Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

SARA CATARINA RIBEIRO: “QUEREMOS FAZER HISTÓRIA”

Atleta leonina projetou o regresso da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, em que o Sporting é o anfitrião

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Fev 2022 | 11:46 |

Icon Comentário0

Neste domingo, no Jamor, o Sporting vai ser o anfitrião da edição de 2022 da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, prova que regressa dois anos depois devido à pandemia de covid-19. Com cinco títulos europeus em jogo, o emblema Leonino estará representado com cinco equipas distribuídas por géneros e por dois escalões (Elite e sub-20), além da participação na estafeta mista de 4x1500 metros – uma novidade na prova. Em declarações ao canal do Clube, Sara Catarina Ribeiro, atleta Leonina da equipa feminina, projetou a nova edição da competição, na qual o Sporting tem um historial de relevo: os Leões somam 15 títulos na prova e as Leoas vão correr em casa como atuais Bicampeãs Europeias.

“Queremos estar no nosso melhor”
  • "Correr em casa é uma responsabilidade acrescida", considerou Sara Catarina Ribeiro, garantindo de seguida que o conjunto feminino está pronto para voltar ao palco europeu. A equipa vai apresentar-se nas melhores condições para dar o nosso melhor, tendo em conta que a nossa equipa já venceu as duas últimas edições. Mais do que ninguém, queremos estar no nosso melhor e, assim, poder representar da melhor maneira o nosso Clube. Vamos deixar tudo no Jamor”, afirmou.
Para preparar a Taça dos Clubes Campeões Europeus, a equipa de corta-mato do Sporting esteve em estágio em Albufeira, adiantou a atleta, ressalvando, porém, que "o trabalho tem vindo a ser feito desde o início da época", referiu, reforçando: "Só penso em dar o meu melhor contributo à equipa".
  • Embora as Leoas cheguem como vencedoras das duas últimas edições (2018 e 2019), Sara Catarina Ribeiro não escondeu que ainda sente "as borboletas na barriga" antes da partida, mas realçou a importância de fazer parte de "uma equipa competitiva a nível internacional".
“Quando representamos o Clube como equipa, temos mais responsabilidades”
  • "O facto de termos uma certa bagagem a nível competitivo deixa-nos um pouco mais à vontade para neste tipo de provas não nos deixarmos levar pela ansiedade. Quando representamos o Clube como equipa temos mais responsabilidade, porque estamos ao serviço do Sporting", sublinhou.
“Podermos fazer história num clube como o Sporting é muito bom”
  • "É muito gratificante e queremos retribuir para que o Clube continue a apostar no atletismo. Trabalhámos diariamente para isso e podermos fazer história e marcar o nosso nome num Clube com tanta tradição como o Sporting é muito bom".
Nesta conceituada prova europeia, as prestações individuais são postas ao serviço do coletivo, um trabalho de equipa que vai além dos próprios atletas.
“A supervisão do staff durante a corrida é muito importante”
  • "Vamos tendo feedback por parte do staff [durante a corrida] que está por fora a apoiar, porque quando estamos em competição o nosso objetivo, enquanto atletas, é chegar o mais à frente possível e não temos a melhor noção da importância que pode ter a nossa posição no momento. Essa supervisão é muito importante", contou Sara Catarina Ribeiro, antes de deixar um apelo aos adeptos Leoninos:
“Sentir alguém a ‘puxar’ por nós dá-nos uma força extra”
  • "Sentir alguém a ‘puxar’ por nós dá-nos uma força extra, por isso é importante também que os Sportinguistas possam estar presentes para ter esse apoio e, quem sabe, poder festejar todos juntos".


Fotografia de Sporting




Modalidades

Treinador do Sporting deixa aviso à equipa antes do dérbi com o Benfica: "O aspeto emocional..."

Técnico verde e branco vai comandar a sua equipa em mais um encontro contra os rivais encarnados, e prestou declarações onde falou do encontro

Técnico do Sporting vai comandar a sua equipa em mais um encontro contra o Benfica, e prestou declarações onde falou da partida
Técnico do Sporting vai comandar a sua equipa em mais um encontro contra o Benfica, e prestou declarações onde falou da partida

10 Out 2025 | 19:45 |

Icon Comentário0

Nuno Dias alertou para o facto de todos os dérbis serem jogos muito imprevisíveis, um dia antes da equipa de futsal do Sporting defrontar os rivais do Benfica, em jogo a contar para a Liga Placard, que vai decorrer no Pavilhão da Luz. O timoneiro dos leões prestou declarações acerca do encontro depois de marcar presença no Football Summit.


"Os dérbis são sempre jogos imprevisíveis, jogos em que o aspeto emocional muitas vezes ultrapassa aquilo que são os aspetos técnico-táticos", começou por explicar Nuno Dias, treinador do Sporting, aos microfones da Sporttv, na véspera do dérbi de Lisboa.


O treinador do Sporting prosseguiu, lembrando o último encontro entre Sporting e Benfica: "Jogos muito equilibrados, por vezes poderão, em alguns momentos, disparar no resultado como aconteceu na Supertaça, mas não quer dizer que não tenha sido um jogo equilibrado".


"O resultado é imprevisível, como é em todos os dérbis, seja em que modalidade for, no futsal, no futebol, no hóquei, no basquetebol, há de ser sempre assim", explicou, de seguida, lembrando esse fator importante dos jogos entre Sporting e Benfica - duas equipas que chegam com pleno de vitórias a esta partida.

Terminou, com uma reflexão sobre a sua função neste tipo de encontros: "É sempre uma emoção e cabe-nos a nós, treinadores, gerir essas emoções e ser o mais racional possível naqueles momentos em que as coisas são mais difíceis, mas é esse o nosso papel, ajudar os jogadores".



Modalidades

Exclusivo Leonino – Sporting deixa sério aviso a João Coelho antes de arranque oficial do voleibol

Equipa campeã do Clube de Alvalade tem objetivos bem definidos por parte da estrutura verde e branca, que aumentou o nível de exigência

Exclusivo Leonino - Sporting deixou claro junto de João Coelho que exige a conquista da Supertaça de voleibol, frente ao Benfica
Exclusivo Leonino - Sporting deixou claro junto de João Coelho que exige a conquista da Supertaça de voleibol, frente ao Benfica

09 Out 2025 | 13:51 |

Icon Comentário0

João Coelho está ciente de que o Sporting está a exigir a equipa verde e branca conquiste a Supertaça de voleibol, frente ao Benfica, sabe o Leonino. Frederico Varandas e a restante estrutura acreditam que a formação verde e branca aumentou o nível e que pode dar seguimento à conquista de títulos, isto depois de se ter sagrado campeã nacional.


O treinador prepara-se para começar a sua quarta temporada ao serviço do comando técnico dos leões, tendo conseguido superado todas as expetativas delineadas pelos responsáveis do Clube de Alvalade, que têm plena confiança no trabalho que tem vindo a ser realizado nesta secção.


João Coelho tem contrato até junho de 2028 e já conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal, uma Taça Federação e a última edição da Supertaça, em 2024. Desta forma, os leões querem dar seguimento ao projeto vitorioso que terminou com a hegemonia dos encarnados.


Apesar das saídas de Martin Licek, Vinícius Lersch, Yurii Synytsia, Breno Nascimento e Alejandro Vigil, o conjunto verde e branco manteve a espinha dorsal da equipa e conta com os reforços Lourenço Martins, Mads Kyed Jensen, Marx Aru, Jan Pokersnik e Sergey Grankin.

O encontro da Supertaça de voleibol está marcado já para o próximo sábado, dia 11 de outubro, frente ao Benfica. A partida diante da formação encarnada, orientada por Marcel Matz, está marcado para as 16h00, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.



Modalidades

Treinador do Sporting desfaz equipa e fala em "minutos desastrosos" que custaram pontos

Técnico dos verdes e brancos não mediu as palavras após o novo encontro da turma de Alvalade, cuja exibição ficou aquém do esperado

Ricardo Costa abordou a pesada derrota da equipa de andebol do Sporting para a Champions da modalidade, frente ao Nantes
Ricardo Costa abordou a pesada derrota da equipa de andebol do Sporting para a Champions da modalidade, frente ao Nantes

09 Out 2025 | 08:50 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting perdeu frente aos franceses do Nantes, por 39-28, na última quarta-feira, dia 8 de outubro, em jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões. No final da partida, Ricardo Costa abordou a derrota pesada dos leões e assumiu-se como principal responsável.


"Foram 30 minutos desastrosos da nossa parte. Na 2.ª parte, tentámos, mas quando se começa desta forma é impossível ganhar na Champions", começou por dizer, em declarações à Sporting TV, uma vez que os verdes e brancos foram para o intervalo a perder por 23-11.


Ricardo Costa: "Não é dia de puxar orelhas"


"A diferença hoje foi essa. Hoje, o Nantes foi uma equipa completamente concentrada e bem preparada. O principal responsável da derrota sou eu, porque acho que não consegui preparar o jogo da melhor forma, por muitos fatores. Não é dia de puxar as orelhas, mas sim de ser mais um a apoiar. Foi realmente uma partida muito fraca da nossa parte. O Nantes voltou a mostrar que é superior ao Sporting", atirou ainda.

Ricardo Costa: "Para ganhar não podíamos sofrer mais de 32 ou 33 golos"


"Por muito que nos digam que somos uma das melhores equipas do mundo a jogar, há premissas das que não podemos abdicar, senão somos uma equipa normal. Hoje fomos uma equipa normal contra uma grande equipa. Faltou tudo. O início não foi o que esperávamos. Entrámos frios na defesa, tínhamos de fazer mais faltas e o Nantes é uma das melhores equipas a defender. Para ganhar não podíamos sofrer mais de 32 ou 33 golos. Quando sofremos 20 e tal na primeira parte, está hipotecada qualquer hipótese de discutir o resultado", vincou Ricardo Costa.

Ricardo Costa: "Vamos lutar"

Para finalizar, o treinador do Sporting tentou ver o lado positivo da questão: "Há erros que são básicos, mas lá dentro é diferente. Temos de aprender que, quando as coisas não estão a correr bem, temos de nos agarrar é ao que trabalhamos e defendemos. Prefiro pensar que só perdemos 2 pontos. Temos de seguir em frente e há que aprender destes momentos. Hoje, não fomos alegres e, sem isso, não temos chama, nem conseguimos contagiar o nosso público. Vamos lutar, como sempre disse, por apurar-nos dentro dos seis primeiros, porque sei que as outras equipas ainda estão um pouco à nossa frente".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Varandas exige que Sporting ganhe troféu e cause grande dissabor ao Benfica
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas exige que Sporting ganhe troféu e cause grande dissabor ao Benfica

08 Out 2025 | 19:26

Icon Comentário0
Sporting teve noite desinspirada na Liga dos Campeões e cai para o quinto lugar
Modalidades

Sporting teve noite desinspirada na Liga dos Campeões e cai para o quinto lugar

08 Out 2025 | 20:55

Icon Comentário0
EHF Champions League de Andebol 2025/26 (Jornada 4) Sporting - Nantes ao minuto
Modalidades

EHF Champions League de Andebol 2025/26 (Jornada 4) Sporting - Nantes ao minuto

08 Out 2025 | 17:17

Icon Comentário0