Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A saída do lateral-direito Iván Fresneda, durante o mercado de transferências de janeiro, sofreu um revés por parte de Rui Borges. Conforme foi avançado, apesar de o empréstimo já estar parcialmente encaminhado, Rui Borges manifestou interesse em reavaliar o jogador.
De acordo com o jornal Marca, o internacional espanhol é apontado como a principal opção para ocupar o lugar de Thierry Correia, ausente desde outubro devido a lesão. No entanto, apesar do progresso nas negociações, a entrada de Rui Borges no comando técnico dos leões veio travar o processo já iniciado pela Direção de Frederico Varandas.
No jogo de estreia como treinador da equipa principal, Rui Borges protagonizou uma escolha ousada ao lançar o lateral-direito, que há vários encontros não fazia parte das opções, no dérbi eterno frente ao Benfica. A substituição ocorreu aos 72 minutos, após Eduardo Quaresma apresentar queixas físicas. Com o próximo desafio agendado para esta sexta-feira, 3 de janeiro, diante do Vitória de Guimarães, o técnico poderá voltar a confiar no grande alvo do emblema espanhol.
Na atual época de 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em sete milhões de euros – soma nove encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 255 minutos não tendo, para já, qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
De recordar que Iván Fresneda chegou ao Sporting para ocupar o lugar deixado por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o os leões até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros. Na altura, custou aos cofres de Alvalade uma quantia a rondar os 9 milhões de euros.
Confira o momento em que Iván Fresneda agradece o apoio aos adeptos do Sporting:
Novo técnico do Clube de Alvalade não está satisfeito com as opções de que dispõe, nomeadamente Franco Israel e Vladan Kovacevic, e traça destino ao jovem de 20 anos
|
0Diego Callai não vai ser aposta no imediato para Rui Borges, sabe o Leonino. Apesar de o técnico não estar satisfeito com Franco Israel e Vladan Kovacevic, o novo treinador do Sporting sente que não é o momento ideal para lançar o jovem guardião de 20 anos na equipa A.
Além do mais, ao que o nosso Jornal apurou, a equipa técnica verde e branca sente que um empréstimo do guarda-redes nesta janela de mercado é um cenário em cima da mesa - consoante as propostas recebidas - uma vez que a falta de minutos de jogo por parte do atleta deixa os responsáveis leoninos apreensivos.
Diego Callai, é, neste momento, a terceira opção na hierarquia atrás de Vladan Kovacevic e Franco Israel. Contudo, a pouca utilização numa idade crucial para o seu desenvolvimento abre-lhe a porta da saída. O guardião não realiza qualquer jogo oficial há quase nove meses - desde maio ao serviço do Feirense.
O atleta, que chegou a Alvalade já há nove anos para a equipa dos sub-12 dos leões, leva desde então 55 jogos ao serviço da turma secundária do Sporting, tendo estado presente várias vezes nos treinos da equipa A e procura ainda a estreia pela formação principal.
O prodígio de 20 anos é encarado como uma das grandes pérolas do Clube de Alvalade. Ao serviço da turma fogaceira, na segunda metade da temporada passada, Diego Callai – avaliado em 1 milhão de euros – disputou, no total, 11 jogos, mantendo a baliza a zeros em três ocasiões e tendo-se apresentado a um bom nível. Em 2024/25, apesar de ter estado no banco da equipa A em 11 jogos, não soma qualquer minuto.
Treinador do Porto envolveu-se numa troca de palavras com Conrad Harder, avançado dos verdes e brancos, no final do encontro da Taça da Liga
|
0Após o encontro que terminou com um triunfo do Sporting (1-0) sobre o Porto, em jogo das meias-finais da Taça da Liga, Vítor Bruno envolveu-se numa troca de palavras com Conrad Harder. Na conferência de imprensa, Rui Borges disse não se ter apercebido dos motivos para o sucedido.
"Sinceramente, não posso responder, não dei conta, só vi a malta a separar. Acredito que pode ter sido no meio dos festejos, mas nada de extraordinário", comentou o treinador do Clube de Alvalade sobre o momento em que o técnico dos dragões dirigiuse, irritado, na direção do avançado leonino.
O ponta de lança do Clube de Alvalade ignorou o treinador portista e seguiu as celebrações. Na sequência, gerou-se alguma tensão entre elementos das duas equipas, mas tudo ficou rapidamente sanado. Nota ainda para Diogo Costa, que foi falar com Franco Israel.
Certo é que, com esta vitória diante do rival azul e branco, os comandados de Rui Borges aguardam agora por adversário no derradeiro encontro da competição. Na outra meia-final, o Benfica vai medir forças com o Braga na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro, às 19h45.
Desta forma, o Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 11 de janeiro. A final jogar-se-á às 19h45, também no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O Sporting procura erguer o quinto troféu na prova. A última conquista aconteceu em 2021/22 numa vitória diante do Benfica (2-1).
Treinador do emblema leonino foi questionado sobre se lateral do Vitória de Guimarães estaria numa lista de eventuais reforços em janeiro
|
0O Sporting venceu o Porto (1-0), em Leiria, graças ao golo de Viktor Gyokeres, e garantiu a presença na final da Taça da Liga, que se vai realizar no próximo sábado, diante do Benfica ou do Braga. Na conferência de imprensa, Rui Borges foi questionado sobre o interesse em Alberto Costa, lateral do Vitória de Guimarães, mas optou por elogiar Iván Fresneda, ala dos leões.
"O Alberto é um jogador do Vitória, não é do Sporting. Logo por aí, não posso falar mais do que isso. O Fresneda eu disse ontem na antevisão que é jogador do clube. É um jogador em quem acredito, tem trabalhado muito bem, tem uma personalidade muito boa, trabalha imenso".
"Hoje teve oportunidade, porque a mereceu. Fez um belíssimo jogo, uma primeira parte não tão bem em termos ofensivos, podia ter tomado decisões melhores, mas defensivamente esteve muito bem. A segunda parte foi muito boa em termos ofensivos e defensivos. O miúdo teve a oportunidade, agarrou-a, é jogador do Sporting e conto com ele sempre", afirmou.
De recordar que Alberto Costa, caso se mude para o Sporting, vai reencontrar Rui Borges, técnico que o lançou na equipa A dos vimaranenses antes de trocar o Vitória de Guimarães pelo emblema de Alvalade, depois da saída de João Pereira após uma crise de resultados.
O atleta tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros no contrato renovado em outubro até 2028. Formado no Vitória de Guimarães, Esta temporada, Alberto Costa leva 20 jogos, 15 como titular, pela primeira equipa dos vimaranenses, somando um golo e duas assistências.