Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sérgio Krithinas explica silêncio do Sporting sobre morte de Pinto da Costa

Diretor executivo do jornal 'Record' fala em decisões duvidosas do ex presidente do Porto e encontra motivos para leões não se terem manifestado

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Fev 2025 | 17:44 |

Icon Comentário0

Sérgio Krithinas comentou a ausência de uma nota de pesar por parte de Sporting e Benfica em relação à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do Porto. O diretor executivo do jornal ‘Record’ explica os motivos para o silêncio do Clube de Alvalade e diz que o ex dirigente dos dragões "não olhava a meios para atingir os seus fins" e que sempre tratou os dois clubes como "inimigos" e não como adversários.


Na sua coluna de opinião no diário desportivo, o cronista lembra os títulos conquistados, mas também os "excessos" que "ultrapassaram o limite da legalidade": Num mundo cada vez mais dividido entre preto ou branco, há várias camadas de cinzento no quadro da vida de Jorge Nuno Pinto da Costa. A história sobre o seu legado começará agora a contar-se, sendo mais lúcida à medida que desapareçam também as paixões e os ódios que foram o combustível da vida do histórico presidente do Porto".


Sérgio Krithinas vai mais longe e fala em "cegueira clubística": "Os títulos contam uma boa parte dos 42 anos à frente dos dragões, mas será cegueira clubística ignorar todos os excessos, muitos deles a ultrapassar as linhas da legalidade, cometidos nesta caminhada tantas vezes triunfal".


O diretor executivo do jornal Record entende o silêncio de Sporting e Benfica: "A morte de uma pessoa, quaisquer que sejam as circunstâncias em que aconteça, é uma perda irreparável para família, amigos e todos aqueles que a acarinhavam. Há, por isso, que respeitar a dor de quem era próximo do ser humano Jorge Nuno. Mas havia também Pinto da Costa, presidente do Porto que não tinha adversários mas sim inimigos, palavra que dizia com frequência, e que não olhava a meios para atingir os seus fins. Foi sobre a partida desse dirigente que Benfica e Sporting ficaram em silêncio", completou.

Também Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, explica a ausência de reação dos leões à morte de Pinto da Costa com o facto de o Clube de Alvalade não querer “ser hipócrita”. O Presidente do Grupo Stromp não esquece o passado controverso do ex-lider do Porto e sublinha que os “valores” por que se regia o antigo presidente dos dragões não são os mesmos dos do Clube de Alvalade (Recorde AQUI).



Futebol

Atenção, Sporting! AFS recebe boas notícias antes da Taça de Portugal

Em antecâmara à partida respeitante aos quartos-de-final da prova rainha, avenses contam com regresso importante e talvez até decisivo

Após expulsão na 18.ª jornada da Liga, em jogo frente ao Arouca, Cristian Devenish está de regresso para ajudar o AFS, no encontro frente ao Sporting
Após expulsão na 18.ª jornada da Liga, em jogo frente ao Arouca, Cristian Devenish está de regresso para ajudar o AFS, no encontro frente ao Sporting

05 Fev 2026 | 10:43 |

Icon Comentário0

O AFS volta a contar com Cristian Devenish para o compromisso frente ao Sporting, depois de o defesa-central ter cumprido castigo nas últimas jornadas do campeonato. O colombiano falhou dois encontros da Liga na sequência da expulsão com vermelho direto diante do Arouca, na 18.ª ronda, regressando agora às opções de João Henriques.


O regresso surge numa fase em que a equipa procura estabilidade após resultados contrastantes no campeonato. Depois de um empate fora frente ao Casa Pia, o AFS sofreu uma derrota pesada diante do Braga, resultado que não altera o foco imediato da equipa, centrado na Taça de Portugal e na luta por um lugar nas meias-finais da prova.


Cristian Devenish tem sido uma peça regular no setor defensivo esta temporada. O central soma 18 jogos oficiais, sendo o segundo jogador mais utilizado do plantel, e contabiliza 1445 minutos, o número mais elevado entre os defesas da equipa. A sua disponibilidade volta a dar maior margem de escolha ao treinador.


Na primeira volta do campeonato, o colombiano foi titular frente ao Sporting - que tem novos detalhes sobre a contratação de Francisco Trincão - , num encontro disputado na 14.ª jornada da Liga, em que cumpriu os 90 minutos. Agora, volta a estar apto para defrontar os leões, num duelo decisivo dos quartos de final da Taça de Portugal.

Vale a pena recordar que o emblema verde e branco entra em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da prova rainha, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.



Futebol

Imprensa espanhola garante que Sporting está a preparar "o negócio do século"

Jornal do país vizinho dedicou um artigo a um dos jogadores mais importantes do plantel de Rui Borges e vinca que a saída está em cima da mesa

"O Sporting prepara o negócio do século com Trincão: renovado e sem aumento na cláusula para vendê-lo", é o título do texto publicado pelo diário Sport
"O Sporting prepara o negócio do século com Trincão: renovado e sem aumento na cláusula para vendê-lo", é o título do texto publicado pelo diário Sport

05 Fev 2026 | 10:41 |

Icon Comentário0

O Sporting prepara-se para renovar contrato com Francisco Trincão até 2030 e o acordo iminente teve repercussão em Espanha. O diário Sport dedicou um artigo ao tema, referindo o alegado interesse dos leões numa futura venda do jogador.


"O Sporting prepara o negócio do século com Trincão: renovado e sem aumento na cláusula para vendê-lo", é o título do texto publicado pelo jornal espanhol. Na mesma peça, o Sport sublinha a importância do extremo no conjunto leonino, escrevendo: "O internacional português tornou-se uma peça fundamental para o Sporting e também é titular da sua seleção. Deu um salto importante na sua carreira e os seus números são verdadeiramente de craque. Tem 10 golos e 12 assistências nesta temporada e tornou-se o jogador mais decisivo ofensivamente da Liga Portuguesa. A renovação dá tranquilidade tanto a ele como ao seu clube, embora a sua cláusula seja pagável para equipas da Premier League".


O diário catalão acrescenta ainda que os leões estarão agora mais disponível para negociar o passe do jogador, explicando: "O Sporting nunca teve a intenção de o deixar sair enquanto mantivesse os direitos económicos partilhados com o Barça, mas agora as coisas mudaram. Aproveitou bem a necessidade blaugrana e ninguém duvida que irão obter um benefício importante com a operação. Além disso, Trincão é agora representado por Jorge Mendes, o que garante movimento a curto ou médio prazo".


Segundo a mesma fonte, Bayern Munique, Manchester City e Milan já demonstraram interesse numa eventual contratação do internacional português. Francisco Trincão, de 26 anos, cumpre a quarta temporada ao serviço do dos verdes e brancos.

Esta temporada, ao serviço do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 32 jogos: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.682 minutos realizados, o avançado apontou 10 golos e 12 assistências.



Futebol

Depois de Trincão, Sporting tem mais duas renovações na calha

SAD verde e branca definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos e há já se sabe quem são os próximos com novos contratos

Francisco Trincão terá acertado a renovação de contrato e Sporting pretende agora olhar para os processo de Rui Borges e Maxi Araújo
Francisco Trincão terá acertado a renovação de contrato e Sporting pretende agora olhar para os processo de Rui Borges e Maxi Araújo

05 Fev 2026 | 10:33 |

Icon Comentário0

Com os processos considerados mais urgentes resolvidos no Sporting - Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e João Simões -, Frederico Varandas centra agora atenções noutros dossiês, nomeadamente Maxi Araújo e Rui Borges.


O internacional uruguaio, de 25 anos, chegou ao Sporting na temporada passada e rapidamente se afirmou junto dos adeptos, despertando também o interesse de clubes europeus. Embora tenha contrato válido até junho de 2029, a administração pretende rever o seu vencimento. A cláusula de rescisão, fixada nos 80 milhões de euros, deverá manter-se inalterada.


Em paralelo, está também em análise a situação de Rui Borges, cujo contrato termina em junho de 2027. O treinador já foi abordado pela liderança leonina com vista a uma eventual continuidade para além dessa data. Publicamente, o técnico afirmou “estar muito feliz no Sporting”, deixando em aberto a possibilidade de um novo prolongamento contratual.


Desde o início da temporada que a SAD definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos, uma estratégia que tem permitido preservar a base da equipa bicampeã e, simultaneamente, reforçar a estabilidade financeira através de cláusulas de rescisão elevadas. No caso de Francisco Trincão, a cláusula mantém-se nos 60 milhões de euros, um valor significativo para um jogador de 26 anos que atravessa um dos melhores momentos da carreira.

Vale lembrar que a renovação do extremo demorou a concretizar-se, mas acabou por ser concluída. O internacional português prolongou o vínculo com o Sporting até junho de 2030, após um processo negocial longo que terminou com entendimento entre as duas partes. O jogador tem vindo a afirmar-se em Alvalade, atingiu a convocatória da Seleção Nacional e o Clube assegura a continuidade de um dos elementos considerados estruturais no plantel.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Afonso Moreira volta a marcar! Ex Sporting atira Lyon para os quartos da Taça (vídeo)
Futebol

Afonso Moreira volta a marcar! Ex Sporting atira Lyon para os quartos da Taça (vídeo)

05 Fev 2026 | 09:41

Icon Comentário0
Geovany Quenda tem avanço na recuperação e há data prevista para voltar ao Sporting
Futebol

Geovany Quenda tem avanço na recuperação e há data prevista para voltar ao Sporting

05 Fev 2026 | 10:11

Icon Comentário0
Rui Borges pode lançar novo 'reforço' no Sporting - AFS
Futebol

Rui Borges pode lançar novo 'reforço' no Sporting - AFS

05 Fev 2026 | 09:56

Icon Comentário0