha ousada ao lançar o lateral-direito, que há vários encontros não fazia parte das opções, no dérbi eterno frente ao Benfica. A substituição ocorreu aos 72 minutos, após Eduardo Quaresma apresentar queixas físicas. Com o próximo desafio agendado para esta sexta-feira, 3 de janeiro, diante do Vitória de Guimarães, o técnico poderá voltar a confiar no grande alvo do emblema espanhol.
Na atual época de 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em sete milhões de euros – soma nove encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 255 minutos não tendo, para já, qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
De recordar que Iván Fresneda chegou ao Sporting para ocupar o lugar deixado por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o os leões até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros. Na altura, custou aos cofres de Alvalade uma quantia a rondar os 9 milhões de euros.
Confira o momento em que Iván Fresneda agradece o apoio aos adeptos do Sporting:
Na tribuna, Frederico Varandas foi insultado por adeptos do Santa Clara e quase atingido por uma garrafa de água arremessada das bancadas
10 Nov 2025 | 17:16 |
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou um processo de apuramento dos factos, após os incidentes registados no final do encontro entre Santa Clara e Sporting, marcado por polémica dentro e fora das quatro linhas.
O duelo da 11.ª jornada da Liga ficou marcada por um pós-jogo de alta tensão nos Açores. Depois do apito final, registaram-se momentos quentes junto ao túnel de acesso aos balneários, onde terá ocorrido uma tentativa de agressão a Pedro Gonçalves, jogador do Sporting.
Na tribuna, Frederico Varandas foi insultado por adeptos do Santa Clara e atingido por uma garrafa de água arremessada das bancadas. Durante a confusão, também Luís Neto, adjunto de Rui Borges, acabou por se envolver em confrontos verbais com elementos do banco açoriano.
Perante os acontecimentos, a APCVD decidiu abrir um processo de investigação para apurar responsabilidades e eventuais castigos. O organismo pretende recolher testemunhos e imagens de videovigilância para avaliar possíveis comportamentos violentos ou antidesportivos.
"Face às notícias difundidas em diversos órgãos de comunicação social, relativas a um arremesso de objeto — ilícito passível de constituir uma contraordenação — ocorrido na tribuna e dirigido a um dirigente, durante o jogo entre o Santa Clara e o Sporting, realizado no Estádio de São Miguel, a contar para a 11.ª jornada da 1.ª Liga, competição organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou um processo de contraordenação para apuramento dos factos (...) É também referida uma tentativa de agressão por parte de um jogador (...) A APCVD remeterá o reporte desta situação ao Ministério Público, bem como toda a informação que se afigure útil à prossecução da justiça", pode ler-se.
Jogador do Clube de Alvalade já não vai dar o seu contributo ao serviço de Portugal, após ter sofrido uma lesão no último encontro dos leões
10 Nov 2025 | 15:51 |
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, dia 10 de novembro, através dos seus meios oficiais, a convocatória de João Fonseca para a seleção sub-21, em substituição de João Muniz, defesa central do Sporting, que apresentou problemas físicos.
O jogador do Clube de Alvalade - que deverá ser emprestado em janeiro - foi dispensado dos trabalhos da seleção após ter sofrido uma lesão no último encontro da equipa secundária dos leões, tendo sido mesmo substituído ao intervalo. O jogador foi considerado indisponível e já não fará parte da concentração.
FPF: "João Muniz, após lesão contraída no jogo do Sporting B, foi considerado indisponível"
"João Muniz, após lesão contraída no jogo do Sporting B, foi considerado indisponível para ajudar a equipa neste momento competitivo e já não fará parte da concentração da equipa que acontece esta terça-feira, em Oeiras, com os trabalhos a decorrerem na Cidade do Futebol", pode ler-se no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Para o seu lugar foi chamado João Fonseca, defesa central do Benfica B, que se estreia assim no escalão sub-21. O jogador, de apenas 19 anos, já conta com 41 internacionalizações pelas camadas jovens. Portugal defronta a Chéquia no dia 18 de novembro, em partida a contar para a qualificação do Euro sub-21 de 2027.
Em 2025/26, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – soma, até ao momento, sete encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa principal, contabilizando um total de 628 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Internacional grego foi visto de muletas aquando da chegada da equipa verde e branca ao aeroporto para regressar a Lisboa, após jogo com o Santa Clara
10 Nov 2025 | 14:19 |
Está confirmado que Fotis Ioannidis está, realmente, lesionado. Na manhã desta segunda-feira, dia 10 de novembro, a Federação Grega de Futebol anunciou a dispensa do avançado do Sporting, após lesão na partida frente ao Santa Clara, no ligamento colateral interno do joelho direito.
No mesmo comunicado, os gregos ainda revelaram que Andrews Tetteh foi o escolhido por Ivan Jovanovic para ocupar o lugar do 'camisola 89' dos verdes e brancos, isto quando também foi obrigado a chamar Tasos Bakasetas devido a lesão de Constantelias.
Ioannidis lesionou-se durante a partida da 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no entanto, de acordo com o jornal Record, não sentiu dores em campo e terminou a partida com toda a normalidade. No entanto, já no hotel, acabou por apresentar algumas queixas que o levaram a abandonar os Açores com o auxílio de muletas, por precaução.
Depois dos exames já realizados em Lisboa - e que confirmaram a lesão ligamentar -, sabe-se agora que o avançado do Sporting pode ser baixa de Rui Borges durante quatro a seis semanas e deverá falhar o dérbi, frente ao Benfica, que está agendado para 5 de dezembro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 22 milhões de euros – soma 13 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 563 minutos, nos quais já apontou quatro golos e três assistências com a Listada verde e branca.