
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mesmo passado alguns meses desde a apresentação oficial, o equipamento principal dos verdes e brancos, produzido pela Nike para a época 2024/25, continua a causar alguma discórdia, especialmente por parte da claque. Vale recordar que foi em maio que o Sporting renovou o equipamento com o intuito de homenagear Francisco Stromp.
A Torcida Verde, claque afeta aos leões, recorreu às redes sociais para expressar o seu descontentamento: “A camisola de treino do Celtic de há 10 anos... Qualquer semelhança com a camisola principal do futebol leonino para 2024/25 será pura coincidência?!”. É um facto que, essa camisola do emblema escocês, com a cor preta, juntamente com o brando e o verde, é bastante semelhante à atual do Sporting.
A publicação tornou-se viral e surgiram desde então várias opiniões sobre a polémica. “Trata-se da imagem do clube, da mítica verde e branca, são poucos os clubes que têm uma listada verde e branca horizontal. A camisola é bonita sim, mas não pode ser a camisola principal”, argumentou um adepto. “A identidade sagrada do clube está posta em causa? Não. É listada. É verde e branca [mais o preto que faz parte de muitos equipamentos do clube desde há muito]. Tem o leão onde deve estar. O resto são gostos. E gostos não se discutem”, afincou outro.
Recorde-se que foi ainda antes do fim da época passada, mais precisamente no encontro diante do Chaves, que os verdes e brancos estrearam o novo equipamento, sendo o mesmo e como avançado pelo próprio Clube – uma homenagem a Francisco Stromp, com o objetivo de marcar o centenário da despedida do antigo atleta e dirigente dos verdes e brancos.
“Na época de 1923/1924, Francisco Stromp vestia pela última vez a camisola. O seu legado ficou para sempre, eternizado no Sócio n.º 3 e perdura vivo no tempo. (...) No centenário da última época do fundador, atleta, capitão, dirigente e lenda do Clube o Sporting lança orgulhosamente, em sua homenagem, o 1.º equipamento da época 2024/2025. O jogo contra o Chaves, no próximo sábado, que encerra uma época de recordes, será o momento escolhido para este lançamento tão especial”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo Sporting no final de maio.
Leões conquistaram 25.º título da história e, na mesma noite, antigo avançado dos verdes e brancos conseguiu marca importante com o Toluca
|
O Toluca venceu o Tigres, por 3-0, e está na final da Liga MX. Paulinho foi titular e ajudou os diabos vermelhos a garantir um lugar na grande decisão do campeonato, no mesmo dia em que o Sporting venceu o 25.º título da sua história e fez festa no Marquês de Pombal.
Os comandados de Antonio Mohamed tinham vantagem, depois de um empate (1-1) na primeira mão. A jogar em casa, o Toluca tomou iniciativa de jogo e, aos 16', o árbitro apontou grande penalidade cometida sobre Paulinho. Alexis Vega foi chamado a converter e fez o 1-0 que se registava ao intervalo.
O segundo tempo viu uma resposta do Tigres, mas sem grande eficácia. O Toluca viria a marcar dois golos de rajada, por Ivan López (79') e Alexis Vega (82'), terminando com qualquer esperança que pudesse restar ao emblema adversário e garantindo lugar na final.
Agora, o ex Sporting Paulinho e companhia esperam agora adversário para todas as decisões. Na outra eliminatória, o Cruz Azul - antiga equipa de Martin Anselmi, atual treinador do Porto - tem vantagem sobre o América, após ter vencido a primeira mão (1-0), jogando em casa.
Contas feitas, o internacional português já soma 28 golos e oito assistências, em 41 jogos com a camisola do Toluca. Pelo Sporting, Paulinho participou em 145 partidas, tendo anotado 53 remates certeiros e 21 assistências. Ao serviço do Clube de Alvalade, o avançado português conquistou dois Campeonatos, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Futebolista imprescindível para Rui Borges está com dificuldades físicas e poderá falhar final da Taça de Portugal diante o Benfica
|
O Sporting perdeu Ousmane Diomande aos 25 minutos da partida diante do Vitória de Guimarães. O central saiu lesionado e com muitas queixas, podendo ser baixa para a final da Taça de Portugal. Depois do encontro, admitiu sentir algum desconforto.
"Tenho um pouco de dor, mas amanhã vamos ver, vamos ver. Espero que não seja algo grande", disse o 'camisola 26' dos verdes e brancos, em declarações à SportingTV, já dentro do autocarro que levou os bicampeões nacionais ao Marquês de Pombal.
"Estou feliz", admitiu o defesa do Sporting, sobre a conquista do título, garantindo ser "espetacular ver os adeptos em toda a cidade e estivemos à espera por este momento há 71 anos. Portanto podes ver que as pessoas estão muito, muito felizes. Estou tão feliz por fazer história neste Clube".
Apesar da euforia do campeonato, Diomande tem mira apontada à Taça de Portugal: "Estamos ansiosos por estar lá. Vamos aproveitar hoje e depois temos outro jogo no domingo, mas hoje só temos de aproveitar e amanhã aproveitar outra vez. E vamos ver, vamos estar focados no último jogo".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 45 partidas: 30 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.678 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Capitão do conjunto verde e branco não pode dar o seu contributo no jogo contra o Guimarães, mas liderou os festejos dos leões no Marquês
|
O Sporting sagrou-se, no último sábado, dia 17 de maio, bicampeão nacional, depois de vencer, em Alvalade, o conjunto do Guimarães, por 2-0. Morten Hjulmand, capitão dos leões, estava castigado devido a acumulação de cartões amarelos e não pode ajudar a equipa, mas foi um dos líderes da festa dos leões no Marquês de Pombal.
O capitão da equipa do Sporting pegou no microfone, e falou com os adeptos do Sporting, exaltando o feito conseguido pela turma verde e branca ao conquistar o bicampeonato português, um feito que fugia aos leões por mais de sete décadas.
Antes de mencionar esse feito, falou de outro êxito dos leões, contra as adversidades da temporada: "Uma equipa que ganhou o campeonato com três treinadores? Só nós!". Esta foi, de facto, a primeira vez que o Sporting conquistou o título nacional com um trio de técnicos na mesma época, um símbolo do ano de altos e baixos que o Clube de Alvalade viveu.
Depois, Morten Hjulmand contextualizou o feito para demonstrar o quão especial é esta conquista para o Sporting: "Eu tenho 25 anos e o Sporting não era bicampeão há 71!", atirou o médio defensivo dos leões, um dos jogadores mais importantes da equipa verde e branca.
Destacar, ainda, que o dinamarquês Morten Hjulmand se dirigiu aos adeptos do Sporting presentes no Marquês de Pombal em bom português, algo que também demonstra o compromisso que o capitão tem com o Clube de Alvalade.
Reveja, aqui, as palavras de Morten Hjulmand: